Livro Marcos (William Barclay) 249 Quando Edgerton Young pregou o evangelho pela primeira vez aos corte vermelhas do Saskatchewan, a ideia da paternidade de Deus fascinou aqueles, homens que sempre tinham visto a Deus só no trovão, o raio e a tormenta. Um velho cacique perguntou a Edgerton Young: "Ouvi você chamar a Deus 'Nosso pai'?" "Assim é", respondeu Edgerton Young. "Acaso Deus é seu Pai?", perguntou o cacique. "Sim", respondeu Young. "E também é meu pai?", prosseguiu o ancião. "Por certo que sim", disse Edgerton Young. Imediatamente a cara do cacique se iluminou com uma luz nova. Estendeu a mão. "Então", disse, como alguém que faz uma descoberta esmagadora, "você e eu somos irmãos." Pode acontecer que alguém deva sacrificar laços muito íntimos ao tornar-se cristão, mas nesse momento se converte em membro de uma família e uma irmandade tão vastas como a Terra e o céu. (2) Jesus acrescentou duas coisas a isto. Em primeiro lugar, acrescentou duas palavras muito simples: com perseguições. Desse modo separava de maneira cortante todo ele assunto do mundo do quid pro quo. Faz desaparecer a ideia de uma recompensa material para um sacrifício também material. Essas palavras nos apontam duas coisas. Põem de manifesto a absoluta honestidade de Jesus. Nunca oferecia um caminho fácil. Dizia aos homens que ser cristão era algo custoso. Em segundo lugar, mostram-nos que Jesus jamais usava um chamariz para fazer que os homens o seguissem: Empregava um desafio. É como se tivesse dito: "Sem dúvida obterão uma recompensa mas terão que demonstrar que são homens suficientemente grandes e arriscados para merecê-la." O segundo elemento que Jesus acrescentou foi a ideia do mundo vindouro. Nunca prometeu que dentro deste mundo do espaço e o tempo haveria uma espécie de rendição e acerto de contas. Não convocou os homens a obter as recompensas do tempo. Chamou-os a ganhar as bênçãos da eternidade. Deus não contava só com este mundo para recompensar os homens. (3) Logo Jesus acrescentou uma advertência: "Muitos primeiros serão últimos e os últimos, primeiros." Em realidade, tratava-se de uma advertência a Pedro. Pode ser o que a esta altura da conversação, Pedro estivesse calculando seu próprio valor e sua recompensa, e possivelmente ambos fossem muito generosos. Jesus diz o seguinte: "Em última instância o julgamento pertence a Deus. Mais de uma pessoa pode ser muito bem julgado pelo mundo mas o julgamento de Deus pode anular o do mundo. Mais ainda, muitos homens podem encontrar-se em uma excelente posição segundo suas próprias pautas de julgamento e descobrir que a valoração que faz Deus é muito distinta. Trata-se de uma advertência contra todo tipo de orgulho. Estabelece que o último julgamento está nas mãos de Deus que é a única coisa que conhece as motivações do coração humano. Adverte que os julgamentos do céu podem alterar as reputações estabelecidas na Terra.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
29 de abril de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de abril Dia 119
Leituras: Marcos 4:21-34; 1 Coríntios 1:18-31; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:1-7; Juízes 10-11.
Versículo Especial: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:31b).
Pensamento Bíblico: A Loucura de Deus X A Sabedoria do Homem (1 Coríntios 1:25). Deus não faz as coisas da maneira que os homens poderiam esperar. A cruz é uma ilustração deste fato. Os judeus tropeçaram nela, pois ela mostrava que eles haviam assassinado o Filho de Deus. Os gentios zombaram dela, pois ela os chamava para servir a um “deus morto”, que nem sequer se libertou da agonia da cruz. Os homens podem não entender. Deus não exige que compreendamos suas razões, apenas que obedeçamos suas instruções.
Ação: Obedeça a Deus, mesmo que você não o entenda totalmente!.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
28 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 248 A reação dos discípulos foi que se o que dizia Jesus era certo, a salvação resultava quase impossível. Logo Jesus expressou toda a doutrina da salvação em umas poucas palavras. Disse: "Se a salvação dependesse dos esforços do homem resultaria impossível para todos.Mas a salvação é um dom de Deus, porque todas as coisas são possíveis para Deus." O homem que deposita sua confiança em si mesmo e em suas posses nunca se pode salvar. Quem confia no poder salvador e o amor redentor de Deus pode acessar livremente a salvação. Este é opensamento que Jesus expressou. Essa foi a idéia que Paulo escreveu em todas as suas Cartas. E é o pensamento que, até hoje, é a base e o próprio fundamento da fé cristã. CRISTO NÃO É DEVEDOR DE NINGUÉM Marcos 10:28-31 A cabeça de Pedro tinha estado trabalhando e, como era próprio dele, sua língua não podia ficar calada. Acabava de ver um homem que tinha rechaçado de maneira deliberada o "Siga-me!" de Jesus dando as costas a seu convite. Acabava de ouvir as palavras de Jesus quando disse que esse homem, mediante sua atitude, fechou a si as portas do reino de Deus. E não pôde evitar estabelecer uma comparação entre esse homem e ele próprio e seus amigos. Assim como o primeiro tinha rechaçado o "Siga-me!" de Jesus, ele e seus amigos o tinham aceito. E Pedro, comessa franca honestidade que o caracterizava, quis saber o que obteriam ele e seus amigos pelo que tinham feito. A resposta de Jesus se divide em três partes. (1) Disse que ninguém que abandonasse algo por Jesus e sua boa nova deixaria de receber cem vezes mais. Acontece que na Igreja primitiva isto era literalmente certo. O fato de que alguém abraçasse o cristianismo podia implicar que perdesse seu lar, seus amigos e os seres a quem amava e estimava; não obstante, sua entrada na Igreja cristã lhe proporcionava uma família muito mais ampla e vasta que a que tinha abandonado na qual cada um dos membros estava ligado a ele por laços espirituais. Vemos como isto acontece na vida de Paulo. Não cabe dúvida que quando Paulo se fez cristão lhe fecharam as portas de sua casa e o expulsaram da família. Mas tampouco cabe dúvida de que em uma cidade após outra, povo após povo, aldeia após aldeia, tanto na Europa como na Ásia Menor, Paulo podia encontrar um lar esperando-o e uma família em Cristo que o recebesse. Resulta estranho ver como usa termos que correspondem à família. Em Romanos 16:13 nos diz que a mãe do Rufo era como uma mãe para ele. No Filemom ele se refere a Onésimo como o filho que gerou em suas prisões. Acontecia o mesmo com todos os cristãos naquela época. Quando sua própria família os rechaçava ingressavam na família mais ampla de Cristo.( Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de abril Dia 118
Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.
Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).
Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.
Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
27 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 246 Esse ponto de vista não nos agrada absolutamente. Mas é preciso lembrar que tal era a opinião geral entre os judeus. Não deve nos surpreender, pois, que os discípulos sentissem saudades. Segundo seu ponto de vista, quanto mais próspero se era mais seguro se estava de entrar no Reino. De maneira que Jesus repetiu sua afirmação com algumas variações para esclarecer mais o que queria dizer. "Quão difícil é para aqueles que depositaram sua confiança nas riquezas ou que se apóiam nelas, entrar no Reino." Ninguém viu nunca com maior clareza que Jesus os perigos das coisas materiais e da prosperidade. Quais são esses perigos? (1) As posses materiais tendem a atar o coração do homem a este mundo. Tem um interesse tão enorme neste mundo, pôs tanto em jogo que lhe é difícil pensar além dele e menos ainda pensar em abandoná-lo. Conta-se que em uma oportunidade mostraram ao doutor Johnson um famoso castelo e seus formosos jardins. Depois de observá-lo voltouse para seus amigos e lhes disse: "Há coisas que fazem que a morte resulte difícil." O perigo das posses é que atam os pensamentos e os interesses do homem a este mundo. (2) Se o principal interesse de alguém radica nas posses materiais se sentirá inclinado a pensar em tudo em termos de seu preço. A esposa de um pastor das montanhas escreveu uma carta muito interessante a um periódico. Seus filhos se criaram na solidão das montanhas. Eram simples e careciam de toda sofisticação. Mais tarde, seu marido obteve um posto na cidade e os meninos criados nas montanhas ingressaram na cidade pela primeira vez. Mudaram muito, e a mudança foi negativa. O último parágrafo da carta diz assim: "O que é melhor para a formação de um menino, a falta de mundanismo mas com melhores maneiras e pensamentos sinceros e singelos ou o mundanismo e o costume atual de saber o preço de todas as coisas mas ignorar o verdadeiro valor de tudo?" Se o interesse primitivo de alguém radica nas coisas materiais, pensará em termos de preços e não em função do valor. Pensará em termos do que pode obter e comprar com dinheiro. E pode acontecer que esqueça que neste mundo há valores que estão muito além do dinheiro, que há coisas que não têm preço e que há tesouros preciosos que não se podem comprar com dinheiro. É fatal quando o homem começa a pensar que tudo o que vale a pena possuir tem um valor monetário. (3) Jesus teria dito que a posse de coisas materiais implica duas coisas. (a) É uma pedra-de-toque para o homem. De cem homens que podem suportar a adversidade, só um sabe lidar com a prosperidade." Esta pode converter ao homem com muita facilidade em uma pessoa arrogante, orgulhosa, satisfeita consiga mesma, mundana. (b) É uma responsabilidade. Sempre se julga ao homem segundo duas pautas: como obteve suas posses e como as emprega. Quanto mais tenha maior será sua responsabilidade. "Usará o que tem de maneira egoísta ou generosa? Empregará como se tivesse um direito absoluto sobre isso ou recordará que só o possui como mordomo de Deus.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de abril Dia 117
Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.
Versículo Especial: “O que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).
Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:
Julgue imparcialmente (v. 23).
Não o aprove nem o tolere (v. 24).
Repreenda o ímpio (v. 25).
Fale sempre a verdade (v. 26).
Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
25 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 245 Em sua novela The Master of Ballantrae, Robert Louis Stevenson descreve a imagem do senhor que abandona o lar ancestral do Durrisdeer por última vez. Até ele está triste. Conversa com o fiel mordomo da família. "Ah! M'Kellar. Crê que alguma vez tenho nada que lamentar?" "Não acredito", responde M'Kellar, "que você pudesse ser um homem tão mau a menos que tivesse toda a maquinaria para ser um homem bom." "Não toda", diz o amo, "não toda. Aí é onde você se equivoca. Minha tristeza é a enfermidade de não desejar nada." A tragédia do homem que se aproximou correndo a Jesus foi não desejar o bastante. É uma enfermidade que padecemos a maioria de nós. Todos desejamos a bondade mas são poucos os que a desejam o suficiente para estar dispostos a pagar seu preço. Jesus, olhando-o, amou-o. Havia muitas coisas nesse olhar do Jesus. (a) Estava o chamado do amor. Jesus não estava zangado com ele. Amava-o muito para zangar-se. Não era um olhar de irritação, e sim o chamado do amor. (b) Estava o desafio à fidalguia. Era um olhar que se propunha tirar o homem de sua vida cômoda, respeitável e segura para conduzi-lo para a aventura de ser um bom cristão. (c) Era um olhar de dor. E era a mais amargo dos dores: a tristeza de ver como um homem escolhe com deliberação não ser o que poderia ter chegado a ser e que estava nele em potencial. Jesus nos olha com o chamado do amor, com o desafio à fidalguia que envolve o caminho do cristão. Não permita Deus que alguma vez tenha que nos olhar com a dor de alguém que olha um ser amado que se nega a ser o que poderia ter sido. O PERIGO DAS RIQUEZAS Marcos 10:23-27 O dirigente que rechaçou o desafio de Jesus se afastou triste e, sem dúvida alguma, os olhares de Jesus e do grupo dos apóstolos o seguiram até que se perdeu no horizonte. Logo Jesus se virou e observou a seus próprios homens. "Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" A palavra que se traduz riquezas é cremata. Aristóteles a define assim: "Todas aquelas coisas cujo valor se mede com moedas." Possivelmente nos perguntemos por que esta frase surpreendeu os discípulos. Seu assombro se destaca duas vezes. A razão dessa surpresa é que ao pronunciar essas palavras Jesus transbordava todos os valores comumente aceitos pelos judeus. A moral popular judaica era simples. Cria com toda simplicidade que a prosperidade era um sinal do amparo de Deus e que portanto o homem próspero era um homem bom. Se alguém era rico e próspero consideravam que Deus o tinha honrado e abençoado. A riqueza era prova de uma personalidade excelente e do favor de Deus. O salmista o resume deste modo: "Fui jovem, e envelheci, e nunca vi o justo desamparado, nem sua descendência a mendigar o pão" (Salmo 37:25).(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de abril Dia 115
Leituras: Marcos 3:20-30; Romanos 16:1-16; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:13-18; Juízes 3-4.
Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo
Pensamento Bíblico: “Esqueceram-se do Senhor” (Juízes 3:7). Josué e os outros de sua era morreram (veja Juízes 2:7-10). Uma nova geração levantou-se para jogar fora as “velhas idéias” da fé de seus pais. Quando começamos a ler sobre uma sucessão de juízes, vemos a fraqueza e infidelidade do povo. Eles “fizeram o que era mau” (3:7) “tornaram a fazer” (3:12) e, de novo, “tornaram a fazer o que era mau” (4:1). Deus, paciente e repetidamente, castigou-os, mas cada geração rejeitava as limitações da lei de Deus. O livro de Juízes chama a atenção para a paciência de Deus e a capacidade do homem para abusá-la!
Ação: Não se esqueça do Senhor! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 243 Em primeiro lugar lhe disse: "Detenha-se e reflita! Está embargado e palpitante pela emoção. Não quero o que você se aproxime de mim em um arroubo apaixonado. Pense com calma o que faz." Jesus não o estava paralisando. Dizia-lhe, desde o começo, que calculasse o preço. Em segundo lugar, Jesus disse o seguinte: "Você não pode se converter em cristão por uma paixão sentimental por mim. Deve olhar para Deus." A pregação e o ensino sempre significam transmitir a verdade através da própria personalidade e ali estriba o maior perigo dos grandes mestres. O perigo consiste em que o aluno, o estudioso, o jovem, podem desenvolver um vínculo pessoal com o professor ou o pregador e acreditar que se trata de um vínculo com Deus. O professor e o pregador jamais devem ficar em primeiro plano. Sempre devem apontar para Deus. Em todo ensino verdadeiro há uma certa medida de auto anulação. É verdade que não podemos anular por completo a personalidade e a lealdade pessoal sincera e cálida e não o faríamos embora fosse possível. Mas isso não deve ser tudo. O professor e o pregador, em última instância, não são mais que marcos que conduzem a Deus. (2) Nenhum relato estabeleceu jamais de maneira tão clara a verdade essencial do cristianismo de que a vida respeitável não é suficiente. Jesus citou os mandamentos que eram a base de uma vida decente e respeitável. O homem afirmou sem titubear que os tinha guardado a todos. Agora, assinalemos uma coisa: Todos esses mandamentos, com uma só exceção, eram negativos. E a exceção regia só no círculo familiar. O que estava dizendo o homem, em realidade, era: "Nunca em minha vida fiz mal a ninguém." Isso era estritamente certo. Mas a verdadeira pergunta é: "Que bem tem feito?" E a pergunta no caso deste homem era ainda mais aguda: "Com todas suas posses, com suas riquezas, com tudo o que tivesse podido dar a outros, que bem positivo tem feito a seu próximo? Até que ponto você se esforçou para ajudar, consolar e fortalecer a outros na medida em que poderia tê-lo feito?" Em termos gerais, ser respeitável significa não fazer coisas. O cristianismo consiste em fazer coisas. Ali era justamente onde este homem, e muitos de nós, falhava. (3) De maneira que Jesus confrontou este homem com um desafio. Com efeito, disse-lhe: "Saia desta respeitabilidade moral. Pare de ver a bondade como algo que consiste em não fazer coisas. Tome a si mesmo, tome tudo o que tem e se entregue, você e suas posses, a outros. Então encontrará a verdadeira felicidade no tempo e na eternidade." E o homem não pôde fazê-lo. Tinha grandes posses e nunca tinha pensado em abandonar e quando lhe foi sugerido que o fizesse não pôde. É certo que jamais tinha roubado e nunca tinha defraudado a ninguém, mas tampouco tinha sido jamais, nem podia forçar-se em ser positiva e sacrificial mente generoso. Pode ser respeitável, não tirar nunca nada de ninguém. O cristão é dar tudo a alguém. Em realidade, Jesus confrontou este homem com uma pergunta básica e fundamental: "Até que ponto você deseja o verdadeiro cristianismo? Deseja-o até o ponto de abandonar suas posses?" E o homem teve que responder: "Desejo-o, mas não até esse ponto." (Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de abril Dia 114
Leituras: Marcos 3:13-19; Romanos 15:22-33; Salmo 101; Provérbios 24:7-12; Juízes 1-2.
Versículo Especial: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Provérbios 24:10).
Pensamento Bíblico: Batalhando Contra o Mal (Provérbios 24:7-12). Nossa luta contra o pecado tem que incluir:
Ouvir a sabedoria de Deus (v. 7).
Resolver não fazer o mal (vs. 8-9).
Permanecer forte no “dia da angústia” (v. 10).
Recuperar os que se desviaram (v. 11).
Não fingir que não vê para tolerar o pecado (v. 12).
Ação: Firme hoje na batalha contra Satanás!.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 242 (2) Temos a obediência do menino. É certo que com frequência o menino é desobediente mas por mais paradoxal que pareça o instinto natural do menino é obedecer. Ainda não aprendeu o orgulho e a falsa independência que separam o homem de seu próximo e de Deus. (3) Temos a confiança do menino. Vemo-lo em duas coisas. (a) Na aceitação da autoridade por parte do menino. Em uma etapa de sua vida o menino acredita que seu pai sabe tudo e sempre tem razão. Para nossa vergonha, logo se livra dessa crença. Mas o menino percebe instintivamente sua própria ignorância e desamparo e confia naquele que, segundo sua opinião, sabe mais que ele. (b) Vemo-lo na confiança que deposita nas pessoas. É algo que caracteriza de maneira exclusiva o menino: jamais pensa que alguém pode ser uma má pessoa. Pode fazer-se amigo de um desconhecido. Um homem muito famoso afirmou em uma oportunidade que a melhor adulação que jamais lhe tinham feito tinha sido quando um menino muito pequeno a quem nunca tinha visto antes, aproximou-se e lhe pediu que lhe atasse o cordão do sapato. O menino não aprendeu a suspeitar do mundo. Segue pensando o melhor possível sobre outros. Às vezes, essa confiança o conduz ao perigo, porque há pessoas que não a merecem absolutamente e que abusam dela, mas isso não impede que a confiança do menino seja algo muito formoso. (4) O menino tem uma memória de curto alcance. Ainda não aprendeu a experimentar sentimentos de vingança e rancor. Inclusive quando tratado sem justiça – e quem de nós não é injusto com seus filhos às vezes? – esquece-o e o faz tão completamente que nem sequer precisa perdoar. Em realidade, dos tais é o reino de Deus. ATÉ QUE PONTO QUEREIS A BONDADE? Marcos 10:17-22 Este é um dos relatos mais vívidos dos evangelhos. (1) Devemos notar como chegou o homem e como Jesus o recebeu. O primeiro veio correndo e se lançou aos pés de Jesus. Há algo surpreendente na imagem deste jovem e rico aristocrata que cai aos pés do profeta indigente de Nazaré que estava a ponto de converter-se em um proscrito. "Bom Mestre!" começou a dizer. Imediatamente Jesus respondeu: "Nada de adulações! Não me chame bom! Reserva essa palavra para Deus!" Quase pareceria que a intenção de Jesus tivesse sido detê-lo em seco e jogar água fria sobre esse entusiasmo juvenil. Aqui encontramos uma lição. É evidente que este homem se aproximou do Jesus movido por um arroubo de emoção violenta. Também é evidente que Jesus, exercia uma fascinação pessoal sobre ele. Jesus fez duas coisas que todo evangelizador, todo pregador e todo professor deveriam recordar e copiar sempre. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de abril Dia 113
Leituras: Marcos 3:7-12; Romanos 15:14-21; Salmo 100; Provérbios 24:1-6; Josué 23-24.
Versículo Especial: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3).
Pensamento Bíblico: “. . . Escolhei, Hoje, a Quem Sirvais” (Josué 24:15). O discurso de Josué, despedindo-se de Israel, foi um desafio estimulante. Eles tinham muitas opções. Eles poderiam servir aos deuses que tinham falhado no Egito. Eles poderiam adorar os deuses que não puderam defender os amorreus, quando Israel invadiu sua terra. Ou então, poderiam servir o Santo e Verdadeiro Deus que os tinha libertado repetidamente. Como é fácil escolhermos seguir os caminhos da falha certa, negligenciando o serviço de Deus. Israel escolheu servir a Deus e permaneceu fiel por toda aquela geração. Precisamos guiar nossa família no mesmo compromisso.
Ação: Decida hoje seguir ao Senhor. Nenhum outro caminho conduzirá ao sucesso. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 240 DOS TAIS É O REINO DOS CÉUS Marcos 10:13-16 Era algo muito natural que as mães judias quisessem que seus filhos fossem abençoados por um rabino importante e renomado. Levavam-nos diante de um personagem assim especialmente no primeiro aniversário do menino. Assim foi como levaram os meninos a Jesus no dia ao qual se refere este relato. Só compreenderemos em toda sua plenitude a beleza quase dilaceradora desta passagem se recordarmos quando aconteceu. Devemos recordar que Jesus partia para a cruz, e Ele sabia. Essa sombra cruel não pode haver-se afastado jamais de sua mente. Foi em momentos como esse quando encontrou tempo para dedicar aos meninos. Até com semelhante tensão em sua mente teve tempo para tomá-los nos braços, para sorrir e possivelmente também para brincar com eles. Essa é justamente a razão pela qual os discípulos tentaram afastar os meninos. Não é que fossem homens antipáticos e grosseiros. Queriam proteger a Jesus. Não sabiam o que era que acontecia mas viam com toda clareza que tinham uma tragédia pela frente e percebiam a tensão que embargava a Jesus. Não queriam que ninguém o incomodasse. Não podiam conceber que Jesus queria ter os meninos perto de si em momentos como esse. Mas até nessa circunstância Jesus disse: "Deixem os meninos vir a mim." De modo acidental, quase ao passar, isto diz muito a respeito do Jesus. Diz-nos que era a classe de pessoa que se interessava pelos meninos e com quem estes simpatizavam. Não pôde ter sido uma pessoa severa, melancólica. e triste. Sua pessoa tem que ter tido um cálido resplendor. Deve ter sido um homem de sorriso fácil e de risada alegre. Em algum de seus escritos, George Macdonald diz que não acredita no cristianismo de alguém diante de cuja porta nunca há meninos brincando. Este pequeno e precioso incidente projeta um feixe de luz sobre a classe de pessoa humana que era Jesus. "Dos tais", disse Jesus, "é o reino de Deus." O que era o que valorizava Jesus no menino e a que dava tanta importância? (1) Temos a humildade do menino. Há meninos exibicionistas mas são os menos numerosos e quase sempre são o produto de um trato equivocado por parte dos adultos. Em geral, o menino se sente confundido pela proeminência e a publicidade. Ainda não aprendeu a pensar em termos de posição, orgulho e prestígio. Ainda não tem descoberto sua própria importância.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de abril Dia 112
Leituras: Marcos 3:1-6; Romanos 15:1-13; Salmo 99; Provérbios 23:29-35; Josué 21-22.
Versículo Especial: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus” (Salmo 99:9).
Pensamento Bíblico: Adore a Deus, pois Ele é Santo (Salmo 99). O salmista louva a Deus pela sua História de santidade. Hoje temos o privilégio de adorar a Deus. Devemos glorificá-lo pessoalmente, e temos o privilégio especial de reunirmo-nos com outros para glorificá-lo, e encorajar outros a verem sua grandeza e adorá-lo (veja 1 Coríntios 10:16-22; 14:24-25). Se apreciamos a santidade e majestade de Jeová, procuraremos todas as oportunidades para louvá-lo.
Ação: Dê adoração a Deus. Ele a merece! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 239 Dado o caráter da natureza humana, prevalecia a posição mais liberal. O resultado foi que imperava o divórcio pelas razões mais fúteis, e até por nenhuma razão. As coisas tinham chegado a tal ponto, que na época de Jesus as mulheres titubeavam antes de casar-se porque o matrimônio se converteu em algo muito pouco seguro. Quando Jesus falou como o fez referiu-se a um tema candente e deu um golpe a favor das mulheres ao tratar de voltar a se situar o matrimônio na posição que lhe correspondia. Devemos assinalar algumas costure. Jesus citou a regra mosaica e logo disse que Moisés tinha estabelecido isso só "pela dureza de seu coração". Isto pode significar uma de duas coisas. Pode querer dizer que Moisés o estabeleceu porque era o melhor que se podia esperar do povo para quem legislava. Ou pode significar que se estabeleceu para tratar de controlar uma situação que inclusive naquele momento se estava degenerando. Poderia querer dizer, então, que, em seus começos, não se tratava tanto de uma permissão para divorciar-se como de um intento de controlar o divórcio, de diminuir sua frequência mediante alguma classe de lei e de fazê-lo mais difícil. Seja como for, Jesus esclareceu que considerava que Deuteronômio 24:1 tinha sido estabelecido para uma situação determinada e que, de nenhum ponto de vista se podia considerar que resultava obrigatório para sempre. As autoridades que citou se remontavam muito mais atrás. Remontou-se até o relato da criação e citou Gênesis 1:27 e 2:24. Jesus considerava que, em essência, o matrimônio era algo permanente que unia de modo indissolúvel a duas pessoas e as convertia em uma só. E as unia até tal ponto que nenhuma lei ou norma humana podia romper o vínculo. Considerava que na própria constituição do universo se estabelece que o matrimônio é algo absolutamente permanente e único e nenhuma regulamentação mosaica que se ocupasse de uma situação transitória podia alterar essa realidade. O problema é que no relato paralelo de Mateus há uma diferença. Em Marcos, a proibição por parte de Jesus do divórcio e de um novo casamento é absoluta. Em Mateus 19:3-9 aparece a mesma proibição absoluta de outro casamento mas se permite o divórcio por um motivo: o adultério. É quase seguro que a versão de Mateus é a correta e, de fato, está implícita na versão de Marcos. A Lei judaica estabelecia que o adultério dissolvia obrigatoriamente qualquer matrimônio. E o certo é que o adultério e a infidelidade dissolvem, de fato, a união e o laço do matrimônio. Uma vez que se cometeu o pecado de adultério a unidade já está quebrada e o divórcio só testemunha o fato. Mas a verdadeira essência da passagem é que Jesus insistiu em que era necessário corrigir a moral sexual dissipada de sua época. A quem só procurava o matrimônio pelo prazer se devia recordar que também implica uma responsabilidade. A quem via o matrimônio como um meio para satisfazer suas paixões sexuais era preciso lembrar recordar que também era uma união espiritual. Jesus estava edificando uma muralha ao redor do lar. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de abril Dia 111
Leituras: Marcos 2:13-28; Romanos 14:14-23; Salmo 98; Provérbios 23:24-28; Josué 19-20.
Versículo Especial: “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).
Pensamento Bíblico: Consideração com a Consciência de um Irmão (Romanos 14:14-23). É possível pecar ao fazer alguma coisa que em si é direita! Se, despreocupadamente, desconsideramos os escrúpulos de um irmão e o levamos a violar sua consciência, somos culpados. Devemos estar alertas para nossas oportunidades de edificar o fraco. Os princípios descritos aqui envolvem compaixão, paciência e uma aplicação da regra de Mateus 7:12 às nossas relações espirituais.
Ação: Procure coisas que trazem paz e edificação.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 238 A Lei do divórcio judeu se remonta a Deuteronômio 24:1. Essa passagem constituía o fundamento e a medula de toda a questão. Diz assim: “Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa”. A princípio, a carta de divórcio era muito simples. Dizia o seguinte: "Seja esta minha carta de divórcio para ti, minha carta de demissão e minha ação de liberação para que possa te casar com o homem que queiras." Mais tarde, fez-se mais complexa: "'O dia..., da semana..., do mês..., ano.. do mundo, segundo o cálculo que se emprega na cidade de..., situada junto ao rio..., eu, A. B., filho do C. D., e qualquer que seja o nome que se me dê aqui, presente neste dia..., natural da cidade de..., atuando por minha própria vontade e sem nenhuma coerção, repudio, envio de volta e me separo de ti, E. F., filha do G. H., e qualquer que seja o nome que te dê aqui e que até este momento foi minha esposa. Eu te envio de volta agora, E. F., filha do G. H., de maneira que és livre e podes casar-te à vontade com quem quiseres e ninguém te impedirá isso. Esta é sua carta de divórcio, ata de repúdio, certificado de separação, segundo a lei de Moisés e de Israel." Na época do Novo Testamento, necessitava-se um rabino perito para elaborar este documento. Depois ficava provado por um jurado composto por três rabinos e se arquivava no Sinédrio. Não obstante, o trâmite do divórcio seguia sendo algo muito simples e sempre à inteira discrição do marido. Entretanto, a verdadeira medula da questão era a interpretação da Lei tal como aparece em Deuteronômio 24:1. Ali se estabelece que o homem pode divorciar-se de sua mulher se achar nela alguma coisa indecente. Como se devia interpretar essa frase? Havia duas escolas que sustentavam idéias diferentes sobre este problema. A escola do Shammai interpretava de maneira absolutamente estrita. Uma coisa indecente era o adultério e nada mais que o adultério. Embora a mulher fosse tão má como Jezabel, a esposa do Acabe, a menos que fosse culpada de adultério não podia haver divórcio. A outra escola era a de Hillel. Esta escola interpretava essa confiasse crucial do modo mais amplo possível. Para eles, podia significar que a mulher arruinasse um prato de comida, que tecesse na rua, que falasse com um estranho, que falasse sem respeito acerca da família de seu marido quando este a pudesse ouvir, que fosse uma mulher barulhenta o qual se definia como uma mulher cuja voz se escutava da casa vizinha. O rabino Akiba chegou a afirmar que podia significar que o homem encontrasse uma mulher que lhe parecesse mais bela que a sua. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de abril Dia 110
Leituras: Marcos 2:1-12; Romanos 14:1-13; Salmo 97; Provérbios 23:19-23; Josué 17-18.
Versículo Especial: “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo 97:12).
Pensamento Bíblico: “Reina o Senhor” (Salmo 97). Leia este salmo novamente e contemple a grandeza de Deus. Porque Jeová reina, a terra e toda a humanidade têm razão para alegrar-se. Estamos sob o Deus correto, justo e poderoso, que proteje e liberta aqueles que o servem. Quando compreendemos que um tão poderoso ser cuida de nós, temos razão para louvá-lo e sermos gratos.
Ação: Louve a Deus com suas palavras e atos. Ele merece tanto sua adoração como sua devoção.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de abril de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 236 Marcos 10 Para melhor ou para pior - Marcos. 10:1-12 Dos tais é o reino dos céus - Marcos. 10:13-16 Até que ponto quereis a bondade? - Marcos. 10:17-22 O perigo das riquezas - Marcos. 10:23-27 Cristo não é devedor de ninguém - Marcos. 10:28-31 O fim iminente - Marcos. 10:32-34 O pedido da ambição - Marcos. 10:35-40 O custo da salvação do homem - Marcos. 10:41-45 Um milagre à beira do caminho - Marcos. 10:46-52 PARA MELHOR OU PARA PIOR Marcos 10:1-12 Jesus seguiu seu caminho para o Sul. Tinha abandonado Galileia e tinha chegado à Judéia. Ainda não tinha entrado em Jerusalém mas se aproximava do ato final passo a passo e degrau por degrau. Aproximaram-se alguns fariseus com uma pergunta sobre o divórcio com a qual pensavam prová-lo. Pode ter havido mais de um motivo por trás da pergunta dos fariseus. A questão do divórcio era um problema candente, um tema de discussão entre os rabinos e pode ser que, com toda honestidade, desejassem ouvir a opinião de Jesus sobre o tema e seu veredicto. Talvez quiseram pôr à prova sua ortodoxia. Pode acontecer que Jesus já houvesse dito algo sobre o tema. Mateus 5:31-32 mostra Jesus falando sobre o matrimônio e o segundo matrimônio. Pode ser que aqueles fariseus esperassem que Jesus se contradissesse e se enredasse em suas próprias palavras. Possivelmente sabiam qual seria sua resposta e queriam comprometê-lo em uma situação de inimizade com Herodes, quem tinha abandonado a sua esposa e se casou com outra mulher. Pode ser que quisessem que Jesus se opusesse à Lei do Moisés, coisa que aconteceu, para poder acusar o de heresia. Há uma coisa indiscutível: a pergunta que formularam a Jesus não era uma preocupação acadêmica de interesse somente para as escolas rabínicas. Era uma pergunta relacionada com um dos temas mais polêmicos da época. Em teoria, não havia nada que pudesse estar acima do ideal judeu do matrimônio. Postulava-se a castidade como a maior das virtudes. "Vemos que Deus manifesta paciência para qualquer pecado com exceção do pecado contra a castidade." "O pecado contra a castidade afasta a glória de Deus." "Todo judeu deve entregar sua vida antes de cometer idolatria, homicídio ou adultério." "O altar mesmo chora quando um homem se divorcia da esposa de sua juventude." O ideal estava enunciado mas a prática estava muito longe dele. O elemento básico que viciava toda a situação era o fato de que a Lei judaica considerava a mulher como uma coisa. Ela estava à inteira disposição do homem que estivesse à cabeça da família. O resultado era que o homem podia divorciar-se de sua esposa por quase qualquer razão, enquanto que eram muito poucas as desculpas que podia alegar uma mulher para divorciar-se de seu marido. No melhor dos casos, só podia pedir a seu marido que se divorciasse dela. "À mulher se pode despedir com ou sem seu consentimento, mas ela só pode divorciar-se de seu marido com seu consentimento." As únicas razões pelas quais a mulher podia pedir o divórcio eram que o marido contraíra a lepra, que se dedicasse a um ofício desagradável, tal como o de curtidor de couros, que seduzira a uma virgem, ou que a acusasse sem fundamento de ter pecado antes do matrimônio. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de abril Dia 109
Leituras: Marcos 1:40-45; Romanos 13; Salmo 96; Provérbios 23:13-18; Josué 15-16.
Versículo Especial: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Romanos 13:14).
Pensamento Bíblico: “. . . Nada Disponhais para a Carne” (Romanos 13:14). Os esforços de Satanás continuam. Ele tenciona capturar sua presa escolhida (veja 1 Pedro 5:8). Portanto temos que ficar em guarda. Temos que deixar o pecado e queimar as pontes atrás de nós, não deixando facilidades para um retorno aos trabalhos lascivos da carne. Satanás não é imbatível, mas não o derrotaremos se cooperarmos com suas maquinações para nos agarrar.
Ação: Certifique-se de que sua parada com o pecado é decisiva. “Destrua as pontes” que poderiam levá-lo de volta ao mal.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de Julho Dia 184 Leituras: Lucas 4:31-37; Gálatas 1:1-10; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Jó 6-8. Versículo Especial: “Com a minha voz c...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...