20 de julho de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

Resultado de imagem para bíblia sagrada
Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) E. Decisão Radical. 30:11-20.11-14. O Senhor não exigiu de Israel algo incompreensível ou inatingível (v. 11). O dever de Israel não estava escondido em algum lugar alto e inacessível (v. 12) ou além de alguma barreira insuperável (v. 13). Observe o uso semelhante que Paulo fez dessas questões proverbiais em Romanos. 10:5, 6.14. Esta palavra está mui perto de ti. Existem coisas secretas e incompreensíveis que pertencem a Deus (cons. 29: 29a; Salmos. 131:1), mas a exigência da aliança refere-se às coisas reveladas e dadas ao povo de Deus para serem obedecidas (cons. 29:29b; 6:6,7; 11:18, 19; 31:19). Conforme Jó afirmou, conhecimento ilimitado pertence a Deus somente, mas ao homem Deus designa, por sua porção de sabedoria, o temor do Senhor, que é o aspecto principal da aliança (Jó 28, espec. v. 28).15-20. Moisés concluiu a apresentação das bênçãos e maldições da aliança com um apelo de memorável simplicidade e sublimidade. Ele fez Israel se lembrar de que em sua experiência como um reino, bênçãos e obediência seriam inseparáveis, como também a rebelião e a maldição (vs. 16-18).15. A vida e o bem, a morte e o mal. O resultado era tão simples e radical como a vida e a morte (cons. 19b). Amar o Senhor, obedecê-Lo e permanecer-Lhe fiel – essa devia ser a sua vida (v. 20; cons. 6: 1-5).19. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti. Uma das divisões padrão nos tratados seculares de suserania era a que continha a invocação dos deuses do Senhor e do vassalo como testemunhas sagradas do juramento da aliança. É significativo que o tratado deuteronômico contenha pelo menos este paralelo retórico do aspecto (cons. 4:26; 31:28; 32:1). O Senhor era, é claro, a Testemunha divina como também o Suserano desta aliança. Repetidas vezes Moisés traçou a origem da obra da salvação que Deus realizava através dele, às promessas feitas sob juramento a Abraão (v. 20c)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...