Livro Marcos (William Barclay) 87 Devemos começar lembrando
uma coisa. Jesus não pôde ter empregado a frase "o Espírito Santo" em
todo o sentido cristão do termo porque o Espírito, em toda sua grandeza, não
chegou aos homens até depois que Jesus tivesse voltado para sua glória. Só no
Pentecostes chegou aos homens a experiência suprema do Espírito Santo. Ao falar
com judeus, Jesus deve ter empregado as palavras "o Espírito Santo"
no sentido judeu do termo. Agora, no pensamento judeu, o Espírito Santo cumpria
duas grandes funções. Em primeiro lugar, revelava a verdade de Deus aos homens;
logo, capacitava os homens a reconhecer essa verdade quando a viam e a escutavam.
Isto nos dará a chave para entender esta passagem. (1) O Espírito Santo
permitia aos homens reconhecer a verdade de Deus quando chegava a suas vidas.
Mas se alguém se nega a usar qualquer faculdade que recebeu que Deus, por fim a
perderá. Se alguém vivesse durante um tempo suficientemente extenso na
escuridão terminaria perdendo a capacidade de ver. Se alguém permanecesse na
cama por bastante tempo, por fim perderia o poder de caminhar. Se alguém se
negar a fazer qualquer estudo sério, perde o poder de estudar. E se alguém
rechaça a guia do Espírito de Deus com suficiente frequência, no final se torna
incapaz de reconhecer essa verdade quando a vê. Para ele o mal se torna em bem
e o bem em mal. Posso ter diante de seus olhos a bondade de Deus e dizer que é maldade
de Satanás. (2) por que não tem perdão este pecado? H. B. Swete diz:
"Identificar a fonte do bem com a personificação do mal implica uma
degeneração moral para a qual a própria encarnação não oferece remédio
algum". A. J. Rawlinson o denomina a "maldade essencial", como
se nisso víssemos a quinta-essência de todo mal. Bengel afirmou que todos os
outros pecados são humanos, mas este é satânico. Por que tem que ser assim?
Consideremos o efeito que tem Jesus sobre o homem. O primeiro efeito de Jesus
sobre um homem é fazer com que perceba sua absoluta indignidade em comparação
com a beleza e o encanto da vida de Jesus. "Afasta-te de mim", disse
Pedro, "porque sou homem pecador" (Lucas 5:8). Quando Tockichi Ishii
leu pela primeira vez o relato evangélico, disse: "Detive-me. Senti-me
ferido até o coração, como atravessado por um prego enorme. Direi que foi o
amor de Cristo? Sua compaixão? Não sei que nome dar. O único que sei é que
acreditei e que a dureza de meu coração mudou." A primeira reação foi
sentir como uma punhalada no coração. Agora, o resultado desse sentimento de
indignidade e o resultado desse coração apunhalado é um sincero arrependimento
e o arrependimento é a única condição para o perdão. Entretanto, se alguém por suas
reiteradas negativas a ouvir as sugestões do Espírito Santo, caiu em tal estado
que não pode ver nada amoroso em Jesus, o fato de ver Jesus não lhe fará
experimentar nenhum sentimento de pecado. Como não tem nenhum sentimento de
pecado não pode ser penitente, e como não é penitente não pode ser perdoado. (Estudando
a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)