3 de agosto de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 119. Ele descansará nos seus braços. Benjamim recebeu a porção de Jerusalém na fronteira de Judá, lugar do santuário e trono do Senhor (cons. Gênesis. 49: 27; Josué. 15:8; 18:16). O uso do termo "ombros" nesta passagem (E.R.C.) para indicar a posição elevada de Jerusalém, sustenta a ideia de que o Senhor é o sujeito de habitar. Sobre o amado do Senhor, veja Jeremias. 11:15 ; Salmo. 60:5. Junto com Benjamim na bênção (Deuteronômio. 33:13-17) e na herança territorial estava José (o filho mais velho de Raquel). A porção dupla, o direito de primogenitura perdido por Rúben, foi dada a José (Gênesis. 48:22), pois seus dois filhos desfrutaram de status tribal separado. Agora Moisés confirmou a preeminência que Jacó concedeu a Efraim sobre Manassés (Deuteronômio. 33:17; cons. Gênesis. 48:14 e segs.). Novamente, como Jacó, Moisés abençoou José com puder militar e abundância dos melhores produtos da terra (cons. Gênesis. 49:22-26).16. A fonte de toda a bravura e prosperidade de José estava na benevolência daquele que apareceu na sarça (cons. Êxodo. 3:2 e segs.). Uma ligeira mudança no texto poderia substituir sarça por "Sinai". Zebulom e Issacar (sexto e quinto filhos de Lia, respectivamente) estão aqui unidos nas suas bênçãos (Deuteronômio. 33:18,19; cons. Gênesis. 49:13-15). Sua porção especial seriam os tesouros do mar, garantidos ao que parece pelo comércio com aqueles que operavam no mar Mediterrâneo, ao longo de suas custas e no Mar de Quinerete. Suas heranças ficavam perto, mas não sobre essas águas (cons., contudo, Gênesis. 49:13 ).19a. Chamarão os povos ao monte. Isto parece indicar que seu sucesso comercial seria gratamente reconhecido na verdadeira adoração. A tribo de Gade (primeiro filho de Zilpa, a serva de Lia) escolheu a porção do chefe (v.21a) por sua herança na Transjordânia, os primeiros frutos da conquista (vs. 20, 21a). Depois juntou-se fielmente aos seus irmãos no conflito da conquista de suas respectivas porções em Canaã (v. 21b). Como a bênção de Sem (Gênesis. 9: 26), a de Gade está expressa em forma de doxologia (cons. Gênesis. 49:19). Com força enérgica a tribo de Dã (o filho mais velho de Bila, a serva de Raquel) seria igual aos leões de Basã (Deuteronômio. 33:22; cons. Gênesis. 49:17). Foi para a região de Basã que uma expedição de danitas emigrou do seu primitivo território no litoral meridional (Josué. 18). O favor do Senhor concedido a Naftali (o filho mais jovem de Bila) seria demonstrado na notável fertilidade e beleza de sua herança, especialmente na parte sul das praias de Genesaré (Deuteronômio. 33:23; cons. Gênesis. 49:21).24a. Bendito seja Aser entre os filhos. Esta tribo do filho mais jovem de Zilpa ficou localizada na fronteira setentrional de Israel, uma terra fértil que se limitava com Naftali (v. 24b; cons. Gênesis. 49:20)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).

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