Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) A maneira condensada e resumida de Deuteronômio. 10:1-5 reflete a exigência encontrada nos tratados internacionais de suserania que os textos da aliança em duplicata fossem depositados no santuário de ambas as partes convencionais, a fim de que assim ficasse sob a vigilância das divindades do juramento. No caso da aliança de Deus com Israel, só havia um santuário envolvido, uma vez que Deus, o Suserano da aliança, também era o Deus que tinha o Seu santuário em Israel. Sendo o propósito de 10:1-5 declarar de maneira compreensiva e geral que Deus tinha misericordiosamente reafirmado a aliança com os vassalos rebeldes, Moisés incluiu a questão da arca como um elemento familiar e integral no processo padrão da ratificação. Os versículos 6 e 7, aos quais os versículos 8 e 9 pertencem materialmente, constituem uma quebra de estilo. Não temos certeza 1) se esta dissertação originou-se como uma citação lida de um itinerário no decorrer do discurso de Moisés, 2) se ele o inseriu parenteticamente quando escreveu o Livro da Lei, ou 3) se alguém como o autor de Deuteronômio 34 acrescentou-o. 6. Partiram os filhos de Israel. A viagem em vista é aquela na direção sul partindo de Cades que foi registrada em Números. 33:37 (para as devidas paradas, veja Números. 33:30-33). Seu filho, oficiou como sacerdote em seu lugar (v. 6c). Os versículos 6, 7 são relevantes ao contexto; pois intensificam mais a graça renovadora da aliança de Deus, fazendo lembrar que o Senhor reinstituiu o sacerdócio de Arão, da tribo de Levi, e continuou-a em Eleazar, filho de Arão, apesar de Sua ha contra o pai (9: 20). 8. O Senhor separou . . . Levi. Cons. Êxodo 28; 29; Nm. 1:49 e segs.; 3:9 e segs.; 4:17 e segs.; 8:6 e segs.; 18:20-24. Esta seção também pode ser considerada como uma elaboração do assunto das tábuas da aliança (Deuteronômio. 10:8; cons. v. 5). O tema da intercessão foi concluído em 10:10, 11.Que Deus abençoe a todos
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