26 de julho de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) b) Preâmbulo. 32: 4-6. O hino é uma teodicéia (cons, comentários a respeito de 31:19 e segs.). 4. Com isto em vista, a identificação do Senhor está em termos de Sua perfeita justiça. A Rocha. Este epíteto contempla a Deus como o refúgio digno de confiança do Seu povo (cons. vs. 15, 18, 30). O hebraico sur, usado assim para com Deus, pode derivar da raiz que significa "montanha" (cons. gwr ugarita). Em contraste com a justiça de Deus fica a perversidade dos israelitas, esses "filhos de Deus" (cons. Deuteronomista. 32:6, 18 e segs.; 14:1; Êxodo. 4:22 e segs.) que eram na realidade seus não-filhos (32: Salmos, lit.; cons. "não-deuses", v.21, e "não-povo", v.21). Isto introduz a responsabilidade principal do hino, isto é, que o pecado de Israel fornecia uma explicação inteiramente adequada para todo o mal que lhe poderia sobrevir. 6. Povo louco e ignorante. De acordo com o motivo da sabedoria, o pecado é considerado loucura (cons. vs. 28, 29). Não é ele teu pai, que te adquiriu? (Criou). A referência é ao fato do Senhor ter feito de Israel um povo teocrático pela eleição e redenção no Egito. c) Prólogo Histórico. 32:7-14. 7a. Lembra-te dos dias da antiguidade. Assim começa a seção do prólogo histórico do hino. O fato do versículo 8 se referir à providência divina, voltando aos acontecimentos de Gênesis 10 e 11, explica a perspectiva histórica de Deuteronômio. 32:7a. 8. Fixou os termos . . . segundo o número . . . de Israel. Assim como Paulo ensina que Cristo governa sobre todas as coisas em benefício de Sua igreja, Moisés afirma que o Senhor interessava-se de maneira especial pelas necessidades geográficas da numerosa descendência de Abraão, no Seu providencial governo de todas as nações (cons. Gênesis. 10:32), puis Israel era Seu povo eleito (Deuteronômio. 32:9; cons. 7:6; 10:15). De acordo com uma tradução apoiada pela LXX e fragmentos do Qumran, "filhos de Deus" poderia substituir filhos de Israel. Aqueles que preferem esta tradução defendem a tradição mítica de que El, cabeça do panteão cananita, tinha setenta filhos, alegando o fato de que Gênesis. 10 menciona setenta nações; e eles concluem dizendo que esta correspondência numérica é a que foi mencionada em Deuteronômio. 32:8. Do mesmo modo, os comentaristas judeus, seguindo o texto massorético,(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).

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