22 de outubro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de outubro Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 127  Muito bem, servo bom e fiel. A fidelidade é a virtude que está sendo examinada. Sobre muito te colocarei. Parte da recompensa consistia em obter responsabilidade mais alta e privilégios diante do senhor. Entra no gozo do teu senhor. Provavelmente uma referência da participação que o crente tem do gozo de Cristo, o qual é Dele por direito por causa de Sua perfeita execução da vontade do Pai (João. 15:10, 11). 24, 25. O servo inútil, entretanto, revela pela explicação que dá, uma opinião completamente falsa que tem do seu senhor. Homem severo. Severo, cruel, sem misericórdia. Ceifas onde não semeaste, isto é, tiras proveito do trabalho dos outros. Ajuntas onde não espalhaste. Não está muito claro se esta cláusula é paralela ao pensamento da precedente, ou se descreve o próximo estágio da colheita, isto é, o joeiramento. Se este é o caso, então o servo acusa o seu senhor de ajuntar em seu celeiro aquilo que o trabalho de outro espalhou com a pá de joeirar que separa o grão da palha. Receoso. Ele se justifica falando do seu medo de arriscar e da necessidade de contabilizar possíveis perdas. Este servo estava cego ao fato de que o seu senhor era um homem generoso e dedicado, que desejava fazê-lo participar de alegrias maravilhosas. 26. Sabias. Talvez esta parte pudesse ser considerada uma pergunta, "Tu não sabes. . .?" Sem tomar conhecimento da veracidade dessa opinião, o senhor julga o escravo com base na sua justificativa para lhe mostrar a baixeza de tal atitude. 27. Se o servo realmente temia o risco de se aventurar nos negócios, então ele devia ter depositado o talento com os banqueiros para que rendesse juros. Embora os israelitas estivessem proibidos de cobrar juros uns dos outros, podiam fazê-lo dos gentios (Deuteronômio. 23:20). 28, 29. Portanto o talento foi tirado desse servo preguiçoso e rebelde e foi dado àquele que era mais capaz de usá-lo com proveito. 30. O servo inútil. Lançai-o para fora, nas trevas. O choro e tanger de dentes mostra claramente que isto simboliza o castigo eterno (8:12; 13:42, 50; 22:13; 24:51). Aí está o ponto alto da interpretação. Se esse ajustar de contas é o julgamento das obras do crente, então temos ao que parece um verdadeiro crente sofrendo a perda de sua alma por causa da esterilidade de suas obras. Mas essa interpretação viria contradizer a João. 5:24. Ou, se o servo inútil representa um simples cristão professo, cuja verdadeira natureza foi assim desmascarada, então parece que o julgamento das obras dos crentes e a maldição dos pecadores ocorrerá junto, ainda que Apocalipse. 20 separe estes julgamentos com um intervalo de 1.000 anos. A melhor solução é aquela que aplica a parábola aos santos da Tribulação (quer judeus quer gentios) por causa da clara associação com os versículos precedentes. Esta explicação concorda com outras passagens que por ocasião da volta de Cristo, os crentes remanescentes serão ajuntados para desfrutarem das bênçãos do Milênio, mas aqueles que estando vivos não crerem verdadeiramente no seu Messias serão removidos (Ezequiel. 20:37-42). É claro que, para os homens de todas as dispensações, vale o princípio de que Deus os tem por responsáveis pelo uso que fizerem dos seus dons. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de outubro Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

20 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 125 8. As nossas lâmpadas estão se apagando. As virgens tolas, que não se forneceram de azeite, viram seus pavios secos bruxulearem por alguns momentos e depois se apagarem. Insistir que tivessem um pouco de azeite mas não o suficiente contradiz 25:3. Sua estupidez ficou demonstrada porque não providenciaram nenhum azeite. 9. Comprai-o. Linguagem da parábola. O Espírito Santo é um dom gratuito, mas pode ser descrito por essa metáfora (conf. Isaias. 55:1). Cada pessoa deve obter seu próprio fornecimento. 10-12. Enquanto as loucas se foram, o noivo chegou e a festa começou. Mais tarde as loucas retomaram, dando-se a entender que não puderam obter nenhum azeite àquela hora . . . vos não conheço. Uma declaração semelhante a 7:23 na importância. Cristo rejeitará todo o relacionamento com pessoas que são apenas professas. 14-30. Os talentos. Uma parábola semelhante a das Minas, que foi apresentada alguns dias antes em Jericó (Lucas. 19:11-27). As Minas ilustravam a verdade que dons iguais, quando usados com diligência desigual, podem receber recompensa desigual. Os Talentos mostram que dons diferentes, quando usados com a mesma finalidade, serão igualmente recompensados. A parábola anterior das Virgens destacou a necessidade de se estar alerta e preparado para a vinda de Cristo. Os Talentos enfatizam a necessidade do serviço fiel durante a sua ausência. 14. A natureza elíptica da sentença, que leva os tradutores ingleses a colocar diversas palavras no começo, mostra a sua íntima ligação com o assunto anterior. Como um homem que, ausentando-se do país. O homem é sem dúvida o Filho do homem (v. 13). 15. O talento era uma moeda de valor comparativamente alto. Aqui os talentos eram de prata (v. 18, argurion, "dinheiro de prata"). Dependendo de quem os cunhava, os talentos valiam de 1.180 dólares (Aegina) a 960 dólares (Attic). Um talento valia mais do que uma mina. A cada um segundo a sua própria capacidade. Os talentos representam diferentes responsabilidades a serem executadas de acordo com a capacidade de cada homem. 16, 17. Os dois primeiros servos, embora possuíssem diferentes quantias de dinheiro, foram diligentes da mesma maneira e dobraram o seu capital. 18. O servo que possuía apenas um talento não demonstrou diligência e não sentiu o desafio de sua oportunidade. Abriu uma cova. Um esconderijo comum (Mateus. 13:44). 19. Depois de muito tempo. Uma indicação de que a volta de Cristo não seria imediata, embora a expressão seja indefinida. Na parábola a volta foi ainda dentro do período de vida dos servos. 20-23. Na volta do seu senhor os dois primeiros servos tinham quantias diferentes a apresentar, mas ambos ofereceram lucro de cem por cento e receberam o mesmo elogio e recompensa.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de outubro Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 124 50, 51. A vinda de Cristo será súbita e inesperada, e desmascarará tais hipócritas. Castigá-lo-á. O significado literal, "cortará em dois", descreve o castigo físico (conf. II Samuel. 12:31; Hebreus. 11:37), e as palavras seguintes (com os hipócritas . . . choro e tanger de dentes) afirmam o resultado eterno. Mateus 25 25:1-13. As Dez Virgens. Uma linda história extraída dos costumes relacionados ao casamento daquele tempo, mas interpretados pelos evangélicos de maneiras muito variadas. Alguns explicam as virgens como sendo os membros professos da Igreja à espera da volta de Cristo. Outros aplicam a parábola aos judeus remanescentes na Tribulação. Embora o tema central, que é a necessidade de se vigiar, aplica-se a qualquer dos grupos, o escritor sente que a última interpretação vai de encontro às exigências do conteúdo e do contexto mais exatamente. 1. Então coloca a parábola dentro do quadro mencionado em 24:29 e 24:40. O reino dos céus. Conf. com Mateus. 3:2; 13:11. Dez virgens . . . saíram a encontrar-se com o noivo. O casamento judeu tinha duas fases. Primeiro, o noivo ia à casa da noiva para buscar sua prometida e cumprir com as cerimônias religiosas. Depois levava a noiva para a sua própria casa onde recomeçavam as festividades. A parábola não dá a entender que as virgens (no plural) esperassem casar-se com o noivo. Este não é um casamento polígamo. Antes, no fim da Tribulação, Cristo retornará à terra (seu domínio) depois de tomar a Igreja por esposa no céu (seu lar durante a Tribulação). Esta explicação se reflete no texto oriental desta passagem, que diz, "para se encontrarem com o noivo e a noiva". Conf. também com Lucas. 12:35,36, "que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas". Portanto a Igreja não está aqui como tal. O interesse centraliza-se sobre as virgens que querem participar da festa do casamento, representantes do remanescente judeu professo (Apocalipse. 14:1-4). 3. As néscias. Estúpidas. Lâmpadas. Tochas, cada uma contendo um pavio e espaço para azeite. Não levaram azeite consigo. Azeite, geralmente símbolo do Espírito Santo nas Escrituras (Zacarias. 4; Isaias. 61:1). Aqui uma referência à posse do Espírito Santo na regeneração (Romanos. 8:9). Todas as dez tinham exteriormente a mesma aparência (virgens, lâmpadas, mesma atividade), mas cinco não participavam do Espírito Santo, que nessa ocasião foi concedido a Israel para que os judeus estivessem prontos para a vinda do Messias (Zacarias. 12:10). 5. Foram tomadas de sono e adormeceram. A parábola não alia culpa a este detalhe. Por isso talvez descreva a certeza do remanescente em esperar o noivo, e não o seu descuido; mas no caso das virgens loucas, era uma certeza falsa. 6, 7. Prepararam as suas lâmpadas. Limparam os pavios, acenderam-nas e ajustaram as chamas. Uma pessoa caminhando pelas ruas do Oriente à noite precisa carregar uma tocha acesa. Por isso as virgens se prepararam para se juntarem à procissão quando o noivo vinha se aproximando.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de outubro Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

18 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 122 36. Entretanto, o momento exato do seu cumprimento, só a autoridade do Pai pode decretar (conf. Atos 1:7). Não há possibilidade dos homens esboçarem um cenário com datas. A frase, nem o Filho, indica que o conhecimento perfeito de todos os membros da Deidade era parte daquilo que Jesus voluntariamente se absteve de usar durante o seu ministério terreno, exceto naqueles momentos em que esse conhecimento foi necessário ao seu propósito. 37-39. Dias de Noé. Assim como os dias de Noé concluíram uma dispensação com julgamento, também acontecerá o mesmo na volta de Cristo. Numa era de grande impiedade (Gênesis. 6), os homens viveram suas vidas sem se perturbarem com o destino iminente (comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento). Mas veio o dilúvio e os levou a todos, de maneira que só os justos foram deixados para herdarem. Do mesmo modo a vinda do Filho do homem, em seguida à Grande Tribulação (vs. 29-31) removerá os ímpios, para que o remanescente fiel que suportou a Tribulação possa participar das bênçãos do Milênio (conf. 25:31-46; 13:30, 41-43, 49, 50). 40-42. Os dois que estavam no campo e os dois no moinho. Então coloca esta ilustração no mesmo período do precedente, precisamente explicado no versículo 29 como "logo depois da aflição". Portanto não se refere ao Arrebatamento da Igreja. Dois . . . no campo. A segunda Vinda será tão repentina e tão discriminatória que pessoas trabalhando juntas serão separadas, um homem (numeral masculino) arrebatado para o juízo, e um homem deixado para desfrutar das bênçãos. Trabalhando no moinho. Essa tarefa costumava ser executada por mulheres, mãe e filha, irmãs ou servas (veja Thomson, Land and Book, págs. 526, 527). Portanto, vigiai. Embora a ênfase aqui colocada sobre a vinda do Filho do homem depois da Tribulação, a advertência é para todos os crentes, pois todos devem vigiar e estar prontos para a sua vinda. O esboço das diversas fases de sua vinda é revelado mais tarde. Esse encorajamento a que se vigie foi repetido em 24:44 e 25:13. 43, 44. O pai de família. Se o pai da família fosse precavido, teria evitado perdas e prejuízos. Arrombada. Literalmente, cavar através, uma referência às casas de tijolos de barros da Palestina, comparativamente fáceis de assaltar. Os crentes têm menos justificativas para a falta de cuidado do que o pai de família, que não foi advertido da vinda de um ladrão. 45-51. O servo fiel e o servo infiel. 45-47. A figura descreve um servo fiel e prudente que foi colocado por seu senhor sobre os outros servos da sua casa. O desempenho fiel de suas obrigações trará privilégios e responsabilidades aumentados quando o seu senhor vier. 48, 49. Em contraste, o servo mau é apenas o servo de nome, pois ele zomba das instruções do seu senhor e assume ele mesmo a autoridade. Sua deficiência é tanto doutrinária (Meu Senhor demora-se) como ética (espancar os seus conservos, e a comer e a beber com ébrios). Ele confunde a incerteza da hora da vinda com a certeza de que não virá logo. Todos os crentes (quer santos da dispensação da igreja quer da Tribulação) são servos de Deus com definida área de responsabilidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de outubro Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 121  28. Cadáver. A espiritualmente morta e decadente massa dos ímpios. Abutres. O termo inclui aves que se alimentam de carriça; portanto, abutres, agentes do julgamento divino. Conf. Apocalipse. 19:17, 18. c) A Vinda do Filho do Homem. 24:29-31. 29. Logo em seguida a tribulação daqueles dias. Conf. com 24:21. Nenhuma referência foi feita aqui ao Arrebatamento da Igreja (conf. I Tessalonicenses. 4:16,17). Antes, as palavras descrevem a verdadeira volta de Cristo no fim da Tribulação para estabelecimento do reino messiânico. O sol escurecerá. Esses fenômenos astrais que se seguirão também foram preditos em Joel 3:15 e Isaias. 13:9, 10. 30. O sinal do Filho do homem. Os intérpretes não concordam sobre a identificação deste sinal. A explicação de Lange, que diz ser o Shequiná ou a glória de Cristo, é aceita por muitos mestres. Seja qual for a sua forma exata, sua aparição levará os judeus (todos os povos) a se lamentarem reconhecendo o seu Messias (conf. Zacarias. 12:10-12). Vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória, descreve a mesma de Daniel. 7:13, 14; II Tessalonicenses. 1:7, 9. 31. Os anjos que reunirão os seus escolhidos são os mesmos que forma descritos em 13:30, 41-43 removendo o joio dentre o trigo, para que o trigo possa então ser recolhido no celeiro. d) Ilustrações que exortam à vigilância. 24:32 – 25:30. 32-36. A figueira. Um frequente símbolo bíblico representando a nação de Israel (Jeremias. 24; Joel 1:6, 7; Oséias. 9:10). Jesus também usou esta figura anteriormente (Lucas. 13:6). A característica especial da árvore já mencionada antes (21:19, 20) é que seus frutos e folhas aparecem quase ao mesmo tempo; quando ela tem folhas, o verão está próximo. Por isso Jesus associa a nação revigorada com a aproximação desses acontecimentos escatológicos. 34. Não passará esta geração. Para explicar geração (genea) aqui como sendo o período da vida dos discípulos obriga a pessoa a buscar o cumprimento de todos estes acontecimentos em 70 A.D. Mas isto é manifestamente impossível a não ser que se espiritualize a segunda vinda de Cristo. Entretanto, genea também pode significar "raça" ou "família", isto concede um bom sentido a esta passagem. Apesar da terrível perseguição, a nação judia não será exterminada, mas continuará existindo a fim de participar dar bênçãos do reino milenar. Sustentando este ponto de vista, Alford destaca que os cristãos de antigamente continuaram esperando a vinda do Senhor mesmo depois dos apóstolos e seus contemporâneos terem morrido (New Testament for English Readers, pág. 169). 35. Passará o céu e a terra. Conf. Romanos. 8:19-22; I Coríntios. 7:31; Apocalipse. 21:1. A verdade dessas solenes profecias de Cristo não sofrerá a mínima alteração. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de outubro Dia 290  

Leituras: João 5:1-15; Hebreus 9:23-28; Salmo 94:12-23; Provérbios 23:13-18; Daniel 11-12.  

Versículo Especial: “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).  

Pensamento BíblicoCópias das Coisas Celestiais (Hebreus 9:23-28). Os móveis do tabernáculo do Velho Testamento eram cópias das coisas do céu. O propiciatório e seus querubins representavam o trono de Deus e seus querubins (veja Ezequiel 1, 10). O incenso representava as orações oferecidas a Deus (veja Apocalipse 5:8). Hoje em dia, a igreja é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17). Quando outras pessoas nos veem, deveriam estar tendo um vislumbre do céu!  

Ação: Ofereça o “incenso” de suas orações a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 119  13. Mas o sinal que distinguirá os judeus salvos remanescentes será a perseverança até o fim. 14. Evangelho do reino. As boas novas da salvação no Messias, com a ênfase de que o reino messiânico está para ser estabelecido. Esta mensagem penetrará por todo o mundo durante a Tribulação, por intermédio de duas testemunhas (Apocalipse. 11:3-12) e o selado remanescente de Israel (Apocalipse. 7). b) Última Metade da Tribulação. 24:15-28. 15. Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel. O abominável da desolação reproduz a tradução da Septuaginta de Daniel. 9:27; 12:11; 11:31, dois quais os dois primeiros são certamente escatológicos, enquanto o último prediz a profanação da adoração por Antíoco, cuja atitude foi uma sombra da abominação final. Este acontecimento ocorre no meio da septuagésima semana (Daniel. 9:27), e a sua duração foi descrita de diversos modos, como "42 meses" (Apocalipse. 11:2; 13:5), "1.260 dias" (Apocalipse. 12: 6), "um tempo, e tempos e metade de um tempo" (Daniel. 7:25; 12:7; Apocalipse. 12:14). O lugar santo. O Templo, que será restaurado. A enigmática abominação relaciona-se com adoração e outras passagens sugerem que seja a homenagem idólatra que o Anticristo exigirá para si mesmo. Veja Apocalipse. 13:5-8; II Tessalonicenses. 2:1-4. Nos dias de Jesus estava claramente no futuro, eliminando assim aquelas opiniões que consideram que Daniel se cumpriu todo no tempo de Antíoco. A referência não pode também ser limitada à catástrofe de 70 A.D., pois Mateus. 24:21 limita a referência à maior de todas as tribulações (conf. Daniel. 12:1). 16-20. Então. O uso dessa partícula temporal aqui e em 24:21 e 23 coloca todos os acontecimentos desta seção dentro da estrutura dos últimos três anos e meio. O terror da perseguição sob o Anticristo tornará necessária a fuga imediata (Apocalipse. 12:6, 14). Não haverá tempo para preparativos. Dificuldades dos inevitáveis são preditas. Nem no sábado. Uma referência à dificuldade de se viajar (e obter alojamento, refeições, assistência) no sábado, em uma região onde os judeus estarão observando tais restrições. Isto não implica necessariamente em judeus cristãos que observem a guarda do sábado. Jesus estava empregando conceitos conhecidos dos seus ouvintes, os quais não podiam saber da mudança para o domingo. 21. Haverá grande Tribulação. A descrição adicional, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, torna inequívoca a referência de Cristo a Daniel. 12:1. O prosseguimento, nem haverá jamais, evita que identifiquemos este acontecimento com qualquer outra coisa que não seja a tribulação final sob o Anticristo exatamente antes da ressurreição (Daniel. 12:2). 22. Não tivessem aqueles dias sido abreviados. As violentas medidas do Anticristo serão interrompidas com súbita aparição de Cristo, que o destruirá (II Tessalonicenses. 21 8). 23-26. Durante a intensa perseguição a Israel, muitos libertadores presuntivos se levantarão, como os heróis Macabeus no período intertestamentário. Mas os escolhidos são advertidos de que a libertação não será parcial ou gradual. 27. Antes, com a subitaneidade e universalidade do relâmpago (linguagem fenomenal, do oriente . . . no ocidente), o Filho do homem virá para julgar os opressores. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de outubro Dia 289  

Leituras: João 4:46-54; Hebreus 9:11-22; Salmo 94:1-11; Provérbios 23:6-12; Daniel 9-10.  

Versículo Especial: “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14).  

Pensamento Bíblico: Palavras Poderosas (João 4:46-54). Sempre ouvimos dizer que “conversa é coisa barata”. As palavras de Jesus, contudo, trazem consigo grande valor e poder. Ele falou, e o filho do oficial do rei ficou curado. Em outras ocasiões, ele falou e o pecado foi perdoado. Ele falou e o mundo foi criado. Quando ele nos fala, nas escrituras, podemos deixar de ouvir?  

Ação: Ouça a autoridade da voz de Jesus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


15 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 118  Quando sucederão essas coisas? Isto é, a destruição do Templo. Que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século? Intérpretes judeus, do V.T., viram claramente que a vinda do Messias introduziria o "porvir", acompanhado da destruição dos maus. É preciso lembrar que os Doze perguntaram à luz de seu conhecimento tradicional, e a resposta de Jesus neste discurso certamente considerou isto. Assim, a consumação do século refere-se a um tempo do qual eles eram parte e tinham conhecimento. Que tal período ocupava grande parte do seu pensamento aparece em Atos 1:6. O período em questão foi descrito em Daniel. 9:25-27 e intitulado as "setenta semanas", das quais apenas sessenta e nove passaram quando o Messias foi "cortado". Jesus dá a entender diretamente que esse particular período de tempo está envolvido quando ele descreve, em 24:15, um acontecimento que Daniel coloca no meio da septuagésima semana. Considerando que o Discurso no Monte das Oliveiras refere-se especialmente à tribulação de Israel, período conhecido em Daniel como a "septuagésima semana" e também descrita em Ap. 6-19, a qual culminará com a volta de Cristo. a) Primeira Metade da Tribulação. 24:4-14. A septuagésima semana de Daniel tem duas metades distintas (Daniel. 9:27). Há uma espantosa correspondência entre a ordem dos selos em Apocalipse. 6 e a ordem dos acontecimentos em Mateus. 24:4-14. Assim, esses versículos devem ser colocados nos primeiros três anos e meio da Tribulação, depois do arrebatamento da Igreja. 5. Dizendo: Eu sou Cristo (conf. Apocalipse. 6:1, 2; primeiro selo: Anticristo). Embora essas tendências possam se desenvolver durante a dispensação da igreja (I João. 4:3), a referência específica é a do Anticristo final e seus companheiros. Não há nenhum registro de alguém que se proclamasse o Cristo entre os anos 30 e 70 A.D. 6. De guerras e de rumores de guerras (conf. Apocalipse. 6:3, 4; segundo selo: conflitos armados). 7. Fomes (cont. Ap. 6:5, 6; terceiro selo: fomes). E terremotos (conf. Apocalipse. 6:7,8; quarto selo: morte de um quarto dos habitantes da terra). 8. Princípio de dores. Literalmente, dores de parto, sugerindo que o esforço doloroso que logo é substituído por um dia mais feliz. 9. Vos matarão (conf. Apocalipse. 6:9-11; quinto selo: mártires). 11. Muitos falsos profetas . . . enganarão a muitos. (Conf. II Tessalonicenses. 2:8-12). 12. O amor se esfriará de quase todos. A severidade dessas calamidades levará a maior parte de Israel a abandonar qualquer piedade pretensa. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de outubro Dia 288  

Leituras: João 4:39-45; Hebreus 9:1-10; Salmo 93; Provérbios 23:1-5; Daniel 7-8.  

Versículo Especial“Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus” (Provérbios 23:5).  

Pensamento Bíblico“Nós Mesmos Temos Ouvido” (João 4:39-45). Muitos dos samaritanos creram em Jesus, e a base de sua fé foi explicada em termos interessantes. As palavras da mulher que o havia encontrado junto ao poço levaram-nos a ouvir Jesus. Eles creram, porque eles mesmos os ouviram.  

A fé não é um conhecimento de segunda mão. Temos que ouvir a palavra de Deus para chegar a nossas próprias conclusões sobre Jesus. Pais devotos podem apontar-nos a Jesus. Isto é bom e certo, mas nossa fé tem que ser mais do que uma continuação da tradição familiar. A Bíblia nunca fala dos netos de Deus. Temos que chegar a conhecê-lo por nós mesmos, como seus filhos e filhas.  

Ação: Estude a Bíblia. Aprenda sobre Deus por você mesmo. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 116 39. . . me não vereis mais. O ministério público do Senhor terminara. Após a Ressurreição, Jesus apareceu apenas a testemunhas escolhidas (Atos 10:41). Até que venhais a dizer. Na segunda vinda de Cristo os judeus reconhecerão, como nação, o seu Messias rejeitado, e lhe darão boas vindas (Romanos. 11; Zacarias. 12:10). 7) O Discurso no Jardim das Oliveiras. 24:1 - 25:46. Mateus 24 Esta argumentação contém alguns dos mais difíceis pronunciamentos de Jesus. A natureza apocalíptica da matéria tem semelhança com alguns dos discursos proféticos do V.T., onde a associação dos elementos históricos e típicos torna difícil a interpretação. Alguns vêem na destruição de Jerusalém, em 70 A.D., o cumprimento da maior parte dessas predições. Outros encaram o sermão como descritivo da dispensação da igreja, e da tribulação pela qual a Igreja tem de passar antes da volta de Cristo. O ponto de vista que defende aqui a descrição que nosso Senhor faz da septuagésima semana de Daniel tem o firme apoio dos paralelos encontrados em Daniel e no Apocalipse, e concorda bem com a pergunta dos discípulos que provocou o discurso. De acordo com essa interpretação, a narrativa de Mateus trata só de acontecimentos futuros. Só Lucas (21:12-24) registra a dispensação intermediária da igreja, introduzindo depois de sua discussão paralela dos acontecimentos escatológicos, uma parte que começa, "Mas antes de todas estas coisas". 1. As construções do templo. A magnificência do templo de Herodes era amplamente conhecida. Os maciços blocos de calcário adornados com ornamentações de ouro faziam uma vista deslumbrante (Jos. Wars v. 5:6). 2. Não ficará aqui pedra sobre pedra. Jesus respondeu de maneira muito contrária ao seu orgulho nacionalista. Ele previu a mais séria destruição, a qual ocorreu em 70 A.D. (Jos. Wars vii 1.1.). 3. Monte das Oliveiras. O monte, de onde se descortinava a cidade e o Templo a leste. Aproximaram-se dele os discípulos, em particular. Deixando a multidão do templo para trás, os discípulos podiam interrogá-lo a sós. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus bençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de outubro  Dia 287  

Leituras: João 4:27-38; Hebreus 8; Salmo 92; Provérbios 22:22-29; Daniel 5-6.  

Versículo Especial: “Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Daniel 6:27).  

Pensamento Bíblico: Um Homem Idoso Mostra Fé (Daniel 6). No princípio do domínio dos persas, um homem foi atirado aos leões, por causa de sua fé. Esse homem havia mostrado convicção corajosa cedo em sua vida, mas agora estava em idade avançada (provavelmente mais de 80 anos). Sua força física talvez tinha diminuído, mas a força espiritual de Daniel não se abalara. Certamente, sua fé era justificada. Deus não abandonou a Daniel.  

Ação: Seja você jovem ou velho, viva pela fé.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


13 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 115 29-31. O sétimo "ai" descreve os ouvintes do Senhor como participantes da mesma natureza de seus perversos antepassados. Construindo e embelezando sepulturas de profetas assassinados, supunham que estivessem desautorizando esses homicídios. Mas Jesus declarou que seus atos provavam exatamente o oposto. Pois, construindo sepulturas, eles apenas completavam o que seus pais (espirituais, como também raciais) tinham começado. Sua própria conspiração de matar Jesus (21:46; 22:15; João. 11:47-53) provou serem filhos dos que mataram os profetas. 32. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Compare ordem semelhante a Judas, João. 13:27. 33. Raça de víboras. Conf. com acusação de João em 3:7, 34-36. 34. Eis que eu vos envio profetas. Uma declaração semelhante em Lucas. 11:49 atribui esse enviar à "sabedoria de Deus". Assim Jesus, como a própria personificação da sabedoria de Deus, declara-se senhor desse título (I Corintios. 1:24). Profetas sábios e escribas. Termos particularmente próprios para o seu auditório. Os termos poderiam incluir também as testemunhas da Igreja Primitiva, tais como Pedro, Tiago, Estêvão e Paulo. Essas perseguições que aqui foram preditas fariam transbordar a medida da culpa dos judeus, de modo que a destruição divina viria sobre essa geração da nação. Desde . . . Abel . . . até . . . Zacarias inclui todos os homicídios praticados no V.T, desde o primeiro livro (Gênesis. 4:8) até o último do cânon hebreu (II Crônicas. 24:20-22). O fracasso desses fariseus de aprenderem as lições da história e de se arrependerem de sua perversidade, também característica de seus pais, significava que aos olhos de Deus eles tinham parte na culpa. Perseguições ulteriores tornariam isso indiscutivelmente claro. Zacarias, filho de Baraquias. Em II Crônicas. 24:20 ele é chamado "filho do sacerdote Joiada", talvez segundo um ilustre avô que morrera, há pouco, com a idade de cento e trinta anos (II Crônicas. 24:15). Mateus deveria ter documentos que davam o nome do seu pai. (Para apreciação de todos os pontos de vista, veja Broadus, Comm. on Matt, págs. 476, 477). 37-39. Lamentação sobre Jerusalém. Jesus já expressou sentimentos semelhantes anteriormente (Lucas. 13:34, 35; 19:41-44). 37. Que matas os profetas. Este elo com o versículo 34 fornece fácil transição para a pública lamentação de Cristo sobre a cidade rebelde. Quantas vezes quis eu. Um testemunho involuntário da autenticidade do Evangelho de João, o único que registra as numerosas visitas de Jesus a Jerusalém. 38. Eis que a vossa casa ficará deserta. Conf. I Reis 9:7; Jeremias. 22:5;12:7. Casa tem sido diversamente interpretada como nação cidade e o Templo. Visto que Jesus proferiu essas palavras ao deixar o Templo pela Última vez (24:1), a interpretação do Templo é muito atraente. Um templo abandonado pelo Messias transforma-se em vossa casa, não de Deus. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de outubro  Dia 286  

Leituras: João 4:16-26; Hebreus 7:20-28; Salmo 91; Provérbios 22:17-21; Daniel 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me” (Salmo 22:19).  

Pensamento Bíblico: “O Altíssimo Tem Domínio Sobre o Reino dos Homens”  (Daniel 4:17). Este capítulo descreve a desagradável humilhação do homem mais poderoso do mundo. Nabucodonosor, que freqüentemente se atribuiu o mérito pelo progresso do império babilônico, aprendeu que Deus domina (vs. 34-37). Deus ainda domina os reinos dos homens (veja Romanos 13:1; Apocalipse 1:5). As pessoas que hoje, arrogantemente, desrespeitam seu domínio, também serão humilhadas (veja Filipenses 2:9-11).  

Ação: Honre aquele que domina tudo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


12 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Mateus (Comentário Bíblico Moody) 114   15. Rodeais o mar e a terra. Uma busca zelosa. Prosélito. Não o gentio temente a Deus que não era circuncidado (isto é, prosélito do portão), mas o gentio que fora persuadido a adotar o judaísmo in teta incluindo todas as tradições ensinadas por esses fariseus. Filho do inferno duas vezes mais do que vós. Os prosélitos feitos por esses fariseus que não eram espirituais (e sem dúvida que fora acrescentados a sua seita) apenas acrescentariam tradições rabínicas às suas noções pagãs. 16-22. O terceiro "ai" chama os fariseus de guias cegos e insensatos por terem pervertido a verdade do juramento. Já é bastante mau não se poder confiar na palavra de um homem sem o juramento. Mas os fariseus ensinavam que havia diferença na obrigatoriedade do cumprimento dos diversos votos. Os juramentos que usavam referências gerais ao templo ou ao altar não obrigava a pessoa a cumpri-los, mas se mencionasse mais especificamente o ouro do santuário ou a oferta do altar ficavaobrigada a cumpri-los. Jesus mostrou o absurdo de tal raciocínio destacando que o maior (santuário, altar, Deus) inclui o menor (ouro, oferta, céu). À vista de tal perversidade, Cristo ensinou "De maneira nenhuma jureis" (Mateus. 5:33-37). 23,24. O quarto "ai" descreve o cuidado escrupuloso dos fariseus nas questões menos importantes e a sua negligência nos deveres mais importantes. O dízimo das diversas ervas baseava-se em Levitico. 27:30. Hortelã, endro, e cominho eram plantas de hortas, usadas para temperar alimentos. Justiça, misericórdia e fé. Essas obrigações éticas e espirituais (cf. Malaquias. 6:8) são o mais importante da lei e são portanto de importância primária, embora aquelas (o dízimo) também são próprias do povo de Deus. Através de tal prática os fariseus tinham escrupulosamente coado o mosquito (inseto leviticamente imundo que poderia cair no copo), mas engoliam um camelo (o maior dos animais imundos da Palestina; Levitico. 11:4). 25, 26. O quinto "ai" descreve a deslocada ênfase dos fariseus sobre as coisas externas. Limpais o exterior do copo. A figura aponta para a preocupação dos fariseus com a purificação ritualística (rabínica, não de Moisés) e a negligência com o conteúdo do copo. Mas estes por dentro estão cheios de rapina e intemperança. Os fariseus sustentavam seu modo de vida pressionando os outros. Obediência ao ritual rabínico não poderia alterar esta corrupção interior. 27, 28. O sexto "ai" descreve a influência secreta dos fariseus. Sepulcros caiados. Na primavera, após a estação das chuvas, as sepulturas eram caiadas para que uma pessoa desavisada não se contaminasse cerimonialmente tocando-as por descuido. (Números. 19:16; conf. Ezequiel. 39:15). Esse costume há pouco cumprido forneceu uma ilustração oportuno da aparência atraente dos fariseus mas corrupção interna. Lucas 11:44 usa sepulturas em uma ilustração um pouco diferente.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 10  Podemos supor, então, que no Evangelho de Marcos temos tudo o que ele recordava ter ouvido Pedro pregar...