Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody). Já não posso sair e entrar. Embora Moisés ainda fosse competente em termos de vida quotidiana individual (cons. 34:7), já perdera o vigor necessário para pastorear todo o rebanho de Israel e em particular para conduzir a campanha da conquista diante da nação (cons. Números. 27:16 e segs.). Em relação a Deuteronômio. 31:2c, veja 3:23 e segs., 4:21, 22; Números. 20:12. O Senhor, tendo Josué como Seu novo representante mediador, continuaria e completaria em Canaã a conquista já iniciada com sucesso por Moisés na Transjordânia (vs. 3-6). Com tal liderança assegurada, Israel executaria o mandato da conquista (cons. 7:1 e segs.) com poder e coragem (v. 6; com. vs. 7, 23; 20:3, 4; 31:7, 23; Josué. 1:6 e segs.). 7,8. Sob as ordens de Deus, Josué já fora ordenado por Moisés diante de Eleazar e a congregação como o novo líder de Israel (Números. 27:18-23 ; Deuteronômio. 1:38). 8. O Senhor é quem vai adiante de ti. Repetindo a promessa da presença divina (com. Js. 5:13 e segs.) que acabara de ser feita a todo o povo (Deuteronômio. 31:3-6), Moisés investiu Josué publicamente da tarefa de completar a missão de introduzir Israel em sua herança.9-13. Moisés atribuiu aos sacerdotes a obrigação de regularmente tomar a ler em público a lei da aliança. O efeito almejado era associar os sacerdotes e os anciãos com Josué na responsabilidade do governo e na estima de Israel. Mais importante ainda, todo o povo da aliança, ao lado de todas as autoridades humanas da comunidade foram colocados sob o senhorio do Doador da lei. 9a. Esta lei escreveu-a Moisés. Esta é uma declaração explícita de importância óbvia para investigações da alta crítica (cons. v. 24). Embora o fato seja mencionado a esta altura, é provável que o documento da aliança oficial, ou pelo menos a sua parte principal, tenha sido preparado anteriormente. A entrega da lei aos profetas e anciãos aqui mencionada (9b), se for outra que a mencionada nos versículos 24 e segs., pode ser simplesmente uma transferência simbólica de responsabilidade de aplicação da lei da aliança, conforme descrita nos versículos 10-13. Nos tratados de suserania das nações, incluía-se orientação para a sua leitura ao povo vassalo, a intervalos regulares, de uma a três vezes ao ano.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)
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