
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 18 13. Consciente dos
seus problemas, Efraim buscou a ajuda da Assíria, pedindo o auxílio do rei
principal (Jarebe = Contencioso), "o rei lutador", talvez
Tiglate-Pileser III. 14. Deus declara que ele será como um leão, levando Israel
e Judá como presas. Nenhuma das duas tem forças suficientes para impedir o leão
em seus propósitos. 15. Olhando para Israel idólatra, Deus diz: Irei, e
voltarei para o meu lugar (isto é, os céus), deixando o Seu povo rebelde pelos
seus pecados. Estando eles angustiados, se buscarem a Deus, Ele estaria pronto
a vir em seu auxílio. Oséias 6 G. A Súplica de Israel e a Réplica de Deus.
6:1-6. 1. Israel aflita aprendeu as amargas lições da desobediência, e o seu
povo encorajava-se com as palavras: Vinde, e tornemos para o SENHOR. As
palavras contêm uma confissão implícita, pois Israel se afastara do Senhor em
suas práticas idólatras. O Deus que despedaçou em juízo podia ser aguardado em
misericórdia. As feridas de Israel não poderiam ser curadas pelo Egito ou
Assíria (7:1; 11:3). Só Deus poderia criar nova vida para a nação ferida. 2.
Além de se poder contar com Deus para libertar o Seu povo, Sua ajuda viria
rapidamente. O profeta declara que depois de dois dias nos revigorará
acrescentando uma linha paralela, ao terceiro dia nos levantará. Ezequiel usou
linguagem semelhante ao descrever a vida que entrada nos ossos secos que
representavam Israel (Ezequiel. 37:1-10; com. Isaias. 26:19). O Targum
parafraseia Oseias. 6:2: "Ele nos reavivará nos dias da consolação que
estão por vir". Calvino interpretava as palavras como expressões de
esperança de Israel durante o Exílio: “. . . embora eles permanecessem em
trevas por muito tempo, e o exílio que tinham de suportar fosse longo, não
cessavam de ter esperanças: ‘Bem, deixa passar mais dois dias e o Senhor nos
reavivará’ ”. (João Calvino, The Twelve Minor Prophets, 1, 218). Pusey, por
outro lado, considera a referência à ressurreição de nosso Senhor como aquilo
que se pretendia principalmente: ''Que mais poderia ser além dos dois dias nos
quais o corpo de Jesus ficou na sepultura, e o terceiro dia no qual ele
ressuscitou..." (E.B. Pusey, The Minor Prophets, 1, 63). O fato de
"depois de dois dias" e "ao terceiro dia" servirem de
expressão idiomática para indicar um período de tempo curto pode ser
demonstrado pelo uso que Jesus fez da expressão em Lucas. 13:32, 33. As
palavras não deveriam ser aplicadas à Ressurreição em um sentido primário,
embora possam ser consideradas como tipos dela (cons. Oseias. 11:1). Assim como
Deus trouxe seu filho Israel do Exílio "depois de dois dias" (isto é,
um breve espaço de tempo), assim ele ressuscitou seu filho Jesus da sepultura
fora dos muros de Jerusalém no terceiro dia (literalmente). ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)