24 de junho de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody)d) Peregrinações Tributárias. 16:1-17.A seção que começou em 12:1 termina com os mandamentos referentes às três peregrinações anuais ao santuário central: as festas da Páscoa e dos Pães Asmos (16:1.8), das Semanas (vs. 9.12) e dos Tabernáculos (vs. 13-15). Relativamente à legislação anterior, veja principalmente Êxodo 12; Levítico 23; Números 28 e 29. Nossos comentários aqui são principalmente devotados aos aspectos peculiares da formulação deuteronômica e os problemas relacionados. O esquema sabático volta a ser apresentado (cons. Deuteronômio. 14:28 – 15:18), pois todo o calendário das festas religiosas tinha um padrão sabático. Foi ainda destacada a preocupação com a maneira pela qual a projetada escolha divina de um local permanente para o santuário no meio de uma terra extensa deveria modificar a prática cerimonial anterior. Observe o uso repetido da fórmula referente ao altar central (16:2, 3, 7, 11, 15, 16).Sendo Deuteronômio um documento de renovação de aliança, pressupondo que as estipulações anteriores ainda são válidas, com exceção das que foram expressamente modificadas, ele condensa e omite muita coisa enquanto dá uma nova ênfase aos aspectos afetados pela introdução do "lugar que o Senhor teu Deus escolher". O reconhecimento disto deveria evitar muitas das alegações da alta crítica de que há contradição entre o Deuteronômio e a restante legislação do Pentateuco. Considerado como um tratado de suserania, Deuteronômio. 16:1-17 corresponde às exigências costumeiras de que o vassalo devia comparecer anualmente diante do suserano com o tributo estipulado. Começando com o versículo 18 surge uma nova seção, principalmente preocupada com a administração da justiça.A Páscoa. 16:1-8. O mês de Abibe. Veja Êxodo. 12:1, 6; 34:18. A páscoa. Este termo foi usado nestes versículos dando a entender a Páscoa propriamente dita e a Festa que se lhe seguia dos Pães Asmos com a duração de sete dias (cons. v. 3. observando que o antecedente de "nela" é páscoa). Conseqüentemente, este sacrifício da Páscoa devia ser tomado de ambos, o gado grande e o gado miúdo (v. 2), enquanto que para a Páscoa propriamente dita, indicava-se um cordeiro (Êxodo. 12:3 e segs.). Para os sacrifícios mencionados em Deuteronômio. 16:2, veja a narrativa da celebração em II Cronicas. 30:22 e segs. e 35: 7 e segs., e observe aqui o uso do termo "oferta de páscoa", literalmente páscoas, com referência ao sacrifício de animais..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)

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