Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) B. Proclamação das Sanções. 28:1-68. Retornando ao primeiro estágio da cerimônia da renovação da aliança, Moisés pronunciou as sanções. Na seção correspondente no livro da Aliança do Sinai (Êxodo. 23:20-33), as bênçãos predominaram. Agora, depois de passados os quarenta anos da história da apostasia israelita,Moisés enfatiza fortemente as maldições; assim, as bênçãos (Deuteronômio. 28:1-14) e as maldições (vs. 15-68). Esta ênfase foi antecipada nas promessas e ameaças de seção semelhante em Levítico (cap. 26), escritas depois da primeira rebelião de Israel contra a Aliança do Sinai. A notável pré-estréia, em Deuteronômio 28-30, da história de Israel, especialmente sobre o longínquo exílio, tem sido a principal pedra de tropeço ao reconhecimento da origem mosaica deste documento para a alta crítica naturalista.1) Bênçãos. 28:1-14 (cons. 7:12 e segs. ;11:13 e segs.; 22 e segs.).1. Se atentamente ouvirdes. Embora a herança de Israel e continuado desfrute das promessas não fosse uma questão de mérito legal, havia uma ligação entre a piedade da nação conjunta e sua prosperidade. Pois o teocrático reino do V.T. prefigurava o reino de Deus consumado, no qual a justiça e a glória estariam unidas. De acordo com isto, para tornar clara a mensagem do quadro típico-profético, Deus permitiu que os israelitas desfrutassem de bênçãos do reino típico apenas quando ela, e especialmente seus representantes oficiais, exibiam uma medida apropriada da justiça do reino. Uma vez que toda a justiça que Israel possuísse era um dom da graça do Deus da sua salvação, o princípio que informa Deuteronômio 28 não tem afinidades com a religião da salvação pelas obras (veja coment. sobre 6:1-3). Os versículos 3-6 apresentam seis bênçãos que são paralelas às seis maldições de 16-19. (Sobre o aparente uso destas na posterior cerimônia em Canaã, veja comentado sobre 27:12,13), As bênçãos descrevem uma plenitude inclusiva da bem-aventurança. Os opostos emparelhados, por exemplo, expressam a totalidade (cons. vs. 3, 6). O que foi concisamente apresentado em fórmula litúrgica nas seis beatitudes está desenvolvido nos versículos 7-14. O arranjo das bênçãos é, assim, um relacionamento com estrangeiros (vs. 7 e 12b, 13); negócios domésticos (vs. 8 e 11, 12a); e na posição central, relacionamento com o Senhor (vs. 9, 10).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)
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