Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 69 22. Maldizente. Este versículo é igual ao 18:8. Veja comentados sobre 20:19. 23. Escórias de prata. Uma palavra nova usada em relação ao polimento da cerâmica na literatura ugarita explica este versículo. As duas palavras "escórias de prata", kesep sigim, deveriam ser uma só palavra significando "como polimento", com as consoantes kspsg (cons. H.L. Ginsberg, "The North Canaanite Myth of Anath and Aqhat", BASOR, Nº 98, Abril, 1945, pág. 21, e W.F. Albright, "A New Hebrew Word for Glaze in Proverbs 26:23", ibid, págs. 24, 25). 24. Aquele que aborrece. Repetido em 26:26 como palavra para explicar o pensamento. Provérbios 27 27:1. Não te glories do dia de amanhã. Um pensamento comum, mas solene. Oesterley indica um paralelo com a Sabedoria de Amen-emOpet diferindo mais ou menos da citação de ANET, pág. 423 (cap. XIX, 12.13). O paralelo pode ser permitido, entretanto, de um modo geral. 2. Seja outro o que te louve. Louve é a mestria palavra hebraica para "glories" no versículo 1. 12. Os simples. O versículo encontra o seu paralelo em 22:3. 13. Tome-se a roupa. Paralelo a 20:16. 14. O que bendiz ao seu vizinho. A maior parte dos escritores diz que esta bênção falsa e espalhafatosa é uma maldição. Possivelmente temos também aqui um uso oposto de "bênção", significando "maldição" (veja nos léxicos). Uma maldição enunciada de manhã atingirá o alvo de noite! 15. O gotejar contínuo. Muito parecido com 19:13. 16. Conter o vento. O pensamento é sobre algo impossível. Antes, aquele que a aprecia, aprecia o vento, isto é, ela não tem valor. Toy e Oesterley declarara que o final do versículo é impossível. A tradução de Delitzsch parece correta, pegar o óleo com a mão, isto é, coisa impossível. 17. O ferro com o ferro se afia. O significado deste provérbio é óbvio no setor da educação. Mas exemplifica o fato de que os símiles escolhidos nos Provérbios podem ser obscuros. 19. Como na água. Provavelmente isto se refere ao reflexo na água. 20. O inferno e o abismo. No hebraico Sheol e Abaddon. Sobre Sheol veja 1:12; 2:18. Com freqüência o Sheol se refere simplesmente à sepultura, que aqui se diz ser insaciável. 21. O crisol. Cadinho. 22. Ainda que pises o insensato, como se pisa o grão no almofariz para moê-lo. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
11 de agosto de 2022
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de Agosto Dia 223
Leituras: Lucas 12:49-59; Filipenses 4:10-23; Salmo 36; Provérbios 10:6-10;
Isaías 44-45.
Versículo Especial: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver
contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).
Pensamento Bíblico: Aprendendo a Estar Contente (Filipenses 4:11).
Vivemos em uma sociedade descontente. As pessoas querem mais dinheiro, mais
coisas, mais emoção. Poucos param para contar suas bênçãos, porque estão muito
ocupados contando e cobiçando as bênçãos dos outros. Essa fome por mais e mais
não se satisfaz nunca. Em vez de tentar atingir essas metas mundanas,
precisamos imitar Paulo. Podemos resolver ficar contentes.
Ação: Conte suas
bênçãos e decida pelo contentamento. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
10 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 68 27. Procurar a própria honra. O versículo é difícil de ser entendido, embora as palavras tal como se encontram não sejam desconhecidas. Muitos escritores dizem que o versículo está completamente torcido e não faz sentido (Fritsch, Oesterley e Toy). Também seria lógico dizer que há nele uma expressão idiomática escondida na expressão condensada, cujo significado nos escapa. Greenstone segue a AV. Delitzsch muda algumas vogais e obtém: procurar coisas difíceis é honroso. 28. Que não tem domínio próprio. Muito parecido com 16:32. Provérbios 26 26:1. Insensato. Os versículos 1-12 constituem uma subseção sobre a questão dos insensatos. Veja exegese de 10: 8. Aqui se refere à loucura moral. 4, 5. Não respondas ao insensato. Um famoso amo de aparente contradição que não é real. O equilíbrio se deve ao contraste artístico dos provérbios, não um erro. Sob um certo aspecto deve-se responder ao patife; em outro sentido, não. Estes versículos levaram alguns dos antigos rabinos judeus a duvidarem da canonicidade dos Provérbios! Mentes mais sóbrias vêem através da dificuldade. 8. Na funda, E.R.C. Não a palavra costumeira para "funda". Talvez "como alguém que coloca pedras em um monte". 10. Como um flecheiro que a todos fere. Todos os comentários admitem a dificuldade deste versículo. A LXX diverge muito. Fere pode ter muitos significados. Flecheiro é possível, mas flecha também é possível (cons. Jó 16:13). A possibilidade é: "Uma flecha fere a todos; assim é aquele que recompensa um tolo e um transgressor". 11. Como o cão que torna ao seu vômito. Citado em II Pedro. 2:22, 12. Um homem que é sábio o seus próprios olhos. Esta atitude orgulhosa é repetidas vezes chamada de pecado (3:7; 26:5, 16; 28:11). Até mesmo é possível que seja o clímax depois de toda a discussão sobre o tolo; isto é, um homem cheio de orgulho é pior. 13-16. O preguiçoso. Veja comentários sobre 6:6. 15. Mete a mão no prato. Praticamente idêntico a 19:24. 17. Quem se mete em questão alheia. O texto hebraico diz: 'ober mit'abber, "passando e se exasperando". A AV, seguindo a Siríaca e a Vulgata, traduz como se a palavra fosse mit'areb. Do mesmo modo Delitzsch está certo fazendo o "passando" referir-se ao cão (também Oesterley). "Como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa" é aquele que se intromete nas questões alheias (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
10 de Agosto Dia 222
Leituras: Lucas 12:35-48; Filipenses 4:1-9; Salmo 35:15-28; Provérbios 10:1-5;
Isaías 42-43.
Versículo Especial: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo:
alegrai-vos” (Filipenses 4:4).
Pensamento Bíblico: “Seja Isso
o Que Ocupe o Vosso Pensamento” (Filipenses
4:8). Um dos desafios mais difíceis que enfrentamos é o domínio de nossos
próprios pensamentos. Os meios de comunicação assaltam continuamente nossas
mentes, quando nossa sociedade oferece-nos muito sobre o que pensar. Paulo
manda-nos escolher sobre o que refletir, meditar sobre coisas que são puras e
sadias. Satanás não pode controlar mentes que estão repletas com o bem.
Ação: Medite em coisas que são boas e puras.. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
9 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 67 Provérbios 25 2-7. A glória dos reis. Um trecho pequeno sobre os reis. Observe nos versículos 2 e 3 a repetição das deixas traduzidas para esquadrinhálas e insondável. Também nos versículos 4 e 5 o provérbio secular sobre a refinação está ligado a uma máxima moral pela repetição de tira. O rei ideal está firmado na justiça. Fritsch observa que a referência aos reis apóia uma data pré-exílica. 11,12. A palavra dita a seu tempo. A figura de linguagem é difícil de interpretar porque o nosso vocábulo das frutas hebréias não é extenso. Delitzsch diz que maçã de ouro são laranjas; Toy diz que do marmelos. Mais importante é que a palavra dita a seu tempo do versículo 11 é igual ao sábio repreensor do versículo 12. 13. Como o frescor da neve. Outra linda comparação. Mas isto não significa uma nevada na estação das colheitas (março/setembro) que não é normal e seria desastroso. Refere-se a um gole de água fresco ando das montanhas cobertas de neve ou a uma viagem refrescante às mesmas. 15. Esmaga ossos. A brandura consegue coisas difíceis se você tiver paciência. 16,17. Na casa do teu próximo. O versículo 16 serve de tela de fundo ao 17. Os dois versículos estão ligados pelos verbos fartar-se e enfadar-se, que no hebraico é um só. 18. Falso testemunho. As palavras de 18a citam o nono mandamento. Para outras citações, veja 30:5. 20. Vinagre sobre salitre, E.R.C. A química é simples e interessante. O salitre era colhido nos lagos de álcalis do Egito. Era chamado "natron" pelos egípcios. A reação produz dióxido de carbono que borbulha violentamente. A comparação não enfatiza a "alegria" como diz Oesterley, mas antes a violência. A E.R.A. segue a LXX traduzindo para feridas, mas provavelmente a LXX interpretou mal a química. A observação no rodapé da RSV observa de maneira estranha: "No heb. lixívia". Isto não se encaixaria nem na química nem no vocabulário. O natron egípcio era notável fonte de salitre até que Napoleão, notando o seu valor na campanha egípcia, ofereceu um prêmio para a sua síntese industrial. 21, 22. O que te aborrece. Veja observações sobre 24:17. Citado em Romanos. 12:20 na forma da LXX, que segue de perto o hebraico. 24. Mulher rixosa. Paralelo com 29:9. Mulher de discórdia. Veja observações sobre 19:13. 26. O justo que cede. O verbo no hebraico significa convencer. Delitzsch, Oesterley e Fritsch acham com acerto que se refere à deserção da moral. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
8 de agosto de 2022
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de Agosto Dia 221
Leituras: Lucas 12:22-34; Filipenses 3:12-21; Salmo 35:1-14; Provérbios 9:13-18;
Isaías 40-41
Versículo Especial: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos
o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).
Pensamento Bíblico: “Uma Coisa
Faço” (Filipenses 3:13). Filipenses 3 oferece algumas chaves para o
progresso espiritual, que são resumidas no versículo 13. Os cristãos têm
que:
Esquecer seus talentos passados.
Dirigir-se à meta:
nossa cidadania é do céu.
Seguir a retidão desde já.
Ação: Pense
sobre os bons exemplos das pessoas tementes a Deus. Siga-os, em direção ao céu. (Salmo 34:3). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe
a Todos
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 65 29. Como ele me fez a mim. Isto é realmente uma declaração da regra de ouro (Lucas. 6: 31). Foi lindamente expresso aqui, mas também em outras passagens (20:22; 17:13; 25:21, 22). Este ele Nado princípio ético não se opõe à legislação mosaica que estipula "olho por olho" (Êxodo. 21:24; Levitico. 24:20; Deuteronômio. 19:21). Esta particular lei mosaica era para os juizes, e exigia que a penalidade fosse de acordo com o crime. Provavelmente não tinha a intenção de ser literalmente executada, e não temos exemplos de sua aplicação literal no V.T. Era e é um princípio de justiça. Cristo (em Mateus. 5:38) não contradisse este princípio da lei do V.T., não se opôs à interpretação farisaica que permitia uma atitude de vingança (The Inspiration and Canonicity of the Bible do autor, pág. 50- 52). Encontramos o paralelo disto (24:29) em Counsels of Wisdom da Babilônia (ANET, pág. 427). Afinal, não é a ética do Cristianismo que se destaca como única – Deus deu consciência a todos os homens. A ética do Cristianismo é a mais elevada, mas o elemento único é a redenção. 30-34. Campo do preguiçoso. Veja comentário sobre 6:6-11. Os últimos versículos das duas seções são praticamente idênticos. V. Provérbios de Salomão, Editados pelos Homens de Ezequias. 25:1 - 29:27. A LXX insere 30:15 - 31:9 antes desta seção. O significado do título é obscuro. Começa como os títulos de 1:1 e 10:1, exceto que também estes fazem-nos pensar em 24:23. Mas o que os homens de Ezequias fizeram? Reuniram, editaram ou transcreveram? O verbo "copiar" Significa "ser velho" ou "remover". Oesterley e Fritsch defendem que o significado de "copiar" é muito recente. Na verdade, tem sido usado em tempos pós-bíblicos, mas nossa prova em relação às atividades literárias não são suficientes para negar sua existência em épocas mais remotas. Toy diz que a referência a Ezequias não tem mais valor do que os títulos dos Salmos ou títulos dos livros proféticos! Podemos acrescentar, nem menos valor. Oesterley cita a tradição do Talmude que diz que Ezequias editou os Provérbios e o Eclesiastes. Ele explica a tradição asseverando que ela surgiu porque Ezequias tinha na corte um escriba notório, Sebna! (Is. 37:2). Oesterley esquece que outros reis – como todos os reis – tinham escribas (II Samuel. 8:17; I Reis 4:3) cujas obrigações eram aparentemente militares mais que literárias. Mas convocavam os soldados para o exército. É mais seguro apenas considerar este título pelo seu significado visível. Aparece na LXX e portanto é pelo menos anterior a 200 A.C. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de Agosto Dia 220
Leituras: Lucas 12:13-21; Filipenses 3:1-11; Salmo 34; Provérbios 9:7-12; Isaías
38-39.
Versículo Especial: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o
homem que nele se refugia” (Salmo 34:8).
Pensamento Bíblico: “Busquei o
Senhor e Ele me Acolheu” (Salmo 34:4). Deus cuida de seu
povo. Ele vê seus problemas e necessidades. Ele ouve suas orações. Deus
protege, conforta e liberta aqueles que o servem. Ao apreciarmos tal bondade
devemos ser levados a exaltar o seu Nome. Ele merece adoração por muitas
razões, entre elas seu cuidado por nós. Nossas vidas devem ser cheias de
louvor, não somente de súplica.
Ação: “Engrandecei o Senhor
comigo e todos à uma lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
7 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 64 14. A tua esperança. Cons. 23:18. 17. Quando cair o teu inimigo. O mesmo pensamento de 17:5. Oesterley e Fritsch opõem-se ao último pensamento de 24:18 – que se não nos regozijarmos, o Senhor continuará punindo nossos inimigos; caso contrário ele os poupará! Toy, Delitzsch e Greenstone não aceitam este ponto de vista com tanta severidade. Da mesma forma, se aceitar mos Romanos. 12:20 (citação de Provérbios. 25:21, 22) com o mesmo rigor, teríamos de alimentar nossos inimigos a rum de que eles fossem condenados com maior severidade! Antes, estas expressões apresentam os resultados dessas questões, não os propósitos. 19. Não te aflijas. Este versículo é idêntico aos Salmos. 37:1, exceto pela última palavra. Com referência a outras citações, veja 30:5. IV. As Palavras do Sábio, Apêndice. 24:23-34. A razão principal para considerarmos este trecho separadamente é que com 24:22, os "trinta provérbios" chegam a um fim. Toy e Delitzsch, que escreveram antes da seção dos "trinta" ter sido sugerida, falam desta seção como de um apêndice ou suplemento dessa porção, como de fato deve ser. O material não é muito diferente. A LXX insere 30:1-14 antes desta seção. 23. Parcialidade no julgar. Cons. 18:5. 26. Como beijo nos lábios. Fritsch, Oesterley e outros observam que o beijo nos lábios não foi mencionado em nenhuma outra passagem do V.T. Toy acha que o costume veio dos persas. Outro argumento do silêncio! Está positivamente mencionado em ugarítico (C.H. Gordon, Ugaritic Literature, pág. 60). (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de Agosto Dia 219
Leituras: Lucas 12:1-12; Filipenses 2:19-30; Salmo 33: Provérbios 9:1-6; Isaías
36-37.
Versículo Especial: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que
não venha a ser conhecido” (Lucas 12:2).
Pensamento Bíblico: Nenhum Rei é Salvo pelo Tamanho do seu Exército (Salmo
33:6-22). Deus merece adoração, por causa de seu grande poder. O homem tem que
reconhecer sua fraqueza e impotência, e tem que servir a Deus para ter
esperança de sobrevivência. Exércitos poderosos não podem proteger-nos. Força
pessoal não nos salvará. A sabedoria humana não nos resgatará dos problemas
reais que enfrentamos. Somente Deus pode nos proteger e libertar.
Ação: Examine-se. Você reconhece inteiramente sua dependência de Deus?. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
6 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 63 Se esta é a conclusão de Provérbios, quanto mais cuidadosos devemos ser nós hoje em dia. O vinho e a bebida forte dos tempos bíblicos eram como a nossa cerveja e vinhos leves. Não existia a destilação e por isso não se faziam bebidas fortes. Hoje em dia, a bebida socialmente tomada converte-se com muita facilidade em alcoolismo. Também, em uma era mecanizada um simples trago pode ter conseqüências bem piores para os outros do que 23:35 sugere. Por que, então, tanto se apegam a uma prática que rapidamente escraviza e tão freqüentemente degrada? Por que o beber em sociedade não poderia se limitar aos refrigerantes? Ou, então, se a fuga fornecida pelo álcool constitui o valor da bebida social, não seria o desejo de "fugir" já um alcoolismo incipiente contra o qual nosso autor contende? Eclesiásticos, um dos livros apócrifos aceito pelos católicos romanos, mas não pelos protestantes, contém um tratamento diferente para atacar o alcoolismo, mas que expressamente permite a bebida moderada (Eclesiásticos 31:25- 30). Provérbios 24 24:1-3. Com a sabedoria edifica-se a casa. Nesta porção e nos versículos que vêm a seguir, os pensamentos se assemelham a alguns da primeira seção, 1:1 – 9:18. Isto indicaria alguma dependência (cons. 9:1). 5. Mais poder tem o sábio. A LXX, a Siríaca e o Targum diz é melhor do que um homem forte, o que é mais suave. 7. Alta demais para o insensato. Em 24:7-9, a loucura e o pecado aparecem novamente como o contraste do padrão proverbial da sabedoria. 10. Se te mostras fraco. Isto envolve um jogo com as palavras sara, "adversidade", e sar, "pequeno", "comprimido". 12. Não o saberá. Provavelmente este versículo liga-se ao precedente e denuncia as justificativas inconsistentes dos mortais. Estes versículos insistem em que somos guardadores de nossos irmãos. E não pagará. O pensamento parece-se com o de Salmos. 62:12, mas as palavras não são idênticas. Reaparece em Mateus. 16:27. 13. Filho meu. Outra subseção desta divisão dos "trinta" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de Agosto Dia 218
Leituras: Lucas 11:37-54;
Filipenses 2:12-18; Salmo 32; Provérbios 8:32-36; Isaías 34-35.
Versículo Especial: “Fazei
tudo sem murmurações nem contendas” (Filipenses 2:14).
Pensamento Bíblico: “Resplandeceis
como Luzeiros do Mundo” (Filipenses 2:12-18). Os cristãos
não devem ser dominados pelo mundo. Devemos ser:
Continuamente
cientes de que temos que prestar contas a Deus.
Devotados
a agradar a Deus.
Pessoas
felizes, e não queixosas e rixentas.
Luzes
de santidade, mesmo quando envolvidos por um mundo mau.
Fiéis
à palavra da vida.
Servos
que se sacrificam.
Se aceitarmos este desafio, faremos uma diferença
no mundo.
Ação: Seja uma luz brilhante.
Mostre aos outros o caminho que leva ao Senhor. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
5 de agosto de 2022
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de Agosto Dia 217
Leituras: Lucas 11:27-36; Filipenses 2:1-11; Salmo 31:14-24; Provérbios 8:27-31; Isaías 32-33.
Versículo Especial: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:4).
Pensamento Bíblico: Servos Humildes (Filipenses 2:1-11). Jesus é apresentado como um exemplo do serviço humilde e sem egoísmo, esperado de cada um de nós. Ele abandonou tudo o que tinha, para ajudar-nos. Devemos ter a vontade de abandonar tudo--especialmente nosso orgulho pessoal--para que possamos servir aos outros. Nada deve ser feito através da ambição egoísta. Devemos ver as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas próprias. Estas são palavras fáceis de se dizer, mas são freqüentemente difíceis de se pôr em prática!
Ação: Procure por meios de servir aos outros, sem egoísmo! ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 62 30. Os que se demoram. Uma palavra, realmente, derivada da preposição comum "após". Significa "permanecer atrás". Foi usada no Salmos. 127:2 significando "permanecer acordado" em ansiedade. Foi usada em Isaias. 5:11 numa passagem semelhante à nossa para referir-se ao permanecer acordado tarde da noite para beber. Que tragédia antiga e comum! Bebida misturada. Veja observação sobre 9:2. 31. Resplandece no copo. Ênfase dada à sedução das bebidas. Literalmente, tem aparência. Resplandece. E se escoa suavemente. Literalmente, vai em frente. Desce suavemente. 32. Pois ao cabo. Condenação enfática. "Não olhes" (v. 31) por causa das conseqüências finais. Você nunca irá montanha abaixo se não começar a descer! Como é forte e adequada a comparação que se faz com o veneno da serpente! Será que o autor dá a entender que um pouquinho não faz mal, mas que você não deve ir longe de mais? Essa não é a nossa atitude para com o veneno da serpente. Picará. O significado da palavra hebraica é incerto. A mesma palavra foi usada para com a picada da cobra em ugarítico (Story, op. cit., pág. 326). 33. Coisas esquisitas. Antes, mulheres estranhas. A palavra foi usada em Provérbios. 2:16; 5:3, 20; 7:5; 22:14, sempre com referência a prostitutas. Temos aqui os trágicos companheiros e conseqüências da bebida – imoralidade, insensibilidade, irresponsabilidade. Não implica em ter idéias extravagantes que se observe que nenhuma palavra foi dita aqui sobre a permissão da bebida moderada. Nem se pode alegar honestamente que as palavras de Provérbios. 31:4-7 o fazem. Essa passagem menciona o excesso na bebida para entorpecer os profundamente infelizes. Provavelmente não justifica tal conduta, mas apenas contrasta a situação de um rei com a do criminoso: "Outros fazem assim; você não deve fazê-lo". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
4 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 61 12. Aplica o teu coração. Uma nova subdivisão dos "trinta" está indicada com essas palavras (cons, o título de 22:17). 13. Não retires . . . a disciplina. Sobre o uso da vara, veja exegese de 13:24. 14. Livrarás a sua alma do inferno. A palavra alma muito freqüentemente significa simplesmente a pessoa (cons. Salmos. 107:9 e muitos outros exemplos em concordâncias). A palavra Sheol pode significar e geralmente significa simplesmente a sepultura (veja Gênesis. 42 : 38 ; Isaias. 14: 11 ; e comentário sobre Provérbios. 1:12; 2:18). A expressão paralela de 23:13 é "ela não morrerá". O versículo provavelmente não significa que o bater salvará a alma da criança (Greenstone), mas que lhe será espiritualmente benéfico e a salvará de morte prematura (Delitzsch e Toy). Oesterley faz a interessantíssima observação de que este provérbio tem um paralelo nos provérbios de Ahikar. Mas quanto à forma, o provérbio é mais parecido com 23:14 na cópia elefantina de Ahikar do que nas outras cópias, que presumivelmente criaram os originais babilônios. Ele conclui que os judeus no Egito moldaram o seu Ahikar por este versículo dos Provérbios. Esta seção dos Provérbios retrocede, portanto, além do século quinto (cons. Introdução, Provérbios e Outras Obras da Literatura da Sabedoria). 15. Filho meu. Uma nova subseção caracterizada por um tratamento mais longo dado aos tópicos. 16. O meu íntimo, literalmente, rins. A linguagem hebraica usava os rins e o fígado como termos psicológicos exatamente como nós usamos o "coração". O "coração" hebraico aproxima-se mais de nossa palavra "espírito". 20. Não estejas entre os bebedores de vinho. A palavra saba' só aparece aqui e em Deuteronômio. 21:20; Is. 56:12; Naum 1:10. Bebedores de vinho não é uma tradução exata. A palavra não se refere tanto ao beber habitual de um homem, mas principalmente ao beber da bebida forte (Isaias. 56:12). Delitzsch observa : "beber vinho ou qualquer outra bebida intoxicante". 21. Comilão. Não parece haver justificativa para esta tradução. A palavra foi usada em Deuteronômio. 21:20; Provérbios. 23:20; 28:7; Lamentações. 1:8, 11; Jeremias. 15:19; e em Salmos. 12:8 usou-se um derivado. Em cinco destes casos o comer nem sequei foi sugerido pelo contexto. O significado básico é o ser "leviano", "indigno". Refere-se mais à natureza desenfreada de uma festa do que ao excesso no comer (cons. Provérbios. 23:20). Ao que parece, o comer demais por si não é condenado de maneira nenhuma. 26-28. Dá-me, filho meu, o teu coração. Uma exclamação solene pedindo a atenção do ouvinte. Cons. Provérbios. 5; 7; 9 quanto à condenação do adultério. 29. Para quem os pesares? Esta seção parece não ser exatamente uma condenação ao excesso de bebida, mas uma exortação a que se fuja da bebida por causa de suas fatais conseqüências finais. Com. comentário sobre 3:10, onde uma bebida não intoxicante foi mencionada. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de Agosto Dia 216
Leituras: Lucas 11:14-26; Filipenses 1:19-30; Salmo 31:1-13; Provérbios 8:22-26;
Isaías 30-31.
Versículo Especial: “Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado;
livra-me por tua justiça” (Salmo 31:1).
Pensamento Bíblico: “O Viver é Cristo, o Morrer é Lucro” (Filipenses
1:21). Paulo permite-nos um vislumbre de sua luta entre a vida e a morte. Ele
podia ver o benefício de morrer e escapar aos sofrimentos desta vida, mas ele
também sabia que outros poderiam ganhar com a continuação de seu trabalho com
eles. Precisamos de atitudes semelhantes hoje, de modo que possamos usar nossas
oportunidade terrestres, enquanto ansiamos pelo céu.
Ação: Aproveite
o dia de hoje. Espere pelo seu eterno amanhã!. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
3 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 60 Provérbios 23 23:1. Comer com um governador. Parece superficial dizer, concordando com Fritsch e Oesterley, que isto se refere às boas maneiras à mesa. Antes, relaciona-se com o trato da realeza. Prescreve o temor e a prudência diante de um rei. A questão é que a mesa do rei não é destinada apenas para a sociedade, mas também para as conferências. Temos o quadro de uma festa real acompanhada de discursos na Letter of Aristeas, linhas 236.274 (R.H. Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament, II, 117, 118), onde os emissários judeus junto a Ptolomeu são experimentados com perguntas feitas pelo rei à mesa. O paralelo de Amen-em-Opet diz: "Não coma pão na presença de um governador... olhe para o prato que está na sua frente". As diferenças são tão grandes quanto as semelhanças. Nos Provérbios a atitude para com o rei (cons. também 25:6, 7) é a tela de fundo para a advertência de 23:4,5 contra a procura de riquezas, poder ou vantagens incertas. 2. Mete uma faca à tua garganta. Ameace o seu apetite com a morte. 5. Fitarás os teus olhos. Literalmente, se você fizer os seus olhos voarem sobre as riquezas, eles acabarão fugindo. O alegado paralelo egípcio refere-se às riquezas adquiridas pelo roubo. 6. Os olhos malignos, E.R.C. Não o mau olhado dos supersticiosos. A LXX também errou sob esse aspecto. A frase aparece em 28:22, o que não ajuda a esclarecer, mas Greenstone, Toy e Delitzsch comparam 23:6 com 22:9, onde os "bons olhos" se referem a um homem generoso. Aqui a idéia correta é o avarento (o invejoso, E.R.A.) O paralelo egípcio é apenas aproximado. Nem cobices os seus delicados manjares. Repetição de 23:3. Poderíamos extraí-lo do versículo 3, diz Toy e Oesterley, mas não temos justificativa para fazê-lo. 8. Perderás as tuas suaves palavras. Cons. o versículo 9. O "insensato" desprezará a sabedoria das tuas palavras. Este paralelo ocorre na identificação do "insensato" de 23:9 com o homem avarento dos versículos 6, 7. 10. Os marcos antigos. Veja 22: 28. Aqui terminam os paralelos com Amen-em-Opet. B. Provérbios sem Paralelo no Egípcio. 23:13 – 24:22. De maneira curiosa os alegados paralelos com o egípcio param subitamente, e os dois últimos terços desta seção dos "trinta" só tem um alegado paralelo com os trinta capítulos da obra egípcia (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de Agosto Dia 215
Leituras: Lucas 11:1-13;
Filipenses 1:12-18; Salmo 30; Provérbios 8:12-21; Isaías 28-29.
Versículo Especial: “Os
mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e os pobres entre os homens se
alegrarão no Santo de Israel” (Isaías 29:19).
Pensamento Bíblico: Adoração
Inútil (Isaías 28-29). Jesus cita esta passagem de Isaías para
descrever a hipocrisia das pessoas de seu tempo (veja Mateus 15:8-9). O
contexto revela mais sobre o caráter deles. Eles não respeitavam a vontade de
Deus, mas apenas a aprendiam como parte do ritual. Eles cambaleavam na
embriaguês espiritual, de algum modo pensando que eles estavam imunes à ira de
Deus. Eles estavam errados!
Ação: Seja honesto e sincero
em seu estudo da Bíblia. Viva com justiça por causa do seu amor pelo Senhor. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
2 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 59 24. O iracundo . . . o homem colérico. Literalmente, proprietário da ira... Um homem de cólera. Em 29:22 a fraseologia é semelhante, mas inversa: "Um homem de ira . . . proprietário da cólera". O paralelo egípcio é: "Não te associes ao homem acalorado nem o visites para conversar". Diversas vezes Amen-em-Opet contrasta o homem "acalorado" como "silencioso", isto é, o impulsivo versus o humildemente devoto (ANET, pág. 422, n. 7). 25. Para que não aprendas as suas veredas. O alegado paralelo egípcio, "para que o terror não causa a tua morte", não impressiona. 26. Os que se comprometem. Nenhum paralelo se alega para 22: 26,27. Sobre os perigos da fiança, veja observações sobre 6:1. 28. Não removas os marcos antigos. O egípcio diz: "Não retires os marcos das fronteiras da terra cultivável. nem ultrapasses as fronteiras da viúva". Remoção dos marcos implica em falsificação do levantamento topográfico e roubo de terras (cons. Deuteronômio. 19: 14 e 27:17). Este versículo não ensina a veneração dos costumes históricos, mas o respeito pelo direito da propriedade. O provérbio egípcio é parecido, mas especialmente adaptado ao Vale do Nilo. Alguns têm defendido (Toy, pág. viii) que a repetição de um provérbio prova a existência. De duas coleções, uma vez que um autor não repetiria aquilo que já havia mencionado. Contudo, nesta coleção dos "trinta" este provérbio aparece uma segunda vez; nus com uma variante no final (23:10). É interessante notar-se que Amen-em-Opet (no inglês) também tem uma repetição de três linhas no texto (ANET, pág. 422, col. 2; pág. 423, col. 2). Uma vez que tal repetição era aparentemente propositada, não pode ser usada para provar que houve dois autores. Cons. Introdução, Coleções de Provérbios. 29. Um homem perito na sua obra. Considerando que o egípcio diz: "O escriba que é experimentado no seu ofício, será digno de vir a ser um cortesão", e porque a palavra perito está um tanto associada com os Provérbios escribas no V.T., Oesterley e Fritsch acham que aqui se fala de um escriba. Mas não temos justificação para tal limitação. Os egípcios em Amen-em-Opet e em outros lugares ("In Praise of Learned Scribes", ANET, págs. 432, 434) glorificaram o trabalho dos escribas considerando a sua profissão superior à todas as outras. O hebreu exalta a diligência em qualquer profissão. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
2 de Agosto Dia 214
Leituras: Lucas 10:38-42;
Filipenses 1:1-11; Salmo 29; Provérbios 8:6-11; Isaías 25-27.
Versículo Especial: “Tributai
ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade” (Salmo
29:2).
Pensamento Bíblico: A
Voz Trovejante de Deus (Salmo 29). Há muitas razões para honrar a
Deus. Este salmo salienta seu poder como uma razão para adoração. Ele domina o
céu e a terra, o homem e o animal. Pelo seu grande poder e majestade, ele
merece nosso louvor e adoração. Servimos, não somente pelo que Deus tem feito,
mas por quem ele é.
Ação: Pense no poder e na
majestade de Deus. Adore-o, porque ele merece louvor e glória. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...