31 de julho de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 44-47. O comissionamento de Josué e as instruções referentes ao trino do Testemunho foram dados juntamente com a revelação especial no santuário (31:14-23), e significativamente Josué foi associado com Moisés na proclamação do hino a Israel (32:44). Moisés selou o recital com o apelo final à comunidade da aliança a que cultivasse em suas sucessivas gerações a fidelidade à aliança, que em seu resumo dentro do hino foi uma testemunha de Deus para Israel (v. 46). A conclusão das sanções (30:15 e segs.) faz eco na advertência de que isto era uma questão da própria vida de Israel (32:47). C. Testamento de Moisés. 32:48 – 33:29. 48-52. Cons. 3: 27; Números. 27; 12-14. 48. Naquele mesmo dia. Foi ao aproximar-se o fim do dia da cerimônia da renovação (cons. 1:3-5; 27:11; 31:22) que Moisés subiu a este monte de Abarim, ao monte Nebo (49a), para ali morrer. Sobre a morte de Arão no Monte Hor, veja 10:6 ; Números. 20:22 e segs.; 33:37, 38. 51. Porquanto prevaricastes. Sobre o pecado que desqualificou Moisés de entrar em Canaã, veja 1:37; 3;26; 4:21; Nm. 20:10 e segs.; 27:14. O cumprimento desta ordem está descrito em Deuteronômio. 34:1e segs. No antigo Oriente Próximo, as bênçãos finais pronunciadas por um pai moribundo aos seus filhos era um testamento legal irrevogável, aceito como prova decisiva em disputas nos tribunais. No caso dos patriarcas bíblicos, a autoridade e potência de suas bênçãos finais derivava do Espírito de profecia que havia neles, falando em forma testamentária (cons. os casos de Isaque, Gênesis. 27, e Jacó, Gênesis. 49). Como pai espiritual e teocrático das doze tribos, Moisés pronunciou suas bênçãos para eles, exatamente antes de subir ao monte para morrer (Deuteronômio. 33:1), e assim suas palavras constituíram o seu testamento. Até onde o Deuteronômio constituía uma garantia dinástica, Josué na qualidade de sucessor de Moisés era o herdeiro da aliança. Também era verdade, no entanto, que todos os israelitas eram filhos adotivos de Deus, e portanto herdeiros das bênçãos do Seu reino que estava sendo dispensado através do Seu servo Moisés. Torna-se impossível simplesmente equiparar as formas da aliança e do testamento sem um drástico empobrecimento e distorção do conceito da aliança. Mas na medida em que as bênçãos prometidas na aliança redentora de Deus não podem ser herdadas à parte da morte de quem faz a promessa, essa aliança inclui como um dos seus aspectos o principio testamentário..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).

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