Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 15 11,12. O batismo
de João, um testemunho público de que o participante estava arrependido, seria
seguido pelo batismo do Messias, com o Espírito Santo e com fogo. Há quem
relegue os dois termos ao Pentecostes; outros, ao Juízo. À vista do versículo
12, parece claro que o batismo com o Espírito Santo refere-se a Cristo salvando
os crentes (trigo), e o fogo descreve o juízo que virá sobre os maus (queimará
a palha). Compare Malaquias. 4:1 (um capítulo que no N.T. foi aplicado a João;
veja Lucas. 1:17). Assim, João olha para a obra do Messias do ponto de vista
costumeiro do V.T., sem se importar com o intervalo entre a primeira e segunda
vindas, um intervalo do qual ele poderia não estar cônscio. Pá. Um instrumento
de madeira para se jogar os grãos contra o vento depois de debulhá-los. A palha
mais leve seria carregada pelo vento, deixando os grãos amontoados em um monte.
B. Batismo de Cristo. 3:12-17. A vinda de Jesus para ser batizado por João foi
colocada em tranquilo contraste com a vinda hipócrita dos fariseus e saduceus
(v. 7). Todos os três sinóticos registram este batismo, e o Evangelho de João
inclui o posterior testemunho de João Batista sobre o mesmo (João. 1:29- 34).
13,14. Ele, porém o dissuadia. O verbo em grego enfatiza um contínuo protesto.
À luz de João. 1:31-33, pode-se perguntar como João reconheceu a superioridade
de Jesus para falar assim. Não devemos deduzir, entretanto, que esses dois
parentes fossem totalmente estranhos um ao outro, mas antes que João ainda não
sabia que ele era o Messias oficial até que lhe fosse dado o sinal do Espírito
que desceu do céu (João. 1: 33). 15. Porque assim nos convém. Ainda que fosse
verdade que as posições de João e Jesus deveriam ser exatamente opostas,
naquele momento (por enquanto) era a coisa oportuna a fazer. É claro que Jesus
não se arrependia de nenhum pecado pessoal. Entretanto, como o Substituto que
proveria a justiça para a humanidade pecadora, ele aqui se identifica com
aqueles que veio redimir e começa, assim, o seu ministério público. Jesus,
enquanto esteve na terra, sempre cumpriu com as obrigações religiosas de um
judeu justo, tais como adorar na sinagoga, assistir às festas e pagar o imposto
do templo. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)