(Comentário Bíblico Moody) 2. E suceder o tal sinal ou prodígio. Ambos os termos podem se
referir a um acontecimento que é, em si mesmo, normal ou extraordinário.
Aqui eles se referem, ao que parece, a um acontecimento predito, não
necessariamente milagroso, que se realizou. O cumprimento da predição
é então proclamado como um sinal de genuína vocação e autoridade
profética. E disser (v. 2) deve ser tomado junto com quando . . . se
levantar (v. 1). O padrão de vida e culto de Israel era revelação de Deus
através de Moisés, escrita ou falada; a exigência fundamental, portanto, era fidelidade exclusiva ao senhor – andareis após o Senhor (v. 4). A
fim de testar a obediência de Israel com referência a esta estipulação
suprema, Deus permitiria que o friso profeta se apresentasse (v. 3b). E já
que este último aconselhada Israel a repudiar aquela exigência, a própria
essência da aliança (cons. 6:4, 5; Êxodo. 20:3), a penalidade máxima lhe era
prescrita – esse profeta . . . será morto (v. 5). Observe as citações do
preâmbulo de prólogo histórico das tábuas da aliança (cons. Êxodo. 20:2). A
execução do instigador à traição "eliminaria" o mal do meio de Israel, o
qual, se permanecesse e se alastrasse, resultaria na eliminação de muitos
em Israel (cons. Deuteronômio. 13:12 e segs. esp. v. 16; 17:12; 19:11-13; 21:18-21;
22:21-24; 24:7).
6-11. (Bíblia Hebreus. 7-12). Tão eficiente como o maravilhoso sinal da
serpente falante, com suas declarações oraculares, no caso da sedução de
Eva foi a coação pela qual Eva subsequentemente tentou Adão por causa
do seu afeto por ela, a esposa do seu amor, a amada de sua alma.
6. Se teu irmão. . . te incitar em segredo. A sutilidade da tentação
neste caso contrasta com o convite público do falso profeta (cons. v. l e
segs.) e tornaria fácil esconder o pecado da pessoa amada fugindo à
responsabilidade judicial sem revelação. Mas, como no caso dos tratados
internacionais, qualquer omissão em denunciar "as más palavras" e as
conspirações rebeldes seda uma brecha na aliança de Deus.
8. Não o olharás com piedade. A reivindicação da aliança é amar o
Senhor nosso Deus, embora rito signifique odiar os pais e os irmãos, a
esposa e os filhos, e até a própria vida (cons. Lucas. 14:26). Portanto, aquele
que mais querido fosse ao servo da aliança, devia ser tão severamente
julgado quanto o falso profeta, se ele ou ela pretendesse ser desleal ao
Senhor. Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida.
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