Marcos (William Barclay) 111 (c) Podemos chegar sem preparação alguma. Resulta muito fácil nos dirigir para o culto na casa de Deus sem nenhum tipo de preparação da mente ou do coração. E é fácil porque muito freqüentemente chegamos às pressas. Seria muito diferente se antes de nos aproximar do culto permanecêssemos quietos e em silêncio durante alguns minutos e se nos aproximássemos de Deus por meio da oração. Como diziam os rabinos judeus a seus discípulos: "Oram melhor juntos os que antes oraram separadamente." (3) Aplica-se às relações pessoais. Uma das grandes realidades da vida é que nos vemos refletidos em outras pessoas. Se formos irritáveis e mal-humorados sentiremos que o resto das pessoas também é desagradável. Se vivemos criticando e encontrando defeitos, é provável que outros façam o mesmo. Se somos desconfiados e suspeitamos de todos, sem dúvida outros farão o mesmo conosco. Se quisermos que outros nos amem, primeiro devemos amar. Quem quer ter amigos deve ter um ânimo amistoso. Os homens acreditaram em Jesus porque ele acreditava neles. LEI DOS LUCROS Marcos 4:25 É possível que à primeira vista este ensino pareça duro. Mas a lição de toda a vida é aprender quão inevitável e profundamente verdadeiras são estas palavras. (1) Vale com respeito ao conhecimento. Quanto mais saiba uma pessoa, mais será capaz de aprender. Ninguém pode ingressar nas riquezas da literatura grega antes de ter transitado o penoso atalho que conduz através da gramática desse idioma. Quando possui conhecimentos básicos de gramática grega, algo mais lhe será dado. Ninguém pode aproveitar totalmente uma experiência musical até não conhecer a estrutura da sinfonia. Mas quando possui esse conhecimento, há muita maior riqueza estética reservada para ele na música. Também é certo que se alguém não se aplicar constantemente à tarefa de aumentar seus conhecimentos, até o pouco que tem lhe será tirado. Há muitos que quando foram à escola podiam dirigir os elementos de alguma língua estrangeira, como inglês ou francês, mas por não terem exercitado e aumentado os conhecimentos que a escola lhe repartiu vieram a perder até o pouco que tinham. Em matéria de conhecimentos quanto mais se conhece mais fácil será adquirir. Quando se possui algum conhecimento, outros são dados. E se alguém não procura aumentar a quantidade de conhecimentos que possui, estes escaparão, pouco a pouco, de sua capacidade de captação. Os mestres judeus tinham um dito extravagante mas muito expressivo. O estudioso deve ser tratado como uma mula pequena: cada dia é necessário aumentar a carga que leva sobre suas costas. No campo do conhecimento não podemos nos deter; sempre adquirimos mais conhecimentos ou os perdemos.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
26 de janeiro de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de janeiro Dia 26
Leituras: Mateus 9:1-8; Atos 9:20-31; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Gênesis 48-50.
Versículo Especial: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).
Pensamento Bíblico: Deus Tornou o Mal em Bem (Gênesis 50:20). Depois de suportar uma série de provações e injustiças, e longos anos de separação de sua família, José fez esse comentário sobre a ação de seus irmãos ciumentos. A despeito de suas más intenções, Deus tornou os sofrimentos de José nalguma coisa boa. A fé no Deus que governa o mundo nos leva a acreditar que ele tem capacidade para usar até as mais cruéis circunstâncias para o bem.
Ação: Aceite as dificuldades da vida com confiança no Bom Pastor.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
25 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 110 (2) Aplica-se a nós, à nossa própria vida e à nossa conduta. Quando alguém faz algo mau, seu primeiro instinto é ocultar-se. Isso foi o que Adão e Eva fizeram quando desobedeceram o mandato de Deus (Gênesis 3:8). Mas a verdade tem sua forma de sair à luz. Em última instância, ninguém pode esconder a verdade de si mesmo e o homem que guarda um segredo jamais é feliz. A rede de ocultação nunca é um engano permanente. E, quando se trata das coisas últimas, ninguém pode esconder nada de Deus. No final é literalmente certo que não há nada secreto que não tenha que ser revelado diante de Deus. Quando recordamos isso, devemos estar cheios do desejo de converter a vida em algo que todos os homens possam ver e que Deus possa observar, sem que sintamos vergonha. O EQUILÍBRIO DA VIDA Marcos 4:24 Na vida sempre há um equilíbrio. O que alguém obtenha estará determinado, em cada caso, pelo que faz. (1) Isto se aplica ao estudo. Quanto mais tempo de estudo se dedique a um tema, mais se obterá dele. Conta-se que o antigo país dos partos não dava de comer a seus jovens até que não tivessem suado. Tinham que trabalhar antes de poder comer. Todos os temas de estudo são assim. Dão prazer e satisfações em proporção ao esforço que estejamos dispostos a lhes dedicar. Isto se aplica de maneira especial ao estudo da Bíblia. Às vezes sentimos que certas partes da Bíblia não nos resultam agradáveis. Se as estudarmos, costumam ser as que nos produzem maior satisfação. Um estudo superficial de qualquer tema em geral não despertará maior interesse; mas todo estudo a fundo realmente nos deixará entusiasmados e fascinados. (2) Aplica-se à adoração. Quanto mais levemos ao culto da casa de Deus mais obteremos de Deus. Quando nos aproximamos ao culto na casa de Deus, podemos fazê-lo de três maneiras equivocadas. (a) Podemos nos aproximar unicamente para receber. Se chegarmos com esse estado de ânimo, o mais provável é que critiquemos o organista, o coro e o sermão do ministro. Veremos todo o culto como uma obra posta em cena única e exclusivamente para nosso próprio entretenimento. Devemos nos aproximar com o ânimo disposto a dar. Devemos recordar que o culto é um ato grupal e que cada um de nós pode fazer sua contribuição. Se não nos perguntarmos "O que posso obter deste culto?" e sim "O que posso contribuir a ele?", obteremos muito mais do que se só assistirmos com a intenção de receber coisas.(Estudando a Biblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de janeiro Dia 25
Leituras: Mateus 8:23-34; Atos 9:1-19; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Gênesis 46-47.
Versículo Especial: “E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27).
Pensamento Bíblico: A Conversão de um Fariseu Zeloso (Atos 9:1-19). A conversão de Saulo de Tarso permanece como uma demonstração clara do poder do evangelho. Saulo foi um fariseu zeloso, opondo-se de todo o coração àquele chamado Jesus. Mas quando se viu face a face com os fatos, ele foi honesto e admitiu a própria verdade, a que ele se tinha oposto tão violentamente. O evangelho ainda tem o poder de transformar o homem mau em um filho de Deus.
Ação: Maravilhe-se ante a grandeza de Cristo. Então, faça um esforço especial para dizer a um pecador que ele precisa do Salvador.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
livro Marcos (William Barclay) 108 A VERDADE QUE NÃO SE PODE OCULTAR Marcos 4:22-23 Jesus estava absolutamente convencido de que, em última instância, não se podia ocultar a verdade. Esta frase se aplica a duas coisas. (1) Vale para a própria verdade. Há algo indestrutível na verdade. Os homens podem resistir de confrontar a verdade; podem tentar suprimi-la; podem negar-se a aceitá-la mas "grande é a verdade e no final prevalecerá". A princípios do século XVI um astrônomo, chamado Copérnico, descobriu que a Terra não é o centro do universo. Viu que, em realidade, é a Terra que gira ao redor do Sol e não o Sol ao redor da Terra. Copérnico era um homem cauteloso e durante trinta anos não difundiu seu descobrimento. Por fim, em 1543, quando estava a um passo da morte, convenceu a um editor atônito que publicasse sua obra fundamental, As revoluções dos corpos celestes. Copérnico morreu pouco tempo depois, mas outros herdaram a tormenta. A princípios do século XVII Galileu aceitou a teoria de Copérnico e afirmou publicamente sua adesão a ela. Em 1616, A Inquisição o convocou a Roma e condenou suas crenças. Ditou-se sentença: "A primeira proposição a respeito de que o Sol é o centro e não gira ao redor da Terra é tola, absurda, teologicamente falsa e herética porque contradiz as Sagradas Escrituras... A segunda proposição a respeito de que a Terra não é o centro, mas que gira ao redor do Sol é absurda, filosoficamente falsa e, do ponto de vista teológico, contrária à fé." Galileu abdicou. Era mais fácil concordar do que morrer; e durante anos guardou silêncio. Uma novo Papa subiu ao trono e Galileu pensou que Urbano VIII era um homem de mente mais ampla e mais culto que seu predecessor. Voltou a expor sua teoria. Suas expectativas estavam equivocadas. Desta vez teve que escolher entre assinar uma retratação ou submeter-se a torturas. Preferiu assinar. "Eu, Galileo, aos setenta anos, sendo prisioneiro e de joelhos, diante de suas eminências e com os Santos Evangelhos sob os olhos e tocando-os com minhas mãos, abjuro, amaldiçôo e detesto o engano e a heresia do movimento da Terra." A retratação o salvou da morte mas não da prisão. Por fim, até se proibiu que o enterrassem na abóbada de sua família. A Igreja Católica Romana não foi a única que se negou a aceitar a verdade. Lutero escreveu: "O povo emprestou os ouvidos um astrólogo tresnoitado (referia-se a Copérnico) que se empenhou em mostrar que a Terra gira e que não acontece assim com o céu ou o firmamento, o Sol e a Lua. Este insensato quer modificar toda a ciência da astronomia, mas a Sagrada Escritura nos diz que Josué mandou o Sol deter-se, não a Terra." O tempo, entretanto, segue seu curso. Pode-se ameaçar torturando a um homem por ter descoberto a verdade. Pode-se qualificá-lo de néscio e rir dele quando comparece diante do tribunal, mas isso não altera a verdade. "Não está em teu poder", disse Andrew Melville, "enforcar ou exilar à verdade." Pode-se atacar, retardar, suprimir, zombar da verdade. Mas o tempo traz sua vingança e, por fim, a verdade prevalece. Todo homem deve precaver-se de não brigar contra ela. (ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de janeiro Dia 24
Leituras: Mateus 8:14-22; Atos 8:26-40; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Gênesis 44-45.
Versículo Especial: “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca” (Salmo 6:12).
Pensamento Bíblico: O Messias Sofredor (Salmo 22:1-21). Muitas referências, no Novo Testamento, mostram o significado messiânico desta profecia. Quando a lemos e meditamos em suas palavras, entendemos melhor a angústia que Jesus suportou enquanto se sacrificava pelos nossos pecados. Ele suportou isso tudo para que eu pudesse viver em sua presença.
Ação: Tome nota desta passagem e a leia novamente, da próxima vez em que você tomar parte da ceia do Senhor. Lembre-se do que Jesus suportou por você.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 107 Se tivesse sido um homem prudente e cauteloso
nem sequer teria escrito essas teses. Se sua mente estivesse posta em sua
segurança não as teria fixado na porta da igreja. E, de havê-lo feito, não
teria escolhido o Dia de Todos os Santos para fazer sua declaração, se tivesse
pensado em sua segurança pessoal. Mas Lutero sentia que tinha descoberto a
verdade e a única ideia que ocupava sua mente era tirar à luz essa verdade e
dedicar sua vida a ela. Em todos os níveis da vida chegam momentos quando
sabemos muito bem quais são as exigências da verdade, o que é o que devemos
fazer, qual é a obrigação do cristão. Em todos os níveis da vida há momentos em
que não fazemos o que devemos fazer porque isso nos conduziria à impopularidade
ou coisas piores. Devemos ter presente que o abajur da verdade é algo que
devemos manter em alto e que não devemos ocultá-la para conservar uma covarde
segurança. (2) O propósito do cristianismo é que seja visto. Na Igreja
primitiva às vezes o fato de mostrar que alguém era cristão implicava a morte.
O Império romano se estendia por todo mundo. A fim de obter algum tipo de
unidade em tão vasto império, iniciou-se o culto ao imperador. O imperador era
a encarnação e personificação do Estado e era adorado como um deus. Exigia-se a
todos os habitantes do império que em certos dias estabelecidos chegassem para
sacrificar diante da divindade do imperador. Em realidade, tratava-se de uma
prova de lealdade política. Após completar o requisito, recebia um certificado,
e de posse deste certificado, podia-se ir adorar a qualquer outro deus. Ainda
se conservam muitos destes certificados. Dizem o seguinte: A quem tem a seu
cargo o sacrifício do Inareo Aqueo da aldeia de Theoxenis, junto com seus
filhos Aías e Hera, que habitam na aldeia da Theadelfia. Sacrificamos
regularmente aos deuses e agora, em sua presença, como as normas exigem,
sacrificamos derramamos nossa libação e provamos as ofertas. Pedimos que nos deem
o certificado correspondente. Que a sorte lhes acompanhe. Logo segue o
testemunho: Nós, Serenas e Hermas, testemunhamos seu sacrifício. Tudo o que o
cristão devia fazer era passar por esse ato formal, receber o certificado e
ficar tranquilo, sem correr nenhum perigo. E a história prova que milhares de
cristãos preferiram a morte em vez de fazer isso. Com a maior facilidade podiam
ter oculto o fato de que eram cristãos. Poderiam ter continuado sendo cristãos
em particular, sem o menor problema. Mas para eles, seu cristianismo era algo
do qual era preciso dar testemunho perante todos os homens. Sentiam-se
orgulhosos de que todos soubessem qual era sua posição. A esses homens devemos
a fé cristã que temos hoje. O costume, o mais fácil é silenciar o fato de que
pertencemos a Cristo e a sua Igreja; mas nosso cristianismo deve ser como o
abajur que todos os homens podem ver. (Estudando a Bíblia livro por livro que
Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de janeiro Dia 23
Leituras: Mateus 8:1-13; Atos 8:14-25; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Gênesis
42-43.
Versículo Especial: “Exalta-te, Senhor, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos
o teu poder” (Salmo 21:13).
Pensamento Bíblico: Pense na Formiga (Provérbios 6:6-11). Sem ser
constantemente guiada por um supervisor, a formiga continua diligentemente no
seu trabalho. O bom tempo é visto como a oportunidade para se preparar para
tempos mais duros. Aqui há muito para aprendermos. Temos que ser esforçados e
com iniciativa. Deveríamos aplicar este ensinamento à diligência nas tarefas
diárias e ao trabalho de prepararmo-nos para a eternidade. Temos que usar nosso
tempo e oportunidades sabiamente.
Ação: Hoje o tempo voará e nunca mais poderá ser recuperado. As almas irão
encontrar-se com Deus e nunca terão uma segunda chance para se prepararem.
Trabalhe, pois a noite se aproxima! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
22 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Marcos (William Barclay) 105 Como isto aconteceu? Como é que Marcos
apresenta estas frases de Jesus uma após outra e Mateus as reparte por todo o
seu Evangelho? A razão é muito simples. Jesus tinha um domínio único sobre a
linguagem. Podia dizer as coisas mais vívidas e expressivas. Podia dizer coisas
que permaneciam na memória e o povo gente não as esquecia. Por outro lado, deve
ter dito muitas destas coisas mais de uma vez. Viajava de um lado a outro e
seus ouvintes eram outros; deve ter repetido uma boa parte de seus ensinos em
cada lugar. Como resultado, os homens lembravam o que Jesus dizia, dizia-o de
uma maneira tão vívida que não a podiam esquecer; mas, não lembravam quando o
havia dito. O resultado é que existem uma quantidade do que poderia
denominar-se ditos "órfãos" de Jesus. A própria frase se grava na
mente das pessoas de maneira tal que a recordam para sempre, mas esquecem seu
contexto, o momento em que ela foi pronunciada. Portanto, devemos tomar cada um
destes ditos separadamente e analisá-los. Um dos ditos memoráveis de Jesus é
que os homens não acendem um abajur e o põem debaixo do alqueire, que seria o
mesmo que tampá-lo com um recipiente, nem a põem debaixo da cama. O objetivo do
abajur é ser visto e capacitar aos homens a verem. Por isso deve ser posto em
um lugar onde todos os homens possam vê-la. Esta frase nos ensina duas coisas.
(1) O objetivo da verdade é que seja vista. O propósito da verdade não é
permanecer escondida, e sim ser manifestar. Pode haver momentos em que resulta
perigoso dizer a verdade. Em certas ocasiões, dizer a verdade é o caminho mais
seguro para gerar perseguições e problemas. Mas o homem verdadeiro e o cristão
autêntico defendem a verdade diante de todos. Quando Lutero decidiu enfrentar a
Igreja Católica Romana se propôs atacar, em primeiro lugar, as indulgências.
Para todos os efeitos práticos, as indulgências eram remissões de pecados que
qualquer um podia comprar de um sacerdote se estivesse disposto a pagar seu
preço. Lutero elaborou noventa e cinco teses contra estas indulgências. E o que
fez com essas teses? Em Wittenberg havia uma igreja chamada a Igreja de Todos
os Santos. Estava intimamente relacionada com a Universidade. Na porta da
igreja se fixavam notícias da Universidade, assim como os temas das discussões
acadêmicas. Era o único anúncio de notícias da cidade. Lutero fixou sua tese
nessa porta. Quando o fez? O dia em que a maior quantidade de pessoas assistia
à igreja era o de Todos os Santos, em primeiro de novembro, que coincidia com o
aniversário da fundação dessa igreja; celebravam-se vários cultos e multidões
assistiam. Lutero fixou sua noventa e cinco tese sobre a porta da igreja o dia
de Todos os Santos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de janeiro Dia 22
Leituras: Mateus 7:21-29; Atos 8:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Gênesis
41.
Versículo Especial: “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte
pregando a palavra” (Atos 8:4).
Pensamento Bíblico: Fazendo
a Coisa Certa (Mateus 7:21-29). Ser aceito por Deus exige mais do
que profissão de fé. Requer ação. Mas só “fazer alguma coisa” também não é
suficiente. Temos que fazer as coisas que Jesus diz para
fazermos. Nosso amor e respeito a ele é demonstrado pela nossa
obediência.
Para ressaltar este ponto, Jesus
oferece a ilustração bem viva das casas construídas sobre fundações diferentes.
Se desejamos sobreviver às provações e tentações da vida, temos que ter certeza
de que nossas vidas são construídas sobre a sólida fundação que é Jesus
Cristo.
Ação: Examine a fundação de sua casa espiritual. Está sobre a pedra ou sobre a
areia? O edifício é sólido? Do mesmo modo que os edifícios físicos caem devido
a negligência, sua casa espiritual permanecerá firme somente se você a mantiver
edificando. Cresça no Senhor, hoje.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
21 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 104 (b) Devemos recebê-lo.
Quando ouvimos a mensagem cristã devemos fazê-la penetrar em nossa mente. A
mente humana é uma máquina estranha e perigosa. Estamos constituídos de modo
tal que quando um corpo estranho trata de penetrar no olho, este se fecha
automaticamente. É uma ação reflexa, instintiva. Quando a mente ouve alguma
coisa que não quer escutar, automaticamente fecha suas portas e a esquece. Em
alguns momentos, a verdade pode produzir dor; mas às vezes temos que aceitar
uma droga desagradável ou um tratamento doloroso para conservar a saúde. Fechar
a mente à verdade que não queremos ouvir é o caminho que nos levará diretamente
à tragédia e ao desastre. (c) Devemos transformá-lo em ações concretas. A
produção que se menciona na parábola foi de trinta, sessenta, e cem por um. É
uma colheita abundante, mas o terreno vulcânico da Galileia era famoso por sua
produção. A verdade cristã sempre deve traduzir-se em ações concretas. Em
última instância~, o cristão recebe um desafio, não para especular, e sim para
agir. Agora, tudo o que acabamos de ver é o sentido que encontramos na parábola
quando sentamos para estudá-la com atenção. E nós a lemos com tempo para
refletir sobre ela. Seria quase impossível para que quem a ouviu pela primeira
vez ter pensado em todas estas coisas; e devemos recordar, como vimos antes,
que originariamente a parábola foi pronunciada diante de uma multidão. Qual
seria o elemento que apareceria nas mentes da multidão que a ouvia pela
primeira vez? Sem dúvida seria o seguinte: que embora uma parte da semente
jamais crescia, o certo era que no fim do dia se recolhia uma colheita
esplêndida. Esta parábola põe fim ao desespero. Pode parecer que boa parte de
nosso esforço não consiga nenhum resultado, ou que grande parte de nosso
trabalho seja estéril. Isso era o que sentiam os discípulos quando viam que
expulsavam a Jesus da sinagoga e o olhavam com suspeita. Em mais de um lugar,
sua mensagem parecia ter fracassado, e eles se sentiam desalentados e
deprimidos. Não obstante, esta parábola lhes dizia, e também nos diz:
"Paciência! Faz tua tarefa. Semeia a semente. Deixa o resto a Deus. A
colheita está garantida." A LUZ QUE DEVE SER VISTA Marcos 4:21 Os
versículos 21-25 são interessantes porque nos mostram os problemas que os
autores dos Evangelhos enfrentavam. Estes versículos apresentam quatro ditos
diferentes do Jesus. No versículo 21 há um dito sobre o abajur. No versículo 22
se fala sobre a revelação das coisas secretas. No versículo 24 há uma frase que
afirma que receberemos na mesma medida em que tenhamos dado. No 25 se afirmar
que àquele que tem lhe será dado ainda mais. Agora, Marcos apresenta estes
versículos um após o outro, mas o versículo 21 é repetido em Mateus 5:15; o
versículo 22 é repetido em Mateus 10:26; o versículo 24 é repetido em Mateus
7:2 e o versículo 25 em Mateus 13:12 e também em Mateus 25:29. Isso quer dizer
que quatro versículos consecutivos do Evangelho de Marcos aparecem espalhados
por todo o Evangelho de Mateus. Ao ouvi-los, aparece um fato prático. Não
devemos tentar achar alguma conexão entre eles porque é evidente que não há.
São frases desconectadas entre si e devemos tomar uma por uma. (Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de janeiro Dia 21
Leituras: Mateus 7:13-20; Atos 7:51-60; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Gênesis
38-40.
Versículo Especial: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento
anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).
Pensamento Bíblico: O Caminho
Apertado e o Caminho Espaçoso (Mateus
7:13-20). Muitas coisas importantes estão contidas nesta passagem. Temos que
reconhecer que poucos serão salvos, vendo assim a necessidade de cuidado em
nosso serviço e pressa em nossos esforços, para resgatar os que estão
perecendo. Temos que estar atentos para os falsos mestres, que atraem e
convencem e que nos guiariam pelo caminho espaçoso. Temos que julgar os outros
pelos seus frutos, comparando seu ensinamento com o padrão da Palavra de
Deus.
Ação: Continue persistindo na direção da meta celestial, e leve consigo um
amigo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 102 (2) Fala-se do terreno pedregoso. Não se
tratava de uma zona cheia de pedras, mas sim de um terreno de pedra calcária
coberta por uma capa muito fina de terra. Esta era a composição de grande parte
da Galileia. Em muitos campos a rocha aflorava à superfície. A semente que caía
nesses terrenos germinava muito bem, mas como a terra era tão fina e continha
tão pouca umidade e alimento, o calor do Sol não demorava para secar os brotos
de maneira que morriam. Sempre resulta mais fácil começar algo que terminá-lo.
Conta-se que um famoso evangelizador disse: "Aprendemos que se necessita
cinco por cento de esforço para ganhar um homem para Cristo e um noventa e
cinco por cento para mantê-lo a seu lado e para que cresça dentro da
Igreja." São muitos os que empreendem o caminho cristão, e também são
muitos os que ficam ao flanco do caminho. Há dois problemas que provocam esta
deserção. O primeiro é a incapacidade de pensar a fundo no que significa o
cristianismo, de dar-se conta de qual é seu conteúdo e o preço que terá que
pagar por ele antes de começar. O outro fator é que há milhares de pessoas que
se sentem atraídas pelo cristianismo, mas que jamais permitem que penetre além
da superfície. O concreto é que o cristianismo é uma questão de tudo ou nada. O
homem só está seguro quando se entrega por completo a Cristo. (3) O terceiro
tipo de terreno era o que estava cheio de espinhos. O camponês da Palestina era
ocioso. Cortava os ramos superiores dos espinhos fibrosos e os queimava, o
campo podia parecer limpo, mas debaixo da superfície permaneciam as raízes.
Dali a pouco, as ervas daninhas recuperavam sua força. Cresciam com tanta
celeridade e com tanto vigor que afogavam a vida da semente. É muito fácil
abarrotar a vida com tantos interesses que não sobra tempo para dedicar a
Jesus. Como disse o poeta, as preocupações da vida podem ser como a terra
acumulada até que "esquecemos porque temos que esquecer e não porque
queiramos." quanto mais complexa seja a vida, mais importante resulta
comprovar que nossa ordem de prioridades seja correta, pois são muitas as
coisas que tentam de tirar Cristo do lugar principal. (4) Por último, menciona-se
o terreno bom, limpo e profundo onde podia germinar a semente. Se tivermos que
nos beneficiar realmente com a mensagem cristã, a parábola nos diz que devemos
fazer três coisas. (a) Devemos escutá-lo. Não podemos ouvir se não escutarmos.
Pode acontecer que muitos de nós estamos tão ocupados em falar que não temos
tempo para escutar; estamos tão empenhados em discutir que não temos tempo para
escutar; tão ocupados em manifestar nossas próprias opiniões e pontos de vista
que não temos tempo para escutar os pontos de vista de Cristo; nos levando de
um lado para o outro, que carecemos do tempo necessário para a quietude
essencial.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de janeiro Dia 20
Leituras: Mateus 7:7-12; Atos 7:37-40; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14;
Gênesis 37.
Versículo Especial: “Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o
Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).
Pensamento Bíblico: Tratamento de Outros (Mateus 7:12). Jesus mostra,
em poucas palavras, como o padrão de Deus ultrapassa a sabedoria humana da
vingança e da retribuição. Nosso comportamento para com os outros não deve ser
baseado nas suas ações para conosco. Temos que tratá-los como desejamos ser
tratados. É um ensinamento fácil de recitar, mas difícil de cumprir!
Ação: Meça,
hoje, todas as suas ações por estas palavras de Jesus em Mateus 7:12. Você está
demonstrando o amor e o respeito que você desejaria receber dos outros? (Estra
Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 101 Esta versão grega não diz
que o propósito de Deus fora que esse povo fosse tão torpe que não pudesse
entender. Diz que se entorpeceram a si mesmos de maneira tal que não podiam
entender, coisa esta que é muito distinta. A explicação é que ninguém pode
traduzir ou expressar com palavras um tom de voz. Quando Isaías falou ele o
fez, em parte, com um tom irônico e em parte, com desespero, mas cheio de amor.
Pensava o seguinte: "Deus me enviou para trazer a verdade a este povo e
pelo resultado que obtenho, bem poderia ter sido enviado para fechar suas
mentes. Poderia falar com uma parede, seria o mesmo. Dir-se-ia que Deus fechou
suas mentes à verdade." Jesus pronunciava suas parábolas com a intenção de
que penetrassem na mente dos homens e os iluminassem com a verdade de Deus. Mas
via uma profunda incompreensão nos olhos de muitos. Via muita gente cegada pelo
prejuízo, ensurdecida por seus próprios desejos, muito lentos para pensar.
Voltou-se para seus discípulos e lhes perguntou: "Recordam o que Isaías
disse uma vez? Disse que quando foi a Israel, o povo de Deus, com sua mensagem,
estava tão pouco disposto a entender que se podia pensar que Deus tinha fechado
suas mentes em lugar de abrir-lhe Isso é o que eu sinto hoje." Quando
Jesus disse isto não o fez com raiva, irritação, amargura ou exasperação.
Disse-o com o desejo do amor frustrado, com a aguda dor de alguém que trazia um
grandioso dom que os homens não recebiam por sua cegueira. Se lermos esta
passagem sem imaginar um tom de amarga exasperação, o tom do amor entristecido,
nos parecerá muito distinto. Não nos falará de um Deus que cegava
deliberadamente os homens e lhes ocultava sua verdade, mas sim de homens tão
incompreensivos que parecia quase inútil que o mesmo Deus tratasse de penetrar
a cortina de aço de sua incompreensão. Não permita Deus que escutemos sua
verdade dessa maneira! A COLHEITA ESTÁ GARANTIDA Marcos 4:13-20 Para aqueles
que ouviam a Jesus, cada detalhe desta parábola era algo real porque provinha
da vida cotidiana. Mencionam-se quatro tipos de solos. (1) O solo duro à margem
do caminho. A semente podia cair de duas maneiras neste tipo de terreno. Os
campos da Palestina estavam dispostos em fatias largas e estreitas. Estas
fatias estavam divididas por pequenos atalhos pelos quais se podia caminhar.
Por causa disso se endureciam tanto como um pavimento de cimento dada a
quantidade de gente que os transitava. Quando o semeador pulverizava a semente,
uma parte dela podia cair nestes atalhos e ali não tinha nenhuma possibilidade
de crescer. Mas havia outra forma de semear na Palestina. Às vezes se punha uma
bolsa cheia de sementes sobre o lombo de um asno, se fazia um corte em um dos
extremos da bolsa e logo se fazia o animal caminhar de uma ponta à outra do
campo enquanto caía a semente. Era inevitável que parte da semente caísse sobre
o caminho quando se conduzia o animal até o campo, e inevitavelmente as aves se
equilibravam sobre ela e a comiam. Há alguns em cujo coração a verdade cristã
não pode penetrar. Essa impossibilidade se deve à falta de interesse do ouvinte
e essa falta de interesse, por sua vez, deve-se à incapacidade de perceber a
importância da decisão cristã. O cristianismo não acha guarida em muita gente,
não porque sejam hostis a ele, e sim porque são indiferentes. Creem que é algo
irrelevante e que podem viver sem ele. Isso poderia ser certo se a vida fosse
um caminho simples onde não existissem tensões nem lágrimas; mas a realidade
concreta é que na vida de todos os homens chega um momento em que precisam de
um poder distinto ao seu próprio. A tragédia da vida é que são muitos os que
descobrem este fato muito tarde. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de janeiro Dia 19
Leituras: Mateus 7:1-6; Atos 7:17-36; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Gênesis
35-36.
Versículo Especial: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto
muralhas” (Salmo 18:29).
Pensamento Bíblico: Evitando o Julgamento Hipócrita (Mateus 7:1-5).
Jesus não condena um julgamento justo, mas nos adverte para evitarmos a
tendência comum de julgar segundo um padrão de duas medidas e de hipocrisia.
Exigir a perfeição dos outros, enquanto toleramos e desculpamos nossos próprios
erros, é evidencia de má atitude. E ainda Satanás, frequentemente, usa as
deficiências dos outros para nos desviar da correção de nossos próprios
pecados.
Ação: Aplique este
pensamento: “Tempo empregado em melhorar a nós mesmos encurta o tempo perdido
em desaprovar os outros”.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe
a todos)
18 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 99 Agora, o que acontecia nas
religiões de mistérios era o seguinte. O candidato passava por um longo período
de purificação, jejum, ascetismo e instrução acerca do mais recôndito
significado da história. Logo se teatralizava o relato com toda sua dor, sua
tristeza, sua ressurreição e seu final triunfante como se se tratasse de um
drama de paixão. Recorria-se à música, o incenso, as luzes e a uma liturgia
esplêndida para realçar a atmosfera emocional. À medida que se desenvolvia a
cena, o fiel se identificava com o deus tanto em seus sofrimentos como em sua
vitória final. Passava da morte à imortalidade pela união com o deus. Agora, o
fato que nos interessa é que tudo isto carecia de sentido para a pessoa que não
estava iniciada; mas para os iniciados, estava carregado de todo o sentido que
lhe tinham ensinado a encontrar nisso. Esse é o significado técnico da palavra
grega mysterion. Quando o Novo Testamento fala do mistério do Reino, não quer
indicar que este é algo remoto, obscuro, recôndito e difícil de compreender; o
que quer dizer é que é totalmente incompreensível para aquele que não entregou
seu coração a Jesus e que só o homem que tomou a Jesus como Mestre e Senhor
pode entender o que significa o Reino de Deus. Não obstante, a dificuldade real
da passagem se encontra no que segue. Se tomarmos em seu sentido literal
pareceria que Jesus ensinava em parábolas para obscurecer o sentido de suas palavras
com toda deliberação, para escondê-lo de todos os homens e mulheres simples.
Fosse qual fosse o sentido original, a passagem não pode significar isso; e
haja dito Jesus o que haja dito, não disse isso. Pois se houver algo claro como
a água é que Jesus não empregava as parábolas para ocultar os sentidos de suas
palavras e para encobrir sua verdade, e sim para levar os homens a reconhecer a
verdade e para ajudá-los a vê-la. Então, como esta passagem chegou a adquirir a
forma que tem? Trata-se de uma citação de Isaías 6:9-10, que tinha preocupado
as pessoas do começo. Tinha estado preocupando as pessoas por mais de duzentos
anos antes de que Jesus a usasse. A tradução literal do hebraico é a seguinte
(as duas versões pertencem ao W. O. E. Oesterley): E disse, vá e diga a este
povo: "Continuem ouvindo, mas não compreendam; continuem procurando, mas
não percebam." Engrossa o coração deste povo, endurece seus ouvidos, cobre
seus olhos; não seja que vejam com seus olhos, que escutem com seus ouvidos e
que compreendam com seu coração, de modo que fique são outra vez. Em seu
sentido literal, pareceria que Deus diz a Isaías que deve seguir um caminho
pensado com deliberação para fazer com que as pessoas não possam entender. No
século III a.C. as Escrituras hebraicas foram traduzidas ao grego e a versão
neste último idioma, chamada Septuaginta, tornou-se um dos livros que exerceu
maior influência no mundo porque levou o Antigo Testamento a todos aqueles
lugares onde se falava grego. Os tradutores desta versão se sentiram
preocupados com esta passagem estranha e mudaram a tradução: E disse, vá e diga
a este povo: “Ouvirão, mas não entenderão; e vendo, verão, mas não
perceberão." Porque o coração deste povo se endureceu, e com seus ouvidos
não ouvem bem e seus olhos se fecharam. Para que não cheguem a ver com seus
olhos, a ouvir com seus ouvidos e a compreender com seus corações e para que
não se convertam e eu deva curá-los.(ESTUDANOD A BIBLIA LIVRO POR LIVRO QUE
DEUS ABENÇOE A TODOS)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de janeiro Dia 18
Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27;
Gênesis 32-34.
Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas
estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus
6:33).
Pensamento Bíblico: Dominando a
Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para
livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não
muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas
rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação
para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar
preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a
possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.
Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar
as coisas que estão dentro de sua força humana.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net
que Deus abençoe a todos)
17 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 98 (4) Isto nos traz para um
elemento que sempre devemos recordar ao tratar de interpretar as parábolas. A
intenção das mesmas não era em primeiro lugar que fossem lidas, e sim fossem
ouvidas. Isso quer dizer que, em um primeiro momento, ninguém podia sentar para
investigá-las e estudá-las frase por frase. Não as pronunciava para que alguém
as estudasse em profundidade e com tempo, e sim para produzir uma impressão e
uma reação imediatas. Isso quer dizer que nunca se deve ver as parábolas como
alegorias. Numa alegoria, cada parte, cada ação e cada detalhe da história têm
um significado e um sentido profundo. O Peregrino do Bunyan, é uma alegoria.
Cada um dos acontecimentos, personagens e detalhes têm um sentido simbólico. Se
for assim, resulta evidente que a alegoria deve ser estudada, analisada e
investigada. A parábola, por outro lado, era algo que se ouvia uma só vez.
Portanto, o que devemos procurar nela não é uma situação na qual cada detalhe
represente outra coisa; devemos procurar uma situação na qual sai à luz uma
grande ideia e brilha como um relâmpago. É sempre errado buscar dar um
significado a cada detalhe de uma parábola. O correto quer dizer sempre:
"Que ideia terá penetrado na mente de quem ouviu esta história pela
primeira vez?". O MISTÉRIO DO REINO Marcos 4:10-12 Esta passagem sempre
foi uma das mais difíceis de entender de todos os Evangelhos. Em grego, o
mistério do Reino de Deus tem um sentido técnico: não significa um algo
complicado e misterioso como acontece em nosso idioma. Refere-se a algo
totalmente ininteligível para aqueles que não foram iniciados em seu
significado, mas muito claro e simples para quem foi iniciado. Na época do Novo
Testamento, uma das características mais importantes da religião popular do
mundo pagão eram as Religiões de mistérios. Estas religiões prometiam a
comunhão, a união, e até a identidade com algum deus, mediante o qual
desapareceriam todos os temores e terrores da vida e da morte. Quase todas
estas religiões de mistérios se apoiavam na história de algum deus que tinha
sofrido, morto e ressuscitado. Quase todas pertenciam à linha de dramas de
paixão. Uma das mais famosas era o Mistério de Isis. Osíris era um rei sábio e
bom. Seth, seu irmão malvado, odiava-o. Junto com setenta e dois conspiradores
convenceu-o a assistir a um banquete. Uma vez ali, persuadiu-o de que entrasse
em um ataúde feito com muita astúcia, no qual se localizava com perfeição.
Quando se achou dentro dele, fecharam a tampa e arrojaram o ataúde ao Nilo.
Isis, sua fiel esposa, depois de uma busca longa e fatigante achou o ataúde e o
levou à sua casa para fazer luto. Estando ela ausente, o cruel Seth voltou,
roubou o corpo, o cortou em quatorze partes e as esparramou por todo o Egito.
Uma vez mais saiu Isis em seu triste e fatigável busca. Por último, encontrou
todas as partes e, graças a seus poderes mágicos, reuniu-as e restituiu a vida
de Osíris. A partir desse momento se converteu no rei imortal dos vivos e dos
mortos.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de janeiro Dia 17
Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis
31.
Versículo Especial: “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho
dos maus” (Provérbios 4:14).
Pensamento Bíblico: Tesouros no
Céu (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos
acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros
deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos
lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus.
Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!
Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço
econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará
você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem
correta!(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos.
16 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 96 (1) Jesus partiu do aqui e
agora para chegar ao lá e então. Partiu de algo que acontecia nesse momento na
Terra para conduzir o pensamento dos homens ao céu. Começou com algo que todos
podiam ver para chegar às coisas invisíveis. Partiu de algo que todos conheciam
para chegar a algo que ainda não tinham percebido. Essa era a própria essência
do ensino de Jesus. Não confundia os homens começando com algo que implicava
coisas complexas, estranhas e difíceis. Partia das coisas mais simples, que até
um menino podia entender. (2) Jesus, ao fazer isso, mostrava que creia na
existência de uma verdadeira relação entre o céu e a Terra. Do contrário, não
teria estado de acordo com a opinião de que "a Terra é um deserto
lúgubre". Cria que os homens podiam ver Deus nas coisas comuns, simples e
cotidianas. Como disse William Temple: "Jesus ensinou os homens a ver a
ação de Deus nas coisas normais e comuns: no nascer do Sol, na queda da chuva e
no crescimento das plantas". Faz muito tempo que Paulo expressou a mesma ideia
quando disse que o mundo visível está destinado a dar a conhecer as coisas
invisíveis de Deus (Romanos 1:20). Para Jesus, este não era um lugar perdido e
mau, era a veste do Deus vivo. Sir Christopher Wren está sepultado na Catedral
de São Paulo, em Londres. É uma grande igreja que seu próprio gênio planejou e
construiu. Sobre sua lápide há uma inscrição muito simples em latim que
significa: "Se querem ver seu monumento, olhem a seu redor". Nas
coisas simples da vida, Jesus encontra uma fonte infinita de sinais que
conduzirão os homens a Deus se as interpretarem como corresponde. (3) A própria
essência das parábolas consistia em que eram espontâneas, surgiam nesse momento
e não foram ensaiadas antes. Jesus olha a seu redor em busca de um ponto de
contato com a multidão. Vê o semeador e sob a urgência do momento esse semeador
se converte em seu texto. As parábolas não eram relatos elaborados na tranquilidade
de um estúdio; não eram cuidadosamente pensadas, polidas e ensaiadas. Sua
grandeza suprema consiste em que Jesus pensava e compunha estas breves
histórias imortais nesse mesmo momento. Surgiam a partir das necessidades do
momento e no meio do calor da discussão. C. J. Cadoux disse a respeito delas:
"Uma parábola é a arte disposta para o serviço e o conflito..." Nisso
encontramos a razão pela qual as parábolas são tão escassas. Exige uma boa
medida de capacidade artística, mas uma capacidade exercida em condições
difíceis. Nas três parábolas típicas da Bíblia o relator arrisca a vida. Jotão
(Juízes 9:8-15) contou a parábola das árvores aos homens de Siquém e depois
escapou para salvar sua vida. Natã (2 Samuel 12:1-7), com a parábola do
cordeirinho descreveu seu pecado a um déspota oriental. Na parábola dos
lavradores maus, Jesus usou sua própria sentença de morte como uma arma a favor
de sua causa. Em seu uso mais característico, a parábola é uma arma para a
discussão que não foi elaborada em uma concentração tranquila, como um soneto,
e sim improvisada em um momento difícil para enfrentar uma situação imprevista.
Em seu emprego supremo, põe de manifesto a sensibilidade do poeta, a
penetração, a rapidez e a riqueza conceptual do protagonista e a coragem que
permite a essa mente trabalhar sem preocupar-se com o conflito e o perigo de
uma luta mortal. Sempre admiramos as parábolas de Jesus, mas quando recordamos
que se pronunciaram de maneira espontânea, sem preparação, sob a excitação de
uma situação concreta, aumenta cem vezes nossa maravilha. (Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de janeiro Dia 16
Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis
30.
Versículo Especial: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).
Pensamento Bíblico: Oração
Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens
de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera
com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu
modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e
respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não
estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não
seremos perdoados.
Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se
assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a
misericórdia de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
15 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 94 (3) Mais ainda, ao empregar
esse método convertia em algo concreto a uma ideia abstrata. Há pouca gente que
pode compreender as ideias abstratas. A maioria das pessoas pensam em imagens.
Podemos falar sobre a beleza durante muito tempo e não entender do que se
trata, mas se podemos assinalar a alguém e dizer: "Essa pessoa é
bela" a ideia de beleza fica clara. Podemos falar durante horas a respeito
da bondade sem chegar a defini-la; mas qualquer um reconhece uma boa ação
quando a vê. Há certo sentido no qual toda palavra deve fazer-se carne; toda ideia
deve atualizar-se em uma pessoa. Quando o Novo Testamento fala sobre a fé usa o
exemplo do Abraão, de modo que a ideia da fé se faz carne na pessoa de Abraão.
Jesus era um professor sábio. Sabia que era inútil pretender que as mentes
simples compreendessem ideias abstratas; por isso, punha as ideias abstratas
dentro de histórias concretas; mostrava-as em ação; convertia-as em pessoas
para que os homens pudessem percebê-las e compreendê-las. (4) Por último, a
grande virtude das parábolas é que levam os homens a pensar por sua própria
conta. Não pensa por eles. Obriga-os a tirar suas próprias conclusões e a
descobrir por si mesmos a verdade. A pior forma de ajudar um menino é fazer a
sua tarefa. Não significa nenhuma ajuda fazer as suas contas, escrever suas
composições, resolver seus problemas e traduzir seus textos. O que o beneficia
é dar-lhe a ajuda necessária para que possa fazê-lo por si mesmo. Essa era a
proposta de Jesus. A verdade sempre tem um duplo impacto quando ela é um
descobrimento pessoal. Jesus não pretendia poupar os homens do esforço que impõe
o pensar; queria fazê-los pensar. Não desejava obter mentes preguiçosas, queria
que fossem mentes ativas. Não queria tirar-lhes a responsabilidade, e sim
adjudicar-lhe. De modo que empregava o método das parábolas, não para pensar
pelos homens, e sim para alentá-los a pensar por sua própria conta.
Apresentava-lhes uma verdade que, se fizessem o esforço adequado, com a atitude
mental correta, poderiam descobrir por si mesmos e desse modo chegar a
possuí-la de maneira tal que fosse deles real e verdadeiramente. DA TERRA AO
CÉU Marcos 4:3-9 Deixaremos a interpretação desta parábola para quando
chegarmos a que nos dá Marcos. No momento, nos limitaremos a tomá-la como um
exemplo do ensino de Jesus por meio de parábolas. O lugar é a margem do lago;
Jesus está sentado em um barco, afastado da margem. A costa desce em um suave
pendente até a margem da água e forma um anfiteatro natural onde as pessoas se
podem se localizar. Enquanto fala, Jesus vê um semeador que trabalha com
esforço no campo. "Olhem!" diz, "o saiu a semear". Essa é a
essência do método de parábolas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de janeiro Dia 15
Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis
28-29.
Versículo Especial: “Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças
das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios
4:5).
Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de
caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a
caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há
muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os
outros.
A caridade silenciosa é completamente
diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os
traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas. Tais traços
não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos
admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que
compartilham porque se interessam pelos necessitados.
Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer
algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém!(Estra
Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
14 de janeiro de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 93 (2) Por outro lado, quando
Jesus usava o método das parábolas apelava a algo muito conhecido para os
mestres judeus e seus ouvintes. O Antigo Testamento contém parábolas. A mais
famosa delas é a que se refere ao cordeiro, que Natã relatou a David quando
este tinha eliminado por traição a Urias, tomando posse do Bate-Seba (2 Samuel
12:1-7). Os rabinos costumavam usar parábolas quando ensinavam. Diz-se que o
rabino Meir falava um terço em termos de decisões legais, um terço em termos
expositivos, um terço em parábolas. Aqui temos dois exemplos de parábolas
rabínicas. A primeiro pertence ao rabino Judá o Príncipe (190 D.C.). O
imperador romano, antonino, perguntou-lhe como podia haver castigo mais adiante
desde que, como o corpo e a alma não podiam cometer nenhum pecado depois de sua
separação, podiam-se acusar mutuamente pelos pecados cometidos na Terra. O
rabino respondeu com uma parábola: Certo rei tinha um belo jardim com fruta
excelente. Nomeou dois guardas para cuidá-lo, um cego e o outro coxo. Ele disse
ao cego: "Vejo fruta deliciosa no jardim. Leve-me até ali para que possa
pegá-la e a comeremos juntos". O cego aceitou a proposta e ambos comeram a
fruta. Depois de uns dias chegou o Senhor do jardim e interrogou aos guardas a
respeito da fruta. O paralítico disse: "Como não tenho pernas não pude me
aproximar dela de modo que não é minha culpa". E o cego afirmou: "Eu
nem sequer pude vê-la, de maneira que não tenho a culpa". O que fez o
senhor do jardim? Fez o cego carregar ao coxo e assim julgou a ambos. Do mesmo
modo Deus voltará a pôr as almas em seus corpos e castigará a ambos. Quando
Abin, o filho do rabino Chiyya, morreu aos vinte e oito anos, o rabino zera
pronunciou a oração fúnebre e o fez em forma de uma parábola: Um rei tinha uma
vinha para a qual contratou a muitos lavradores. Um deles era particularmente
capaz e hábil. O que fez o rei? Tirou este lavrador de seu trabalho e caminhou
com ele pelo jardim enquanto conversavam. Quando, ao cair da tarde, os outros
se aproximaram para receber seu pagamento o hábil lavrador apareceu entre eles
e recebeu o dinheiro correspondente ao dia inteiro de trabalho das mãos do rei.
Os outros trabalhadores se zangaram muito por isso e disseram: "Nós
trabalhamos todo o dia enquanto este homem só o fez durante duas horas. Por que
o rei lhe dá o pagamento integral como a nós? O rei lhes respondeu: "Por
que estão zangados? Devido à sua capacidade ele fez mais em duas horas que o
que vocês fizeram durante o dia inteiro". O mesmo acontece com o rabino
Abin Ben Chiyya. Em seus vinte e oito anos de vida aprendeu mais do que
aprendem outros durante cem anos. Assim cumpriu com seu trabalho e tem direito
de ser chamado ao Paraíso antes de outros, interrompendo seu trabalho na Terra.
E não perderá um ápice de sua recompensa. Quando Jesus empregava o método de
ensinar por meio de parábolas fazia uso de um método que os judeus conheciam e
podiam compreender.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de janeiro Dia 14
Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis
27.
Versículo Especial: “Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si
a ignomínia” (Provérbios 3:35).
Pensamento Bíblico: Amar aos
Outros Como Filhos do Pai (Mateus 5:43-48). A base da ordem de
Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão
fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos
irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se
queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele,
então precisamos amar aos nossos inimigos.
Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.(Estra
Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
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