Livro Marcos (William Barclay) 202 O CAMINHO DO DISCÍPULO Marcos 8:34 Quando chegamos a esta parte do Evangelho de Marcos estamos tão perto do coração e centro da fé cristã, que devemos estudá-lo quase frase por frase. Se a gente pudesse sair cada dia com uma só destas orações presa no coração e dominando a vida, séria muito mais que suficiente para guiá-lo. À primeira vista aqui se destacam duas coisas: (1) A honestidade quase assustadora de Jesus. Ninguém poderia dizer jamais que tinha seguido a Jesus sob falsos atrativos. Ele nunca buscou subornar aos homens, oferecendo um caminho fácil. Não lhes ofereceu paz; ofereceu-lhes glória. Dizer a alguém que devia estar para tomar uma cruz era dizer-lhe que devia estar disposto a ser considerado como um criminoso e a morrer. A honestidade dos grandes líderes foi sempre uma de suas principais características. Nos dias da Segunda guerra mundial, quando Sir Winston Churchill assumiu a direção de Grã-Bretanha, tudo o que ofereceu aos ingleses foi "sangue, suor e lágrimas". Depois do cerco de Roma, em 1849, Garibaldi, o grande patriota italiano, lançou sua famosa proclama: "Soldados, todos nossos esforços contra forças superiores foram inúteis. Não tenho nada que lhes oferecer, mais que fome e sede, dificuldades e morte; mas convoco a todos os que amam a sua pátria a que se unam a mim." Jesus nunca buscou atrair a si aos homens oferecendo um caminho fácil; buscou desafiá-los, despertar o cavalheirismo dormido em suas almas, oferecendo-lhes um caminho mais elevado e mais difícil que outro qualquer. Ele não veio para tornar a fácil a vida, e sim para tornar grandes aos homens. (2) O fato de que Jesus nunca chamou os homens a fazer ou enfrentar nada que Ele mesmo não estivesse preparado para fazer ou enfrentar. Esta é por certo a característica do líder que os homens seguirão. Quando Alexandre Magno se lançou em perseguição de Darío, realizou uma das marchas mais assombrosas da história. Em onze dias percorreram três mil e trezentos estádios. Seus homens estavam a ponto de render-se, principalmente por causa da sede, pois não havia água. Plutarco relata a história. "Enquanto estavam neste apuro, aconteceu que alguns macedônios que tinham carregado água em odres sobre suas mulas, de um rio que tinham encontrado, chegaram por volta do meio-dia ao lugar onde estava Alexandre, e vendo-o quase exausto de sede, encheram de água um elmo e o ofereceram. Ele perguntou a quem levavam a água, e eles lhe disseram que a seus filhos, acrescentando que se só se salvava a vida dele, eles bem poderiam reparar essa perda e não lhes importava embora todos perecessem. Então ele tomou o elmo em suas mãos, e ao olhar a seu redor viu todos os que estavam perto que estiravam as cabeças para ele e olhavam ansiosamente a bebida; então a devolveu sem provar uma gota. 'Porque', disse, 'se beber eu sozinho, outros se desalentariam.' Os soldados, nem bem tomaram conhecimento desta temperança e magnanimidade na ocasião, clamaram todos a uma que os conduzisse adiante ousadamente, e começaram a açoitar seus cavalos. Porque disseram que enquanto tivessem semelhante rei desafiariam o cansaço e a sede, e se considerariam pouco menos que imortais." (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
25 de março de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de março Dia 84
Leituras: Mateus 24:15-28; Romanos 3:1-8; Salmo 75; Provérbios 18:6-12; Números 34-36.
Versículo Especial: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).
Pensamento Bíblico: O Orgulho Precede a Queda (Provérbios 18:12). Todos já devem ter ouvido esta paráfrase da primeira parte deste versículo. O orgulho sempre tem sido uma coisa perigosa, e tem levado à queda muitas pessoas poderosas (por exemplo, o Faraó, Nabucodonosor e uma multidão de outros). Note que há uma afirmação ao inverso, na segunda parte deste versículo: A humildade vem antes da honra. A verdadeira humildade é essencial para se agradar a Deus.
Ação: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10). (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 201 (9) Finalmente, virá a nova era de paz e bondade que durará para sempre. Estas são as ideias messiânicas que estavam na mente dos homens quando Jesus veio. Eram violentas, nacionalistas, destrutivas, vingativas. É verdade que terminavam no reinado perfeito de Deus, mas chegavam a ele através de um banho de sangue e uma carreira de conquista. Considere-se a Jesus colocado contra um pano de fundo como este. Não é estranho que tivesse que reeducar a seus discípulos quanto ao significado do messianismo; e não é estranho que ao final fora crucificado como herege. Em um quadro como este não há lugar para uma cruz e muito pouco para o sofrimento. O TENTADOR FALA NA VOZ DE UM AMIGO Marcos 8:31-33 Com o pano de fundo que acabamos de ver sobre a concepção comum do Messias é que devemos ler esta parte. Quando Jesus relacionava o messianismo com o sofrimento e a morte, estava fazendo o que para os discípulos eram manifestações tão incríveis como incompreensíveis. Durante toda a sua vida tinham pensado no Messias como um conquistador irresistível, e agora se encontravam frente a uma ideia que os deixava confundidos. Por isso Pedro protestou tão violentamente. Para ele todo isso era uma impossibilidade total. Por que Jesus repreendeu tão severamente ao Pedro? Porque Pedro estava expressando em palavras as mesmas tentações que nesse momento acossavam a Ele. Jesus não queria morrer. Sabia que possuía poderes que podia empregar para vencer. Nesse momento estava sendo repetida a batalha das tentações do deserto. Era o diabo que voltava a tentá-lo a prostrar-se e adorá-lo, a tomar seu caminho em lugar do caminho de Deus. É coisa estranha, e às vezes terrível, que o tentador nos fale na voz de um amigo bem intencionado. Decidimo-nos por um proceder que indevidamente nos trará moléstias, perdas, impopularidade, sacrifício. E nesse momento pode vir algum amigo bem intencionado e com a melhor das intenções, tentar deter-nos. Conheci um homem que decidiu tomar uma atitude que quase indevidamente lhe provocaria dificuldades. Um amigo se aproximou e buscou dissuadi-lo. "Lembre-se", disse-lhe, "que você tem esposa e uma família. Não pode fazer isso". É muito possível que alguém nos ame tanto que queira nos evitar dificuldades e insipidezes. O tentador não pode nos levar um ataque mais terrível que quando nos ataca na voz daqueles que nos amam e que querem buscar só nosso bem. Isto foi o que aconteceu a Jesus naquele dia; por isso reagiu tão severamente. Nem mesmo a voz imperatória do amor deve silenciar a imperiosa voz de Deus. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de março Dia 83
Leituras: Mateus 24:1-14; Romanos 2:17-29; Salmo 74; Provérbios 18:1-5; Números 33.
Versículo Especial: “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior” (Provérbios 18:2).
Pensamento Bíblico: Resolvendo Não Crescer (Provérbios 18:1-2). Há muitas maneiras de se resolver a não crescer espiritualmente. Estes versículos advertem contra duas delas. ì Podemos isolar-nos, e assim evitar as censuras e advertências feitas por aqueles que se importam conosco. í Podemos falar sem ouvir. Em vez de aprender com Deus e com os outros, podemos arranjar uma razão, justificar-nos e nos defendermos. Podemos convencer a nós mesmos e a outras pessoas, mas não poderemos fazer nosso caminho para o céu com uma conversa macia!
Ação: Passe algum tempo com cristãos fiéis. Ouça e aprenda. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 199 "E acontecerá naqueles dias que ninguém se salvará, Seja com ouro ou com prata, E nenhum poderá escapar. E não haverá ferro para a guerra, Nem se vestirá alguém com um peitilho. O bronze não servirá de nada, E o estanho não será apreciado, E o chumbo não será desejado. E todas as coisas serão destruídas da superfície da terra" (Enoc 52:7-9). O Messias será o mais destrutivo conquistador da história, que esmagará a seus inimigos até destruí-los totalmente. (6) Seguirá a renovação de Jerusalém. Às vezes isto se imaginava como a purificação da cidade existente. Mas mais freqüentemente era imaginada como a descida da nova Jerusalém do céu. A velha casa seria pregada e desapareceria, e na nova, "Todas as colunas eram novas e os ornamentos maiores que os da primeira" (Enoc 90:28-29). (7) Os judeus que estavam dispersos por todo mundo se reuniriam na cidade da Nova Jerusalém. Até hoje a oração cotidiana dos judeus inclui a petição: "Levanta um estandarte para reunir a nossos dispersos e nos congregue dos quatro extremos da terra". O décimo primeiro dos Salmos de Salomão tem uma nobre descrição desse retorno. "Toquem trombeta em Sião para convocar aos santos, Façam que se ouça em Jerusalém a voz daquele que traz boas novas; Porque Deus teve piedade de Israel e os visitou. Pare na altura, ó Jerusalém, e contempla os teus filhos. Do Este e do oeste o Senhor os reuniu; Do Norte vêm na alegria de seu Deus, Das ilhas longínquas Deus os congregou. Altos Montes foram abatidos em um plano para eles; As colinas fugiram a seu passo. Os bosques lhes deram abrigo quando passaram; Deus fez brotar para eles toda árvore de suave aroma, Para que Israel pudesse passar na visitação da glória de seu Deus. Viste-te, ó Jerusalém, tuas gloriosas vestimentas; Porque Deus falou o bem para Israel para sempre jamais: Faça o Senhor o que falou a respeito de Israel e Jerusalém; Levante o Senhor a Israel por Seu glorioso nome. A misericórdia do Senhor seja sobre Israel para sempre jamais." Pode-se ver facilmente quão judeu deve ser esse novo mundo. Sempre domina o elemento nacionalista. (8) A Palestina será o centro do mundo e todo mundo estará sujeito a ela. Todas as nações seriam subjugadas. Às vezes se pensava em uma subjugação pacífica. "E todas as ilhas e as cidades dirão: Como ama o Eterno a estes homens! Porque todas as coisas operam em simpatia com eles e lhes ajudam... Caiamos todos por terra e supliquemos ao Rei eterno, o poderoso, eterno Deus. Façamos uma procissão a seu Templo, porque Ele é o único Potentado" (Oráculos Sibilinos 3:690ss.). Mas mais freqüentemente a sorte dos gentios é a destruição total diante da qual o Israel exultará e se regozijará. "E ele aparecerá para castigar os gentios, E destruirá todos os seus ídolos. Então tu, ó Israel, alegrará-te. E montará sobre os pescoços e as asas da águia (quer dizer, Roma, a águia, será destruída) E eles serão terminados e Deus te exaltará "E olharás da altura E verás teus inimigos no Geena, E os reconhecerás e te regozijarás". (Assunção de Moisés 10:8-10) É um quadro tétrico. Israel se regozijará ao ver seus inimigos quebrantados e no inferno. Até os israelitas mortos têm que ser ressuscitados para participar do novo mundo. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de março Dia 82
Leituras: Mateus 23:29-39; Romanos 2:1-16; Salmo 73:18-28; Provérbios 17:24-28; Números 32.
Versículo Especial: “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos” (Salmo 73:28).
Pensamento Bíblico: Poupando Nossas Palavras (Provérbios 17:27-28). Há momentos em que temos que falar (veja 1 Pedro 3:15; Atos 4:18-20; Jeremias 20:9). Há outros momentos em que podemos reagir muito depressa, deixando escapar uma opinião que seria melhor que guardássemos para nós mesmos. Temos que escolher as palavras cuidadosamente e usá-las com economia. Alguém disse, bruscamente: “Escolha suas palavras cuidadosamente. Algum dia você poderá ter que enguli-las!”
Ação: Hoje, pense antes de falar.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 197 O tempo anterior à vinda do Messias seria uma época em que o mundo se faria em pedaços e todos os vínculos se relaxariam. A ordem física e o moral se desabariam. (2) Em meio deste caos, viria Elias como precursor e arauto do Messias. Ele sanaria as rupturas e poria ordem no caos para preparar o caminho ao Messias. Em particular consertaria as disputas. De fato, a lei oral judaica estabelecia que as disputas sobre a propriedade de dinheiro e bens raízes, ou algo cujo dono fora desconhecido, deveriam aguardar "até que Elias venha". Quando viesse Elias, o Messias não demoraria muito em chegar. (3) Então entraria o Messias. A palavra Messias e a palavra Cristo significam a mesma coisa. Messias é a palavra hebraica que significa Ungido e Cristo a palavra grega. A unção se empregava para consagrar a um rei, e o Messias era o Rei Ungido de Deus. É importante recordar que Cristo não é um nome, é um título. Às vezes era imaginado como um rei da estirpe de Davi, porém mais freqüentemente como um grande personagem divino, sobre-humano, que irrompia na história para refazer o mundo e no final vindicar o povo de Deus. (4) As nações se aliariam e congregariam contra o campeão de Deus. "Os reis das nações se lançarão contra esta terra trazendo retribuição sobre si mesmos. Tratarão de assolar o santuário do Deus poderoso e dos homens mais nobres, quando chegarem à terra. Os reis malditos colocarão cada um seu trono em um anel ao redor da cidade com seu povo junto a eles. E então, com voz potente, Deus falará com todas as nações indisciplinadas, de mentes vazias e virá sobre elas juízo do Deus poderoso, e tudo perecerá à mãos do Eterno" (Oráculos Sibilinos 3:363-372). "Será que quando todas as nações ouvirem a sua voz (a do Messias), cada um deixará sua própria terra e as guerras que têm uns contra outros, e se congregará uma inumerável multidão ansiosa de lutar contra ele" (4 Esdras 13:33-35). (5) O resultado seria a destruição total dessas potências hostis. Filo disse que o Messias "entraria na batalha e faria guerra e destruiria a nações grandes e populosas". "Reprová-los-á por sua impiedade, Repreendê-los-á por sua injustiça, Reprovar-lhes-á na cara suas perfídias E quando os tiver repreendido os destruirá" (4 Esdras 12:32-33).(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de março Dia 81
Leituras: Mateus 23:23-28; Romanos 1:18-32; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:18-23; Números 31.
Versículo Especial: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20).
Pensamento Bíblico: “Atinei Com o Fim Deles” (Salmo 73:1-17). Asafe lutou com uma questão desconcertante: Por que os perversos prosperam enquanto os homens bons sofrem? Há incompreensíveis desigualdades nesta vida. Temos que encontrar uma explicação, como Asafe fez, dentro do contexto maior da eternidade. Quando consultamos a vontade de Deus, podemos compreender o fim dos perversos.
Ação: Viva corretamente. No fim, valerá a pena.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 196 Entre os dois Testamentos se escreveu toda uma avalanche de livros que eram sonhos e prognósticos dessa nova era e essa intervenção de Deus. Este gênero de obras é chamado apocalipse, palavra que significa literalmente revelação. Estes livros pretendiam ser revelações do futuro. A eles devemos ir para descobrir o que creiam as judeus nos dias de Jesus sobre o Messias e a obra do Messias e a nova era. Contra seus sonhos e visões e esperanças é que devemos colocar o sonho de Jesus. Nos mencionados livros aparecem certas idéias básicas. Seguiremos aqui a classificação de tais idéias que dá Schürer, autor de uma grande obra sobre a história do povo judeu nos dias de Jesus. (1) Antes da vinda do Messias haveria uma época de terrível tribulação. Um verdadeiro "parto" messiânico. Seriam os dores de parto de uma nova era. Estalariam sobre o mundo todos os terrores concebíveis: seriam pisoteadas todas as normas de honra e decência; o mundo se tornaria um caos físico e moral. "E a honra será tornada em vergonha, E a fortaleza humilhada em menos aprecio, E destruída a probidade, E a formosura se tornará em fealdade... E se levantará a inveja naqueles que não tinham pensado nada de si mesmos. E a paixão se apoderará de quem é pacífico, E muitos serão arrastados pela ira para ferir a muitos, E se levantarão exércitos para derramar sangue, E ao final eles perecerão junto com eles." (2 Baruc 27) Haveria "terremotos nos lugares, tumulto de povos, intrigas de nações, confusão dos chefes, inquietação dos príncipes" (4 Esdras 9:3). "Do céu cairão à Terra espadas ardentes. Aparecerão luzes, grandes e brilhantes, cintilando em meio dos homens; e a Terra, a mãe universal, sacudirá-se naqueles dias na mão do Eterno. E os peixes do mar e os animais da terra e as incontáveis tribos de coisas que voam e todas as almas dos homens e todos os mares tremerão diante da presença do Eterno e haverá pânico. E os altos picos das montanhas e as colinas dos gigantes serão derrubados, e o lôbrego abismo será visível a todos. E os altos barrancos nas majestosas montanhas estarão cheios de cadáveres, e das pedras emanará sangue e cada corrente alagará o plano... E Deus julgará a todos com a guerra e a espada, e descerá enxofre do céu, sim, pedras e chuva e granizo incessantes e aflitivas. E a morte será sobre os animais quadrúpedes... Sim, a mesma terra beberá o sangue dos que perecem e os animais se fartarão de carne" (Oráculos sibilinos 3: 363 ss.). A Mishnah enumera como sinais de que o advento do Messias está próximo: "Que a arrogância aumenta, a ambição brota, a vida dá fruto mas o vinho é caro. O governo se entrega à heresia. Não há instrução. A sinagoga está entregue à luxúria. Galiléia é destruída, Gablan assolada. Os habitantes da região vão de cidade em cidade sem achar compaixão. A sabedoria dos entendidos é aborrecida, os piedosos desprezados, a verdade está ausente. Os moços insultam aos anciãos, os anciãos comparecem ante os meninos. O filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora contra a sogra. Os inimigos do homem são seus parentes." (Estudando a Biblia livro por livro que deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de março Dia 80
Leituras: Mateus 23:13-22; Romanos 1:1-17; Salmo 72; Provérbios 17:12-17; Números 29-30.
Versículo Especial: “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios 17:15).
Pensamento Bíblico: “Nalgum Tempo, Pela Vontade de Deus” (Romanos 1:10). Paulo queria ir à Roma, e estava fazendo alguns planos nesse sentido. Ele finalmente chegou lá, mas provavelmente não foi pelo caminho que ele escolheria! Ele chegou a Roma como um prisioneiro aguardando julgamento, depois de uma perigosa viagem através do Mar Mediterrâneo. Deus freqüentemente permite que nossas vidas tenham reviravoltas inesperadas. Nós, como Paulo, precisamos usar nossas circunstâncias para glorificar a Deus.
Ação: Sem olhar para sua situação, procure hoje por oportunidades de glorificar a Deus. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de março Dia 79
Leituras: Mateus 23:1-12; Atos 28:17-31; Salmo 71; Provérbios 17:6-11; Números 27-28.
Versículo Especial: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).
Pensamento Bíblico: O Caráter Acima da Reputação (Mateus 23:1-12). Reputação é o que as pessoas pensam que você é. Caráter é o que você é. Muitas pessoas caem na armadilha que pegou os fariseus. Eles eram tremendamente preocupados com sua reputação, desejando o respeito e a admiração dos outros. Mas alguns não eram sinceros, e Jesus censurou sua hipocrisia. Precisamos prestar atenção em um caráter forte, pois Deus nos vê como realmente somos.
Ação: Humilhe-se diante de Deus; deixe-o moldar o seu caráter. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 193 A GRANDE DESCOBERTA Marcos 8:27-30 Cesária de Filipe estava totalmente fora da Galileia. Não estava em território de Herodes, mas sim de Filipe. Era um povo com uma história assombrosa. Na antiguidade tinha o nome do Balinas, pois em um tempo tinha sido um grande centro do culto de Baal. Até hoje se chama Banias, que é uma forma do Panias. Foi chamada de Panias porque no sopé de uma colina havia uma cova que se dizia tinha sido o lugar de nascimento de Pan, o deus grego da natureza. Também de uma cova no pé da montanha surgia um arroio, e se sustentava que esse arroio era a fonte do rio Jordão. Mais acima ainda, elevava-se sobre a montanha um templo resplandecente de mármore branco que Filipe tinha construído para que fosse santuário de César, o imperador romano, governador do mundo, que era considerado um deus. É algo assombroso que aqui entre todos os lugares, foi onde Pedro viu em um errante carpinteiro galileu o Filho de Deus. A antiga religião da Palestina estava no ar, e estavam rodeados de lembranças de Baal. Os deuses da Grécia clássica pululavam pelo lugar, e sem dúvida os homens ouviam as flautas de Pan e tinham a visão das ninfas do bosque. O Jordão traria para a memória episódio após episódio da história de Israel e a conquista da terra. E ao resplendor do Sol no Oriente, brilhava e cintilava o mármore do lugar santo que recordava a todos que César era um deus. Ali, como se fosse contra o fundo de todas as religiões e toda a história, Pedro descobriu que um Mestre errante de Nazaré, que se encaminhava para a cruz, era o Filho de Deus. Não há nada em todo o relato dos evangelhos que mostre, como o faz este incidente, todo o poder da personalidade de Jesus. Este incidente aparece no meio do próprio evangelho de Marcos, e deliberadamente, pois é o momento em que o evangelho chega à sua culminação. Em um sentido ao menos, este momento foi a crise na vida de Jesus. Não importa o que pensassem seus discípulos, Ele sabia com certeza que ao final do caminho estava a iniludível cruz. As coisas não podiam continuar por muito mais tempo. A oposição estava agrupando se para descarregar o golpe. Agora, o problema e o interrogante que confrontavam a Jesus eram estes: sua ação tinha produzido algum efeito? Tinha obtido algo? Ou, para dizê-lo de outro modo, haveria alguém descoberto quem Ele era realmente? (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de março Dia 78
Leituras: Mateus 22:34-46; Atos 28:1-16; Salmo 70: Provérbios 17:1-5; Números 26.
Versículo Especial: “O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune” (Provérbios 17:5).
Pensamento Bíblico: Dois Grandes Mandamentos (Mateus 22:36-40). Sempre houve e haverá pessoas ansiosas para determinar qual coisa tem que ser feita, de modo que elas possam negligenciar outras instruções de Deus. Jesus não facilitou muito as coisas para tais pessoas. Ele usou duas afirmações que englobam todos os mandamentos de Deus. Ambas são ordens para amar: fazer o que mais ajuda a quem amamos. Primeiro, temos que amar a Deus com tudo que somos. Em outro trecho, Ele diz que este mandamento sozinho englobará obediência a todos os outros (João 14:15,21,23). Em segundo lugar, ele diz que temos que amar a nosso próximo como a nós mesmos. Em uma afirmação, ele exclui o egoísmo e exige serviço. Estas duas instruções, verdadeiramente, contêm tudo o que Deus deseja de nós. Elas nos desafiarão a uma vida inteira de devoção.
Ação: Ame a Deus. Ame a seu próximo. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
18 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 192 UM CEGO APRENDE A VER Marcos 8:22-26 A cegueira era, e é ainda, uma das grandes maldições do Oriente. Era causada em parte por oftalmias e em parte pelo causticante resplendor do Sol. E era grandemente agravada pela falta geral de conhecimentos de higiene e limpeza. Era comum ver uma pessoa com crostas de matéria nos olhos, sobre os quais persistentemente se detinham as moscas. Muito naturalmente isto difundia a infecção, e a cegueira era um açoite da Palestina. Somente Marcos relata esta história, mas tem algumas coisas extremamente interessantes. (1) Aqui voltamos a encontrar a grande consideração de Jesus. Levou o cego à parte, fora da multidão e da aldeia, para poder estar a sós com ele. Por que? Vejamos. Ao que parece, este homem era cego de nascimento. Se tivesse recuperado a vista repentinamente em meio de uma multidão, seus olhos recém abertos tivessem sido afligido pela visão de centenas de pessoas e coisas e cores brilhantes, de modo que tivesse ficado completamente aturdido. Jesus sabia que seria muito melhor levá lo a um lugar onde a emoção de poder ver se apoderasse dele menos subitamente. Todo grande médico e todo grande professor tem uma característica e capacidade destacadas. O grande médico é capaz de entrar na mente e no coração de seu paciente; entende seus temores e suas esperanças; literalmente simpatiza – sofre – com ele. O grande professor entra na mente de seu aluno. Vê seus problemas, suas dificuldades, seus tropeços. Por isso Jesus era superlativamente grande. Porque podia entrar na mentes e no coração das pessoas Ele buscava ajudá-las. Tinha o dom da consideração, porque podia pensar e sentir os pensamentos e sentimentos deles. Deus nos conceda este dom. (2) Jesus empregava métodos que o homem podia entender. O mundo antigo tinha uma curiosa crença no poder curativo da saliva. Crença que não é tão estranha, depois de tudo, quando recordamos como instintivamente levamos à boca um dedo machucado ou queimado, para aliviar a dor. Certamente o cego sabia disso, e Jesus usou para curá-lo um método que ele podia entender. Jesus era sábio. Não começava com palavras e métodos que estivessem acima da mente das pessoas simples. Falava-lhes e atuava sobre eles em uma forma que a mente simples podia captar. (3) Este milagre tem algo único – é o único milagre que se pode dizer que se produziu gradualmente. Geralmente os milagres de Jesus se produziam súbita e completamente. Neste milagre o cego recuperou a vista por etapas. Aqui há uma verdade simbólica. Ninguém vê toda a verdade de Deus de forma imediata. Um dos perigos de certo tipo de evangelização é que estimula a idéia de que uma vez que alguém se decidiu por Cristo, já é um cristão cabal. Um dos perigos de ser membro da Igreja é que pode apresentar de tal maneira que implique que quando alguém se torna membro da Igreja já chegou ao fim do caminho. Longe disso, a decisão e a promessa de ser membros da Igreja é o começo de um longo caminho. As riquezas de Cristo são inesgotáveis, e se a gente vivesse cem, ou mil, ou um milhão de anos, ainda teria que seguir crescendo na graça e aprendendo mais e mais sobre o poder infinito e a beleza de Jesus Cristo. É uma gloriosa verdade que a conversão repentina é possível, mas é igualmente certo que alguém deve tornar a converter-se cada dia. Com toda a graça e a glória de Deus diante de nós, podemos continuar aprendendo a vida inteira, e precisaremos ainda a eternidade para conhecê-lo como realmente deve ser conhecido.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de março Dia 77
Leituras: Mateus 22:23-33; Atos 27:33-44; Salmo 69:19-36; Provérbios 16:27-33; Números 23-25.
Versículo Especial: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16:25).
Pensamento Bíblico: Não Conhecendo as Escrituras (Mateus 22:22-23). Em sua resposta a uma questão dos saduceus, Jesus ensina sobre o cuidadoso estudo da Bíblia. Ele tira seu argumento de uma declaração de Deus perto de 1500 anos antes! Essa declaração (“Eu sou o Deus de Abraão . . .”) significa vida após a morte, o que implica ressurreição. Os saduceus erraram quando não entenderam este significado. Claramente, Jesus considerou que as Escrituras são precisas e confiáveis, e que ele espera que nós sejamos cuidadosos estudantes da Bíblia!
Ação: Gaste algum tempo, hoje, num cuidadoso estudo da Bíblia. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 190 O que significa? Que relação há entre os fariseus e Herodes? Os fariseus acabavam de pedir um sinal. Para um judeu – isto o veremos logo mais detalhadamente– nada era mais fácil que pensar no Messias em termos de maravilhas e conquistas e sucessos maravilhosos, e triunfos nacionalistas e supremacia política. Herodes tinha buscado obter a felicidade mediante a obtenção de poder e riqueza e influência e prestígio. Em um sentido, para ambos, os fariseus e Herodes, o Reino de Deus era um reino terrestre; estava baseado no poder e na grandeza terrestres, e nas vitórias que se pudesse alcançar pela força. É como se Jesus, com esta alusão estivesse preparando já a seus discípulos para algo que muito em breve ia acontecer. Era como se lhes estivesse dizendo: "Talvez logo descubram que eu sou o Ungido de Deus, o Messias. Quando isto acontecer, não pensem em termos de poder e glória terrestres, como fazem Herodes e os fariseus". Do verdadeiro significado do momento não disse nada. Essa tremenda revelação viria depois. Em realidade, esta colocação de Jesus passou por cima das cabeças dos discípulos. Eles não podiam pensar em outra coisa senão do que tinham esquecido de levar, e que, a não ser que acontecesse algo, teriam que passar fome. Jesus viu sua preocupação pelo pão. Talvez fizesse suas perguntas, não com ira, e sim com um sorriso, como quem trata de guiar a um menino lerdo a ver uma verdade evidente por si mesmo. Recordou lhes que duas vezes tinha satisfeito a fome de grandes multidões e tinha demasiado comida. Como se houvesse dito: "Por que tanta preocupação? Não recordam o que ocorreu antes? Não lhes ensinou a experiência que estando comigo não precisam preocupar-se com esse tipo de coisas?" O mal é que só aprendemos a metade das lições da experiência. Muito freqüentemente a experiência nos enche de pessimismo, ensina nos o que não podemos fazer, ensina-nos a ver a vida com uma sorte de desesperança resignada. Mas há outras experiências. Vem a dor, e passamos por ela ainda erguidos. Vem a tentação, e de algum modo não caímos. A enfermidade nos ataca, e de algum jeito somos curados. Um problema parece insolúvel, e de algum jeito é resolvido. Estamos nas últimas, e de algum jeito saímos do impasse. Nós também somos cegos. Se lêssemos corretamente as lições da experiência, ela nos ensinaria não o pessimismo das coisas que não podem ser, e sim a esperança que se assombra de que Deus nos trouxe até aqui com segurança e certeza, que a lição do passado é que Deus pode nos livrar, aconteça o que acontecer. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
]17 de março Dia 76
Leituras: Mateus 22:15-22; Atos 27:13-32; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:22-26; Números 22.
Versículo Especial: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Provérbios 16:24).
Pensamento Bíblico: Procurando uma Maneira de Justificar o Mal (Números 22). Balaão, esperando ficar rico por amaldiçoar Israel, parecia determinado a arranjar uma maneira de justificar o pecado. Deus lhe havia dito para não ir com os moabitas, mas ele ficou procurando um modo de rodear essa proibição. Ele continuou “estudando o assunto”, não para buscar a verdade, mas para encontrar uma saída (veja vs. 18-19). Balaão era um homem perverso, loucamente apaixonado pelo temporário salário do pecado. Ele não foi o último dessa raça (veja 2 Pedro 2:15-17).
Ação: Obedeça as instruções de Deus, mesmo quando ele diz não! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
16 de março de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 189 A CEGUEIRA QUE DESEJA UM SINAL Marcos 8:11-13 Toda a tendência da época em que Jesus viveu era buscar a Deus no anormal. Acreditava-se que quando viesse o Messias aconteceriam as coisas mais assombrosas e desconcertantes. Antes de chegar ao final do capítulo examinaremos mais de perto, e em detalhe, a classe de sinais que se esperavam. Agora podemos notar que quando surgia algum falso Messias, coisa que acontecia freqüentemente, atraía as pessoas com a promessa de sinais assombrosos. Prometiam, por exemplo, dividir as águas do Jordão em duas deixando o leito em seco, ou derrubar os muros da cidade com uma palavra. Um sinal desse tipo era o que pediam os fariseus. Queriam ver algum acontecimento deslumbrante refulgindo no horizonte, desafiando as leis naturais e assombrando aos homens. Agora, para o Jesus tal exigência não se devia ao desejo de ver a mão de Deus, e sim precisamente o fato de que não viam a mão de Deus. Para Ele todo a terra estava cheia de sinais de Deus. O trigo no campo, a levedura na massa, as vermelhas anêmonas nas ladeiras das montanhas, tudo lhe falava de Deus. Não pensava que Deus tivesse que irromper, em alguma forma surpreendente, de fora do mundo; sabia que Deus já estava no mundo para quem tivesse olhos para ver. O sinal do homem verdadeiramente religioso não é que ele vai à Igreja para encontrar a Deus, mas sim encontra a Deus em todas as partes, nem que constrói uma grande quantidade de lugares sagrados, mas sim santifica os lugares comuns. Para o que tem olhos para ver e coração para entender, o milagre cotidiano da noite e do dia, e o esplendor diário de todas as coisas comuns, é suficiente sinal de Deus. A EXPERIÊNCIA NÃO APROVEITADA Marcos 8:14-21 Esta passagem arroja uma luz vívida sobre as mentes dos discípulos. Estavam cruzando para o outro lado do Mar da Galiléia, e tinham esquecido levar pão consigo. Descobriremos melhor o significado desta passagem se a relacionarmos estreitamente com a que antecede. Jesus estava pensando na demanda de um sinal por parte dos fariseus, e também pensava na aterrorizada reação contrária de Herodes. "Guardem-se", disse-lhes, literalmente traduzido, "da levedura dos fariseus e da levedura de Herodes". Para os judeus a levedura era o símbolo do mal. Era um pedaço de massa que se guardava para que fermentasse, e essa massa fermentada era a levedura. A fermentação se identificava com a putrefação, e portanto a levedura representava o mal. Às vezes os judeus empregavam a palavra levedura em forma semelhante ao modo como nós falamos do pecado original, ou o mal inerente da natureza humana. O rabino Alexandre disse: "Está revelado diante de Ti que nossa vontade é fazer sua vontade. E o que o impede? A levedura que está na massa e a escravidão aos reinos do mundo. Que seja sua vontade nos liberar de sua mão". Era, por assim dizer, a mancha da natureza humana, o pecado original, a levedura corruptora o que impedia ao homem fazer a vontade de Deus. De modo que quando Jesus disse isto, estava dizendo: "Guardem-se da má influência dos fariseus e de Herodes. Não vão pelo mesmo caminho pelo qual já foram os fariseus e Herodes". (Estudando a Bibli livro por livro qu Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de março Dia 75
Leituras: Mateus 22:1-14; Atos 27:1-12; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:16-21; Números 21.
Versículo Especial: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmo 68:19).
Pensamento Bíblico: Cura Condicionada (Números 21). Deus respondeu às reclamações dos israelitas enviando uma praga de serpentes mortíferas. Quando o povo se arrependeu, Deus instruiu Moisés para que pusesse uma “serpente abrasadora” em uma haste para que todo mordido que a mirasse, vivesse (v. 8). Não havia poder salvador na serpente. Olhar para ela não merecia a salvação. Naquele tempo, como agora, a salvação estava condicionada à obediência às ordens de Deus.
Ação: Se você foi “mordido” por Satanás, olhe para Deus, obedecendo suas instruções (veja João 8:24; Lucas 13:3; Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de Julho Dia 182 Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2. Versículo Especial: “Mas Jesus lhe...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...