Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 5) A Advertência das Tábuas Quebradas. 9:1 – 10:11. Se Israel considerasse Canaã como uma recompensa por sua própria justiça (9:4), seria uma contradição ainda maior das realidades do relacionamento convencional do que a sua presunção em considerar a possessão e prosperidade da terra uma façanha do seu próprio poder (8:17). O conceito de justiça própria é uma tentativa do pecador, que anseia pela autonomia, de libertar-se de Deus exatamente naquele ponto onde a sua necessidade de Deus é mais desesperada – a necessidade do perdão e purificação. Moisés portanto apresentou apaixonadamente a verdade que revela que as promessas e bênçãos do relacionamento convencional pertenciam à Israel por virtude da misericórdia, não por mérito. Deuteronômio 9 1-5. A ocasião para esta admoestação foi a perspectiva de Israel desapossar um povo reconhecidamente invencível em um ataque e defendido por fortificações aparentemente inexpugnáveis – cidades grandes e amuralhadas até aos céus (v. 1). Sobre os enaquins e outros povos impressionantes, veja 1:28; 4:38; 7:1; Números. 13:28. A ponta de lança de Israel era, contudo, Aquele que habita nos céus e que faz das mais altas montanhas da terra o estrado dos Seus pés, e que é, além do mais, um fogo devorador (cons. Deuteronômio. 4:24; 7:17 e segs.).4c. Minha justiça. Este é o trágico equívoco sobre os acontecimentos relacionados à conquista, ao qual Israel estaria sujeito a despeito de todos os óbvios fatos históricos e advertências explícitas de Deus ao contrário. A explicação do triunfo de Israel só poderia jazer na maldade dos cananitas de um lado (vs. 4c, 5) e na graça perdoadora de Deus para com Israel do outro (9:6 – 10:11). Veja Gênesis. 15:16 quanto ao relacionamento entre a iniquidade dos habitantes de Canaã e o cumprimento das promessas da Aliança Abraâmica. Que deus abençoe a todos
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