11 de junho de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 15-28. Além de colocar as tribos israelitas em contato com os santuários pagãos, a posse de Canaã localizaria as tribos a uma distância considerável do santuário central de Israel (v. 21). Se as estipulações de 12: 4-14 deviam ser atendidas nessa nova situação, devia-se fazer uma distinção entre o matar e o comer de animais apropriados para a festa sacrificial e aqueles que eram apropriados para uma refeição comum; e devia haver uma permissão para a descentralização desta última. Esta nova provisão constituía urna modificação das exigências de Levítico. 17:1 e segs., que regulamentavam o consumo israelita de carne enquanto eles ainda eram um acampamento compacto à volta do Tabernáculo no deserto. Deuteronômio  15b. O imundo e o limpo dela comerá; assim como se come o corço e o veado (cons. v. 22). Participação na festa da família não dependia de condição cerimonial (cons. Levítico. 7:19 e segs.), e o tipo de carne permissível incluía aquela que servia para o sacrifício e para comer, como a carne da caça (cons. Deuteronômio. 14:5) que não era sacrificialmente aceitável. Junto com esta permissão vinham algumas restrições. Uma é a familiar proibição do sangue – o sangue não comerás (vs. 16, 23 e segs.; cons. Levítico. 17:10 e segs.; Gênesis. 9:4). Derramar o sangue sobre a terra Seria uma salvaguarda contra o seu derramamento como sacrifício sobre algum altar cananita próximo, ilegalmente preservado. A centralização, durante as peregrinações no deserto, do sacrifício de todos os animais passíveis de serem oferecidos a Deus foi explicitamente idealizada para evitar tal tentação (cons. Levítico. 17:7). 17. Não poderás comer o dízimo, etc. Outra cláusula, ou melhor, esclarecimento da permissão do versículo 15, foi o lembrete de que todas as sagradas ofertas feitas ao Senhor deviam ser levadas ao santuário central que Deus escolhesse (veja também vs. 26, 27). Isto é, a permissão operava dentro das exigências positivas dos versículos 4-14 (cons. esp. vs. 6, 11). A interpolação de exortações entre as estipulações (por exemplo, vs. 25, 28) é um dos sinais identificadores da legislação deuteronômica na qualidade de estipulações pactuais e não um código legal. Que Deus abençoe a todos

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