Livro Marcos (William Barclay) 138 Marcos aqui se ri amavelmente dos médicos. A
mulher os tinha experimentado todos e tinha sofrido muito e tinha gasto tudo o
que tinha, e o resultado era que em vez de melhorar tinha piorado. A literatura
judaica tem interessantes referências aos médicos. "Fui aos médicos",
diz uma pessoa, "para que me curassem; mas quanto mais remédios me aplicavam,
menos via por causa das manchas, até que fiquei completamente cego"
(Tobias 2:10). Na Mishna há uma passagem que é o resumo escrito da Lei
tradicional, que fala das profissões que alguém pode ensinar a seu filho.
"O rabino Judá diz: 'Os condutores de asnos são em sua maioria malvados,
os condutores de camelos são em sua maioria gente decente, os marinheiros são
em sua maioria santos, os melhores entre os médicos estão destinados à Geena, e
os mais decorosos entre os açougueiros são sócios do Amaleque'. " Mas felizmente,
e com justiça, há vozes do outro lado. Um dos maiores tributos aos médicos se
encontra no Eclesiástico (um dos apócrifos compostos no período entre o Antigo
e o Novo Testamento) no capítulo 38:1-15. Rende ao médico as honras que lhe são
devidas, por causa dos seus serviços, porque o Senhor o criou. Pois é do
Altíssimo que vem a cura, como um presente que se recebe do rei. A ciência do
médico o faz trazer a fronte erguida. Ele é admirado pelos grandes. Da Terra o
Senhor criou os símplices, o homem sensato não os menospreza. Por eles, ele
curou e aliviou, o farmacêutico faz com eles misturas. E assim suas obras não
têm fim, e por ele a saúde se difunde sobre a Terra. Depois dá lugar ao médico,
porque o Senhor também o criou, não o afastes de ti, porque dele tens
necessidade. Há ocasião em que a saúde está entre suas mãos, pois eles também
rezam ao Senhor, para que lhes conceda o favor de um alívio e a cura pode
salvar-te a vida. (Bíblia de Jerusalém) Os médicos não tinham tido êxito no
tratamento desta mulher, e ela tinha ouvido falar de Jesus. Mas tinha um
problema: sua enfermidade era algo embaraçoso; não podia mesclar-se na multidão
e mostrar-se abertamente; de modo que decidiu tentar tocar em Jesus
secretamente. Nos dias de Jesus, todo judeu piedoso portava uma túnica exterior
com quatro borlas no bordo, uma em cada extremo. Essas borlas se usavam em
obediência ao mandamento de Números 15:38-40, e eram para indicar a outros e recordar
ao próprio portador, que ele era membro do povo escolhido de Deus. Eram a
insígnia de um judeu piedoso. Uma dessas borlas foi a que a mulher tocou,
deslizando-se entre a multidão; e depois de tê-la tocado, para sua grande
surpresa ficou curada. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
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