Livro Marcos (William Barclay)
120 O MESTRE E O DISCÍPULO SÁBIO Marcos
4:33-34 Nesta passagem temos uma definição breve mas perfeita tanto do mestre
sábio como do discípulo sábio. Jesus adaptava seu ensino à capacidade receptiva
daqueles a quem era dirigida. Essa é a primeira característica essencial de um
professor sábio. Há dois perigos que um professor deve evitar a todo custo. (a)
Deve evitar o auto exibicionismo. O trabalho de um professor não consiste em
chamar a atenção de seus alunos sobre si mesmo e sim sobre o tema de seu
ensino. A inclinação a mostrar-se a si mesmo pode fazer com que um professor
procure ser brilhante a custa da verdade. Pode fazer que se ocupe mais em
procurar as formas mais engenhosas de dizer algo que na análise profunda de seu
tema. Ou pode fazer com que seja tão grande seu desejo de mostrar sua erudição
que ao ensinar será muito escuro, confuso, elevado ou esotérico para que seus
alunos possam entendê-lo. Não é uma virtude poder falar acima da capacidade de
entender de um auditório. Alguém disse: "Que alguém dispare sempre acima
do alvo, a única coisa que significa é que tem má pontaria." Um bom
professor deve amar seu tema e não se amar a si mesmo. (b) Deve evitar o
sentimento de superioridade. O verdadeiro ensino não consiste em dizer coisas
às pessoas e sim em aprender coisas junto com as pessoas. Platão pensava que
somente ensina quem é capaz de extrair aquilo que a pessoa já tem em suas
próprias mentes e, portanto, já sabe. Nunca triunfará o professor que se posta
em um pedestal e ensina lá de cima. O verdadeiro ensino consiste em
compartilhar e descobrir a verdade de maneira conjunta. É uma exploração
conjunta das regiões da mente. Há certas qualidades que devem sempre procurar
os que ensinam. (a) O professor deve possuir compreensão. Uma das grandes
dificuldades que tem o perito para poder ensinar é que poucas vezes é capaz de
compreender por que o leigo acha difícil captar e fazer coisas que para ele são
simples. O professor deve pensar com a mente de seu aluno e ver com seus olhos
antes de poder repartir qualquer tipo de conhecimento. (b) O professor deve
possuir paciência. O rabino judeu Hillel disse: "Aquele que se irrita
jamais será capaz de ensinar e afirmava que a qualidade essencial de qualquer
um que se dedique ao ensino deve ser seu caráter afável. Os judeus sustentavam
que se algum professor descobrir que seus alunos não compreendem o que está
ensinando deve começar novamente desde o começo. Isto é, precisamente, o que
fez Jesus, durante toda a sua vida. (c) O professor deve possuir bondade. As
disposições judaicas com respeito ao ensino proibiam categoricamente a
violência excessiva. Marcos (William Barclay) 121 Especialmente, proibiam um castigo
que humilhasse o aluno. A missão do professor era estimular o discípulo e nunca
o desanimar. É muito fácil para o professor usar o látego de sua língua contra
as costas do aluno cuja mente não reage com agilidade; muitas vezes é uma
tentação conquistar um triunfo barato convertendo tais alunos em vítimas do
sarcasmo e o engenho maligno, que podem convertê-los no bobo da classe. Um
professor bondoso jamais fará tal coisa. (Estudando a Bíblia livro por livro
que Deus abençoe a todos)
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