Mateus (Comentário Bíblico Moody) 114 15. Rodeais o mar e a terra. Uma busca zelosa. Prosélito. Não o gentio temente a Deus que não era circuncidado (isto é, prosélito do portão), mas o gentio que fora persuadido a adotar o judaísmo in teta incluindo todas as tradições ensinadas por esses fariseus. Filho do inferno duas vezes mais do que vós. Os prosélitos feitos por esses fariseus que não eram espirituais (e sem dúvida que fora acrescentados a sua seita) apenas acrescentariam tradições rabínicas às suas noções pagãs. 16-22. O terceiro "ai" chama os fariseus de guias cegos e insensatos por terem pervertido a verdade do juramento. Já é bastante mau não se poder confiar na palavra de um homem sem o juramento. Mas os fariseus ensinavam que havia diferença na obrigatoriedade do cumprimento dos diversos votos. Os juramentos que usavam referências gerais ao templo ou ao altar não obrigava a pessoa a cumpri-los, mas se mencionasse mais especificamente o ouro do santuário ou a oferta do altar ficavaobrigada a cumpri-los. Jesus mostrou o absurdo de tal raciocínio destacando que o maior (santuário, altar, Deus) inclui o menor (ouro, oferta, céu). À vista de tal perversidade, Cristo ensinou "De maneira nenhuma jureis" (Mateus. 5:33-37). 23,24. O quarto "ai" descreve o cuidado escrupuloso dos fariseus nas questões menos importantes e a sua negligência nos deveres mais importantes. O dízimo das diversas ervas baseava-se em Levitico. 27:30. Hortelã, endro, e cominho eram plantas de hortas, usadas para temperar alimentos. Justiça, misericórdia e fé. Essas obrigações éticas e espirituais (cf. Malaquias. 6:8) são o mais importante da lei e são portanto de importância primária, embora aquelas (o dízimo) também são próprias do povo de Deus. Através de tal prática os fariseus tinham escrupulosamente coado o mosquito (inseto leviticamente imundo que poderia cair no copo), mas engoliam um camelo (o maior dos animais imundos da Palestina; Levitico. 11:4). 25, 26. O quinto "ai" descreve a deslocada ênfase dos fariseus sobre as coisas externas. Limpais o exterior do copo. A figura aponta para a preocupação dos fariseus com a purificação ritualística (rabínica, não de Moisés) e a negligência com o conteúdo do copo. Mas estes por dentro estão cheios de rapina e intemperança. Os fariseus sustentavam seu modo de vida pressionando os outros. Obediência ao ritual rabínico não poderia alterar esta corrupção interior. 27, 28. O sexto "ai" descreve a influência secreta dos fariseus. Sepulcros caiados. Na primavera, após a estação das chuvas, as sepulturas eram caiadas para que uma pessoa desavisada não se contaminasse cerimonialmente tocando-as por descuido. (Números. 19:16; conf. Ezequiel. 39:15). Esse costume há pouco cumprido forneceu uma ilustração oportuno da aparência atraente dos fariseus mas corrupção interna. Lucas 11:44 usa sepulturas em uma ilustração um pouco diferente.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
12 de outubro de 2024
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de outubro Dia 285
Leituras: João 4:1-15; Hebreus 7:11-19; Salmo 90; Provérbios 22:11-16; Daniel 1-2.
Versículo Especial: “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20).
Pensamento Bíblico: “Resolveu Daniel, Firmemente, Não Contaminar-se” (Daniel 1:8). Quatro jovens, deportados a força de sua pátria por um inimigo poderoso, agora seriam treinados para o serviço do rei. Ainda que eles estivessem longe do lar e claramente dominados, estes homens tiveram a coragem de conservar suas convicções. Eles se recusaram a serem contaminados pela comida do rei. O resultado? Deus os abençoou acima dos outros, e colocou Daniel em posições de poder por 70 anos ou mais.
Ação: Mostre sua coragem sendo fiel a suas convicções.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
11 de outubro de 2024
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 112 5. Filactérios. Pequenos estojos contendo tiras de pergaminho sobre as quais estavam escritas as palavras de Êxodo. 13:2-10, 11-17; Deuteronomio. 6:4-9 e 11:13-22. Os estojos eram amarrados com fitas à testa e no braço esquerdo. A prática surgiu depois do cativeiro de uma interpretação extremamente literal de Êxodo. 13:16. Os fariseus usavam-nas por ostentação. Alongam as suas franjas, borlas usadas nos quatro cantos da capa, de acordo com Números. 15:38 e Deuteronomio. 22:12. Jesus usava essas borlas (Mateus. 9:20; 14:36), mas os fariseus alargavam-nas por exibição. 6, 7. Lugar de honra nos banquetes e nas sinagogas eram objetosda ambição dos fariseus, além das efusivas saudações nas praças públicas, as quais chamavam a atenção para sua destacada posição. Mestre. Um título equivalente a professor ou doutor, que os judeus aplicavam aos seus instrutores espirituais. 8-12. As próximas palavras foram dirigidas especificamente aos discípulos. Os seguidores de Cristo não deveriam procurar serem chamados por esses títulos de mestre, Pai ou Guia, como os fariseus.Entretanto, esta não é uma proibição absoluta de hierarquia ou uso apropriado de títulos, pois o próprio Paulo se intitulou "pai" dos coríntios e chama Timóteo de "filho" (I Corintios. 4:15, 17). O maior mostra claramente a validade da diferença de postos. Mas um espírito de humildade deveria governar os crentes, não a ambição egoísta dos fariseus que usurpavam para si mesmos a autoridade que pertence a Deus. 13-36. Sete "ais" contra os fariseus. Aqui a atenção foi desviada dos discípulos para os fariseus, que faziam parte da multidão. 13. Hipócritas! Um epíteto destacando o fingimento dos fariseus e seus escribas. Fechais o reino dos céus. Na qualidade de líderes religiosos e reconhecidos intérpretes das Escrituras, deveriam ter sido os primeiros a atender a Jesus, influenciando os outros a segui-los. Quanto aos que estão entrando (o tempo presente indica disposição ou talvez futuridade – Dana e Mantey, Manual Grammar of the Greek New Testament, págs. 185, 186) não permitiam por causa de sua falsa liderança. O versículo 14 é uma interpolação de Marcoss. 12:40 e Lucas. 20:47.(Estudando a Biblia livro por livrro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de outubro Dia 284
Leituras: João 3:22-36; Hebreus 7:1-10; Salmo 8938-52; Provérbios 22:6-10; Ezequiel 47-48.
Versículo Especial: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).
Pensamento Bíblico: “Convém que Ele Cresça” (João 3:30). Estas palavras de João Batista descreveram sua missão e aceitação do papel de guiar os outros a Cristo. João desapareceu cedo da cena logo quando Jesus atingia o máximo da popularidade. Este comentário também descrevia a atitude desprendida que os cristãos deveriam ter para com o seu serviço. Nossa meta não deve ser nossa honra e fama pessoal, mas a exaltação de Cristo. Nossos próprios egos só atrapalham nossa honra com o Senhor.
Ação: Engrandeça Jesus Cristo pela sua vida.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
10 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico
Moody) 111 42. Que pensais vós de
Cristo? Virtualmente é a mesma pergunta que ele fez antes aos Doze (16:15). O
filho de Davi. A linhagem davídica do Messias era ensinada pelos escribas (Mc.
12:35). 43-45. Apontando o Salmos. 110 aos seus ouvintes, o qual era
interpretado pelos judeus como sendo messiânico (veja Edersheim, Life and Times
of Jesus, Ap. IX), Jesus mostrou-lhes que entendiam mal aquela passagem das
Escrituras. Esse Salmo de Davi (autoria que Jesus claramente afirma) apresenta
o Senhor (Jeová) falando ao Messias; e Davi chama o Messias de meu Senhor
(Adonai). Assim, os judeus, que consideravam o Messias descendente de Davi,
foram confrontados com este salmo, no qual Davi chama seu descendente de
"Senhor" e superior. A prevalecente ideia do Messias como rei que
seda meramente um governador político foi apresentada como sendo inadequada.
Mais ainda, este salmo foi concedido em espírito (Espírito Santo, Marcos. 12:36),
produto da revelação sobrenatural. 46. Nem ousou alguém fazer-lhe perguntas.
Embora Marcos e Lucas façam comentário semelhante em lugares um pouco
diferentes (Marcos. 12:34; Lucas. 20:40), um exame prova que todos os sinóticos
colocaram o comentário de maneira apropriada para a sua matéria. A partir
daquele dia não houve mais interrupções desses interrogadores. Mateus 23 6)
Jesus Denuncia Publicamente os Fariseus. 23:1-39. Algo do conteúdo deste
discurso foi usado pelo Senhor anteriormente (Lucas. 11:39 e segs.), mas agora
ele faz a sua acusação no Templo em Jerusalém, na fortaleza dos seus inimigos.
1-12. Advertência contra os fariseus. Esta porção foi dirigida diretamente para
os discípulos, embora na presença da multidão. 2. Na cadeira de Moisés se
assentam, isto é, eles ocupam a posição de Moisés entre vocês, como expositores
da Lei. 3, 4. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem. Até onde o
ensinamento deles apresentava o que Moisés ensinou, o povo devia obedecer.
Porém, não os imiteis nas suas obras. Suas obras incluíam suas interpretações e
perversões forçadas da Lei, que os capacitavam a zombar da importância
espiritual do V.T. Suas múltiplas adições à Lei, aqui chamadas de fardos
pesados e difíceis de carregar, faziam parte das suas obras. Nem com o dedo
querem movê-los. Embora a casuística dos rabinos sem dúvida encontradas meios
de escapar ao que era desagradável esta declaração provavelmente significa que
eles nunca moviam um dedo para remover qualquer desses fardos (movê-los está em
paralelo oposto a atam).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
10 de outubro Dia 283
Leituras: João 3:9-21; Hebreus 6:9-20; Salmo 89:19-37; Provérbios 22:1-5;
Ezequiel 45-46.
Versículo Especial: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todos os que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna” (João 3:16).
Pensamento Bíblico: “Os Homens Amaram Mais as Trevas do Que a Luz” (João
3:19). Jesus foi pessoalmente rejeitado por seu próprio povo (veja João 1:11).
Ele continua a ser rejeitado pela maioria das pessoas (veja Mateus 7:13-14).
Por quê? Porque muitas pessoas amam a escuridão. Escuridão, ignorância e
incerteza subjetivam permitem uma sensação falsa de liberdade. Luz,
conhecimento e aceitação da objetiva verdade revelada é que dão a verdadeira
liberdade. Esta liberdade é a que Jesus oferece (veja João 8:32).
Ação: Escolha a liberdade real. Escolha seguir a Jesus.(Estra Ido dos Estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
9 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 110 30. São, porém,
como os anjos, isto é, na questão do casamento. Jesus não declarou que os
mortos ressuscitados se transformariam em anjos. Esta passagem também não
implica em que o mais caro relacionamento terreno será esquecido na vida
futura. Exatamente como esse relacionamento será afetado com a posse de corpos
glorificados não foi explicado, mas toda a Escritura sustenta que o estado da
ressurreição é o de bem-aventurança e perfeito relacionamento. 31-33. O que
Deus vos declarou. Jesus indicou aos seus interrogadores uma declaração direta
do próprio Deus (não através de mediadores como no v. 24). Eu sou o Deus de
Abraão (Êxodo. 3:6). Em lugar de empregar algumas das passagens mais
específicas dos profetas ou dos Escritos (em relação aos quais a opinião dos
saduceus era duvidosa), Jesus citou da Torá uma declaração à qual deu a mais
profunda interpretação. Usando o reverenciado nome do Deus da afiança, Jesus
tornou implícita a imortalidade desses patriarcas. Como Plummer observou,
"O que está morto pode ter um Criador ou Controlador; mas só os seres
vivos podem ter uru Deus" (Gospel According to St. Matt., pág. 307).
34-40. A pergunta de um fariseu, doutor da lei sobre o grande mandamento.
Consulte a narrativa de Marcos (12:28-34) pira detalhes adicionais, inclusive o
interessante resultado. 34. E os fariseus sabendo. A frustração dos saduceus
produzida pela réplica magistral que Jesus deu à pergunta sobre à ressurreição
deveria satisfazer também aos fariseus. Entretanto, uma vitória bem definida de
Jesus não seria bem recebida nem mesmo por eles, visto que participavam do ódio
que os saduceus tinham por Jesus. Intérprete da lei. Um conhecedor da lei de
Moisés. 36. Qual é o grande mandamento na lei? O propósito máximo do doutor não
está muito evidente, e deve-se notar que Jesus tratou a pergunta diretamente e
depois elogiou a sagacidade da resposta. do doutor (Marcos, 12:34). Costuma-se
sugerir que ele desejava levar Jesus a discutir a computação que os rabis
fizeram de 613 mandamentos. 37-40. Nosso Senhor resumiu as duas tábuas da Lei
nas palavras de Deuteronômio. 6:5 e levítico. 19:18. Uma devida consideração de
Deus e do próximo é a essência das obrigações do homem. Todo o V.T, interpreta
e aplica esses princípios (Romanos. 13:8). Todo o teu coração. No pensamento
hebreu, o coração simboliza a totalidade do ser, que contém a alma e o
entendimento, os elementos animadores e raciocina dor. Um amor a Deus que
envolva tudo levará a pessoa a cumprir com todas as obrigações morais. Mas esse
padrão inatingível apenas prova a corrupção do coração humano. 41-46. A contra
pergunta de Jesus sobre o Messias. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de outubro Dia 282
Leituras: João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:25-31;
Ezequiel 43-44.
Versículo Especial: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que,
se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João
3:3).
Pensamento Bíblico: Comunhão com
Deus (João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Ezequiel
43:1-9). Estas passagens ensinam lições importantes sobre a comunhão com
Deus:
Para entrar em sua comunhão, temos que renascer (João 3).
Temos que nos resguardar de cair (Hebreus 6).
Assim como Deus perdoou Judá e voltou ao seu templo, ele voltará a nós,
se aceitarmos suas condições (Ezequiel 43; veja Tiago 5:15-20; 1 João
1:9).
Ação: Examine-se. Você está em comunhão com Deus? (Estra Ido dos Estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
8 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 109 É lícito pagar o
tributo a César? Kensos é um estrangeirismo latino que se referia ao imposto
pessoal romano cobrado de cada judeu. A pergunta presumia um dilema: Ou Jesus
declararia servidão a Roma (e assim comprometeria qualquer direito à
messianidade), ou se arriscaria a ser acusado de deslealdade a Roma. Os
inimigos de nosso Senhor estavam tão certos da natureza tumultuadora da última
acusação que tornaram a usá-la contra ele alguns dias mais tarde, apesar de sua
negação explícita (Lucas. 23:2). 19. Mostrai-me a moeda do tributo. O imposto
era pago com o denarius, que equivalia ao salário diário de um soldado ou
operário. 20, 21. Levando seus interrogadores a reconhecerem a figura de César
e a inscrição que havia na moeda, Cristo forçou o princípio de sua resposta.
Dai, pois a César o que é de César. Broadus faz uma paráfrase, "Isto vocês
receberam de César, pois paguem-lhe de volta" (Comm. on Matt. pág. 453). O
dinheiro de César representava o governo de César, com seus benefícios
resultantes. Por esses o súdito era obrigado a pagar (conf. Romanos. 13:1-7). O
que é de Deus. Aqui as obrigações espirituais foram separadas, embora não
estejam isentas de relacionamento. A devida submissão ao poder civil faz parte
das obrigações espirituais (I Pedro. 2:13-15), mas um crente deve sempre em
última instância submeter-se à vontade de Deus (Atos 4:19, 20). 23-33. A pergunta
dos saduceus relacionada com a ressurreição. 23. Os saduceus, que dizem. A
ausência de um artigo nos melhores manuscritos sugere que a tradução mais certa
seria os saduceus vieram dizendo. Sua negação da ressurreição era sustentada
por uma ilustração a fim de provar seu suposto absurdo. (Conf. Atos 23:8 em
relação aos dogmas dos saduceus.) 24-27 Moisés disse. Uma referência a Deuteronômio.
25:5 e segs. A ilustração mencionada era concebível entre os judeus por causa
do costume do levirato (da palavra latina levir que significa
"cunhado"). Tal prática, também seguida por outros povos da
antiguidade, já estava em desuso. Portanto, o caso suposto pelos saduceus não
era uma questão atualizada, mas um quebra-cabeça teológico. 28. Na
ressurreição, a realidade da qual os saduceus escarneciam, de qual dos sete
será a esposa? Todos os sete foram igualmente casados com ela, e não havia
nenhuma descendência que pudesse dar prioridade a alguma das uniões. 29. Não
conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. O erro dos saduceus era o seu
fracasso em entender os ensinamentos das Escrituras referentes à ressurreição e
a capacidade de Deus de resolver a situação. A ilustração deles presumia que a
ressurreição restaurará os homens à mesma forma de existência que tinham antes
(um ponto de vista comumente defendido pelos fariseus), embora a Escritura não
o afirme em lugar algum. Eles não concediam a Deus o crédito do poder de
ressuscitar os mortos em um estado mais glorioso (conf. I Coríntios. 15:40- 50).(Estudando
a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de outubro Dia 281
Leituras: João 2:13-25; Hebreus 5; Salmo 88; Provérbios 21:19-24; Ezequiel
41-42.
Versículo Especial: “E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação
eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).
Pensamento Bíblico: De Leite a Carne (Hebreus 5:12-14). Deus
espera que cresçamos. Os novos cristãos são crianças espirituais com o potencial
para crescer muito depressa. Quando deixamos de crescer, Deus fica desapontado,
e com razão. Temos que progredir além dos conhecimentos básicos, para poder
ensinar a outros.
Como desenvolvemos tal conhecimento e
habilidade? Como podemos progredir além do leite para digerir à carne? “Mas o
alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas
faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (v.
14).
Você está aproveitando suas habilidades
espirituais?
Ação: Estude e aplique a palavra de Deus. Esta é a saída da nossa infância espiritual.
(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
7 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 107 7. Incendiou a cidade. Uma predição da
destruição de Jerusalém em 70 A.D. O exército romano sob as ordens de Tito é
tido na parábola como o instrumento divino (Suas tropas). 8, 9. Ide, pois às
encruzilhadas dos caminhos. Isto se considera geralmente uma referência à
evangelização dos gentios (o que parece claro em Lucas. 14:23). Aqui,
entretanto, a festa de casamento naturalmente implica na existência de uma
noiva, além dos convidados; pois a evangelização dos gentios na dispensação da
igreja fornece a noiva, não os convidados. Visto que Cristo estava explicando
aos judeus incrédulos o seu relacionamento com o reino messiânico, talvez esses
convidados que mais tarde atenderam ao convite representam os judeus que
aceitarão a Cristo durante a Tribulação. 10. Maus como bons. Pecadores
declarados e os moralmente justos. Ambos são objetos do convite bondoso de
Deus, e muitos de ambos os grupos aceitam o convite. 11. Veste nupcial. Considerando
que a falta desse vestido excluiu o homem da festa, concluímos que o vestido
representa uma exigência absoluta para a entrada no Reino. Assim ele representa
o manto da justiça imputada, a qual Deus fornece graciosamente ao homem
mediante a fé (Isaias. 61:10). O costume dos reis de fornecerem vestidos
adequados quando outorgavam audiências ao que parece foi suposto aqui, uma vez
que o acusado foi considerado culpado pela falta, e pessoas recolhidas pelos
caminhos não teriam meios de obter vestes adequadas ainda que tivessem tempo
para providenciá-las. 12. Amigo. Companheiro, camarada. Uma forma de se dirigir
a uma pessoa cujo nome não é conhecido. O homem sem o vestido de núpcias
representa a pessoa que se diz preparada para o reino de Cristo, mas não está.
Outras parábolas descreveram-na como joio e peixe inaproveitável. Para fora,
nas trevas. Na parábola, é a descrição da negrura da noite do lado de fora do
palácio fortemente iluminado (a ceia – ariston, v. 4 – que começava ao
meio-dia, entrou pela noite adentro); as trevas, o choro, e o ranger de dentes
indicam claramente os tormentos do Geena (13:42; 25:30, 46). 14. Muitos são
chamados, mas poucos são escolhidos. Há um chamado geral de Deus feito aos
pecadores, convidando-os para desfrutarem das alegrias da salvação (11:28), o
qual não pode ser rejeitado. São comparativamente poucos os que realmente são
escolhidos para essa bênção. As Escrituras indicam claramente uma eleição
divina que leva os pecadores a Deus. Mas as Escrituras também indicam que o
homem é responsável pela sua indiferença (v. 5), rebeldia (v. 6), e justiça
própria (v. 12). 5) Diversos Grupos Interrogam Jesus. 22:15-46. Essas
discussões aconteceram no mesmo dia em que foram contadas as parábolas acima,
um dos dias mais ocupados do ministério de Jesus. 15-22. Perguntas dos fariseus
e herodianos a respeito do tributo. 15. Como o surpreenderiam. Como o
apanhariam em uma armadilha. 16. Discípulos. Estudantes de rabinos, enviados
pelos seus mestres fariseus. Herodianos. Um grupo de judeus cujas
características não são inteiramente conhecidas. Parece que advogavam a volta
do governo da família herodiana (cujo governo terminara na Judéia e Samaria no
ano 6 depois de Cristo, com a nomeação de procuradores romanos). Esses dois
grupos uniram-se em seu ódio comum a Jesus, o possível Messias. 17. Depois de
uma apresentação bem-estudada (na qual certamente os oradores não acreditavam),
sua muito bem planejada pergunta foi apresentada. (Estudando a Bíblia livro por
livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de outubro Dia 280
Leituras: João 2:1-12; Hebreus 4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel
40.
Versículo Especial: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo
contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a
quem temos de prestar contas” (Hebreus
4:13).
Pensamento Bíblico: “A Palavra de
Deus é Viva e Eficaz” (Hebreus 4:11-13). Estes versículos reforçam
nossa responsabilidade de obedecer fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível
cair ao desobedecer (v. 11); 2) A palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A
palavra de Deus pode fazer finas distinções, até mesmo discernir os pensamentos
e os propósitos do coração; 4) Deus, que a todos julga, é capaz de ver
tudo.
Ação: “Conservemos firme a nossa confissão”
(Hebreus 4:14).(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)
6 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 105 39. E o mataram. Uma profecia da morte de
Jesus nas mãos desses mesmos homens. 40, 41. A esta altura os líderes judeus
pareceram não captar todo o significado da parábola (embora o fizessem logo
após, v. 45) e por isso responderam prontamente à pergunta de Jesus, proferindo
a sua própria condenação. 42-44. A citação que Jesus fez do Salmos. 118:22, 23,
apontava para o seu triunfo final após a rejeição. A mesma passagem também foi
citada em Atos 4:11 e I Pe. 2:6,7. Como resultado de seu triunfo, o reino de
Deus vos será tirado da posse desses líderes (e da contemporânea nação de
Israel, conforme indica a menção de outra nação). A um povo que produz os respectivos
frutos. Uma referência à igreja (chamada por Pedro de nação santa" em um
contexto onde foi usada a mesma passagem do V.T.; I Pe. 2:7-9). Com o
Pentecostes formou-se um novo corpo, a Igreja, que seria o núcleo espiritual do
reino messiânico (medianeiro). Embora esses líderes judeus individuais fossem
permanentemente removidos do Reino, Romanos. 9-11 explica que a nação de Israel
receberá novamente as bênçãos da salvação ao fim da presente dispensação com
destaque dos gentios (Romanos. 11: 25). Hoje em dia a Igreja desfruta de certos
aspectos espirituais do Reino, visto que reconheceu Cristo como Rei (Colossenses.
1:13), e está sendo preparada para participar do próximo reino. Este aspecto do
reino medianeiro foi descrito nas parábolas de Mateus. 13. 45, 46. Temeram. Os
líderes judeus foram impedidos em seus planos de matar Jesus (João. 11:53)
porque recearam a popularidade dele. O mesmo medo evitou que difamassem a
memória de João (Mateus. 21:26). Mateus 22 22:1-14. Parábola das Bodas. Embora esta
parábola seja parecida com a de Lucas. 14:16-24, a diferença em certos detalhes
e a ocasião em que foram contadas, torna desnecessário qualquer tentativa de
fazê-las idênticas. Qualquer professor tem o privilégio de repetir ilustrações,
mudando os detalhes para que se adaptem a uma nova situação. 1. Por parábolas,
isto é, alegoricamente. 2. O reino dos céus. O reino medianeiro conforme
apresentado em Mateus. 13:11 e segs., visto durante o período da primeira vinda
de Jesus até o completo estabelecimento do reino messiânico. O rei, seu filho e
as bodas representam o Pai, Cristo (João. 3:29), e o reino messiânico (Isaias.
25:6; 55:1). Se o cenário descreve um casamento que envolve o reconhecimento do
filho como herdeiro, então a recusa em comparecer demonstrou deslealdade além
de falta de cortesia. Esse foi o motivo da violenta execução dos rebeldes pelas
forças do rei. 3-6. A chamar os convidados. O costume oriental incluía um
convite inicial e um segundo chamado à hora estipulada. Os convidados aqui
Israel certamente, recusaram-se a atender a este chamado, e quando foi
apresentado mais outro convite explicando o primeiro, tornaram-se
imprudentemente rudes ou positivamente homicidas. Compare o tratamento que os
judeus dispensaram a João (Mateus. 21:25), a Estêvão (Atos 7:59) e a Tiago
(Atos 12:2).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de outubro Dia 279
Leituras: João 1:43-51; Hebreus
4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel 38-39.
Versículo Especial: “Portanto,
resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).
Pensamento Bíblico: O Descanso Espera o
Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia oferece vários
vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo louvor a Deus,
etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso preparado para
aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta vida nem sempre é
fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na confiança de uma
recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja Apocalipse
14:11-13).
Ação: Trabalhe esforçadamente
hoje. A oportunidade para o descanso está chegando!(Estra Ido dos Estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
5 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus
(Comentário Bíblico Moody) 104 28-32.
Parábola dos Dois Filhos. Só Mateus registra as três parábolas (conf. Mc. 12:1,
"parábolas") apresentadas nessa ocasião, evocadas pela oposição dos
membros do Sinédrio à autoridade de Jesus. A parábola dos Dois Filhos foi
interpretada por Jesus como a descrição das reações opostas dos párias
religiosos e seus líderes em relação ao ministério de João, que era
preparatório do Seu próprio. O filho (criança) que primeiro disse não quero,
mas se arrependeu mais tarde e foi descreve os publicanos e as meretrizes,
párias da religião que finalmente aceitaram a mensagem de João. Muitos deles
tornaram-se seguidores de Jesus (Lucas. 15:1, 2). O filho que disse eu vou, mas
não foi descreve os líderes religiosos que primeiro deram uma aprovação mais ou
menos incerta a João (João. 5:35) mas nunca foram até o fim (Lucas. 7:29, 30).
Assim os publicanos e as meretrizes, aceitando a João, demonstraram a sua
prontidão para aceitação do reino de Deus messiânico. O caminho da justiça (lI
Pedro. 2:21) descreve a pregação de João (conf. 22:16 "caminho de
Deus") em termos que faziam lembrar Noé (II Pedro. 2:5), e provavelmente
se refere mais ao conteúdo de sua mensagem do que ao seu comportamento pessoal.
33-46. Parábola dos Maus Lavradores. Esta parábola responde melhor a pergunta
sobre a autoridade de Jesus mostrando-o como o Filho divino enviado pelo Pai.
Embora as linhas principais da parábola sejam tão compreensíveis que os membros
do Sinédrio não poderiam ter fugido ao seu significado, não se deve fazer a
tentativa de forçar todos os detalhes. O pai de família certamente representa
Deus, o Pai; entretanto seu otimismo leviano (v. 37) não pode ser atribuído a
Deus. Talvez possamos ver nas atitudes do pai de família a maneira pela qual
Deus parece agir aos olhos dos homens. 33. Uma vinha. Símbolo da teocracia de
Israel, familiar a todos os judeus. Conf. Isaias. 5:1-7; Salmos. 80:8-16. O
versículo 43 compara a vinha ao reino de Deus apontando claramente para o reino
que foi concedido a Israel através de reis divinamente escolhidos. Na parábola
o pai de família foi descrito tomando todas as providências para o bem-estar da
vinha. Espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. Para verificar o
vergonhoso tratamento que Israel concedeu aos emissários de Deus veja Jeremias.
20:1, 2; 37:15 ; 38:6; I Reis 19:10; 22:24; lI Crônicas. 24:21. 37. Por último,
enviou-lhes o seu próprio filho. A extraordinária paciência do pai de família
revela a completa depravação dos lavradores. 38. Vamos, matemo-lo, e
apoderemo-nos da sua herança. Exatamente este sentimento fora revelado
recentemente pelos líderes judeus (João. 11:47-53). Desse momento em diante, o
campo de ação da parábola passa da história para a profecia.(Estudando a Bíblia
Livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de outubro Dia 278
Leituras: João 1:35-42; Hebreus 3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel
36-37.
Versículo Especial: “Porque nós temos tornado participantes de Cristo, se, de
fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio,
tivemos” (Hebreus 3:14).
Pensamento Bíblico: “Tende Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19).
Satanás iludiu muitas pessoas com a falsa ideia de que um filho de Deus não
pode se afastar do Senhor e se perder. Esta passagem nega firmemente estas
doutrinas confortadoras, porém enganadoras. O escritor adverte que os cristãos
podem voltar a ser incrédulos e serem excluídos das bênçãos eternas de
Deus.
Ação: Cuidado! E
“exortai-vos mutuamente cada dia”.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
4 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 103 Nunca mais nasça fruto de ti. Foi dito com a
solenidade de um julgamento condenatório. Embora não haja nenhuma declaração de
que a situação deveria ser considerada alegórica, parece ser a única explicação
razoável para o incidente (pois árvores não tem responsabilidade moral). Ele
forneceu uma sequência pitoresca para a parábola de Lucas. 13:6-9 referente à
nação judia, estéril apesar de todas as vantagens. A figueira secou
imediatamente. Imediatamente pode com certeza ser bastante amplo para se
entender diversas horas. Na manhã seguinte os discípulos logo perceberam, que
já se encontrava seca até as raízes (Marcos. 11:20). 21, 22. Para os admirados
discípulos Jesus explicou que tal poder (para feitos ainda maiores) estava à
disposição deles através da oração da fé. Esse tipo de fé, entretanto, só
pedirá aquelas coisas que sabem ser da vontade de Deus (conf. com 17:20). 4)
Perguntas sobre a Autoridade de Jesus e Sua Resposta Alegórica. 21:23 - 22:14.
23. Durante essa terceira visita ao templo em dias sucessivos, Jesus foi
interrogado pelas autoridades do Sinédrio (principais sacerdotes, anciãos do
povo e escribas Marcos. 11:27). Com que autoridade? Autorização costumava ser
fornecida pelo Sinédrio ou algum rabino eminente, que dava testemunho quanto à
validade dos ensinamentos, declarando-os inteiramente de acordo com as devidas
fontes tradicionais (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, II, 381-383).
Estas coisas. Uma referência às obras de Cristo (purificação do Templo,
milagres) como também aos seus ensinamentos e à sua aceitação de homenagem
devida ao Messias. 25-27. O batismo de João. Representativo do ministério de
João. A contra pergunta de Cristo não foi uma evasiva às exigências do
Sinédrio, mas serviu ao duplo propósito de responder implicitamente (conf. João.
5:33-35) e de expor a desonestidade do Sinédrio. João Batista, cujo ministério
era popularmente reconhecido como sendo genuinamente profético, proclamara
publicamente que Jesus era o Messias e ensinara os homens a confiar nEle (João.
3:26-30; João. 1:29.37; Atos 19:4). Assim os oficiais viram claramente o dilema
que a pergunta de Cristo colocava diante deles. Se reconhecessem a autoridade
divina de João, teriam obrigação de reconhecer que ele ensinara sobre Jesus -
que Ele era o Messias. Entretanto, uma negativa da autoridade de João
desencadearia sobre eles a ira do povo. Esses homens desonestos e covardes não
mereciam outra resposta.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de outubro Dia 277
Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel
34-35.
Versículo Especial: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar
à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo
84:10).
Pensamento Bíblico: “Eis o
Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho
poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:
“Ele é o Cordeiro
de Deus que tira o pecado do mundo”.
Ele é eterno (“já existia antes de mim”).
Ele é o Filho de Deus.
As declarações confiantes de João sobre
Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos
de Jesus.
Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado.(Estra Ido dos Estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
3 de outubro de 2024
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 101 Tendo Jesus entrado no templo. Foi no dia que
se seguiu à Entrada Triunfal (Marcos. 11:11, 12). Mateus registra aqui
acontecimentos fora do tempo. Todos os que ali vendiam e compravam. O pátio
externo, que era dos gentios, continha estábulos onde podia-se comprar animais
para os sacrifícios e mesas para se trocar dinheiro estrangeiro por siclos do
santuário. Esse mercado, uma rica fonte de extorsão, era controlado pela
família de Anás, o sumo sacerdote. Pouco tempo depois da guerra dos judeus contra
Roma, a indignação popular contra esses bazares de Anás provocou a sua retirada
(veja Edersheim, Life and Times of Jesus, I, 367-372). 13. Está escrito. Isaias.
56:7 e Jeremias. 7:11. Covil de salteadores. Um refúgio para ladrões, cujas
práticas infames eram protegidas pelos preceitos sagrados. 14-16. Só Mateus
registra as curas que provocaram novas Hosanas das crianças (meninos, no
masculino) no Templo. Para responder aos sacerdotes que o desaprovavam, Jesus
empregou Salmos. 8:2 mostrando que Deus suscita louvor até mesmo daqueles que
os homens consideram insignificantes. 17. Para Betânia, onde pernoitou. A
aldeia ao pé do Monte das Oliveiras (conf. Lucas. 21:37). Não se sabe ao certo
se ele passou a noite em uma casa na cidade ou ar livre (conf. Lucas. 24:50 com
Atos 1:12 para o uso alternado desses nomes.) 3) Maldição da Figueira Estéril.
21:18-22. Novamente é preciso consultar Marcos (11:12-14, 19.25) para
verificação de cronologia. Mateus encaixa as duas fases do incidente em uma só.
18. Cedo de manhã. De acordo com Marcos, era manhã do dia no qual ele purificou
o Templo. 19, 20. Figueira. Esta conhecida árvore da Palestina era usada muitas
vezes como símbolo da nação de Israel (Oséias. 9:10; Joel 1:7). Uma
peculiaridade dessa árvore é que seus frutos e folhas costumam aparecer ao
mesmo tempo, com os frutos às vezes em primeiro lugar. A próxima colheita seria
esperada para junho. Essa árvore em particular produzira tão abundante folhagem
em abril que qualquer um esperaria encontrar nela também os frutos. Este parece
ser um exemplo no qual, pelo fato de Cristo ter-se esvaziado completamente do
seu ego (Filipenses. 2:7), Ele deixou de usar a sua onisciência para que a sua
reação humana fosse inteiramente genuína. (Estudando a Bíblia livro por livro
que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de outubro Dia 276
Leituras: João 1:19-28; Hebreus
2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.
Versículo Especial: “Pois,
naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os
que são tentados” (Hebreus 2:18).
Pensamento Bíblico: Tem
Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de
Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:
Perdoando-nos.
Ele é a fonte que limpa o pecado.
Protegendo-nos. Ele
não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais
provações, dando-nos força para vencer a tentação.
Ação: Com o auxílio de Jesus vença
suas tentações hoje. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
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