Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 27. Lembra-te . . . Abraão, Isaque e Jacó. Ele rogou por uma suspensão do juízo apesar da maldade e teimosia de Israel (v. 27b) e com base apenas no interesse de Deus preservar seu próprio nome entre as nações da terra. Deus já há muito tinha declarado seus soberanos propósitos de juízo redentor e identificara este programa com Sua maneira de tratar Israel e o Egito.28b. Não tendo podido . . . introduzi-los na terra. Se agora destruía Israel, mesmo se não violasse assim Sua aliança e cumprisse fielmente Suas promessas feitas aos patriarcas (cons. 9:14), tal procedimento estaria sujeito a má interpretação. O significado da poderosa revelação do nome de Deus no juízo e na salvação durante o Êxodo ficaria obscurecido e o temor dele sera diminuído por desrespeito, o que seda mal interpretado como fraqueza.Deuteronômio 10 10:1-11. A renovação da aliança depois da idolatria de Israel no Sinai foi, portanto, devida somente à graça divina. Parte da cerimônia da renovação foi a preparação das duas novas tábuas do tratado. Veja Êxodo. 34:1-4a, que possivelmente pertence cronologicamente entre 32:29 e 32:30. Do mesmo modo, Deuteronômio. 10:1a precede em tempo 9:18 e segs. e 9:25 e segs. Há uma negligência posterior de distinção cronológica dentro de 10:1-5, pois a menção da construção da arca como depósito das tábuas de pedra está interligada com a narrativa do talhamento e gravação deste segundo jogo do texto do tratado. Foi realmente depois do segundo período de quarenta dias que Moisés mandou Bezalel construir a arca (Êxodo. 35:30 e segs.; 36:2; 37:1) e foi, é claro, algum tempo depois que Moisés colocou o testemunho dentro da arca (Êxodo. 40:20) e então pôs a arca no Tabernáculo (Êxodo. 40:21). Que Deus abençoe a todos
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