25 de outubro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Juízes (Comentário Bíblico Moody)  22. E eis que, perseguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro. Jael deu a Baraque a boa noticia de que o capitão dos cananeus estava morto. 23. Assim Deus naquele dia humilhou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. As Escrituras não separam Deus do processo histórico. O ato de Jael foi registrado, mas a vitória foi atribuída a Deus. A atitude de toda a Bíblia para com a história é consistente. Deus permite que os pagãos castiguem o Seu povo, e Deus levanta libertadores pata salvá-los. Causa e efeito são significativos no plano histórico, mas Deus é colocado como o Poder por trás de tudo o que acontece, bom ou mau. Não há necessidade de justificarmos o ato de Jael. Até os atos de perversidade nas Escrituras são representados corvo promovedores dos finais propósitos de Deus (cons. Atos 2:23, 24; Sl. 76:10). Juízes 5 5:1. Cantaram Débora, e Baraque. A narrativa da derrota de Sísera foi apresentada em duas revisões, uma em prosa (Jz. 4) e outra em versos (Jz. 5). A maior parte das autoridades em critica atribuem grande antiguidade ao Cântico de Débora, datando-o perto dos acontecimentos que descreve. 2. Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao Senhor. A ode começa com uma exortação a louvar o Senhor. As outras palavras têm sido interpretadas de diversas maneiras. Uma das traduções preserva o paralelismo do original: Pela orientação dos líderes de Israel, pela voluntariedade do povo. Completamente diferente é esta outra: Porque eles deixaram os longos cabelos soltos em Israel. Esta última dá a idéia de que Israel se tornou praticamente uma nação de nazireus, ou que eles desfrutaram da liberdade e poder com o qual o longo cabelo dos nazireus estava associado. 3. Ouvi, reis, dai ouvidos, príncipes. Os governantes das nações são convidados insistentemente a que considerem os grandiosos atos do Deus de Israel. 4. Saindo tu, ó Senhor, de Seir, marchando desde o campo de Edom. Contrastando com os deuses da fertilidade de Canaã, o Deus de Israel estava associado com as regiões áridas do sul, particularmente Sinai e Horebe. Tal como entrara em aliança com o Seu povo no Sinai, e tal como cuidara dele na peregrinação pelo deserto, agora Ele está sendo descrito saindo de Seir e Edom para libertar o Seu povo dos seus opressores.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos


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