Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 22. Também em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá. Outros exemplos de Israel provocando a ira de Deus precederam e seguiram-se ao dia da assembléia no Sinai (Êxodo. 17:2-7; Números. 1) até que a sua perversidade em Cades-Barnéia (Deuteronômio. 9:23; cons. 1:26 e segs.; Números. 13; 14) desencadeou o veredito do exílio até a morte para a geração mais velha.Mais de uma vez o juízo foi desviado pela intercessão de Moisés. Neste aspecto do ministério de Moisés, mais notável do que qualquer outro, sua mediação prefigurava a mediação antitípica de Cristo, que também "intercedeu pelos transgressores" (Isaías. 53:12). Quando no Sinai Deus ameaçou riscar o nome de Israel e ofereceu-se para exaltar os descendentes de Moisés fazendo deles uma nação da nova aliança (Deuteronomista. 9:14; com. Êxodo. 32:10), Moisés cumpriu fielmente com o seu papel de mediador em benefício de Israel e não agarrou a oportunidade de se tornar um segundo Abraão. Na verdade, ele se ofereceu como um segundo Isaque sobre o altar. Moisés rogou que, se devia haver um riscar de nomes, em vez de se fazer uma exceção no julgamento, ele poderia ser o riscado para que o perdão fosse concedido aos outros (Êxodo. 32:32). "Tê-los-ia exterminado... se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse" (Salmos. 106:23). A intercessão à qual se refere Deuteronômio. 9:18,19, 25-29 (cons. 10:10) foi feita durante o segundo período de quarenta dias que Moisés esteve na montanha. Tem-se encontrado dificuldades no fato do conteúdo da oração de Moisés, em 9:26-29, corresponder à que foi registrada em Êxodo. 32:11-13, pois tem-se presumido que esta última se refere aos primeiros quarenta dias de Moisés diante de Deus. Na verdade, Êxodo. 32:11-14 é um sumário introdutório da narrativa que vem a seguir, a qual abrange o segundo período de quarenta dias. A seqüência cronológica imediata é de Êxodo. 32:10 a 32:15, conforme se reflete em Deuteronômio. 9:14, 15. A narrativa do Êxodo de 32:30 – 34:29 possivelmente se refere ao segundo período de quarenta dias e sua seqüência, e não aos acontecimentos precedentes; o arranjo, conforme acontece com freqüência na narrativa hebraica (cons. Deuteronômio. 9 mesmo), subordina a estrita seqüência cronológica aos tópicos. Pois ainda esta vez (9:19; 10:10) é a melhor tradução, dando a gam seu mais freqüente sentido enfático.A ira particular de Deus contra Arão (v. 20), não mencionada na narrativa do Êxodo, foi citada aqui para demonstrar como Israel era completamente destituído de mérito e como dependia da misericórdia – até o seu sumo sacerdote era um tição arrancado do fogo. A mesma verdade revela-se nas razões da intercessão de Moisés (vs. 26-29). Que Deus abençoe a todos
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