19 de outubro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de outubro Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

18 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 122 36. Entretanto, o momento exato do seu cumprimento, só a autoridade do Pai pode decretar (conf. Atos 1:7). Não há possibilidade dos homens esboçarem um cenário com datas. A frase, nem o Filho, indica que o conhecimento perfeito de todos os membros da Deidade era parte daquilo que Jesus voluntariamente se absteve de usar durante o seu ministério terreno, exceto naqueles momentos em que esse conhecimento foi necessário ao seu propósito. 37-39. Dias de Noé. Assim como os dias de Noé concluíram uma dispensação com julgamento, também acontecerá o mesmo na volta de Cristo. Numa era de grande impiedade (Gênesis. 6), os homens viveram suas vidas sem se perturbarem com o destino iminente (comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento). Mas veio o dilúvio e os levou a todos, de maneira que só os justos foram deixados para herdarem. Do mesmo modo a vinda do Filho do homem, em seguida à Grande Tribulação (vs. 29-31) removerá os ímpios, para que o remanescente fiel que suportou a Tribulação possa participar das bênçãos do Milênio (conf. 25:31-46; 13:30, 41-43, 49, 50). 40-42. Os dois que estavam no campo e os dois no moinho. Então coloca esta ilustração no mesmo período do precedente, precisamente explicado no versículo 29 como "logo depois da aflição". Portanto não se refere ao Arrebatamento da Igreja. Dois . . . no campo. A segunda Vinda será tão repentina e tão discriminatória que pessoas trabalhando juntas serão separadas, um homem (numeral masculino) arrebatado para o juízo, e um homem deixado para desfrutar das bênçãos. Trabalhando no moinho. Essa tarefa costumava ser executada por mulheres, mãe e filha, irmãs ou servas (veja Thomson, Land and Book, págs. 526, 527). Portanto, vigiai. Embora a ênfase aqui colocada sobre a vinda do Filho do homem depois da Tribulação, a advertência é para todos os crentes, pois todos devem vigiar e estar prontos para a sua vinda. O esboço das diversas fases de sua vinda é revelado mais tarde. Esse encorajamento a que se vigie foi repetido em 24:44 e 25:13. 43, 44. O pai de família. Se o pai da família fosse precavido, teria evitado perdas e prejuízos. Arrombada. Literalmente, cavar através, uma referência às casas de tijolos de barros da Palestina, comparativamente fáceis de assaltar. Os crentes têm menos justificativas para a falta de cuidado do que o pai de família, que não foi advertido da vinda de um ladrão. 45-51. O servo fiel e o servo infiel. 45-47. A figura descreve um servo fiel e prudente que foi colocado por seu senhor sobre os outros servos da sua casa. O desempenho fiel de suas obrigações trará privilégios e responsabilidades aumentados quando o seu senhor vier. 48, 49. Em contraste, o servo mau é apenas o servo de nome, pois ele zomba das instruções do seu senhor e assume ele mesmo a autoridade. Sua deficiência é tanto doutrinária (Meu Senhor demora-se) como ética (espancar os seus conservos, e a comer e a beber com ébrios). Ele confunde a incerteza da hora da vinda com a certeza de que não virá logo. Todos os crentes (quer santos da dispensação da igreja quer da Tribulação) são servos de Deus com definida área de responsabilidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de outubro Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 121  28. Cadáver. A espiritualmente morta e decadente massa dos ímpios. Abutres. O termo inclui aves que se alimentam de carriça; portanto, abutres, agentes do julgamento divino. Conf. Apocalipse. 19:17, 18. c) A Vinda do Filho do Homem. 24:29-31. 29. Logo em seguida a tribulação daqueles dias. Conf. com 24:21. Nenhuma referência foi feita aqui ao Arrebatamento da Igreja (conf. I Tessalonicenses. 4:16,17). Antes, as palavras descrevem a verdadeira volta de Cristo no fim da Tribulação para estabelecimento do reino messiânico. O sol escurecerá. Esses fenômenos astrais que se seguirão também foram preditos em Joel 3:15 e Isaias. 13:9, 10. 30. O sinal do Filho do homem. Os intérpretes não concordam sobre a identificação deste sinal. A explicação de Lange, que diz ser o Shequiná ou a glória de Cristo, é aceita por muitos mestres. Seja qual for a sua forma exata, sua aparição levará os judeus (todos os povos) a se lamentarem reconhecendo o seu Messias (conf. Zacarias. 12:10-12). Vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória, descreve a mesma de Daniel. 7:13, 14; II Tessalonicenses. 1:7, 9. 31. Os anjos que reunirão os seus escolhidos são os mesmos que forma descritos em 13:30, 41-43 removendo o joio dentre o trigo, para que o trigo possa então ser recolhido no celeiro. d) Ilustrações que exortam à vigilância. 24:32 – 25:30. 32-36. A figueira. Um frequente símbolo bíblico representando a nação de Israel (Jeremias. 24; Joel 1:6, 7; Oséias. 9:10). Jesus também usou esta figura anteriormente (Lucas. 13:6). A característica especial da árvore já mencionada antes (21:19, 20) é que seus frutos e folhas aparecem quase ao mesmo tempo; quando ela tem folhas, o verão está próximo. Por isso Jesus associa a nação revigorada com a aproximação desses acontecimentos escatológicos. 34. Não passará esta geração. Para explicar geração (genea) aqui como sendo o período da vida dos discípulos obriga a pessoa a buscar o cumprimento de todos estes acontecimentos em 70 A.D. Mas isto é manifestamente impossível a não ser que se espiritualize a segunda vinda de Cristo. Entretanto, genea também pode significar "raça" ou "família", isto concede um bom sentido a esta passagem. Apesar da terrível perseguição, a nação judia não será exterminada, mas continuará existindo a fim de participar dar bênçãos do reino milenar. Sustentando este ponto de vista, Alford destaca que os cristãos de antigamente continuaram esperando a vinda do Senhor mesmo depois dos apóstolos e seus contemporâneos terem morrido (New Testament for English Readers, pág. 169). 35. Passará o céu e a terra. Conf. Romanos. 8:19-22; I Coríntios. 7:31; Apocalipse. 21:1. A verdade dessas solenes profecias de Cristo não sofrerá a mínima alteração. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de outubro Dia 290  

Leituras: João 5:1-15; Hebreus 9:23-28; Salmo 94:12-23; Provérbios 23:13-18; Daniel 11-12.  

Versículo Especial: “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).  

Pensamento BíblicoCópias das Coisas Celestiais (Hebreus 9:23-28). Os móveis do tabernáculo do Velho Testamento eram cópias das coisas do céu. O propiciatório e seus querubins representavam o trono de Deus e seus querubins (veja Ezequiel 1, 10). O incenso representava as orações oferecidas a Deus (veja Apocalipse 5:8). Hoje em dia, a igreja é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17). Quando outras pessoas nos veem, deveriam estar tendo um vislumbre do céu!  

Ação: Ofereça o “incenso” de suas orações a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 119  13. Mas o sinal que distinguirá os judeus salvos remanescentes será a perseverança até o fim. 14. Evangelho do reino. As boas novas da salvação no Messias, com a ênfase de que o reino messiânico está para ser estabelecido. Esta mensagem penetrará por todo o mundo durante a Tribulação, por intermédio de duas testemunhas (Apocalipse. 11:3-12) e o selado remanescente de Israel (Apocalipse. 7). b) Última Metade da Tribulação. 24:15-28. 15. Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel. O abominável da desolação reproduz a tradução da Septuaginta de Daniel. 9:27; 12:11; 11:31, dois quais os dois primeiros são certamente escatológicos, enquanto o último prediz a profanação da adoração por Antíoco, cuja atitude foi uma sombra da abominação final. Este acontecimento ocorre no meio da septuagésima semana (Daniel. 9:27), e a sua duração foi descrita de diversos modos, como "42 meses" (Apocalipse. 11:2; 13:5), "1.260 dias" (Apocalipse. 12: 6), "um tempo, e tempos e metade de um tempo" (Daniel. 7:25; 12:7; Apocalipse. 12:14). O lugar santo. O Templo, que será restaurado. A enigmática abominação relaciona-se com adoração e outras passagens sugerem que seja a homenagem idólatra que o Anticristo exigirá para si mesmo. Veja Apocalipse. 13:5-8; II Tessalonicenses. 2:1-4. Nos dias de Jesus estava claramente no futuro, eliminando assim aquelas opiniões que consideram que Daniel se cumpriu todo no tempo de Antíoco. A referência não pode também ser limitada à catástrofe de 70 A.D., pois Mateus. 24:21 limita a referência à maior de todas as tribulações (conf. Daniel. 12:1). 16-20. Então. O uso dessa partícula temporal aqui e em 24:21 e 23 coloca todos os acontecimentos desta seção dentro da estrutura dos últimos três anos e meio. O terror da perseguição sob o Anticristo tornará necessária a fuga imediata (Apocalipse. 12:6, 14). Não haverá tempo para preparativos. Dificuldades dos inevitáveis são preditas. Nem no sábado. Uma referência à dificuldade de se viajar (e obter alojamento, refeições, assistência) no sábado, em uma região onde os judeus estarão observando tais restrições. Isto não implica necessariamente em judeus cristãos que observem a guarda do sábado. Jesus estava empregando conceitos conhecidos dos seus ouvintes, os quais não podiam saber da mudança para o domingo. 21. Haverá grande Tribulação. A descrição adicional, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, torna inequívoca a referência de Cristo a Daniel. 12:1. O prosseguimento, nem haverá jamais, evita que identifiquemos este acontecimento com qualquer outra coisa que não seja a tribulação final sob o Anticristo exatamente antes da ressurreição (Daniel. 12:2). 22. Não tivessem aqueles dias sido abreviados. As violentas medidas do Anticristo serão interrompidas com súbita aparição de Cristo, que o destruirá (II Tessalonicenses. 21 8). 23-26. Durante a intensa perseguição a Israel, muitos libertadores presuntivos se levantarão, como os heróis Macabeus no período intertestamentário. Mas os escolhidos são advertidos de que a libertação não será parcial ou gradual. 27. Antes, com a subitaneidade e universalidade do relâmpago (linguagem fenomenal, do oriente . . . no ocidente), o Filho do homem virá para julgar os opressores. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de outubro Dia 289  

Leituras: João 4:46-54; Hebreus 9:11-22; Salmo 94:1-11; Provérbios 23:6-12; Daniel 9-10.  

Versículo Especial: “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14).  

Pensamento Bíblico: Palavras Poderosas (João 4:46-54). Sempre ouvimos dizer que “conversa é coisa barata”. As palavras de Jesus, contudo, trazem consigo grande valor e poder. Ele falou, e o filho do oficial do rei ficou curado. Em outras ocasiões, ele falou e o pecado foi perdoado. Ele falou e o mundo foi criado. Quando ele nos fala, nas escrituras, podemos deixar de ouvir?  

Ação: Ouça a autoridade da voz de Jesus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


15 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 118  Quando sucederão essas coisas? Isto é, a destruição do Templo. Que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século? Intérpretes judeus, do V.T., viram claramente que a vinda do Messias introduziria o "porvir", acompanhado da destruição dos maus. É preciso lembrar que os Doze perguntaram à luz de seu conhecimento tradicional, e a resposta de Jesus neste discurso certamente considerou isto. Assim, a consumação do século refere-se a um tempo do qual eles eram parte e tinham conhecimento. Que tal período ocupava grande parte do seu pensamento aparece em Atos 1:6. O período em questão foi descrito em Daniel. 9:25-27 e intitulado as "setenta semanas", das quais apenas sessenta e nove passaram quando o Messias foi "cortado". Jesus dá a entender diretamente que esse particular período de tempo está envolvido quando ele descreve, em 24:15, um acontecimento que Daniel coloca no meio da septuagésima semana. Considerando que o Discurso no Monte das Oliveiras refere-se especialmente à tribulação de Israel, período conhecido em Daniel como a "septuagésima semana" e também descrita em Ap. 6-19, a qual culminará com a volta de Cristo. a) Primeira Metade da Tribulação. 24:4-14. A septuagésima semana de Daniel tem duas metades distintas (Daniel. 9:27). Há uma espantosa correspondência entre a ordem dos selos em Apocalipse. 6 e a ordem dos acontecimentos em Mateus. 24:4-14. Assim, esses versículos devem ser colocados nos primeiros três anos e meio da Tribulação, depois do arrebatamento da Igreja. 5. Dizendo: Eu sou Cristo (conf. Apocalipse. 6:1, 2; primeiro selo: Anticristo). Embora essas tendências possam se desenvolver durante a dispensação da igreja (I João. 4:3), a referência específica é a do Anticristo final e seus companheiros. Não há nenhum registro de alguém que se proclamasse o Cristo entre os anos 30 e 70 A.D. 6. De guerras e de rumores de guerras (conf. Apocalipse. 6:3, 4; segundo selo: conflitos armados). 7. Fomes (cont. Ap. 6:5, 6; terceiro selo: fomes). E terremotos (conf. Apocalipse. 6:7,8; quarto selo: morte de um quarto dos habitantes da terra). 8. Princípio de dores. Literalmente, dores de parto, sugerindo que o esforço doloroso que logo é substituído por um dia mais feliz. 9. Vos matarão (conf. Apocalipse. 6:9-11; quinto selo: mártires). 11. Muitos falsos profetas . . . enganarão a muitos. (Conf. II Tessalonicenses. 2:8-12). 12. O amor se esfriará de quase todos. A severidade dessas calamidades levará a maior parte de Israel a abandonar qualquer piedade pretensa. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de outubro Dia 288  

Leituras: João 4:39-45; Hebreus 9:1-10; Salmo 93; Provérbios 23:1-5; Daniel 7-8.  

Versículo Especial“Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus” (Provérbios 23:5).  

Pensamento Bíblico“Nós Mesmos Temos Ouvido” (João 4:39-45). Muitos dos samaritanos creram em Jesus, e a base de sua fé foi explicada em termos interessantes. As palavras da mulher que o havia encontrado junto ao poço levaram-nos a ouvir Jesus. Eles creram, porque eles mesmos os ouviram.  

A fé não é um conhecimento de segunda mão. Temos que ouvir a palavra de Deus para chegar a nossas próprias conclusões sobre Jesus. Pais devotos podem apontar-nos a Jesus. Isto é bom e certo, mas nossa fé tem que ser mais do que uma continuação da tradição familiar. A Bíblia nunca fala dos netos de Deus. Temos que chegar a conhecê-lo por nós mesmos, como seus filhos e filhas.  

Ação: Estude a Bíblia. Aprenda sobre Deus por você mesmo. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 116 39. . . me não vereis mais. O ministério público do Senhor terminara. Após a Ressurreição, Jesus apareceu apenas a testemunhas escolhidas (Atos 10:41). Até que venhais a dizer. Na segunda vinda de Cristo os judeus reconhecerão, como nação, o seu Messias rejeitado, e lhe darão boas vindas (Romanos. 11; Zacarias. 12:10). 7) O Discurso no Jardim das Oliveiras. 24:1 - 25:46. Mateus 24 Esta argumentação contém alguns dos mais difíceis pronunciamentos de Jesus. A natureza apocalíptica da matéria tem semelhança com alguns dos discursos proféticos do V.T., onde a associação dos elementos históricos e típicos torna difícil a interpretação. Alguns vêem na destruição de Jerusalém, em 70 A.D., o cumprimento da maior parte dessas predições. Outros encaram o sermão como descritivo da dispensação da igreja, e da tribulação pela qual a Igreja tem de passar antes da volta de Cristo. O ponto de vista que defende aqui a descrição que nosso Senhor faz da septuagésima semana de Daniel tem o firme apoio dos paralelos encontrados em Daniel e no Apocalipse, e concorda bem com a pergunta dos discípulos que provocou o discurso. De acordo com essa interpretação, a narrativa de Mateus trata só de acontecimentos futuros. Só Lucas (21:12-24) registra a dispensação intermediária da igreja, introduzindo depois de sua discussão paralela dos acontecimentos escatológicos, uma parte que começa, "Mas antes de todas estas coisas". 1. As construções do templo. A magnificência do templo de Herodes era amplamente conhecida. Os maciços blocos de calcário adornados com ornamentações de ouro faziam uma vista deslumbrante (Jos. Wars v. 5:6). 2. Não ficará aqui pedra sobre pedra. Jesus respondeu de maneira muito contrária ao seu orgulho nacionalista. Ele previu a mais séria destruição, a qual ocorreu em 70 A.D. (Jos. Wars vii 1.1.). 3. Monte das Oliveiras. O monte, de onde se descortinava a cidade e o Templo a leste. Aproximaram-se dele os discípulos, em particular. Deixando a multidão do templo para trás, os discípulos podiam interrogá-lo a sós. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus bençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de outubro  Dia 287  

Leituras: João 4:27-38; Hebreus 8; Salmo 92; Provérbios 22:22-29; Daniel 5-6.  

Versículo Especial: “Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Daniel 6:27).  

Pensamento Bíblico: Um Homem Idoso Mostra Fé (Daniel 6). No princípio do domínio dos persas, um homem foi atirado aos leões, por causa de sua fé. Esse homem havia mostrado convicção corajosa cedo em sua vida, mas agora estava em idade avançada (provavelmente mais de 80 anos). Sua força física talvez tinha diminuído, mas a força espiritual de Daniel não se abalara. Certamente, sua fé era justificada. Deus não abandonou a Daniel.  

Ação: Seja você jovem ou velho, viva pela fé.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


13 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 115 29-31. O sétimo "ai" descreve os ouvintes do Senhor como participantes da mesma natureza de seus perversos antepassados. Construindo e embelezando sepulturas de profetas assassinados, supunham que estivessem desautorizando esses homicídios. Mas Jesus declarou que seus atos provavam exatamente o oposto. Pois, construindo sepulturas, eles apenas completavam o que seus pais (espirituais, como também raciais) tinham começado. Sua própria conspiração de matar Jesus (21:46; 22:15; João. 11:47-53) provou serem filhos dos que mataram os profetas. 32. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Compare ordem semelhante a Judas, João. 13:27. 33. Raça de víboras. Conf. com acusação de João em 3:7, 34-36. 34. Eis que eu vos envio profetas. Uma declaração semelhante em Lucas. 11:49 atribui esse enviar à "sabedoria de Deus". Assim Jesus, como a própria personificação da sabedoria de Deus, declara-se senhor desse título (I Corintios. 1:24). Profetas sábios e escribas. Termos particularmente próprios para o seu auditório. Os termos poderiam incluir também as testemunhas da Igreja Primitiva, tais como Pedro, Tiago, Estêvão e Paulo. Essas perseguições que aqui foram preditas fariam transbordar a medida da culpa dos judeus, de modo que a destruição divina viria sobre essa geração da nação. Desde . . . Abel . . . até . . . Zacarias inclui todos os homicídios praticados no V.T, desde o primeiro livro (Gênesis. 4:8) até o último do cânon hebreu (II Crônicas. 24:20-22). O fracasso desses fariseus de aprenderem as lições da história e de se arrependerem de sua perversidade, também característica de seus pais, significava que aos olhos de Deus eles tinham parte na culpa. Perseguições ulteriores tornariam isso indiscutivelmente claro. Zacarias, filho de Baraquias. Em II Crônicas. 24:20 ele é chamado "filho do sacerdote Joiada", talvez segundo um ilustre avô que morrera, há pouco, com a idade de cento e trinta anos (II Crônicas. 24:15). Mateus deveria ter documentos que davam o nome do seu pai. (Para apreciação de todos os pontos de vista, veja Broadus, Comm. on Matt, págs. 476, 477). 37-39. Lamentação sobre Jerusalém. Jesus já expressou sentimentos semelhantes anteriormente (Lucas. 13:34, 35; 19:41-44). 37. Que matas os profetas. Este elo com o versículo 34 fornece fácil transição para a pública lamentação de Cristo sobre a cidade rebelde. Quantas vezes quis eu. Um testemunho involuntário da autenticidade do Evangelho de João, o único que registra as numerosas visitas de Jesus a Jerusalém. 38. Eis que a vossa casa ficará deserta. Conf. I Reis 9:7; Jeremias. 22:5;12:7. Casa tem sido diversamente interpretada como nação cidade e o Templo. Visto que Jesus proferiu essas palavras ao deixar o Templo pela Última vez (24:1), a interpretação do Templo é muito atraente. Um templo abandonado pelo Messias transforma-se em vossa casa, não de Deus. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de outubro  Dia 286  

Leituras: João 4:16-26; Hebreus 7:20-28; Salmo 91; Provérbios 22:17-21; Daniel 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me” (Salmo 22:19).  

Pensamento Bíblico: “O Altíssimo Tem Domínio Sobre o Reino dos Homens”  (Daniel 4:17). Este capítulo descreve a desagradável humilhação do homem mais poderoso do mundo. Nabucodonosor, que freqüentemente se atribuiu o mérito pelo progresso do império babilônico, aprendeu que Deus domina (vs. 34-37). Deus ainda domina os reinos dos homens (veja Romanos 13:1; Apocalipse 1:5). As pessoas que hoje, arrogantemente, desrespeitam seu domínio, também serão humilhadas (veja Filipenses 2:9-11).  

Ação: Honre aquele que domina tudo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


12 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Mateus (Comentário Bíblico Moody) 114   15. Rodeais o mar e a terra. Uma busca zelosa. Prosélito. Não o gentio temente a Deus que não era circuncidado (isto é, prosélito do portão), mas o gentio que fora persuadido a adotar o judaísmo in teta incluindo todas as tradições ensinadas por esses fariseus. Filho do inferno duas vezes mais do que vós. Os prosélitos feitos por esses fariseus que não eram espirituais (e sem dúvida que fora acrescentados a sua seita) apenas acrescentariam tradições rabínicas às suas noções pagãs. 16-22. O terceiro "ai" chama os fariseus de guias cegos e insensatos por terem pervertido a verdade do juramento. Já é bastante mau não se poder confiar na palavra de um homem sem o juramento. Mas os fariseus ensinavam que havia diferença na obrigatoriedade do cumprimento dos diversos votos. Os juramentos que usavam referências gerais ao templo ou ao altar não obrigava a pessoa a cumpri-los, mas se mencionasse mais especificamente o ouro do santuário ou a oferta do altar ficavaobrigada a cumpri-los. Jesus mostrou o absurdo de tal raciocínio destacando que o maior (santuário, altar, Deus) inclui o menor (ouro, oferta, céu). À vista de tal perversidade, Cristo ensinou "De maneira nenhuma jureis" (Mateus. 5:33-37). 23,24. O quarto "ai" descreve o cuidado escrupuloso dos fariseus nas questões menos importantes e a sua negligência nos deveres mais importantes. O dízimo das diversas ervas baseava-se em Levitico. 27:30. Hortelã, endro, e cominho eram plantas de hortas, usadas para temperar alimentos. Justiça, misericórdia e fé. Essas obrigações éticas e espirituais (cf. Malaquias. 6:8) são o mais importante da lei e são portanto de importância primária, embora aquelas (o dízimo) também são próprias do povo de Deus. Através de tal prática os fariseus tinham escrupulosamente coado o mosquito (inseto leviticamente imundo que poderia cair no copo), mas engoliam um camelo (o maior dos animais imundos da Palestina; Levitico. 11:4). 25, 26. O quinto "ai" descreve a deslocada ênfase dos fariseus sobre as coisas externas. Limpais o exterior do copo. A figura aponta para a preocupação dos fariseus com a purificação ritualística (rabínica, não de Moisés) e a negligência com o conteúdo do copo. Mas estes por dentro estão cheios de rapina e intemperança. Os fariseus sustentavam seu modo de vida pressionando os outros. Obediência ao ritual rabínico não poderia alterar esta corrupção interior. 27, 28. O sexto "ai" descreve a influência secreta dos fariseus. Sepulcros caiados. Na primavera, após a estação das chuvas, as sepulturas eram caiadas para que uma pessoa desavisada não se contaminasse cerimonialmente tocando-as por descuido. (Números. 19:16; conf. Ezequiel. 39:15). Esse costume há pouco cumprido forneceu uma ilustração oportuno da aparência atraente dos fariseus mas corrupção interna. Lucas 11:44 usa sepulturas em uma ilustração um pouco diferente.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de outubro  Dia 285  

Leituras: João 4:1-15; Hebreus 7:11-19; Salmo 90; Provérbios 22:11-16; Daniel 1-2.  

Versículo Especial: “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20).  

Pensamento Bíblico: “Resolveu Daniel, Firmemente, Não Contaminar-se” (Daniel 1:8). Quatro jovens, deportados a força de sua pátria por um inimigo poderoso, agora seriam treinados para o serviço do rei. Ainda que eles estivessem longe do lar e claramente dominados, estes homens tiveram a coragem de conservar suas convicções. Eles se recusaram a serem contaminados pela comida do rei. O resultado? Deus os abençoou acima dos outros, e colocou Daniel em posições de poder por 70 anos ou mais.

  Ação: Mostre sua coragem sendo fiel a suas convicções.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


11 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 112 5. Filactérios. Pequenos estojos contendo tiras de pergaminho sobre as quais estavam escritas as palavras de Êxodo. 13:2-10, 11-17; Deuteronomio. 6:4-9 e 11:13-22. Os estojos eram amarrados com fitas à testa e no braço esquerdo. A prática surgiu depois do cativeiro de uma interpretação extremamente literal de Êxodo. 13:16. Os fariseus usavam-nas por ostentação. Alongam as suas franjas, borlas usadas nos quatro cantos da capa, de acordo com Números. 15:38 e Deuteronomio. 22:12. Jesus usava essas borlas (Mateus. 9:20; 14:36), mas os fariseus alargavam-nas por exibição. 6, 7. Lugar de honra nos banquetes e nas sinagogas eram objetosda ambição dos fariseus, além das efusivas saudações nas praças públicas, as quais chamavam a atenção para sua destacada posição. Mestre. Um título equivalente a professor ou doutor, que os judeus aplicavam aos seus instrutores espirituais. 8-12. As próximas palavras foram dirigidas especificamente aos discípulos. Os seguidores de Cristo não deveriam procurar serem chamados por esses títulos de mestre, Pai ou Guia, como os fariseus.Entretanto, esta não é uma proibição absoluta de hierarquia ou uso apropriado de títulos, pois o próprio Paulo se intitulou "pai" dos coríntios e chama Timóteo de "filho" (I Corintios. 4:15, 17). O maior mostra claramente a validade da diferença de postos. Mas um espírito de humildade deveria governar os crentes, não a ambição egoísta dos fariseus que usurpavam para si mesmos a autoridade que pertence a Deus. 13-36. Sete "ais" contra os fariseus. Aqui a atenção foi desviada dos  discípulos para os fariseus, que faziam parte da multidão. 13. Hipócritas! Um epíteto destacando o fingimento dos fariseus e seus escribas. Fechais o reino dos céus. Na qualidade de líderes religiosos e reconhecidos intérpretes das Escrituras, deveriam ter sido os primeiros a atender a Jesus, influenciando os outros a segui-los. Quanto aos que estão entrando (o tempo presente indica disposição ou talvez futuridade – Dana e Mantey, Manual Grammar of the Greek New  Testament, págs. 185, 186) não permitiam por causa de sua falsa liderança. O versículo 14 é uma interpolação de Marcoss. 12:40 e Lucas. 20:47.(Estudando a Biblia livro por livrro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de outubro  Dia 284  

Leituras: João 3:22-36; Hebreus 7:1-10; Salmo 8938-52; Provérbios 22:6-10; Ezequiel 47-48.  

Versículo Especial: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).  

Pensamento Bíblico: “Convém que Ele Cresça” (João 3:30). Estas palavras de João Batista descreveram sua missão e aceitação do papel de guiar os outros a Cristo. João desapareceu cedo da cena logo quando Jesus atingia o máximo da popularidade. Este comentário também descrevia a atitude desprendida que os cristãos deveriam ter para com o seu serviço. Nossa meta não deve ser nossa honra e fama pessoal, mas a exaltação de Cristo. Nossos próprios egos só atrapalham nossa honra com o Senhor.  

Ação: Engrandeça Jesus Cristo pela sua vida.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  


10 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 111  42. Que pensais vós de Cristo? Virtualmente é a mesma pergunta que ele fez antes aos Doze (16:15). O filho de Davi. A linhagem davídica do Messias era ensinada pelos escribas (Mc. 12:35). 43-45. Apontando o Salmos. 110 aos seus ouvintes, o qual era interpretado pelos judeus como sendo messiânico (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, Ap. IX), Jesus mostrou-lhes que entendiam mal aquela passagem das Escrituras. Esse Salmo de Davi (autoria que Jesus claramente afirma) apresenta o Senhor (Jeová) falando ao Messias; e Davi chama o Messias de meu Senhor (Adonai). Assim, os judeus, que consideravam o Messias descendente de Davi, foram confrontados com este salmo, no qual Davi chama seu descendente de "Senhor" e superior. A prevalecente ideia do Messias como rei que seda meramente um governador político foi apresentada como sendo inadequada. Mais ainda, este salmo foi concedido em espírito (Espírito Santo, Marcos. 12:36), produto da revelação sobrenatural. 46. Nem ousou alguém fazer-lhe perguntas. Embora Marcos e Lucas façam comentário semelhante em lugares um pouco diferentes (Marcos. 12:34; Lucas. 20:40), um exame prova que todos os sinóticos colocaram o comentário de maneira apropriada para a sua matéria. A partir daquele dia não houve mais interrupções desses interrogadores. Mateus 23 6) Jesus Denuncia Publicamente os Fariseus. 23:1-39. Algo do conteúdo deste discurso foi usado pelo Senhor anteriormente (Lucas. 11:39 e segs.), mas agora ele faz a sua acusação no Templo em Jerusalém, na fortaleza dos seus inimigos. 1-12. Advertência contra os fariseus. Esta porção foi dirigida diretamente para os discípulos, embora na presença da multidão. 2. Na cadeira de Moisés se assentam, isto é, eles ocupam a posição de Moisés entre vocês, como expositores da Lei. 3, 4. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem. Até onde o ensinamento deles apresentava o que Moisés ensinou, o povo devia obedecer. Porém, não os imiteis nas suas obras. Suas obras incluíam suas interpretações e perversões forçadas da Lei, que os capacitavam a zombar da importância espiritual do V.T. Suas múltiplas adições à Lei, aqui chamadas de fardos pesados e difíceis de carregar, faziam parte das suas obras. Nem com o dedo querem movê-los. Embora a casuística dos rabinos sem dúvida encontradas meios de escapar ao que era desagradável esta declaração provavelmente significa que eles nunca moviam um dedo para remover qualquer desses fardos (movê-los está em paralelo oposto a atam).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de outubro Dia 283 

Leituras: João 3:9-21; Hebreus 6:9-20; Salmo 89:19-37; Provérbios 22:1-5; Ezequiel 45-46.  

Versículo Especial“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todos os que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).  

Pensamento Bíblico“Os Homens Amaram Mais as Trevas do Que a Luz” (João 3:19). Jesus foi pessoalmente rejeitado por seu próprio povo (veja João 1:11). Ele continua a ser rejeitado pela maioria das pessoas (veja Mateus 7:13-14). Por quê? Porque muitas pessoas amam a escuridão. Escuridão, ignorância e incerteza subjetivam permitem uma sensação falsa de liberdade. Luz, conhecimento e aceitação da objetiva verdade revelada é que dão a verdadeira liberdade. Esta liberdade é a que Jesus oferece (veja João 8:32).  

Ação: Escolha a liberdade real. Escolha seguir a Jesus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 110 30. São, porém, como os anjos, isto é, na questão do casamento. Jesus não declarou que os mortos ressuscitados se transformariam em anjos. Esta passagem também não implica em que o mais caro relacionamento terreno será esquecido na vida futura. Exatamente como esse relacionamento será afetado com a posse de corpos glorificados não foi explicado, mas toda a Escritura sustenta que o estado da ressurreição é o de bem-aventurança e perfeito relacionamento. 31-33. O que Deus vos declarou. Jesus indicou aos seus interrogadores uma declaração direta do próprio Deus (não através de mediadores como no v. 24). Eu sou o Deus de Abraão (Êxodo. 3:6). Em lugar de empregar algumas das passagens mais específicas dos profetas ou dos Escritos (em relação aos quais a opinião dos saduceus era duvidosa), Jesus citou da Torá uma declaração à qual deu a mais profunda interpretação. Usando o reverenciado nome do Deus da afiança, Jesus tornou implícita a imortalidade desses patriarcas. Como Plummer observou, "O que está morto pode ter um Criador ou Controlador; mas só os seres vivos podem ter uru Deus" (Gospel According to St. Matt., pág. 307). 34-40. A pergunta de um fariseu, doutor da lei sobre o grande mandamento. Consulte a narrativa de Marcos (12:28-34) pira detalhes adicionais, inclusive o interessante resultado. 34. E os fariseus sabendo. A frustração dos saduceus produzida pela réplica magistral que Jesus deu à pergunta sobre à ressurreição deveria satisfazer também aos fariseus. Entretanto, uma vitória bem definida de Jesus não seria bem recebida nem mesmo por eles, visto que participavam do ódio que os saduceus tinham por Jesus. Intérprete da lei. Um conhecedor da lei de Moisés. 36. Qual é o grande mandamento na lei? O propósito máximo do doutor não está muito evidente, e deve-se notar que Jesus tratou a pergunta diretamente e depois elogiou a sagacidade da resposta. do doutor (Marcos, 12:34). Costuma-se sugerir que ele desejava levar Jesus a discutir a computação que os rabis fizeram de 613 mandamentos. 37-40. Nosso Senhor resumiu as duas tábuas da Lei nas palavras de Deuteronômio. 6:5 e levítico. 19:18. Uma devida consideração de Deus e do próximo é a essência das obrigações do homem. Todo o V.T, interpreta e aplica esses princípios (Romanos. 13:8). Todo o teu coração. No pensamento hebreu, o coração simboliza a totalidade do ser, que contém a alma e o entendimento, os elementos animadores e raciocina dor. Um amor a Deus que envolva tudo levará a pessoa a cumprir com todas as obrigações morais. Mas esse padrão inatingível apenas prova a corrupção do coração humano. 41-46. A contra pergunta de Jesus sobre o Messias. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de outubro Dia 282  

Leituras: João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:25-31; Ezequiel 43-44.  

Versículo Especial“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).  

Pensamento Bíblico: Comunhão com Deus (João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Ezequiel 43:1-9). Estas passagens ensinam lições importantes sobre a comunhão com Deus:  

   Para entrar em sua comunhão, temos que renascer (João 3).

   Temos que nos resguardar de cair (Hebreus 6).

   Assim como Deus perdoou Judá e voltou ao seu templo, ele voltará a nós, se aceitarmos suas condições (Ezequiel 43; veja Tiago 5:15-20; 1 João 1:9).  

Ação: Examine-se. Você está em comunhão com Deus? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 109 É lícito pagar o tributo a César? Kensos é um estrangeirismo latino que se referia ao imposto pessoal romano cobrado de cada judeu. A pergunta presumia um dilema: Ou Jesus declararia servidão a Roma (e assim comprometeria qualquer direito à messianidade), ou se arriscaria a ser acusado de deslealdade a Roma. Os inimigos de nosso Senhor estavam tão certos da natureza tumultuadora da última acusação que tornaram a usá-la contra ele alguns dias mais tarde, apesar de sua negação explícita (Lucas. 23:2). 19. Mostrai-me a moeda do tributo. O imposto era pago com o denarius, que equivalia ao salário diário de um soldado ou operário. 20, 21. Levando seus interrogadores a reconhecerem a figura de César e a inscrição que havia na moeda, Cristo forçou o princípio de sua resposta. Dai, pois a César o que é de César. Broadus faz uma paráfrase, "Isto vocês receberam de César, pois paguem-lhe de volta" (Comm. on Matt. pág. 453). O dinheiro de César representava o governo de César, com seus benefícios resultantes. Por esses o súdito era obrigado a pagar (conf. Romanos. 13:1-7). O que é de Deus. Aqui as obrigações espirituais foram separadas, embora não estejam isentas de relacionamento. A devida submissão ao poder civil faz parte das obrigações espirituais (I Pedro. 2:13-15), mas um crente deve sempre em última instância submeter-se à vontade de Deus (Atos 4:19, 20). 23-33. A pergunta dos saduceus relacionada com a ressurreição. 23. Os saduceus, que dizem. A ausência de um artigo nos melhores manuscritos sugere que a tradução mais certa seria os saduceus vieram dizendo. Sua negação da ressurreição era sustentada por uma ilustração a fim de provar seu suposto absurdo. (Conf. Atos 23:8 em relação aos dogmas dos saduceus.) 24-27 Moisés disse. Uma referência a Deuteronômio. 25:5 e segs. A ilustração mencionada era concebível entre os judeus por causa do costume do levirato (da palavra latina levir que significa "cunhado"). Tal prática, também seguida por outros povos da antiguidade, já estava em desuso. Portanto, o caso suposto pelos saduceus não era uma questão atualizada, mas um quebra-cabeça teológico. 28. Na ressurreição, a realidade da qual os saduceus escarneciam, de qual dos sete será a esposa? Todos os sete foram igualmente casados com ela, e não havia nenhuma descendência que pudesse dar prioridade a alguma das uniões. 29. Não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. O erro dos saduceus era o seu fracasso em entender os ensinamentos das Escrituras referentes à ressurreição e a capacidade de Deus de resolver a situação. A ilustração deles presumia que a ressurreição restaurará os homens à mesma forma de existência que tinham antes (um ponto de vista comumente defendido pelos fariseus), embora a Escritura não o afirme em lugar algum. Eles não concediam a Deus o crédito do poder de ressuscitar os mortos em um estado mais glorioso (conf. I Coríntios. 15:40- 50).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de outubro Dia 281  

Leituras: João 2:13-25; Hebreus 5; Salmo 88; Provérbios 21:19-24; Ezequiel 41-42.  

Versículo Especial“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).  

Pensamento BíblicoDe Leite a Carne (Hebreus 5:12-14). Deus espera que cresçamos. Os novos cristãos são crianças espirituais com o potencial para crescer muito depressa. Quando deixamos de crescer, Deus fica desapontado, e com razão. Temos que progredir além dos conhecimentos básicos, para poder ensinar a outros.  

Como desenvolvemos tal conhecimento e habilidade? Como podemos progredir além do leite para digerir à carne? “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (v. 14).    

Você está aproveitando suas habilidades espirituais?  

Ação: Estude e aplique a palavra de Deus. Esta é a saída da nossa infância espiritual. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 107  7. Incendiou a cidade. Uma predição da destruição de Jerusalém em 70 A.D. O exército romano sob as ordens de Tito é tido na parábola como o instrumento divino (Suas tropas). 8, 9. Ide, pois às encruzilhadas dos caminhos. Isto se considera geralmente uma referência à evangelização dos gentios (o que parece claro em Lucas. 14:23). Aqui, entretanto, a festa de casamento naturalmente implica na existência de uma noiva, além dos convidados; pois a evangelização dos gentios na dispensação da igreja fornece a noiva, não os convidados. Visto que Cristo estava explicando aos judeus incrédulos o seu relacionamento com o reino messiânico, talvez esses convidados que mais tarde atenderam ao convite representam os judeus que aceitarão a Cristo durante a Tribulação. 10. Maus como bons. Pecadores declarados e os moralmente justos. Ambos são objetos do convite bondoso de Deus, e muitos de ambos os grupos aceitam o convite. 11. Veste nupcial. Considerando que a falta desse vestido excluiu o homem da festa, concluímos que o vestido representa uma exigência absoluta para a entrada no Reino. Assim ele representa o manto da justiça imputada, a qual Deus fornece graciosamente ao homem mediante a fé (Isaias. 61:10). O costume dos reis de fornecerem vestidos adequados quando outorgavam audiências ao que parece foi suposto aqui, uma vez que o acusado foi considerado culpado pela falta, e pessoas recolhidas pelos caminhos não teriam meios de obter vestes adequadas ainda que tivessem tempo para providenciá-las. 12. Amigo. Companheiro, camarada. Uma forma de se dirigir a uma pessoa cujo nome não é conhecido. O homem sem o vestido de núpcias representa a pessoa que se diz preparada para o reino de Cristo, mas não está. Outras parábolas descreveram-na como joio e peixe inaproveitável. Para fora, nas trevas. Na parábola, é a descrição da negrura da noite do lado de fora do palácio fortemente iluminado (a ceia – ariston, v. 4 – que começava ao meio-dia, entrou pela noite adentro); as trevas, o choro, e o ranger de dentes indicam claramente os tormentos do Geena (13:42; 25:30, 46). 14. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Há um chamado geral de Deus feito aos pecadores, convidando-os para desfrutarem das alegrias da salvação (11:28), o qual não pode ser rejeitado. São comparativamente poucos os que realmente são escolhidos para essa bênção. As Escrituras indicam claramente uma eleição divina que leva os pecadores a Deus. Mas as Escrituras também indicam que o homem é responsável pela sua indiferença (v. 5), rebeldia (v. 6), e justiça própria (v. 12). 5) Diversos Grupos Interrogam Jesus. 22:15-46. Essas discussões aconteceram no mesmo dia em que foram contadas as parábolas acima, um dos dias mais ocupados do ministério de Jesus. 15-22. Perguntas dos fariseus e herodianos a respeito do tributo. 15. Como o surpreenderiam. Como o apanhariam em uma armadilha. 16. Discípulos. Estudantes de rabinos, enviados pelos seus mestres fariseus. Herodianos. Um grupo de judeus cujas características não são inteiramente conhecidas. Parece que advogavam a volta do governo da família herodiana (cujo governo terminara na Judéia e Samaria no ano 6 depois de Cristo, com a nomeação de procuradores romanos). Esses dois grupos uniram-se em seu ódio comum a Jesus, o possível Messias. 17. Depois de uma apresentação bem-estudada (na qual certamente os oradores não acreditavam), sua muito bem planejada pergunta foi apresentada. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de outubro Dia 280  

Leituras: João 2:1-12; Hebreus 4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel 40.  

Versículo Especial: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).  

Pensamento Bíblico: “A Palavra de Deus é Viva e Eficaz” (Hebreus 4:11-13). Estes versículos reforçam nossa responsabilidade de obedecer fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível cair ao desobedecer (v. 11); 2) A palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A palavra de Deus pode fazer finas distinções, até mesmo discernir os pensamentos e os propósitos do coração; 4) Deus, que a todos julga, é capaz de ver tudo.  

Ação: “Conservemos firme a nossa confissão” (Hebreus 4:14).(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 105  39. E o mataram. Uma profecia da morte de Jesus nas mãos desses mesmos homens. 40, 41. A esta altura os líderes judeus pareceram não captar todo o significado da parábola (embora o fizessem logo após, v. 45) e por isso responderam prontamente à pergunta de Jesus, proferindo a sua própria condenação. 42-44. A citação que Jesus fez do Salmos. 118:22, 23, apontava para o seu triunfo final após a rejeição. A mesma passagem também foi citada em Atos 4:11 e I Pe. 2:6,7. Como resultado de seu triunfo, o reino de Deus vos será tirado da posse desses líderes (e da contemporânea nação de Israel, conforme indica a menção de outra nação). A um povo que produz os respectivos frutos. Uma referência à igreja (chamada por Pedro de nação santa" em um contexto onde foi usada a mesma passagem do V.T.; I Pe. 2:7-9). Com o Pentecostes formou-se um novo corpo, a Igreja, que seria o núcleo espiritual do reino messiânico (medianeiro). Embora esses líderes judeus individuais fossem permanentemente removidos do Reino, Romanos. 9-11 explica que a nação de Israel receberá novamente as bênçãos da salvação ao fim da presente dispensação com destaque dos gentios (Romanos. 11: 25). Hoje em dia a Igreja desfruta de certos aspectos espirituais do Reino, visto que reconheceu Cristo como Rei (Colossenses. 1:13), e está sendo preparada para participar do próximo reino. Este aspecto do reino medianeiro foi descrito nas parábolas de Mateus. 13. 45, 46. Temeram. Os líderes judeus foram impedidos em seus planos de matar Jesus (João. 11:53) porque recearam a popularidade dele. O mesmo medo evitou que difamassem a memória de João (Mateus. 21:26). Mateus 22 22:1-14. Parábola das Bodas. Embora esta parábola seja parecida com a de Lucas. 14:16-24, a diferença em certos detalhes e a ocasião em que foram contadas, torna desnecessário qualquer tentativa de fazê-las idênticas. Qualquer professor tem o privilégio de repetir ilustrações, mudando os detalhes para que se adaptem a uma nova situação. 1. Por parábolas, isto é, alegoricamente. 2. O reino dos céus. O reino medianeiro conforme apresentado em Mateus. 13:11 e segs., visto durante o período da primeira vinda de Jesus até o completo estabelecimento do reino messiânico. O rei, seu filho e as bodas representam o Pai, Cristo (João. 3:29), e o reino messiânico (Isaias. 25:6; 55:1). Se o cenário descreve um casamento que envolve o reconhecimento do filho como herdeiro, então a recusa em comparecer demonstrou deslealdade além de falta de cortesia. Esse foi o motivo da violenta execução dos rebeldes pelas forças do rei. 3-6. A chamar os convidados. O costume oriental incluía um convite inicial e um segundo chamado à hora estipulada. Os convidados aqui Israel certamente, recusaram-se a atender a este chamado, e quando foi apresentado mais outro convite explicando o primeiro, tornaram-se imprudentemente rudes ou positivamente homicidas. Compare o tratamento que os judeus dispensaram a João (Mateus. 21:25), a Estêvão (Atos 7:59) e a Tiago (Atos 12:2).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de outubro Dia 279  

Leituras: João 1:43-51; Hebreus 4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel 38-39.  

Versículo Especial“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).  

Pensamento Bíblico: O Descanso Espera o Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia oferece vários vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo louvor a Deus, etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso preparado para aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta vida nem sempre é fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na confiança de uma recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja Apocalipse 14:11-13).  

Ação: Trabalhe esforçadamente hoje. A oportunidade para o descanso está chegando!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Mateus (Comentário Bíblico Moody) 104  28-32. Parábola dos Dois Filhos. Só Mateus registra as três parábolas (conf. Mc. 12:1, "parábolas") apresentadas nessa ocasião, evocadas pela oposição dos membros do Sinédrio à autoridade de Jesus. A parábola dos Dois Filhos foi interpretada por Jesus como a descrição das reações opostas dos párias religiosos e seus líderes em relação ao ministério de João, que era preparatório do Seu próprio. O filho (criança) que primeiro disse não quero, mas se arrependeu mais tarde e foi descreve os publicanos e as meretrizes, párias da religião que finalmente aceitaram a mensagem de João. Muitos deles tornaram-se seguidores de Jesus (Lucas. 15:1, 2). O filho que disse eu vou, mas não foi descreve os líderes religiosos que primeiro deram uma aprovação mais ou menos incerta a João (João. 5:35) mas nunca foram até o fim (Lucas. 7:29, 30). Assim os publicanos e as meretrizes, aceitando a João, demonstraram a sua prontidão para aceitação do reino de Deus messiânico. O caminho da justiça (lI Pedro. 2:21) descreve a pregação de João (conf. 22:16 "caminho de Deus") em termos que faziam lembrar Noé (II Pedro. 2:5), e provavelmente se refere mais ao conteúdo de sua mensagem do que ao seu comportamento pessoal. 33-46. Parábola dos Maus Lavradores. Esta parábola responde melhor a pergunta sobre a autoridade de Jesus mostrando-o como o Filho divino enviado pelo Pai. Embora as linhas principais da parábola sejam tão compreensíveis que os membros do Sinédrio não poderiam ter fugido ao seu significado, não se deve fazer a tentativa de forçar todos os detalhes. O pai de família certamente representa Deus, o Pai; entretanto seu otimismo leviano (v. 37) não pode ser atribuído a Deus. Talvez possamos ver nas atitudes do pai de família a maneira pela qual Deus parece agir aos olhos dos homens. 33. Uma vinha. Símbolo da teocracia de Israel, familiar a todos os judeus. Conf. Isaias. 5:1-7; Salmos. 80:8-16. O versículo 43 compara a vinha ao reino de Deus apontando claramente para o reino que foi concedido a Israel através de reis divinamente escolhidos. Na parábola o pai de família foi descrito tomando todas as providências para o bem-estar da vinha. Espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. Para verificar o vergonhoso tratamento que Israel concedeu aos emissários de Deus veja Jeremias. 20:1, 2; 37:15 ; 38:6; I Reis 19:10; 22:24; lI Crônicas. 24:21. 37. Por último, enviou-lhes o seu próprio filho. A extraordinária paciência do pai de família revela a completa depravação dos lavradores. 38. Vamos, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. Exatamente este sentimento fora revelado recentemente pelos líderes judeus (João. 11:47-53). Desse momento em diante, o campo de ação da parábola passa da história para a profecia.(Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...