5 de março de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay)  170 Agora, note-se que, para os judeus, o não fazer isto significava não  ser culpados de más maneiras, nem estar sujos no sentido físico, e sim  ser impuros aos olhos de Deus. quem comia com as mãos sem lavar   estava sujeito aos ataques de um demônio chamado Shibta. O omitir esta  lavagem de mãos expunha a pessoa à pobreza e à destruição. O pão  comido com mãos impuras, não era melhor que excrementos.  Um rabino que uma vez omitiu a cerimônia foi sepultado em  excomunhão. Outro rabino, encarcerado pelos romanos, usou a água que  lhe davam para estes lavados em lugar de bebê-la e no fim quase morreu  de sede, pois estava decidido a observar as regras para o lavamento das  mãos antes que saciar a sede.  Isto era a religião para fariseus e escribas. Rituais, cerimônias,  regras e regulamentações como estas era o que se considerava a essência  do serviço de Deus. A religião ética estava sepultada debaixo de uma  massa de tabus e regras e regulamentações. Os últimos versículos da passagem abundam nesta concepção da  impureza. Uma coisa podia estar perfeitamente limpa no sentido comum,  mas ser imunda no sentido legal. Algo desta concepção da impureza se  encontra no Levítico, caps. 11 ao 15, e em Números 19. Hoje em dia  falaríamos de coisas que são tabu em vez de imundas. Certos animais  eram considerados imundos (Levítico 11). Uma mulher depois do parto  era imunda; um leproso era imundo; qualquer que tocasse um cadáver  era imundo. E qualquer que estivesse assim imundo convertia em  imundo tudo o que tocasse. Um gentio era imundo; os mantimentos tocados por um gentio eram imundos; qualquer vasilha tocada por um  gentio era imunda. De modo que quando um judeu estrito voltava do  mercado inundava todo seu corpo em água limpa para tirar qualquer  mancha que tivesse podido adquirir.  Evidentemente, as vasilhas podiam tornar-se facilmente imundas.  Podiam ser tocadas por uma pessoa imunda ou conter mantimentos  imundos. É a isto que se refere nossa passagem com o lavamento de  copos e jarros e utensílios de metal. Na Mishnah há não menos de doze  dissertações sobre esta classe de imundície. Um copo fundo feito de  barro podia contrair a impureza por dentro mas não por fora; quer dizer,  não importava o que ou quem o tocasse por fora, mas importava o que o   tocava por dentro. Se ficasse imundo se teria que rompê-lo e esmiuçá-lo  de modo que não ficasse um pedaço suficientemente grande para conter  azeite suficiente para ungir o dedo menino do pé. Um prato raso sem  borda não podia converter-se em imundo, mas se tinha borda, sim. Se os  copos feitos de couro, osso ou vidro são rasos não podem contrair  imundície alguma; se forem fundos podem ficar imundos por dentro e  por fora. Se forem imundos, devem ser quebrados; e a ruptura deve ser  um buraco suficientemente grande para que passe por ele uma granada  de tamanho médio. Os copos de barro para ser curados da impureza  devem ser quebrados; outras vasilhas devem ser inundadas, fervidas,  purgadas por fogo – no caso de vasilhas de metal – e polidas. Uma mesa  de três pernas pode contrair imundície; se perder uma ou duas das  pernas, já não pode; se perder as três pernas, pode, porque então pode  será usada como um tabuleiro e um tabuleiro pode converter-se em  imundo. As coisas feitas de metal podem tornar-se imundas, exceto uma  porta, um ferrolho, uma fechadura, uma dobradiça, um arame e uma  canaleta. A madeira incorporada em utensílios de metal pode tornar-se  imunda; mas não o metal dos mesmos. Meu uma chave de madeira com  dentes de metal pode converter-se em imunda; mas uma chave de metal  com dentes de madeira, não. E também o leito. Leito, em segunda acepção é banco, que no Oriente se usava como mesa. (Estudanod a Biblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

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