30 de outubro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 

 CARÁTER FIRME- Hutton, escrevendo a respeito de Walter Scott, especialmente dobre a literatura deste produzida no último período da sua vida, aplica a ele as mesmas palavras com as quais Cícero descreveu um contemporâneo: "um homem que sabiamente resistiu à adversidade, que não desfaleceu ante a infelicidade, e que no meio das bofetadas do destino manteve a sua dignidade...". Nesta descrição de caráter há algo que alegra o coração. E a história de Jô, que com toda fidelidade serviu ao Senhor em todas as circunstâncias da vida, enche-nos o coração de admiração e alegria. A maior tarefa que um homem pode receber é a de manter a dignidade da alma no meio dos sofrimentos da vida. CARÁTER FRACO- Na história chamada "Romola", o autor, George Elliott, conta de Tito Melema, um homem que serve para ilustrar como a pessoa pode envolver-se no mal somente por evitar sempre aquilo que é difícil ou desagradável. Tito era um grego, de uma natureza boa e amável; não tinha propósito algum positivo nem sinistro desejo de fazer mal. Apesar disto, caía, desbragadamente, de pecado em pecado, de uma a outra crueldade, porque procurava sempre evitar tudo quanto era difícil, e não podia recusar o mal. Assim envolveu-se na hipocrisia, impostura, traição, perfídia, deslealdade e crime. Havia caído numa teia da qual era incapaz de livrar-se. A deformidade do caráter humana-O caráter revela o mais profundo do nosso ser. A questão é que a Palavra de Deus enfatiza que, por si próprio homem algum possuiu algo de bom em seu íntimo que possa agradar a Deus. Após Queda do Homem no Éden com Adão e Eva, o caráter humano foi deformado. A consequência da contaminação com o pecado foi a condição de total depravação, onde ninguém é capaz de fazer o bem diante de Deus. O homem pecador foi separado de Deus, destituído de Sua glória, e tornou-se inimigo de seu Criador. Aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus passou a apresentar apenas uma versão distorcida e maculada dessa imagem (Gênesis 1:26,27; 5:1; 9:6; Tiago 3:9). A deformação do caráter humano não afetou apenas seu relacionamento com Deus; mas também afetou o seu relacionamento com o próximo e com todo o ambiente em que ele está inserido. Podemos ver a severidade do pecado na vida do homem logo nos primeiros anos após a Queda de Adão. Isso fica claro na vida de Caim que assassinou de forma covarde e traiçoeira seu próprio irmão, Abel. Na própria história de Caim registrada na Bíblia, também percebemos como o homem se tornou incapaz, em si mesmo, de obedecer a Deus (Gênesis 4:5-7). Além disso, ao invés de cuidar de toda a criação do Senhor na Terra, ele passou a destruí-la das formas mais perversas possíveis. A redenção do caráter do homem- Se após a entrada do pecado no mundo o caráter do homem foi deformado, em Cristo ele começa a ser reconstruído. João Calvino escreveu que ser a imagem de Deus, no sentido de ter essa imagem restaurada, está intimamente relacionado a tornar-se como Cristo, em justiça e retidão. ( Fonte Estilo e adoração) ((Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...