Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 128 e) Julgamento de Todas as Nações. 25:31 – 46.
31. Então se assentará no trono da sua glória. A mesma cena de 24:30, 31,
marcando a vinda do Filho do homem para dar fim à Grande Tribulação
introduzindo o Milênio. 32, 33. E todas as nações serão reunidas na sua
presença. Esta cena de julgamento deve ser distinguida daquela de Apocalipse 20
(Grande Trono Branco), pois aquela segue-se à ressurreição dos maus no fim do
Milênio. Aqui as nações devem ser as pessoas vivas sobre a terra quando Cristo
voltar. Serão julgadas como indivíduos, não como grupos (uns dos outros, v. 32,
está no gênero masculino, quando nações é neutro). Tal julgamento dos homens
vivos por ocasião da gloriosa vinda de Cristo foi profetizado em Joel 3:1, 2.
Resultará em uma separação de dois grupos, com o grupo comparado às ovelhas
colocado à direita de Cristo, posição de honra e bênçãos. 34. Àqueles que
ouvirem os “benditos de meu Pai”, Cristo na qualidade de Rei (único lugar onde
Jesus se intitula assim) convida Vinde . . . entrai na posse do reino
(Milenar). 35-40. Como evidência do caráter regenerado dessas pessoas que foram
comparadas a ovelhas, Jesus menciona os atos de bondade praticados para com os
“meus pequeninos irmãos”, os quais ele considera como feitos a ele mesmo.
Parece claro que as ovelhas e os bodes são distintos dos “meus irmãos”. Por
isso a interpretação de nações como sendo os gentios e os meus irmãos como
sendo o fiel remanescente judeu que proclamará o evangelho do Reino em todo o
mundo (24:14; Apocalipse. 7:1-8) concorda com as exigências da passagem. (O
fato de Jesus ter anteriormente chamado todos os crentes de seus
"irmãos" não muda as exigências do contexto; 12:47-50). Os crentes
judeus ocasionarão a conversão de uma multidão inumerável de gentios (Apocalipse.
7:9-14), que evidenciarão sua fé por meio de seus atos. A visitação deles na
prisão sugere que o perigo estará envolvido quando um homem aceitar Cristo e
Seus emissários publicamente durante aquele período. 41. Apartai-vos de mim,
malditos. Muitos têm notado a ausência do artigo grego com a palavra malditos
(diferindo de "benditos", v. 34). Assim o particípio sendo mais
circunstancial que substantivo, pode indicar que a frase significa "Apartai-vos
de mim sob uma maldição". Embora os justos tenham sido declarados benditos
pelo Pai e entrem em um reino que lhes foi preparado antes da criação, o
destino dos maus não foi declarado com termos tão específicos de eleição. O
fogo eterno não foi preparado para eles, mas para o diabo e seus anjos (Ap.
20:10). Os homens não herdam o fogo eterno (contraste com os justos, v. 34),
mas vão para lá recusando a graça de Deus. 42-45. Jesus aponta para a falta de
boas características demonstrada pelos bodes em oposição às ovelhas. Pecados de
omissão, não abomináveis atos de violência, são escolhidos para indicar o
estado espiritual. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
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