6 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 26  22. Para o vale. Da Babilônia. Não o lugar- da visão em 1:1 (cons. 8:4; 37:1, 2). 23. A glória do SENHOR. Veja coment. 1:28. 25. Eis que porão cordas sobre ti. Isto se refere não a magia misteriosa nem ao aprisionamento do profeta "louco", pois não se registrou nenhum ato de hostilidade, mas a coibição divina (cons. 4:8), exceto quando Ele lhe mandasse falar (vs. 26, 27). B. A Queda da Cidade e do Estado São Preditas. 4:1 – 7:27. Neste ciclo de ameaças o profeta prediz a queda de Jerusalém e Judá por meio de quatro atos simbólicos (4:1 – 5:17), um oráculo contra os centros idólatras do estado (6:1-14), e uma lamentação sobre a queda do reino de Judá (7:1-27). 1) Quatro Atos Simbólicos Relativos a Jerusalém. 4:1 – 5:17. Em 4:1 – 5:4 foram registrados quatro atos simbólicos apresentando o futuro cerco de Jerusalém, com suas respectivas dificuldades e o cativeiro resultante. Os profetas Aías (I Reis 18), Isaías (Is. 8:20), Jeremias (Jeremias. 13; 14; 18; 19; 27; 28; 34; 35; 43; 51), todos fizeram uso eficiente de atos simbólicos; e Ezequiel também empregou simbolismo: 3:25, 26 ; 4:1-54; 12:3-7, 17:20; 21:11, 12; 24:3-5, 15-24; 37:15-17. Os mestres discordam quanto ao desempenho desses atos simbólicos, se foi total, em pane, ou nem foi feito. Alguns são considerados tão extraordinários ou tão ridículos que se tornam impossíveis de serem executados. Mas talvez não parecessem ridículos aos orientais. Esses símbolos devem ser considerados ilustrativos, não magia sobrenatural. Talvez enquanto o propósito dos símbolos fosse realmente completado, uma linguagem metafórica fosse usada para descrever alguns dos seus detalhes (cons. 4:3, 12; compare com 8:3. O profeta não foi levado para fora de Jerusalém literalmente pelos cabelos de sua cabeça, mas numa visão). Têm-se feito tentativas de reconstruir o capítulo para lhe dar uma ordem moral riais lógica – mas como visões poderiam ser lógicas? – e essas reconstruções são quando muito hipotéticas. (  Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e faimilia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de maio Dia 126  

Leituras: Marcos 6:14-29; 1 Coríntios 6:1-11; Salmo 108; Provérbios 26:20-28; 1 Samuel 1-2.  

Versículo Especial“A língua falsa aborrece a quem feriu, e a boca lisonjeira é causa de ruína” (Provérbios 26:28).  

Pensamento Bíblico: Lavado. Santificado. Justificado (1 Coríntios 6:9-11). Os cristãos têm muito o que agradecer! Paulo nos lembra da mudança em nossas vidas efetivadas pelo poder de Deus. Costumávamos andar em pecado, como ele ressalta lembrando-nos de algumas das coisas que costumávamos fazer. Se nos voltamos para o Senhor, somos agora limpos e separados do pecado e declarados perdoados diante de Deus. Deus é de fato generoso para com os pecadores, sem merecermos!  

Ação: Viva hoje como um santificado filho de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 25  e) A Responsabilidade do Profeta. 3:16-21. 17. Eu te dei por atalaia; isto é, um espia, ou sentinela (cons. Jeremias. 6:17; Isaias. 57:10). A vocação do profeta para ser um pastor, um atalaia das almas dos indivíduos como também da nação, está mais extensamente exposta em 18:1-32 e 33:1-20. No presente parágrafo, quatro casos são considerados – o pecador habitual que não foi advertido (v. 18), o pecador que é advertido mas não se arrepende (v. 19), o homem justo que cai mas não é advertido (v. 20), e o justo que é advertido e permanece justo (v. 21). Ezequiel é responsável pela transmissão fiel da mensagem de Deus, não por seu sucesso ou fracasso (vs. 17-19). Morrerás (v. 18) e viverás (v. 21) não foi usado no sentido mais elevado do N. T. , mas se refere respectivamente 1) a perecer na destruição do estado e ser excluído do restaurado reino de Deus, e 2) a ser preservado e entrar na bem-aventurança do reino. 20. Eu puser diante dele um tropeço. Isto só pode significar que as "tentações dos justos estão sob o controle providencial de Deus" (Dummelow's Commentary). Os hebreus atribuíam as tentações a Deus reconhecendo que o próprio Satanás está sujeito à vontade divina (cons. Gênesis. 22:1; Êxodo. 4:21; Jeremias. 6:21 ; compare II Samuel. 24:1 com I Crônicas. 21:1). 21. Se tu avisares o justo. Isto está mais de acordo com as versões do que com o T.M., se tu o avisares, o homem justo. A segunda vez em que "homem justo"'aparece no T.M. não se encontra na LXX, nem na Antiga Latina e Siríaca. f) A Coibição do Profeta. 3:22-27. Alguns mestres entendem que esta seção indica um elemento patológico em Ezequiel: que sofresse de catalepsia ou afasia (vs. 23, 26) e que seus conterrâneos o ataram com cordas depois que enlouqueceu (v. 25). Contudo, é melhor considerar as diversas expressões de coibição como figuras de um período de silêncio e inatividade da parte do profeta. Possivelmente Ezequiel profetizava publicamente aos exilados depois de sua chamada e encontrou oposição. Será que esta oposição foi ocasionada por hostilidade depois da execução de certos falsos profetas que incitaram o povo à rebelião? (Cons. Jeremias. 29:21-23; H. L. Ellison, Ezekiel: The Man and His Message, pág. 31). Ele foi convocado por Deus para ir ao vale (v. 22), onde em gloriosa teofania o Senhor o instruiu a que deixasse de ser um acusador público por algum tempo (v. 2b). Ele só devia abrir a sua boca em sua própria casa àqueles que o consultassem em particular (v. 24; 26:8). Este silêncio intermitente prevaleceu desde o começo do cerco de Jerusalém (24:1, 27) até que a notícia da queda da cidade foi levada ao profeta por um fugitivo dois anos mais tarde. Então Ezequiel falou abertamente e o povo compreendeu que Deus tinha falado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de maio Dia 125  

Leituras: Marcos 6:7-13; 1 Coríntios 5; Salmo 107:23-43; Provérbios 26:13-19; Rute 3-4.  

Versículo Especial“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1 Coríntios 5:6).  

Pensamento Bíblico: Expurgando o Fermento do Pecado (1 Coríntios 5). Paulo censurou os coríntios pela sua tolerância com a imoralidade na igreja. Ele os instruiu para que agissem decisivamente para expurgar o fermento do mal: afastar aquele que persistia no pecado. Há pelo menos três propósitos para tal ação:

   A esperança de salvar o cristão desviado

   A preservação do fiel, protegendo-o da corrupção

   Obediência a Deus: ele disse para fazer isso!  

Ação: Trabalhe hoje para salvar a alma de um cristão desviado.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 24  7. Toda a ama de Israel é de fronte obstinada e dura de coração, literalmente. (Cons. 2:4; Jeremias. 5:3; Isaias. 48:4). 8. Duro. Talvez um trocadilho como nome de Ezequiel, Deus fortalece. Cons. Jeremias. 1:18; 15:20. 9. Como o diamante, mais duro do que a pederneira. O hebraico shamir é um termo estrangeiro, possivelmente relacionado com o acadiano asmar, ''esmeril". Também é traduzido para diamante (cons. Jeremias. 17:1; Zacarias. 7:12). Quanto à oposição entre o verdadeiro profeta e o povo, veja Amós 7:10-17; Jeremias. 20:7-18; 26:1-24. d) A Missão do Profeta. 3:10-15. 11. Vai aos do cativeiro (cons. 1:1), aos filhos do teu povo. O hebraico 'am, "povo", é usado, na maioria das vezes, para nação escolhida. A missão do profeta era à casa de Israel (v. 4), mas na realidade limitou-se aos exilados. Contudo faz pequenas referências às circunstâncias dos exilados. 12. Levantou-me o Espírito. Veja também 3:14; 8:3; 11:1,24; 43:5. Não são referências à levitações físicas, como em "Bel and the Dragon", versículos 36, 39; nem à clarividência; mas às experiências místicas de uma alma grandemente sensível sob a exaltação do Espírito. Voz de grande estrondo (tropel). Considerando que k e m são facilmente confundidos na escrita paleo-hebraica, Hitzig e Luzzato traduziram para: A glória do Senhor levantou-se do seu lugar, trocando brwk (barûk) do T.M, para brwm (berûm). Não há nenhuma referência no texto de uma antema celestial que fosse cantada ou ouvida. 13. Tatalar das asas . . . que tocavam umas nas outras. Literalmente, que se beijavam. O sonido dum grande estrondo (literalmente). 14. Eu fui amargurado. Um acusativo adverbial (cons. 27:30). Ezequiel, simpatizando com a causa divina, sentiu-se amargurado e irado contra o seu povo e a sua tarefa (cons. Jeremias. 6:11; 20:7-11). Embora o carro se afastasse, ele sentiu a mão do Senhor que o impelia. 15. Então fui a Tel-Abibe, aos do exílio. Obedecendo a Deus, o profeta foi à colônia principal dos exilados junto ao rio Quebar, à antiga Tilabûbu, "morro das chuvaradas" (cons. Hilprecht, Explorations in Bible Lands, pág. 411). Quanto aos nomes das outras colônias, veja Esdras. 2:59; Neemias. 7:61. A frase hebraica, após Quebar, diz, e aos que moravam ali, ou, seguindo o Qerê, e passei a morar onde eles habitavam. Está ausente em dois manuscritos e na Siríaca. Assentei-me ali atônito. Literalmente, exibindo horror, um verbo transitivo interiormente (veja G.K, § 53d e § 67cc; cons. Esdras. 9:3, 4; Daniel. 9:27; 11:31).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de maio Dia 124  

Leituras: Marcos 6:1-6; 1 Coríntios 4:14-21; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:7-12; Rute 1-2.  

Versículo Especial“Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” (Provérbios 26:12).  

Pensamento Bíblico: Lealdade do Amor (Rute 1:16-17). Rute recusou-se a voltar para a terra e aos deuses de Moabe. Sua famosa afirmação, nestes versículos, exprime uma lealdade decidida. Ela prometeu aliança a sua empobrecida sogra, garantindo-lhe cuidados e companhia por toda a vida. Ela também expressou sua aliança com Jeová, assim renunciando aos deuses pagãos de Moabe. A lealdade de Rute foi recompensada com um distinto esposo e um lugar entre os ancestrais de Jesus (veja Mateus 1:5).  

Ação: Seja leal a Deus e à família. Deus recompensará sua fidelidade.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de maio Dia 123 

Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.  

Versículo EspecialOs pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).  

Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as idéias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.  

Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 22  10. Escrito por dentro e por fora. Literalmente, ele estava escrito (sobre) a face e a parte oculta, isto é, dos dois lados, contrariando a prática costumeira. Lamentações, seguindo a tradução qinâ, "elegia, lamento", da LXX, da Antiga Versão Latina, da Versão Arábica e do Targum, e não o masculino plural fora do comum, qînîm, do T.M. Suspiros. (Cons. Salmos. 90:9). Traduzido para trovão em Jó 37:2. Ais. Esta tradução foi feita pontuando hî do T.M. como hôy, de acordo com a LXX e as Versões da Antiga Latina, Arábica e Siríaca. Antes da de Jerusalém em 586 A.C., as mensagens de Ezequiel nos capítulos 1-24 são de juízo. Ezequiel 3 3:1. Come o que achares. Literalmente, tome conhecimento do que você achar. O Senhor tocou na boca de Jeremias (Jr. 1:9), mas deu a Ezequiel um rolo para comer. A imanência e transcendência de Deus estão ilustradas pelos modos. 3. Dá de comer ao teu ventre, literalmente, e enche as tuas entranhas. Ventre e estômago (beten e me'îm), ambos são usados em relação ao "abdômen", "útero", "entranhas", e figuradamente como a "sede das emoções". A mensagem foi dada por Deus alas devia ser assinalada pelo profeta a ponto de parecer dele. Embora as palavras fossem amargas, o rolo tinha um sabor doce porque o seu conteúdo era a palavra de Deus e o privilégio de ser o mensageiro de Deus é uma grande alegria. Entre as passagens que ilustram a inspiração da . mente e da vontade através do "comer" da palavra de Deus c que falam da doçura dessa palavra temos: Jeremias. 15:16; Deuteronômio. 8:3; Salmos. 19:11; 119:103; Ap. 10:9, 10. (Sobre a inspiração através do ato de beber, cons. II Esdras. 14:38-41). c) O Encorajamento do Profeta. 3:4-9. 4. Entra na casa de Israel. Esta e passagens semelhantes (por exemplo, 6:2; 7:2; 12:10, 11; 16:2; 21:7; 22:2, 3), são apresentadas como apoio para se aceitar que Ezequiel não morava na Babilônia e que tinha uma missão junto aos seus contemporâneos em Jerusalém (cons. Introd.). 5, 6. De estranho falar, e de língua difícil. Literalmente, lábios abstrusos e língua pesada (cons. Êxodo. 4:10; Isaias. 28:11; 33:19; e quanto a uso semelhante do genitivo de especificação, veja Ezequiel. 16: 26; 17:3, 6, 7). A empedernida Israel muitas vezes é colocada em contraste cam os pagãos desfavorecidos (cons. 5:16,17; 16:4, 5, 51; Jeremias. 2:10, 11; Mateus. 11:24-27; Lucas. 4:24-27).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

2 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 21  4. O SENHOR DEUS. O Texto Massorético diz Adonay Yahweh. O hebraico antigo diz Adonay, "Senhor", em lugar do sagrado tetragramatom Yahweh (assim chamado por causa das quatro consoantes YHWH, não havendo vogais antigamente). Quando Adonay e Yahweh aparecem juntos, o hebraico traduz o tetragramatom para Eloim, Deus. No português o tetragramatom está representado pelas letras maiúsculas, SENHOR ou DEUS. Um aspecto raro de Ezequiel é a ocorrência do duplo nome SENHOR Deus mais de 200 vezes. A. D. Johnson, Gehman e Kase, editores de The John H. Scheide Biblical Papyri: Ezekiel, defendem que apenas Yahweh, o SENHOR, deveria ser a tradução nestas passagens (págs. 48-63). 5. Que esteve no meio deles um profeta. Cumprimento é o teste da veracidade de um profeta. Veja Deuteronômio. 18:21, 22; Jeremias. 28: 9. 6. Sarças e espinhos. As duas palavras são sarabîm e sallômîm. O primeiro só se encontra nesta passagem do V.T, e é provavelmente uma palavra emprestada do aramaico; o último, de etimologia desconhecida, aparece também em 28:24. Em Eclesiásticos 4:2 e no aramaico, a raiz srb significa "contradizer". A LXX e a Siríaca traduz: "pois eles contradirão". A expressão hebraica sustenta a tradição inglesa. Casa rebelde. "Casa de rebelião" (bêt merî, como no versículo 5). Esta tradução tem o apoio de trinta e dois manuscritos hebraicos, como também da LXX e da Siríaca. b) A Inspiração do Profeta. 2:8 – 3:3. 8. Ouve .., não te insurjas. Cons. Jeremias. 1:7, 8, 17; Isaias. 50:5. 9. O rolo de um livro. Na Palestina e na Babilônia, as peles eram comumente usadas para códices. O rolo de Isaías encontrado na gruta do Mar Morto (I Q Isaa ) é de pergaminho, 7,38m de comprimento. (Cons. Jeremias. 36; Salmos. 40:7; veja J.P. Hyatt, "The Writing of an Old Testament Book", BA, VI, 1943, 41-80).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 20  3) Sua Iniciação no Ofício Profético. 2:1 – 3:27. Nos capítulos 2 e 3, o profeta foi comissionado a ser um mensageiro destemido junto a um povo rebelde (2:1-7), recebeu ordem de assimilar a palavra ou mensagem divina como se fosse a sua própria (2: 8-3: 3), foi imbuído de coragem para falar a um Israel endurecido (3:4-9) foi impelido em uma missão junto aos exilados em Tel-Abibe (3:10-15), foi encarregado da responsabilidade de atalaia (3:16-21) e foi colocado sob a imposição do silêncio e reclusão (3:22-27). Ezequiel 2 a) A Comissão do Profeta. 2:1-7. 1. Filho do homem (ben-'adam) aparece noventa e três vezes em Ezequiel, significando simplesmente "homem" ou "homem mortal". O termo expressa fraqueza humana na presença da majestade e poder de Deus (cons. Daniel. 8:17). O aramaico bar'enosh, "filho do homem", de Daniel. 7:13, é um título messiânico. O uso que Jesus fez do título talvez tivesse a intenção de ocultar e ao mesmo tempo revelar sua verdadeira natureza (Mateus. 8:20; 11:19; 16:13; João. 12:34; Marcos. 2:10, 28; 8:31; 9:9, 12; 10:43; 14:41, etc.; cons. G. P. Gould, "Filho do Homem", HDCG, II, 665-695; e J. Stalker, "Filho do Homem", ISBE, V, 2828-2830). 2. Entrou em mim o Espírito. Embora a palavra esteja sem o artigo definido no hebraico, este é o Espírito Santo. (Quanto a uso semelhante veja 3:12, 14, 24; 8:3; 11:1, 5, 24; 37:1; 43:5). Em 11:5 e 37:1, "o Espírito do Senhor" aparece e em 11:24, "o Espírito de Deus" (cons. H. B. Swete, "Espírito Santo", HDB, II, 402-411). 3. Filhos de Israel. O TM diz filhos de Israel; a LXX, casa de Israel. Esta frase é comum a Ezequiel. Às nações rebeldes. O TM gôyîm quase sempre significa "nações pagãs". A palavra foi omitida pela LXX e pela Antiga Latina. Aparece no singular gôy, "nação", na siríaca. A missão de Ezequiel foi junto à nação como um todo, tanto em Jerusalém como no exílio.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e failia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 19  Da sua visão, Ezequiel ficou sabendo que Deus não se limitava à Palestina, mas estava presente na Babilônia entre os exilados, descendo à terra sobre querubins e tempestade (Salmos. 18:10; 104:3). O carro podia movimentar-se rapidamente em todas as direções, simbolizado pelo número quatro. As figuras olhando para as quatro direções (vs. 9, 10, 17) dão a ideia que todas as partes do universo estão abertas aos olhos divinos. As asas ligavam a visão ao céu e as rodas à terra. Assim nenhum lugarzinho fica inacessível à presença e energia divinas. A onipresença de Deus fica desse modo transmitida de maneira poderosa. A figura assentada sobre o trono fala da onipotência e governo soberano de Deus (v. 26). A soberania de Deus está manifesta sobre a criação inanimada vento, nuvens, fogo, trovão (vs. 4, 24) e criação animada – os quatro seres viventes (vs. 5, 10). A forma humana generalizada e as diversas faces das criaturas viventes expressam a dignidade conferida por Deus às diversas porções de Sua criação, um reflexo de Sua majestade: homem, inteligência; águia, rapidez; boi, força; leão, majestade. Os rabis explicam o simbolismo assim: "O homem foi exaltado entre todas as criaturas; a águia, entre as aves; o boi, entre os animais domésticos; o leão, entre ai feras; e todos eles receberam o domínio e a grandeza, mas ainda assim estão sob o carro do Santo". (Misdrash Rabbah Shemoth, § 23, coment. sobre o Êxodo. 15:1). o ruído das asas dos querubins (v. 24) é o testemunho de toda a criação para com Deus (Salmos. 19:1), enquanto os corpos velados (vs. 8, 11) representam a incapacidade de todas as criaturas de permanecerem na presença de Deus santo (cons. Is. 6:2). Os Pais da Igreja empregavam os quatro rostos como emblema dos Evangelistas. Irineu, Jerônimo, Atanásio e Agostinho variavam no seu uso, o de Jerônimo, de maior aceitação, tem a seguinte ordem: o homem, Mateus; o leão, Marcos; o boi, Lucas; a águia, João. Embora as divindades babilônicas, Marduque, Nebo, Nergal e Ninib fossem indicadas pelo boi, homem, leão e águia respectivamente (Jeremias), Ezequiel deve ter extraído o seu simbolismo mais provavelmente das figuras do templo de Salomão (I Reis 6:23-35; 7:27-37 ) e do propiciatório em cima da arca do Tabernáculo (Êxodo. 25:10-22). Os olhos nas rodas sugerem inteligência onisciente (v. 18), enquanto que o espírito nas asas e rodas (vs. 20, 21) descreve a operação penetrante do Espírito de Deus vista na unidade e harmonia de suas obras. A pureza e santidade divinas estão indicadas pelo fogo (v. 27), enquanto que o arco-íris à volta do trono ilustra a beleza sublime, e talvez também a ideia do perdão e da misericórdia (v. 28). Esta glória foi vista por Ezequiel em Quebar (1:4-28), deu-lhe uma mensagem em Tel-Abibe (3:12 e segs., 22 e segs.), transportou-o de sua casa no exílio até a entrada da porta do pátio interno do Templo em Jerusalém (8:4, 5), afastou-se dos querubins no Templo até a soleira do mesmo (9:3; 10:4), elevou-se da soleira da porta leste do pátio externo do Templo (10:15, 16, 18, 19), passou do meio da cidade ao Monte das Oliveiras no lado leste da cidade (11:22, 23), mas retornou para encher o novo Templo e purificar o povo (43:2-7; 44:4).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de abril Dia 120  

Leituras: Marcos 4:35-41; 1 Coríntios 2; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:8-14; Juízes 12-14.  

Versículo Especial: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11).  

Pensamento Bíblico: Jesus Repreende a Tempestade (Marcos 4:35-41). Os discípulos ficaram muito ansiosos, quando enfrentaram uma tempestade atravessando o Mar da Galiléia. As ondas ameaçavam afundar o barco. Eles não viram nenhum sinal de que Jesus (que estava dormindo) estivesse sequer sabendo de suas preces. Quando eles o acordaram, eles gritaram em desespero: “. . . não te importa que pereçamos?”  Jesus acalmou o mar, permitindo aos barcos prosseguir em segurança para o seu destino.  

Enfrentamos tempestades na vida e podemos, por engano, achar que Deus não está atento ao nosso apuro. Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).  

Ação: Vença suas tempestades com a força de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 18  c) A Plataforma, o Trono e a Aparência Divina em Cima Delas. 1:22-28. 22. Algo semelhante ao firmamento. O hebraico raqi'a aparece dezessete vezes nas Escrituras, em Gênesis. 1; Ezequiel. 1; 10:1; Salmos. 19:1; 150:1; Daniel. 12:3. Aqui a figura é de uma "plataforma" estendida por sobre (RSV) as cabeças dos seres viventes como cristal (lit., como o olho ou a cintilação do gelo; também a LXX, Sir. , Vulg. Cons. Ap. 4:6. Omita-se "que metia medo", de acordo com a LXX). 24. Quando em movimento, o som de suas asas era como o rugido de muitas águas (Salmos. 42:7; Isaias,17:12), como a voz do Onipotente (Sl. 29, "a voz de Deus", sete vezes), o estrondo tumultuoso, como o tropel de um exército (Isaias. 17:12; Joel 2:5 ). Onipotente. Hebraico Shadday é um termo pré-mosaico para Deus, usado principalmente para poesia, ou em prosa com El (Deus) antes (Gênesis. 17:1). O nome é de origem incerta, mas pode significar "onisciente, que tudo sabe", e não "onipotente", ou "das montanhas" (cons. N. Walker, "Uma Nova Interpretação do Nome Divino Shaddai" ZAW, 72, 1960, págs. 64-66). 25. Este versículo foi omitido por nove manuscritos hebraicos, pela LXX e pelo manuscrito siríaco, sendo considerado uma ditografia. 26. Sobre a plataforma havia um trono como uma safira (cons. Êxodo. 24:10). Talvez fosse o antigo lapis lazuli semelhante ao mármore. 27. A parte superior da figura semelhante a um homem assentado sobre o trono parecia metal brilhante (bronze reluzente, RSV; lit, como o olho do hashmal; cons. v. 4) rodeada de fogo (lit. como se o fogo .a envolvesse de todos os lados); enquanto a parte inferior, também, era coberta por um resplendor ardente. 28. O resplendor à volta do trono do Senhor era como o arco que aparece na nuvem em dia de chuva. Isto sugere a quietude após a. tempestade. Para os hebreus e para nós o arco-íris faz lembrar a aliança feita com Noé (cons. Gênesis. 9:12 e segs.; Apocalipse. 4:3; 10:1). Da glória do SENHOR (kebôd YHWH, 1:28; 3:12, 23; 10; 4, 18 ; 11:23; 43:4, 5; 44:4; e "a glória do Deus de Israel", 8:4; 9:3; 10; 19; 11; 22; 43:2) em Ezequiel significa principalmente "uma aparência de luz e esplendor indicando a Presença divina" (Cook, Ezekiel, ICC, pág. 22). A déia básica de kabôd é "peso", "densidade" e transmite a idéia de alguma manifestação externa e física de dignidade, pré-eminência ou majestade (cons. Betteridge, "Glory", ISBE, II, 1235 e Segs.). Na presença de Deus, Ezequiel reconheceu a sua indignidade (cons. Gênesis. 32:30; Êxodo. 20; 19, 20; 24:11; Isaias. 6:5; Jeremias. 1: 6).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de abril Dia 119  

Leituras: Marcos 4:21-34; 1 Coríntios 1:18-31; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:1-7; Juízes 10-11.  

Versículo Especial: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:31b).  

Pensamento Bíblico: A Loucura de Deus X A Sabedoria do Homem (1 Coríntios 1:25). Deus não faz as coisas da maneira que os homens poderiam esperar. A cruz é uma ilustração deste fato. Os judeus tropeçaram nela, pois ela mostrava que eles haviam assassinado o Filho de Deus. Os gentios zombaram dela, pois ela os chamava para servir a um “deus morto”, que nem sequer se libertou da agonia da cruz. Os homens podem não entender. Deus não exige que compreendamos suas razões, apenas que obedeçamos suas instruções.  

Ação: Obedeça a Deus, mesmo que você não o entenda totalmente!. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 16  9. Os querubins, com um par de asas estendidas que se tocavam umas às outras, formavam os lados da carruagem, que podia se movimentar em todas as quatro direções, mas não se viraram (cons. v. 12). Um segundo par de asas que cobriam os corpos (v. 11). 10. Cada querubim tinha quatro rostos, como o de homem, na frente; à direita . . . rosto de leão; à esquerda, rosto de boi e rosto de águia, atrás (cons. 10:14; Ap. 4:7). 12. O Espírito de Deus dirigia seus movimentos (cons. v. 20; 10:17), exatamente como dirigiu Ezequiel (2:2; 3:12, 24; 11:24). 13. Leia-se no meio dos seres viventes (de acordo com a RV marg., Moffatt, RSV, LXX e a Antiga Latina). Tochas . . . fogo e relâmpagos saíam do meio deles (cons. Êxodo. 3:2; 13:22; 19:18; Números. 11:1-3 ; Deuteronômio. 4:24; II Reis 1:12). 14. Este versículo foi omitido pela LXX B por se considerar uma ampliação marginal do versículo 13. O texto hebraico parece corrompido. b) As Quatro Rodas. 1:15-21. 15. O profeta viu a seguir ao lado dos seres viventes, rodas. 16. Pareciam brilhantes (lit. olho) como o berilo (turquesa, E.R.C.). No hebraico, tarshîsh. A pedra que recebeu o nome de Társis, ou Tartessus, ao sul da Espanha, é provavelmente o antigo crisólito (pedra de ouro) correspondendo ao nosso topázio dourado, não à água marinha verde claro ou o berilo. Uma roda dentro da outra. A explicação comum é que cada roda parecia como duas rodas que se atravessavam fazendo ângulos retos e formando uma roda composta, que podia se movimentar em diferentes direções sem se virar (v. 17). 18. O texto hebraico está em desordem. A LXX sugere: e tinham rebordos (ou, aros; AV, anéis). E olhei para elas (em vez do heb. e metiam medo). E os seus rebordos eram cheios de olhos, símbolos da vida e inteligência. 19-21. Havia uma unidade entre os seres viventes e as rodas orientadas pelo Espírito de Deus. Compare com as referências às rodas do trono do "Ancião de dias" em Dan. 7:9, às bases do Templo de Salomão, I Reis 7:27-30, e às da carruagem em I Crônicas. 28:18. Mais tarde, os "ofanins", as rodas personificadas, foram colocadas perto dos querubins e serafins na presença de Deus (Enoque 61:10; 71:7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de abril Dia 118  

Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.  

Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).  

Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que  nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.

Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 15  2) A Visão Inaugural do Profeta : Uma Teofania. 1:4-28. A vocação de Ezequiel veio na forma de uma teofania, uma manifestação de Deus no meio de uma tempestade. Suo visão foi descrita com muito maiores detalhes do que as teofanias de Moisés (Êxodo. 33; 24:9 e segs.), Amós (7:15), Isaías (cap. 6), Jeremias (1: 4-10) ou Daniel (7:9 e segs.). Ele começa de baixo, descrevendo primeiro os quatro seres viventes com as quatro asas e quatro rostos, combinando formas humanas com animais para formar o trono-carro (vs. 4-14), depois as rodas dentro das rodas que faziam o carro se mover em todas as quatro direções sem se voltar (vs. 15-21), e finalmente a plataforma de cristal sobre a qual estava a semelhança do trono no qual estava assentada a semelhança daquele que estava rodeado de fogo e coroado da glória do arco-íris (vs. 22-28). a) As Criaturas Viventes e o Carro. 1:4-14. 4. Quanto a aparição divina no vento tempestuoso (AV, redemoinho) e nuvem, veja também Êxodo. 9:24; 19:16; Juízes. 5:4; I Reis 19:11; Salmos. 29; Zacarias. 9:14. Do norte. Aqui Ezequiel não está tomando emprestado o conceito mitológico de que o norte era o trono dos deuses, mas talvez esteja sugerindo a transcendência divina. Metal brilhante (Uma coisa de cor âmbar, E.R.C.). No hebraico, como o olho do hashamal. Usado apenas em 1: 4, 27; 8:2. Compare com o elmesu acadiano e o hesmen egípcio, "bronze" (G. R. Driver, V.T. , 1, 1951, 60- 62). 5. Semelhança (demût) e aparência (mar'eh) aparece dez e quatorze vezes respectivamente na narrativa. O profeta sente a impropriedade da língua humana para descrever o inefável, mas também tem o cuidado de evitar os antropomorfismos. Quatro seres viventes (hayyôt) são mais tarde identificados como querubins (10:15, 20). 7. As suas pernas (e não pés; cons. Gênesis. 49:10; Isaias. 6:2; 7:20) eram direitas, sem joelhos; e a planta de seus pés era redonda (Targum, Áquila) como a de um bezerro, para que não se flexionasse ou virasse. 8. Cada querubim tinha provavelmente duas mãos, pois aos quatro lados pode significar também "ao lado dos quatro". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo EspecialO que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).  ( Estra Ido dos estudos da Bíblia .Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 3 PREFÁCIO Tenho muitas dívidas que devo reconhecer. É assim que o Evangelho de Marcos foi muito afortunado...