1 de fevereiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 120  O MESTRE E O DISCÍPULO SÁBIO Marcos 4:33-34 Nesta passagem temos uma definição breve mas perfeita tanto do mestre sábio como do discípulo sábio. Jesus adaptava seu ensino à capacidade receptiva daqueles a quem era dirigida. Essa é a primeira característica essencial de um professor sábio. Há dois perigos que um professor deve evitar a todo custo. (a) Deve evitar o auto exibicionismo. O trabalho de um professor não consiste em chamar a atenção de seus alunos sobre si mesmo e sim sobre o tema de seu ensino. A inclinação a mostrar-se a si mesmo pode fazer com que um professor procure ser brilhante a custa da verdade. Pode fazer que se ocupe mais em procurar as formas mais engenhosas de dizer algo que na análise profunda de seu tema. Ou pode fazer com que seja tão grande seu desejo de mostrar sua erudição que ao ensinar será muito escuro, confuso, elevado ou esotérico para que seus alunos possam entendê-lo. Não é uma virtude poder falar acima da capacidade de entender de um auditório. Alguém disse: "Que alguém dispare sempre acima do alvo, a única coisa que significa é que tem má pontaria." Um bom professor deve amar seu tema e não se amar a si mesmo. (b) Deve evitar o sentimento de superioridade. O verdadeiro ensino não consiste em dizer coisas às pessoas e sim em aprender coisas junto com as pessoas. Platão pensava que somente ensina quem é capaz de extrair aquilo que a pessoa já tem em suas próprias mentes e, portanto, já sabe. Nunca triunfará o professor que se posta em um pedestal e ensina lá de cima. O verdadeiro ensino consiste em compartilhar e descobrir a verdade de maneira conjunta. É uma exploração conjunta das regiões da mente. Há certas qualidades que devem sempre procurar os que ensinam. (a) O professor deve possuir compreensão. Uma das grandes dificuldades que tem o perito para poder ensinar é que poucas vezes é capaz de compreender por que o leigo acha difícil captar e fazer coisas que para ele são simples. O professor deve pensar com a mente de seu aluno e ver com seus olhos antes de poder repartir qualquer tipo de conhecimento. (b) O professor deve possuir paciência. O rabino judeu Hillel disse: "Aquele que se irrita jamais será capaz de ensinar e afirmava que a qualidade essencial de qualquer um que se dedique ao ensino deve ser seu caráter afável. Os judeus sustentavam que se algum professor descobrir que seus alunos não compreendem o que está ensinando deve começar novamente desde o começo. Isto é, precisamente, o que fez Jesus, durante toda a sua vida. (c) O professor deve possuir bondade. As disposições judaicas com respeito ao ensino proibiam categoricamente a violência excessiva. Marcos (William Barclay) 121 Especialmente, proibiam um castigo que humilhasse o aluno. A missão do professor era estimular o discípulo e nunca o desanimar. É muito fácil para o professor usar o látego de sua língua contra as costas do aluno cuja mente não reage com agilidade; muitas vezes é uma tentação conquistar um triunfo barato convertendo tais alunos em vítimas do sarcasmo e o engenho maligno, que podem convertê-los no bobo da classe. Um professor bondoso jamais fará tal coisa. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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