18 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 99 Agora, o que acontecia nas religiões de mistérios era o seguinte. O candidato passava por um longo período de purificação, jejum, ascetismo e instrução acerca do mais recôndito significado da história. Logo se teatralizava o relato com toda sua dor, sua tristeza, sua ressurreição e seu final triunfante como se se tratasse de um drama de paixão. Recorria-se à música, o incenso, as luzes e a uma liturgia esplêndida para realçar a atmosfera emocional. À medida que se desenvolvia a cena, o fiel se identificava com o deus tanto em seus sofrimentos como em sua vitória final. Passava da morte à imortalidade pela união com o deus. Agora, o fato que nos interessa é que tudo isto carecia de sentido para a pessoa que não estava iniciada; mas para os iniciados, estava carregado de todo o sentido que lhe tinham ensinado a encontrar nisso. Esse é o significado técnico da palavra grega mysterion. Quando o Novo Testamento fala do mistério do Reino, não quer indicar que este é algo remoto, obscuro, recôndito e difícil de compreender; o que quer dizer é que é totalmente incompreensível para aquele que não entregou seu coração a Jesus e que só o homem que tomou a Jesus como Mestre e Senhor pode entender o que significa o Reino de Deus. Não obstante, a dificuldade real da passagem se encontra no que segue. Se tomarmos em seu sentido literal pareceria que Jesus ensinava em parábolas para obscurecer o sentido de suas palavras com toda deliberação, para escondê-lo de todos os homens e mulheres simples. Fosse qual fosse o sentido original, a passagem não pode significar isso; e haja dito Jesus o que haja dito, não disse isso. Pois se houver algo claro como a água é que Jesus não empregava as parábolas para ocultar os sentidos de suas palavras e para encobrir sua verdade, e sim para levar os homens a reconhecer a verdade e para ajudá-los a vê-la. Então, como esta passagem chegou a adquirir a forma que tem? Trata-se de uma citação de Isaías 6:9-10, que tinha preocupado as pessoas do começo. Tinha estado preocupando as pessoas por mais de duzentos anos antes de que Jesus a usasse. A tradução literal do hebraico é a seguinte (as duas versões pertencem ao W. O. E. Oesterley): E disse, vá e diga a este povo: "Continuem ouvindo, mas não compreendam; continuem procurando, mas não percebam." Engrossa o coração deste povo, endurece seus ouvidos, cobre seus olhos; não seja que vejam com seus olhos, que escutem com seus ouvidos e que compreendam com seu coração, de modo que fique são outra vez. Em seu sentido literal, pareceria que Deus diz a Isaías que deve seguir um caminho pensado com deliberação para fazer com que as pessoas não possam entender. No século III a.C. as Escrituras hebraicas foram traduzidas ao grego e a versão neste último idioma, chamada Septuaginta, tornou-se um dos livros que exerceu maior influência no mundo porque levou o Antigo Testamento a todos aqueles lugares onde se falava grego. Os tradutores desta versão se sentiram preocupados com esta passagem estranha e mudaram a tradução: E disse, vá e diga a este povo: “Ouvirão, mas não entenderão; e vendo, verão, mas não perceberão." Porque o coração deste povo se endureceu, e com seus ouvidos não ouvem bem e seus olhos se fecharam. Para que não cheguem a ver com seus olhos, a ouvir com seus ouvidos e a compreender com seus corações e para que não se convertam e eu deva curá-los.(ESTUDANOD A BIBLIA LIVRO POR LIVRO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 98 (4) Isto nos traz para um elemento que sempre devemos recordar ao tratar de interpretar as parábolas. A intenção das mesmas não era em primeiro lugar que fossem lidas, e sim fossem ouvidas. Isso quer dizer que, em um primeiro momento, ninguém podia sentar para investigá-las e estudá-las frase por frase. Não as pronunciava para que alguém as estudasse em profundidade e com tempo, e sim para produzir uma impressão e uma reação imediatas. Isso quer dizer que nunca se deve ver as parábolas como alegorias. Numa alegoria, cada parte, cada ação e cada detalhe da história têm um significado e um sentido profundo. O Peregrino do Bunyan, é uma alegoria. Cada um dos acontecimentos, personagens e detalhes têm um sentido simbólico. Se for assim, resulta evidente que a alegoria deve ser estudada, analisada e investigada. A parábola, por outro lado, era algo que se ouvia uma só vez. Portanto, o que devemos procurar nela não é uma situação na qual cada detalhe represente outra coisa; devemos procurar uma situação na qual sai à luz uma grande ideia e brilha como um relâmpago. É sempre errado buscar dar um significado a cada detalhe de uma parábola. O correto quer dizer sempre: "Que ideia terá penetrado na mente de quem ouviu esta história pela primeira vez?". O MISTÉRIO DO REINO Marcos 4:10-12 Esta passagem sempre foi uma das mais difíceis de entender de todos os Evangelhos. Em grego, o mistério do Reino de Deus tem um sentido técnico: não significa um algo complicado e misterioso como acontece em nosso idioma. Refere-se a algo totalmente ininteligível para aqueles que não foram iniciados em seu significado, mas muito claro e simples para quem foi iniciado. Na época do Novo Testamento, uma das características mais importantes da religião popular do mundo pagão eram as Religiões de mistérios. Estas religiões prometiam a comunhão, a união, e até a identidade com algum deus, mediante o qual desapareceriam todos os temores e terrores da vida e da morte. Quase todas estas religiões de mistérios se apoiavam na história de algum deus que tinha sofrido, morto e ressuscitado. Quase todas pertenciam à linha de dramas de paixão. Uma das mais famosas era o Mistério de Isis. Osíris era um rei sábio e bom. Seth, seu irmão malvado, odiava-o. Junto com setenta e dois conspiradores convenceu-o a assistir a um banquete. Uma vez ali, persuadiu-o de que entrasse em um ataúde feito com muita astúcia, no qual se localizava com perfeição. Quando se achou dentro dele, fecharam a tampa e arrojaram o ataúde ao Nilo. Isis, sua fiel esposa, depois de uma busca longa e fatigante achou o ataúde e o levou à sua casa para fazer luto. Estando ela ausente, o cruel Seth voltou, roubou o corpo, o cortou em quatorze partes e as esparramou por todo o Egito. Uma vez mais saiu Isis em seu triste e fatigável busca. Por último, encontrou todas as partes e, graças a seus poderes mágicos, reuniu-as e restituiu a vida de Osíris. A partir desse momento se converteu no rei imortal dos vivos e dos mortos.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos.

16 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 96 (1) Jesus partiu do aqui e agora para chegar ao lá e então. Partiu de algo que acontecia nesse momento na Terra para conduzir o pensamento dos homens ao céu. Começou com algo que todos podiam ver para chegar às coisas invisíveis. Partiu de algo que todos conheciam para chegar a algo que ainda não tinham percebido. Essa era a própria essência do ensino de Jesus. Não confundia os homens começando com algo que implicava coisas complexas, estranhas e difíceis. Partia das coisas mais simples, que até um menino podia entender. (2) Jesus, ao fazer isso, mostrava que creia na existência de uma verdadeira relação entre o céu e a Terra. Do contrário, não teria estado de acordo com a opinião de que "a Terra é um deserto lúgubre". Cria que os homens podiam ver Deus nas coisas comuns, simples e cotidianas. Como disse William Temple: "Jesus ensinou os homens a ver a ação de Deus nas coisas normais e comuns: no nascer do Sol, na queda da chuva e no crescimento das plantas". Faz muito tempo que Paulo expressou a mesma ideia quando disse que o mundo visível está destinado a dar a conhecer as coisas invisíveis de Deus (Romanos 1:20). Para Jesus, este não era um lugar perdido e mau, era a veste do Deus vivo. Sir Christopher Wren está sepultado na Catedral de São Paulo, em Londres. É uma grande igreja que seu próprio gênio planejou e construiu. Sobre sua lápide há uma inscrição muito simples em latim que significa: "Se querem ver seu monumento, olhem a seu redor". Nas coisas simples da vida, Jesus encontra uma fonte infinita de sinais que conduzirão os homens a Deus se as interpretarem como corresponde. (3) A própria essência das parábolas consistia em que eram espontâneas, surgiam nesse momento e não foram ensaiadas antes. Jesus olha a seu redor em busca de um ponto de contato com a multidão. Vê o semeador e sob a urgência do momento esse semeador se converte em seu texto. As parábolas não eram relatos elaborados na tranquilidade de um estúdio; não eram cuidadosamente pensadas, polidas e ensaiadas. Sua grandeza suprema consiste em que Jesus pensava e compunha estas breves histórias imortais nesse mesmo momento. Surgiam a partir das necessidades do momento e no meio do calor da discussão. C. J. Cadoux disse a respeito delas: "Uma parábola é a arte disposta para o serviço e o conflito..." Nisso encontramos a razão pela qual as parábolas são tão escassas. Exige uma boa medida de capacidade artística, mas uma capacidade exercida em condições difíceis. Nas três parábolas típicas da Bíblia o relator arrisca a vida. Jotão (Juízes 9:8-15) contou a parábola das árvores aos homens de Siquém e depois escapou para salvar sua vida. Natã (2 Samuel 12:1-7), com a parábola do cordeirinho descreveu seu pecado a um déspota oriental. Na parábola dos lavradores maus, Jesus usou sua própria sentença de morte como uma arma a favor de sua causa. Em seu uso mais característico, a parábola é uma arma para a discussão que não foi elaborada em uma concentração tranquila, como um soneto, e sim improvisada em um momento difícil para enfrentar uma situação imprevista. Em seu emprego supremo, põe de manifesto a sensibilidade do poeta, a penetração, a rapidez e a riqueza conceptual do protagonista e a coragem que permite a essa mente trabalhar sem preocupar-se com o conflito e o perigo de uma luta mortal. Sempre admiramos as parábolas de Jesus, mas quando recordamos que se pronunciaram de maneira espontânea, sem preparação, sob a excitação de uma situação concreta, aumenta cem vezes nossa maravilha. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 94 (3) Mais ainda, ao empregar esse método convertia em algo concreto a uma ideia abstrata. Há pouca gente que pode compreender as ideias abstratas. A maioria das pessoas pensam em imagens. Podemos falar sobre a beleza durante muito tempo e não entender do que se trata, mas se podemos assinalar a alguém e dizer: "Essa pessoa é bela" a ideia de beleza fica clara. Podemos falar durante horas a respeito da bondade sem chegar a defini-la; mas qualquer um reconhece uma boa ação quando a vê. Há certo sentido no qual toda palavra deve fazer-se carne; toda ideia deve atualizar-se em uma pessoa. Quando o Novo Testamento fala sobre a fé usa o exemplo do Abraão, de modo que a ideia da fé se faz carne na pessoa de Abraão. Jesus era um professor sábio. Sabia que era inútil pretender que as mentes simples compreendessem ideias abstratas; por isso, punha as ideias abstratas dentro de histórias concretas; mostrava-as em ação; convertia-as em pessoas para que os homens pudessem percebê-las e compreendê-las. (4) Por último, a grande virtude das parábolas é que levam os homens a pensar por sua própria conta. Não pensa por eles. Obriga-os a tirar suas próprias conclusões e a descobrir por si mesmos a verdade. A pior forma de ajudar um menino é fazer a sua tarefa. Não significa nenhuma ajuda fazer as suas contas, escrever suas composições, resolver seus problemas e traduzir seus textos. O que o beneficia é dar-lhe a ajuda necessária para que possa fazê-lo por si mesmo. Essa era a proposta de Jesus. A verdade sempre tem um duplo impacto quando ela é um descobrimento pessoal. Jesus não pretendia poupar os homens do esforço que impõe o pensar; queria fazê-los pensar. Não desejava obter mentes preguiçosas, queria que fossem mentes ativas. Não queria tirar-lhes a responsabilidade, e sim adjudicar-lhe. De modo que empregava o método das parábolas, não para pensar pelos homens, e sim para alentá-los a pensar por sua própria conta. Apresentava-lhes uma verdade que, se fizessem o esforço adequado, com a atitude mental correta, poderiam descobrir por si mesmos e desse modo chegar a possuí-la de maneira tal que fosse deles real e verdadeiramente. DA TERRA AO CÉU Marcos 4:3-9 Deixaremos a interpretação desta parábola para quando chegarmos a que nos dá Marcos. No momento, nos limitaremos a tomá-la como um exemplo do ensino de Jesus por meio de parábolas. O lugar é a margem do lago; Jesus está sentado em um barco, afastado da margem. A costa desce em um suave pendente até a margem da água e forma um anfiteatro natural onde as pessoas se podem se localizar. Enquanto fala, Jesus vê um semeador que trabalha com esforço no campo. "Olhem!" diz, "o saiu a semear". Essa é a essência do método de parábolas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 93 (2) Por outro lado, quando Jesus usava o método das parábolas apelava a algo muito conhecido para os mestres judeus e seus ouvintes. O Antigo Testamento contém parábolas. A mais famosa delas é a que se refere ao cordeiro, que Natã relatou a David quando este tinha eliminado por traição a Urias, tomando posse do Bate-Seba (2 Samuel 12:1-7). Os rabinos costumavam usar parábolas quando ensinavam. Diz-se que o rabino Meir falava um terço em termos de decisões legais, um terço em termos expositivos, um terço em parábolas. Aqui temos dois exemplos de parábolas rabínicas. A primeiro pertence ao rabino Judá o Príncipe (190 D.C.). O imperador romano, antonino, perguntou-lhe como podia haver castigo mais adiante desde que, como o corpo e a alma não podiam cometer nenhum pecado depois de sua separação, podiam-se acusar mutuamente pelos pecados cometidos na Terra. O rabino respondeu com uma parábola: Certo rei tinha um belo jardim com fruta excelente. Nomeou dois guardas para cuidá-lo, um cego e o outro coxo. Ele disse ao cego: "Vejo fruta deliciosa no jardim. Leve-me até ali para que possa pegá-la e a comeremos juntos". O cego aceitou a proposta e ambos comeram a fruta. Depois de uns dias chegou o Senhor do jardim e interrogou aos guardas a respeito da fruta. O paralítico disse: "Como não tenho pernas não pude me aproximar dela de modo que não é minha culpa". E o cego afirmou: "Eu nem sequer pude vê-la, de maneira que não tenho a culpa". O que fez o senhor do jardim? Fez o cego carregar ao coxo e assim julgou a ambos. Do mesmo modo Deus voltará a pôr as almas em seus corpos e castigará a ambos. Quando Abin, o filho do rabino Chiyya, morreu aos vinte e oito anos, o rabino zera pronunciou a oração fúnebre e o fez em forma de uma parábola: Um rei tinha uma vinha para a qual contratou a muitos lavradores. Um deles era particularmente capaz e hábil. O que fez o rei? Tirou este lavrador de seu trabalho e caminhou com ele pelo jardim enquanto conversavam. Quando, ao cair da tarde, os outros se aproximaram para receber seu pagamento o hábil lavrador apareceu entre eles e recebeu o dinheiro correspondente ao dia inteiro de trabalho das mãos do rei. Os outros trabalhadores se zangaram muito por isso e disseram: "Nós trabalhamos todo o dia enquanto este homem só o fez durante duas horas. Por que o rei lhe dá o pagamento integral como a nós? O rei lhes respondeu: "Por que estão zangados? Devido à sua capacidade ele fez mais em duas horas que o que vocês fizeram durante o dia inteiro". O mesmo acontece com o rabino Abin Ben Chiyya. Em seus vinte e oito anos de vida aprendeu mais do que aprendem outros durante cem anos. Assim cumpriu com seu trabalho e tem direito de ser chamado ao Paraíso antes de outros, interrompendo seu trabalho na Terra. E não perderá um ápice de sua recompensa. Quando Jesus empregava o método de ensinar por meio de parábolas fazia uso de um método que os judeus conheciam e podiam compreender.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 92  Marcos 4 O ensino por meio de parábolas - Marcos. 4:1-2 Da terra ao céu - Marcos. 4:3-9 O mistério do reino - Mar. 4:10-12 A colheita está garantida - Marcos. 4:13-20 A luz que deve ser vista - Marcos. 4:21 A verdade que não se pode ocultar - Marcos. 4:22-23 O equilíbrio da vida - Marcos. 4:24 Lei dos lucros - Marcos. 4:25 O crescimento invisível e o fim certeiro - Marcos. 4:26-39 Do pequeno ao grande - Marcos. 4:30-32 O mestre e o discípulo sábio - Marcos. 4:33-34 A paz de sua presença - Marcos. 4:35-41 O ENSINO POR MEIO DE PARÁBOLAS Marcos 4:1-2 Nesta passagem vemos outra inovação de Jesus. Já não ensinava na sinagoga, e sim junto ao lago. Tinha-se aproximado das pessoas com o enfoque ortodoxo; agora tinha que empregar métodos inusitados. Convirá que notemos que Jesus estava disposto a usar novos métodos. Estava ansioso para tirar as multidões de homens e mulheres simples para fora de seu contexto convencional na sinagoga e levá-los ao ar livre, bem como a pregação e o ensino religioso. Durante muitos anos, João Wesley foi um servo leal e ortodoxo da Igreja da Inglaterra. Na cidade de Bristol, seu amigo George Whitefield pregava aos mineiros, fazendo isso diante de vinte mil pessoas ao mesmo tempo, e se convertiam por centenas. Mandou procurar João Wesley. "Eu gosto de ter uma habitação cômoda, um travesseiro suave, um bonito púlpito ", disse o próprio Wesley. Todo esse assunto de pregar ao ar livre lhe desagradava. "A princípio, quase não podia aceitar este método estranho pois toda minha vida (até muito recentemente) tinha sido tão estrito em todos os detalhes relacionados com a decência e a ordem que teria pensado que salvar uma alma fora de um templo era quase um pecado", afirmou. Mas ele via que a pregação ao ar livre ganhava almas – e como ele expressou – "não posso discutir contra um fato concreto". Devem ter sido muitos os judeus ortodoxos que consideraram que esta inovação de Jesus era uma demonstração de sensacionalismo; mas Jesus era o suficientemente sábio para saber quando se necessitavam novos métodos e era o suficientemente corajoso para fazer uso deles. Seria muito conveniente que sua igreja fosse igualmente sábia e corajosa. Agora, está inovação exigia um método novo. O método que Jesus escolheu foi falar às pessoas por meio de parábolas. O significado literal de parábolas é algo lançado ao lado de outra coisa; quer dizer que uma parábola é, basicamente, uma comparação, é um relato terrestre que tem um significado celestial. Algo que pertence à Terra é comparado com algo que pertence ao céu a fim de que se possa captar e entender melhor a verdade celestial à luz do exemplo terreno. Por que Jesus escolheu este método? E por que o usou tanto que se tornou uma de suas características a tal ponto de ser conhecido como o Mestre das parábolas? (1) Primeiro e sobretudo, Jesus escolheu o método das parábolas para levar as pessoas a ouvi-lo. Ele agora não se encontrava frente a um grupo de pessoas dentro de uma sinagoga quase obrigadas a permanecer ali até o final do culto. Enfrentava-se com uma multidão ao ar livre que tinha liberdade para afastar-se em qualquer momento. Em consequência, o primeiro ponto essencial era provocar interesse na multidão. A menos que despertasse seu interesse, as pessoas se afastariam. Sir Philip Sidney se refere ao segredo do poeta nestes termos: "Aproxima-se de um relato que afasta os meninos do jogo e os anciãos do lado do fogo". A forma mais segura de despertar o interesse dos homens é contar-lhes histórias e Jesus o sabia. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 90 (2) O verdadeiro parentesco consiste em um interesse comum. A. M. Chirgwin nos diz algo muito interessante em seu livro The Bible in World Evangelism. Uma das maiores dificuldades que enfrentam os vendedores e distribuidores das Escrituras não é tanto a venda de seus livros quanto fazer com que as pessoas os vejam. Continua: "Durante anos, um vendedor da China pré-comunista tinha tido o costume de ir de loja em loja e de casa em casa. Mas se sentia desiludido porque muitos de seus flamejantes leitores da Bíblia perdiam o entusiasmo, até que lhe ocorreu um plano: pô-los em contato entre si e os reuniu em um grupo de adoração que com o tempo se converteu em uma igreja organizada". Só quando aquelas unidades isoladas chegaram a formar parte de um grupo unido por um interesse comum, surgiu a verdadeira comunidade e o parentesco autêntico. O interesse comum os uniu em parentesco. O cristão tem esse interesse comum porque todos os cristãos desejam saber mais a respeito de Jesus. (3) O verdadeiro parentesco radica em uma obediência comum. Os discípulos formavam um grupo muito díspar. Entre eles existiam todo tipo de crenças e opiniões. Um coletor de impostos, como Mateus, e um nacionalista fanático, como Simão Zelote, deveriam ter um ódio mortal, e sem dúvida em algum tempo o tinham manifesto. Mas estavam unidos porque ambos tinham aceito a Jesus Cristo como Mestre e Senhor. Qualquer pelotão de soldados está composto por homens de diferentes meios e estratos sociais e sustentarão opiniões muito distintas. Entretanto, se permanecerem juntos durante bastante tempo, se converterão em um grupo de camaradas devido à obediência comum ao exército que todos compartilham. Os homens podem tornar-se amigos quando compartilham o mesmo Senhor. Só podem amar-se uns aos outros quando todos amam a Jesus Cristo. (4) O verdadeiro parentesco radica em uma meta comum. Não há nada que possa unir tanto aos homens como uma meta comum. Esta é uma lição muito importante para a Igreja. Ao referir-se ao interesse renovado na Bíblia, A. M. Chirgwin se pergunta se "indica a possibilidade de um novo enfoque do problema ecumênico que se apoie sobre considerações bíblicas em vez de em imposições eclesiásticas". As Igrejas não se unirão jamais se seguem discutindo sobre a ordenação de seus ministros, a forma de governo da Igreja, a administração dos sacramentos e coisas pelo estilo. A única coisa que pode uni-las é o fato de que todas procuram ganhar homens para Jesus Cristo. Se o parentesco radicar em um objetivo comum, os cristãos são os que possuem o segredo em maior medida do que todos os outros homens, porque todos procuramos conhecer melhor a Cristo e trazer outros a seu Reino. Podemos dissentir sobre qualquer outra coisa, mas nisso estamos de acordo.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, frequentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 88 Uma das lendas sobre Lúcifer conta que uma vez um sacerdote notou que em sua congregação havia um jovem muito formoso. Depois do culto, o jovem ficou para confessar-se. Confessou tantos pecados e tão terríveis que o sacerdote ficou com os cabelos de pé. "Deve ter vivido muitos anos para fazer todas essas coisas", disse o sacerdote. "Meu nome é Lúcifer e caí do céu no princípio do tempo", respondeu o jovem. "Mesmo assim", prosseguiu o sacerdote, "diga que sente muito, que está arrependido e até você pode ser perdoado". O jovem olhou ao sacerdote durante um momento, e logo deu meia-volta e se afastou. Não queria e não podia dizê-lo; e portanto, tinha que continuar desolado e condenado. Há uma só condição para ser perdoado: o arrependimento. Mas se alguém, por seus contínuos rechaços da direção de Deus, perdeu a capacidade de reconhecer a bondade quando a tem diante de seus olhos, se seus valores morais foram mudados até o ponto de o mal parecer-lhe como bem e o bem como mal, então, inclusive quando se confronta com Jesus, não é consciente de pecado. Não pode arrepender-se, e, portanto, nunca pode ser perdoado. Esse é o pecado contra o Espírito Santo. Enquanto o homem vê o encanto de Cristo, enquanto odeia seu pecado embora não o possa abandonar, mesmo que esteja no fundo do poço, pode ser perdoado. Só quando chegou a um estado tal que a visão de Cristo não significa nada para ele, aparta-se para sempre do amor de Deus porque nesse caso, até a mesma Encarnação foi incapaz de comover seu coração. AS CONDIÇÕES DO PARENTESCO Marcos 3:31-35 Aqui Jesus estabelece as condições do verdadeiro parentesco. Não se trata só de uma questão de carne e sangue. Pode acontecer que uma pessoa se sinta mais perto de alguém que não é um parente carnal do que daqueles com quem está unido pelos laços mais íntimos de sangue e parentesco. No que consiste este parentesco autêntico? (1) O verdadeiro parentesco reside em uma experiência comum. Em especial quando se trata de uma experiência na qual duas pessoas passaram juntas por determinadas situações. Tem-se dito que duas pessoas se tornam amigas, em realidade, quando podem perguntar-se, "Você se lembra?" e logo passam a conversar sobre as coisas que viveram juntas Alguém se encontrou uma vez com uma anciã negra. Uma conhecida sua havia falecido. "Você terá saudade", disse-lhe, "pela morte da senhora Tal?" "Sim", respondeu, mas sem dar amostras de muito pesar. "Eu vi vocês na semana passada", continuou o interlocutor, "rindo e conversando juntas. Devem ter sido grandes amigas". "Sim", disse a anciã, "eu era amiga dela. Estávamos acostumadas a rir juntas; mas para ser verdadeiros amigos temos que chorar juntos". É uma verdade muito profunda. A base do autêntico parentesco radica em uma experiência comum e a experiência comum dos cristãos é o ser pecadores perdoados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 87 Devemos começar lembrando uma coisa. Jesus não pôde ter empregado a frase "o Espírito Santo" em todo o sentido cristão do termo porque o Espírito, em toda sua grandeza, não chegou aos homens até depois que Jesus tivesse voltado para sua glória. Só no Pentecostes chegou aos homens a experiência suprema do Espírito Santo. Ao falar com judeus, Jesus deve ter empregado as palavras "o Espírito Santo" no sentido judeu do termo. Agora, no pensamento judeu, o Espírito Santo cumpria duas grandes funções. Em primeiro lugar, revelava a verdade de Deus aos homens; logo, capacitava os homens a reconhecer essa verdade quando a viam e a escutavam. Isto nos dará a chave para entender esta passagem. (1) O Espírito Santo permitia aos homens reconhecer a verdade de Deus quando chegava a suas vidas. Mas se alguém se nega a usar qualquer faculdade que recebeu que Deus, por fim a perderá. Se alguém vivesse durante um tempo suficientemente extenso na escuridão terminaria perdendo a capacidade de ver. Se alguém permanecesse na cama por bastante tempo, por fim perderia o poder de caminhar. Se alguém se negar a fazer qualquer estudo sério, perde o poder de estudar. E se alguém rechaça a guia do Espírito de Deus com suficiente frequência, no final se torna incapaz de reconhecer essa verdade quando a vê. Para ele o mal se torna em bem e o bem em mal. Posso ter diante de seus olhos a bondade de Deus e dizer que é maldade de Satanás. (2) por que não tem perdão este pecado? H. B. Swete diz: "Identificar a fonte do bem com a personificação do mal implica uma degeneração moral para a qual a própria encarnação não oferece remédio algum". A. J. Rawlinson o denomina a "maldade essencial", como se nisso víssemos a quinta-essência de todo mal. Bengel afirmou que todos os outros pecados são humanos, mas este é satânico. Por que tem que ser assim? Consideremos o efeito que tem Jesus sobre o homem. O primeiro efeito de Jesus sobre um homem é fazer com que perceba sua absoluta indignidade em comparação com a beleza e o encanto da vida de Jesus. "Afasta-te de mim", disse Pedro, "porque sou homem pecador" (Lucas 5:8). Quando Tockichi Ishii leu pela primeira vez o relato evangélico, disse: "Detive-me. Senti-me ferido até o coração, como atravessado por um prego enorme. Direi que foi o amor de Cristo? Sua compaixão? Não sei que nome dar. O único que sei é que acreditei e que a dureza de meu coração mudou." A primeira reação foi sentir como uma punhalada no coração. Agora, o resultado desse sentimento de indignidade e o resultado desse coração apunhalado é um sincero arrependimento e o arrependimento é a única condição para o perdão. Entretanto, se alguém por suas reiteradas negativas a ouvir as sugestões do Espírito Santo, caiu em tal estado que não pode ver nada amoroso em Jesus, o fato de ver Jesus não lhe fará experimentar nenhum sentimento de pecado. Como não tem nenhum sentimento de pecado não pode ser penitente, e como não é penitente não pode ser perdoado. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de janeiro Dia 10  

Leituras: Mateus 5:13-20; Atos 4:13-22; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Gênesis 20-21.  

Versículo Especial“Assim brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).  

Pensamento BíblicoA Diferença Entre os Cristãos e o Mundo (Mateus 5:13-16). Enquanto Jesus encoraja seus ouvintes a aceitar o desafio para segui-lo, ele traça claramente a diferença entre o mundo e os fiéis. Os cristãos não se acertam bem no mundo. Temos que ser tão diferentes como a luz do dia e a escuridão. Se parecemos e agimos como o mundo, nossas vidas não desafiarão outros para se voltarem para o Senhor.  

Ação: Certifique-se de que sua luz está brilhando plenamente hoje! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

9 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 85 A derrota dos demônios não demonstrava que Jesus estava aliado a Satanás, o que demonstrava era que as defesas deste tinham sido quebradas. Tinha chegado um homem mais poderoso, a conquista de Satanás tinha começado. Desta passagem surgem duas coisas. (1) Jesus aceita a imagem da vida como uma luta. Vê nela a luta essencial entre o poder do mal e o de Deus. Jesus não perdia tempo em especulações a respeito de problemas que não tinham resposta. Não se detinha para discutir de onde procedia o mal, mas sim se ocupava dele da maneira mais efetiva. Uma das coisas mais curiosas é que ocupamos uma grande quantidade de tempo discutindo a origem do mal em grupos de discussão e coisas pelo estilo, mas dedicamos menos tempo a procurar métodos práticos para enfrentar o problema e solucioná-lo. Alguém o expressou assim: Suponhamos que alguém acorda e descobre que sua casa está em chamas. Não se senta em uma cadeira e se concentra na leitura de um tratado intitulado "A origem dos incêndios nas casas particulares". Apela para os meios de defesa que tem a seu dispor e ataca o fogo. Jesus viu a luta essencial entre o bem e o mal que está no centro da vida e que faz estragos no mundo; não especulou a respeito da luta, mas ocupou-se dela e deu a outros o poder de vencer o mal e fazer o bem. (2) Jesus via a derrota da enfermidade como parte da submissão de Satanás. Este é um elemento essencial do pensamento de Jesus. Ele desejava, e podia salvar tanto o corpo como a alma dos homens. O médico e o cientista que enfrentam o desafio da enfermidade participam da derrota de Satanás na mesma medida que o pregador da palavra. O médico e o ministro não fazem trabalhos diferentes: ocupam-se da mesma obra. Não são rivais, são aliados na luta de Deus contra o poder opositor do mal. O PECADO QUE NÃO TEM PERDÃO Marcos 3:28-30 Se queremos compreender o significado desta tremenda afirmação devemos começar entendendo as circunstâncias nas quais se pronunciou. Jesus disse isso quando os escribas e os fariseus declararam que as curas que levava a cabo não provinham do poder de Deus, mas do poder do demônio. Esses homens tinham sido capazes de ver a encarnação do amor de Deus e de pensar que se tratava da encarnação do poder de Satanás.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de janeiro    Dia 9  

Leituras: Mateus 5:1-12; Atos 4:1-12; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Gênesis 18-19.  

Versículo Especial“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).  

Pensamento BíblicoO Caráter Cristão (Mateus 5:1-2). As bem-aventuranças, ou afirmações de bênçãos, apresentam o sermão da montanha. Quando vistas juntas, elas mostram o que há de melhor no caráter de um filho de Deus. A alma dele é esvaziada das preocupações carnais e egoístas e preenchida com um desejo de coisas espirituais. Ele procura a santidade a qualquer custo. Aqueles que adotam estas qualidades gozarão de um grande prêmio no céu.  

Ação: Depois de dominar o significado básico das bem-aventuranças, avalie sua vida e aplique as mensagens! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...