26 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 134  22. O fato de que onze discípulos tenham perguntado inocentemente, Porventura sou eu, senhor?, mostra que eles reconheciam sua própria fraqueza, embora sua pergunta fosse feita esperando uma resposta negativa – "Não sou eu, ou sou?" 23. O que mete comigo a mão. Considerando que o grupo provavelmente comia de um prato comum, esta declaração não identificou o traidor, mas apenas enfatizou a natureza vil da traição, pois ocorria entre companheiros íntimos. 24. Está escrito. A morte de Cristo estava se desenrolando conforme predito em diversas passagens do V.T. Entretanto, a soberania de Deus sobre todos os acontecimentos não livra o homem da responsabilidade ou culpa. 25. Quando Judas viu que o seu silêncio era causa de suspeitas, também perguntou, Acaso sou eu, Mestre? A ele Jesus responde, Tu o disseste. Parece que os demais não ouviram esta resposta no meio do burburinho da conversação geral. Não se pode afirmar se a explicação de Cristo a João (e Pedro) ocorreu antes ou depois da indicação de Judas (João. 13:23-26). Quando Judas saiu logo depois, ninguém sabia que Satanás o capacitara a imediatamente pôr em ação a conspiração (João. 13:27-30). 26. A narrativa que Mateus faz da consagração do pão e do vinho é semelhante à de Marcos; à de Lucas parece com I Coríntios. 11:23-26. Isto é o meu corpo. Para um comentário completo dos pontos de vista contrários do Romanismo, Lutero, Calvino e Zuínglio, consulte dicionários bíblicos. O significado óbvio da passagem não permite que entendamos que o pão fosse mais do que simbólico sob qualquer aspecto, pois seu corpo real também estava presente. (Conf. metáforas semelhantes: João. 10:7; 15:1). Estes símbolos deviam ser lembretes para os discípulos (Lucas. 22:19) do Senhor ausente, e um memorial do custo de sua redenção. 27, 28. Bebei dele todos, isto é, todos vocês. O Novo Testamento ou aliança foi posto em vigor com a morte de Cristo. A velha aliança dada por Deus a Israel exigia sacrifícios contínuos pelo pecado. Mas a morte de Cristo forneceu um sacrifício perfeito, e tornou possível ambas, a justificação e a regeneração (Hebreus. 8:6-13). Derramado em favor de muitos. (Conf. 20:28) A morte de Cristo, embora suficiente em si mesma para resolver a questão da remissão dos pecados de todos, aqui foi considerada realmente eficiente só para os crentes. 29. Desta hora em diante, não beberei. Esta declaração dirigiu o olhar dos discípulos para o futuro reino do Pai (o reino de Deus, messiânico, Marcos. 14:25) e para o momento de alegria e comunhão na grande Ceia das Bodas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de outubro Dia 299  

Leituras: João 6:52-59; Hebreus 12:18-29; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:28-34; Amós 6-7.  

Versículo Especial: “Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos” (Salmo 102:25).  

Pensamento Bíblico“Imaginais Estar Longe o Dia Mau” (Amós 6:1-7). O povo de Israel vivia no luxo, despreocupadamente, esquecido do fato de que sua nação estava decaindo espiritualmente. Recusando-se a admitir a profundidade de seus problemas, eles os tornavam piores. Eles recusaram as advertências de Amós e de outros, dizendo: “Não vai acontecer comigo”. Eles estavam errados.  

Ação: Olhe para a condição corrompida de nossa sociedade. Faça alguma coisa por ela: compartilhe o evangelho! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 133 B. A Refeição Final. 26:17-30. Provavelmente nenhum problema de harmonia dos Evangelhos tem sido tão desconcertante quanto este. Esta refeição final foi na Páscoa dos Judeus? Os sinóticos dão a entender que foi. João, entretanto, dá a entender com muita clareza que a Páscoa ainda estava no futuro por ocasião do lava-pés (João. 13:1), refeição (13:29), julgamento (18:28) e crucificação (19:14, 31). Alguns mestres estão prontos a admitir um conflito irreconciliável. Outros insistem que uma das narrativas deve estar errada. Também já se argumentou que Jesus comeu uma Páscoa antecipada um dia antes do costume legal. Reforços a esta opinião recentemente vieram à luz no Qumran, onde se descobriu que a seita Qumran sempre observou a Páscoa na terça-feira. Assim, dá a impressão de que Jesus comeu a Páscoa na terça-feira (como está implícito nos sinóticos), enquanto os judeus ortodoxos observavam a Páscoa na sextafeira. (Veja J. A. Walther, "Chronology of Passion Week", JBL, June, 1958, pág. 116 e segs.) Contra essa opinião levanta-se a grande improbabilidade que um tão notável desvio do judaísmo ortodoxo pudesse passar despercebido nos Evangelhos, ou que a ceia da Páscoa pudesse ser devidamente observada em Jerusalém antes da ocasião tradicional (por exemplo, os cordeiros tinham de ser mortos no Templo um pouco antes da ceia da Páscoa; conf. I Coríntios. 5:7). Uma proposição mais digna de crédito explica João e os sinóticos, um à luz do outro. As duas possibilidades foram experimentadas, embora se admita dificuldades com ambos os métodos. O autor prefere explicar os sinóticos pelo explícito testemunho de João, o qual talvez tivesse parcialmente a intenção de esclarecer pontos ambíguos na cronologia. De acordo com este ponto de vista a última ceia não foi de maneira nenhuma a refeição da Páscoa; antes, Jesus morreu exatamente na hora em que os cordeiros da Páscoa estavam sendo mortos no Templo (conf. I Coríntios. 5:7). Não obstante, Jesus deu a seus discípulos orientação no sentido de preparar a festa, por dois motivos: 1) os discípulos a comeriam; 2) Jesus não quis na ocasião predizer o momento exato de sua morte. 17-19. Preparativos para a Páscoa. 17. No primeiro dia dos pães asmos. Quatorze de Nisã, no qual o fermento era retirado de dentro das casas em preparação para as festas da Páscoa e dos Pães Asmos (conf. Marcos. 14:12; Lucas. 22:7). Esse dia começava ao pôr-do-sol do décimo terceiro dia e foi às primeiras horas desse dia que se fez referência. 18,19. Em resposta à pergunta dos discípulos, Jesus enviou-os a falar com um homem em cuja casa o grupo se reuniria. Celebrarei a páscoa. A esta declaração de propósito geral deve-se acrescentar as palavras de Lucas. 22:16, "não a comerei", na qual ele indica posteriormente que o plano geral será interrompido. Talvez não quisesse que Judas soubesse dos seus planos tão especificamente com tanta antecedência. 20-30. A Última Ceia. 20. Chegada a tarde. Mais tarde naquela mesma tarde (primeiras horas do décimo-quarto dia), Jesus juntou-se aos discípulos na hora do jantar (Lucas. 22:14). 21. Um dentre vós me trairá. Primeiro aviso de que o "entregar" do Filho do homem: (17:22; 20:18; 26:2) seria através de um dos Doze. Que choque essa declaração deve ter causado! (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de outubro Dia 298  

Leituras: João 6:41-51; Hebreus 12:1-17; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:23-27; Amós 4-5.  

Versículo Especial: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e de pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).  

Pensamento Bíblico: “Desembaraçando-nos De Todo Peso” (Hebreus 12:1). Antigos exemplos de fé estão registrados para nos desafiar e encorajar. Eles nos relembram que podemos vencer obstáculos, quando corremos para a vitória em Jesus. Para gozarmos a vitória, temos que abandonar o pecado e mostrar esforço e resistência.  

Ação: Não desista. Corra com perseverança.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 131  7. Uma mulher. Maria, a irmã de Marta e Lázaro (João. 12:9; 11:1,2). Alabastro cheio de precioso bálsamo. Narrativas paralelas descrevem o unguento como sendo nardo, com valor superior a 300 denários (um denário correspondia a um dia de salário de um trabalhador no campo). 8, 9. Quando os discípulos viram o generoso derramamento desse unguento sobre o corpo (v. 12) de Jesus (cabeça, v. 7, e pés, João. 12: 3), indignaram-se, achando que era um desperdício. Mateus não aponta ninguém particularmente nessa murmuração (talvez envergonhado de sua participação). Mas João menciona Judas como o instigador, e mostra a hipocrisia dele em demonstrar preocupação pelos pobres 10-13. Jesus explicou que é preciso discernimento espiritual para não desperdiçar uma oportunidade irrecuperável. Atos de benevolência sempre são oportunos (Marcos. 14:7). Mas não haveria nunca mais outra oportunidade de fazer o que Maria fez. Ela o fez para meu sepultamento. Não temos autorização para sugerir que Jesus estivesse inventando desculpas para Maria. Ele já tinha anunciado sua morte iminente (João. 10:11, 17, 18; Mateus. 16:21; 17:22; 20:18). Em vez de fechar a mente à predição, como os discípulos pareciam fazer (conf. Mateus. 16:22), Maria creu nela. Parece que ela compreendeu que, por ocasião da tragédia, não haveria tempo para as cortesias costumeiras. Se encararmos o ato de Maria como nascido de sua compreensão espiritual, só então poderemos entender devidamente o tremendo elogio que partiu de Jesus. Quando isso aconteceu, foi a única unção que o seu corpo recebeu. As mulheres que vieram mais tarde para realizar essa tarefa, encontraram a sepultura vazia. 14-16. Conspiração de Judas. Não se pode determinar até que ponto o então liga o parágrafo seguinte ao precedente (Marcos diz simplesmente "e"). Se 26:6-13 deve ser considerado um parêntese, para explicar uma das raízes da traição, então a conspiração de Judas pode ter começado nos versículos 1-5. Sob esse ponto de vista, a indignação na casa de Simão seis Dias antes da Páscoa (João. 12:1, 2) desenvolveu-se em uma conspiração amadurecida durante os próximos quatro dias. Iscariotes. Homem de Queriote, uma cidade da Judéia. E pagaram-lhe. Mateus emprega a mesma palavra da Septuaginta em Zacarias. 11:12 à qual parece estar conscientemente aludindo. A Septuaginta usa histêmi ao traduzir shakal, "pesar dinheiro" (outro exemplo é I Reis 20:39 - Septuaginta, III Reis 21: 39). Assim Judas foi pago nessa ocasião, um fato que as outras narrativas não observam nem contradizem. Trinta moedas de prata. Provavelmente siclos. Uma quantia comparativamente pequena, o preço de um escravo (Êxodo. 21:32).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de outubro Dia 297  

Leituras: João 6:28-40; Hebreus 11:30-40; Salmo 101; Provérbios 24:19-22; Amós 1-3.  

Versículo Especial“Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Salmo 101:4).  

Pensamento Bíblico: “Não Porei Cousa Injusta Diante dos Meus Olhos” (Salmo 101). As palavras de Davi refletem a determinação do rei de Israel em ser puro e justo na execução de seus deveres. Elas também nos convidam a sustentar o bem e a opor-nos ao mal. Quando escolhemos nossas associações e divertimentos, precisamos rejeitar a impiedade e a perversidade tão comuns nesta sociedade corrupta. Temos que determinar sermos puros: não pôr nada injusto diante de nossos olhos.  

Ação: Medite em coisas que são boas e puras.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 130 46. Castigo eterno e fogo eterno, ambos empregam o mesmo adjetivo (aionios). Qualquer tentativa de diminuir o castigo restringindo o eterno diminui a bem-aventurança dos justos na mesma proporção. Enquanto eterno pode implicar em um conceito tanto qualificativo como quantitativo, o aspecto da duração sem fim não pode ser desassociado da palavra. É a palavra certa para o conceito de "eterno", conforme os léxicos atestam. O castigo eterno foi mencionado nestas passagens, Mateus. 18:8; II Tessalonicenses. 1:9; Judas 13; e outras. Portanto, no começo do Milênio, um julgamento será realizado, e os maus serão removidos, para que apenas pessoas regeneradas entrem no reino milenar (conf. João. 3:3). IV. A Paixão de Jesus Cristo. 26:1 – 27:66. Esta seção, de incalculável importância para cada cristão, está cheia de dramático interesse humano. Mas os detalhes fornecidos pelos Evangelistas têm causado problemas, principalmente cronológicos, desde os tempos mais remotos. Todavia, a maneira concreta pela qual cada Evangelho (escrito por homens que estavam eles mesmos emocionalmente envolvidos) trata esses acontecimentos altamente emocionais torna esses sublimes tratados ainda mais notáveis. Mateus 26 A. Conspiração Contra Jesus. 26:1-16. 1-5. Última predição de sua morte. 2. Daqui a dois dias. Considerando que a Páscoa era comida ao anoitecer do dia 14 de Nisã (como o pôr-do-sol começava realmente o dia 15 de Nisã), esta predição foi feita ao anoitecer de Nisã 12. Páscoa. A primeira grande festa do calendário judeu que comemorava a saída de Israel do Egito e a "poupança" (significado da raiz hebreia traduzida para o grego como pascha) de seus primogênitos quando Deus feriu os egípcios (conf. Êxodo. 12). A Páscoa era seguida logo pelos sete dias da Festa dos Pães Asmos (Nisã 15-21), e todo o festival era geralmente chamado de "Páscoa". O Filho do homem será entregue. Conf. predições de 16:21;17:22; 20:18. Aqui Cristo prediz pela primeira vez que a sua morte ocorrerá por ocasião da Páscoa. Mateus 3-5. Essa predição, entretanto, prejudicava os planos dos conspiradores. Com medo da multidão de Jerusalém, composta de muitos galileus que apoiavam Jesus, concordaram em não fazer nada durante a festa. Talvez tenham concordado em esperar uma semana. Mas Jesus fixou o momento de sua morte com antecedência, contrariando seus planos, e orientou os acontecimentos para que pudesse morrer como a verdadeira Páscoa. Caifás ocupava a função do sumo sacerdote desde 18 A.D. mais ou menos. Anteriormente já exigira a morte de Jesus (João. 11:49, 50).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de outubro Dia 296  

Leituras: João 6:22-27; Hebreus 11:17-29; Salmo 100; Provérbios 24:13-18; Joel 1-3.  

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100:2).  

Pensamento BíblicoA Fé de Moisés (Hebreus 11:23-29). Podemos aprender com os sinais da fé de Moisés:  

   Ele desistiu voluntariamente dos prazeres passageiros do pecado.

   Ele buscava coisas espirituais, em vez das coisas carnais.

   Ele mantinha seus olhos na meta prometida por Deus.

   Ele confiava que o poder de Deus era superior ao do rei.

   Ele arriscou a vida para servir a Deus.  

Ação: Imite a fé forte de Moisés.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 128  e) Julgamento de Todas as Nações. 25:31 – 46. 31. Então se assentará no trono da sua glória. A mesma cena de 24:30, 31, marcando a vinda do Filho do homem para dar fim à Grande Tribulação introduzindo o Milênio. 32, 33. E todas as nações serão reunidas na sua presença. Esta cena de julgamento deve ser distinguida daquela de Apocalipse 20 (Grande Trono Branco), pois aquela segue-se à ressurreição dos maus no fim do Milênio. Aqui as nações devem ser as pessoas vivas sobre a terra quando Cristo voltar. Serão julgadas como indivíduos, não como grupos (uns dos outros, v. 32, está no gênero masculino, quando nações é neutro). Tal julgamento dos homens vivos por ocasião da gloriosa vinda de Cristo foi profetizado em Joel 3:1, 2. Resultará em uma separação de dois grupos, com o grupo comparado às ovelhas colocado à direita de Cristo, posição de honra e bênçãos. 34. Àqueles que ouvirem os “benditos de meu Pai”, Cristo na qualidade de Rei (único lugar onde Jesus se intitula assim) convida Vinde . . . entrai na posse do reino (Milenar). 35-40. Como evidência do caráter regenerado dessas pessoas que foram comparadas a ovelhas, Jesus menciona os atos de bondade praticados para com os “meus pequeninos irmãos”, os quais ele considera como feitos a ele mesmo. Parece claro que as ovelhas e os bodes são distintos dos “meus irmãos”. Por isso a interpretação de nações como sendo os gentios e os meus irmãos como sendo o fiel remanescente judeu que proclamará o evangelho do Reino em todo o mundo (24:14; Apocalipse. 7:1-8) concorda com as exigências da passagem. (O fato de Jesus ter anteriormente chamado todos os crentes de seus "irmãos" não muda as exigências do contexto; 12:47-50). Os crentes judeus ocasionarão a conversão de uma multidão inumerável de gentios (Apocalipse. 7:9-14), que evidenciarão sua fé por meio de seus atos. A visitação deles na prisão sugere que o perigo estará envolvido quando um homem aceitar Cristo e Seus emissários publicamente durante aquele período. 41. Apartai-vos de mim, malditos. Muitos têm notado a ausência do artigo grego com a palavra malditos (diferindo de "benditos", v. 34). Assim o particípio sendo mais circunstancial que substantivo, pode indicar que a frase significa "Apartai-vos de mim sob uma maldição". Embora os justos tenham sido declarados benditos pelo Pai e entrem em um reino que lhes foi preparado antes da criação, o destino dos maus não foi declarado com termos tão específicos de eleição. O fogo eterno não foi preparado para eles, mas para o diabo e seus anjos (Ap. 20:10). Os homens não herdam o fogo eterno (contraste com os justos, v. 34), mas vão para lá recusando a graça de Deus. 42-45. Jesus aponta para a falta de boas características demonstrada pelos bodes em oposição às ovelhas. Pecados de omissão, não abomináveis atos de violência, são escolhidos para indicar o estado espiritual. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de outubro Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 127  Muito bem, servo bom e fiel. A fidelidade é a virtude que está sendo examinada. Sobre muito te colocarei. Parte da recompensa consistia em obter responsabilidade mais alta e privilégios diante do senhor. Entra no gozo do teu senhor. Provavelmente uma referência da participação que o crente tem do gozo de Cristo, o qual é Dele por direito por causa de Sua perfeita execução da vontade do Pai (João. 15:10, 11). 24, 25. O servo inútil, entretanto, revela pela explicação que dá, uma opinião completamente falsa que tem do seu senhor. Homem severo. Severo, cruel, sem misericórdia. Ceifas onde não semeaste, isto é, tiras proveito do trabalho dos outros. Ajuntas onde não espalhaste. Não está muito claro se esta cláusula é paralela ao pensamento da precedente, ou se descreve o próximo estágio da colheita, isto é, o joeiramento. Se este é o caso, então o servo acusa o seu senhor de ajuntar em seu celeiro aquilo que o trabalho de outro espalhou com a pá de joeirar que separa o grão da palha. Receoso. Ele se justifica falando do seu medo de arriscar e da necessidade de contabilizar possíveis perdas. Este servo estava cego ao fato de que o seu senhor era um homem generoso e dedicado, que desejava fazê-lo participar de alegrias maravilhosas. 26. Sabias. Talvez esta parte pudesse ser considerada uma pergunta, "Tu não sabes. . .?" Sem tomar conhecimento da veracidade dessa opinião, o senhor julga o escravo com base na sua justificativa para lhe mostrar a baixeza de tal atitude. 27. Se o servo realmente temia o risco de se aventurar nos negócios, então ele devia ter depositado o talento com os banqueiros para que rendesse juros. Embora os israelitas estivessem proibidos de cobrar juros uns dos outros, podiam fazê-lo dos gentios (Deuteronômio. 23:20). 28, 29. Portanto o talento foi tirado desse servo preguiçoso e rebelde e foi dado àquele que era mais capaz de usá-lo com proveito. 30. O servo inútil. Lançai-o para fora, nas trevas. O choro e tanger de dentes mostra claramente que isto simboliza o castigo eterno (8:12; 13:42, 50; 22:13; 24:51). Aí está o ponto alto da interpretação. Se esse ajustar de contas é o julgamento das obras do crente, então temos ao que parece um verdadeiro crente sofrendo a perda de sua alma por causa da esterilidade de suas obras. Mas essa interpretação viria contradizer a João. 5:24. Ou, se o servo inútil representa um simples cristão professo, cuja verdadeira natureza foi assim desmascarada, então parece que o julgamento das obras dos crentes e a maldição dos pecadores ocorrerá junto, ainda que Apocalipse. 20 separe estes julgamentos com um intervalo de 1.000 anos. A melhor solução é aquela que aplica a parábola aos santos da Tribulação (quer judeus quer gentios) por causa da clara associação com os versículos precedentes. Esta explicação concorda com outras passagens que por ocasião da volta de Cristo, os crentes remanescentes serão ajuntados para desfrutarem das bênçãos do Milênio, mas aqueles que estando vivos não crerem verdadeiramente no seu Messias serão removidos (Ezequiel. 20:37-42). É claro que, para os homens de todas as dispensações, vale o princípio de que Deus os tem por responsáveis pelo uso que fizerem dos seus dons. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de outubro Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

20 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 125 8. As nossas lâmpadas estão se apagando. As virgens tolas, que não se forneceram de azeite, viram seus pavios secos bruxulearem por alguns momentos e depois se apagarem. Insistir que tivessem um pouco de azeite mas não o suficiente contradiz 25:3. Sua estupidez ficou demonstrada porque não providenciaram nenhum azeite. 9. Comprai-o. Linguagem da parábola. O Espírito Santo é um dom gratuito, mas pode ser descrito por essa metáfora (conf. Isaias. 55:1). Cada pessoa deve obter seu próprio fornecimento. 10-12. Enquanto as loucas se foram, o noivo chegou e a festa começou. Mais tarde as loucas retomaram, dando-se a entender que não puderam obter nenhum azeite àquela hora . . . vos não conheço. Uma declaração semelhante a 7:23 na importância. Cristo rejeitará todo o relacionamento com pessoas que são apenas professas. 14-30. Os talentos. Uma parábola semelhante a das Minas, que foi apresentada alguns dias antes em Jericó (Lucas. 19:11-27). As Minas ilustravam a verdade que dons iguais, quando usados com diligência desigual, podem receber recompensa desigual. Os Talentos mostram que dons diferentes, quando usados com a mesma finalidade, serão igualmente recompensados. A parábola anterior das Virgens destacou a necessidade de se estar alerta e preparado para a vinda de Cristo. Os Talentos enfatizam a necessidade do serviço fiel durante a sua ausência. 14. A natureza elíptica da sentença, que leva os tradutores ingleses a colocar diversas palavras no começo, mostra a sua íntima ligação com o assunto anterior. Como um homem que, ausentando-se do país. O homem é sem dúvida o Filho do homem (v. 13). 15. O talento era uma moeda de valor comparativamente alto. Aqui os talentos eram de prata (v. 18, argurion, "dinheiro de prata"). Dependendo de quem os cunhava, os talentos valiam de 1.180 dólares (Aegina) a 960 dólares (Attic). Um talento valia mais do que uma mina. A cada um segundo a sua própria capacidade. Os talentos representam diferentes responsabilidades a serem executadas de acordo com a capacidade de cada homem. 16, 17. Os dois primeiros servos, embora possuíssem diferentes quantias de dinheiro, foram diligentes da mesma maneira e dobraram o seu capital. 18. O servo que possuía apenas um talento não demonstrou diligência e não sentiu o desafio de sua oportunidade. Abriu uma cova. Um esconderijo comum (Mateus. 13:44). 19. Depois de muito tempo. Uma indicação de que a volta de Cristo não seria imediata, embora a expressão seja indefinida. Na parábola a volta foi ainda dentro do período de vida dos servos. 20-23. Na volta do seu senhor os dois primeiros servos tinham quantias diferentes a apresentar, mas ambos ofereceram lucro de cem por cento e receberam o mesmo elogio e recompensa.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de outubro Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 124 50, 51. A vinda de Cristo será súbita e inesperada, e desmascarará tais hipócritas. Castigá-lo-á. O significado literal, "cortará em dois", descreve o castigo físico (conf. II Samuel. 12:31; Hebreus. 11:37), e as palavras seguintes (com os hipócritas . . . choro e tanger de dentes) afirmam o resultado eterno. Mateus 25 25:1-13. As Dez Virgens. Uma linda história extraída dos costumes relacionados ao casamento daquele tempo, mas interpretados pelos evangélicos de maneiras muito variadas. Alguns explicam as virgens como sendo os membros professos da Igreja à espera da volta de Cristo. Outros aplicam a parábola aos judeus remanescentes na Tribulação. Embora o tema central, que é a necessidade de se vigiar, aplica-se a qualquer dos grupos, o escritor sente que a última interpretação vai de encontro às exigências do conteúdo e do contexto mais exatamente. 1. Então coloca a parábola dentro do quadro mencionado em 24:29 e 24:40. O reino dos céus. Conf. com Mateus. 3:2; 13:11. Dez virgens . . . saíram a encontrar-se com o noivo. O casamento judeu tinha duas fases. Primeiro, o noivo ia à casa da noiva para buscar sua prometida e cumprir com as cerimônias religiosas. Depois levava a noiva para a sua própria casa onde recomeçavam as festividades. A parábola não dá a entender que as virgens (no plural) esperassem casar-se com o noivo. Este não é um casamento polígamo. Antes, no fim da Tribulação, Cristo retornará à terra (seu domínio) depois de tomar a Igreja por esposa no céu (seu lar durante a Tribulação). Esta explicação se reflete no texto oriental desta passagem, que diz, "para se encontrarem com o noivo e a noiva". Conf. também com Lucas. 12:35,36, "que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas". Portanto a Igreja não está aqui como tal. O interesse centraliza-se sobre as virgens que querem participar da festa do casamento, representantes do remanescente judeu professo (Apocalipse. 14:1-4). 3. As néscias. Estúpidas. Lâmpadas. Tochas, cada uma contendo um pavio e espaço para azeite. Não levaram azeite consigo. Azeite, geralmente símbolo do Espírito Santo nas Escrituras (Zacarias. 4; Isaias. 61:1). Aqui uma referência à posse do Espírito Santo na regeneração (Romanos. 8:9). Todas as dez tinham exteriormente a mesma aparência (virgens, lâmpadas, mesma atividade), mas cinco não participavam do Espírito Santo, que nessa ocasião foi concedido a Israel para que os judeus estivessem prontos para a vinda do Messias (Zacarias. 12:10). 5. Foram tomadas de sono e adormeceram. A parábola não alia culpa a este detalhe. Por isso talvez descreva a certeza do remanescente em esperar o noivo, e não o seu descuido; mas no caso das virgens loucas, era uma certeza falsa. 6, 7. Prepararam as suas lâmpadas. Limparam os pavios, acenderam-nas e ajustaram as chamas. Uma pessoa caminhando pelas ruas do Oriente à noite precisa carregar uma tocha acesa. Por isso as virgens se prepararam para se juntarem à procissão quando o noivo vinha se aproximando.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de outubro Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

18 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 122 36. Entretanto, o momento exato do seu cumprimento, só a autoridade do Pai pode decretar (conf. Atos 1:7). Não há possibilidade dos homens esboçarem um cenário com datas. A frase, nem o Filho, indica que o conhecimento perfeito de todos os membros da Deidade era parte daquilo que Jesus voluntariamente se absteve de usar durante o seu ministério terreno, exceto naqueles momentos em que esse conhecimento foi necessário ao seu propósito. 37-39. Dias de Noé. Assim como os dias de Noé concluíram uma dispensação com julgamento, também acontecerá o mesmo na volta de Cristo. Numa era de grande impiedade (Gênesis. 6), os homens viveram suas vidas sem se perturbarem com o destino iminente (comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento). Mas veio o dilúvio e os levou a todos, de maneira que só os justos foram deixados para herdarem. Do mesmo modo a vinda do Filho do homem, em seguida à Grande Tribulação (vs. 29-31) removerá os ímpios, para que o remanescente fiel que suportou a Tribulação possa participar das bênçãos do Milênio (conf. 25:31-46; 13:30, 41-43, 49, 50). 40-42. Os dois que estavam no campo e os dois no moinho. Então coloca esta ilustração no mesmo período do precedente, precisamente explicado no versículo 29 como "logo depois da aflição". Portanto não se refere ao Arrebatamento da Igreja. Dois . . . no campo. A segunda Vinda será tão repentina e tão discriminatória que pessoas trabalhando juntas serão separadas, um homem (numeral masculino) arrebatado para o juízo, e um homem deixado para desfrutar das bênçãos. Trabalhando no moinho. Essa tarefa costumava ser executada por mulheres, mãe e filha, irmãs ou servas (veja Thomson, Land and Book, págs. 526, 527). Portanto, vigiai. Embora a ênfase aqui colocada sobre a vinda do Filho do homem depois da Tribulação, a advertência é para todos os crentes, pois todos devem vigiar e estar prontos para a sua vinda. O esboço das diversas fases de sua vinda é revelado mais tarde. Esse encorajamento a que se vigie foi repetido em 24:44 e 25:13. 43, 44. O pai de família. Se o pai da família fosse precavido, teria evitado perdas e prejuízos. Arrombada. Literalmente, cavar através, uma referência às casas de tijolos de barros da Palestina, comparativamente fáceis de assaltar. Os crentes têm menos justificativas para a falta de cuidado do que o pai de família, que não foi advertido da vinda de um ladrão. 45-51. O servo fiel e o servo infiel. 45-47. A figura descreve um servo fiel e prudente que foi colocado por seu senhor sobre os outros servos da sua casa. O desempenho fiel de suas obrigações trará privilégios e responsabilidades aumentados quando o seu senhor vier. 48, 49. Em contraste, o servo mau é apenas o servo de nome, pois ele zomba das instruções do seu senhor e assume ele mesmo a autoridade. Sua deficiência é tanto doutrinária (Meu Senhor demora-se) como ética (espancar os seus conservos, e a comer e a beber com ébrios). Ele confunde a incerteza da hora da vinda com a certeza de que não virá logo. Todos os crentes (quer santos da dispensação da igreja quer da Tribulação) são servos de Deus com definida área de responsabilidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de outubro Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 121  28. Cadáver. A espiritualmente morta e decadente massa dos ímpios. Abutres. O termo inclui aves que se alimentam de carriça; portanto, abutres, agentes do julgamento divino. Conf. Apocalipse. 19:17, 18. c) A Vinda do Filho do Homem. 24:29-31. 29. Logo em seguida a tribulação daqueles dias. Conf. com 24:21. Nenhuma referência foi feita aqui ao Arrebatamento da Igreja (conf. I Tessalonicenses. 4:16,17). Antes, as palavras descrevem a verdadeira volta de Cristo no fim da Tribulação para estabelecimento do reino messiânico. O sol escurecerá. Esses fenômenos astrais que se seguirão também foram preditos em Joel 3:15 e Isaias. 13:9, 10. 30. O sinal do Filho do homem. Os intérpretes não concordam sobre a identificação deste sinal. A explicação de Lange, que diz ser o Shequiná ou a glória de Cristo, é aceita por muitos mestres. Seja qual for a sua forma exata, sua aparição levará os judeus (todos os povos) a se lamentarem reconhecendo o seu Messias (conf. Zacarias. 12:10-12). Vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória, descreve a mesma de Daniel. 7:13, 14; II Tessalonicenses. 1:7, 9. 31. Os anjos que reunirão os seus escolhidos são os mesmos que forma descritos em 13:30, 41-43 removendo o joio dentre o trigo, para que o trigo possa então ser recolhido no celeiro. d) Ilustrações que exortam à vigilância. 24:32 – 25:30. 32-36. A figueira. Um frequente símbolo bíblico representando a nação de Israel (Jeremias. 24; Joel 1:6, 7; Oséias. 9:10). Jesus também usou esta figura anteriormente (Lucas. 13:6). A característica especial da árvore já mencionada antes (21:19, 20) é que seus frutos e folhas aparecem quase ao mesmo tempo; quando ela tem folhas, o verão está próximo. Por isso Jesus associa a nação revigorada com a aproximação desses acontecimentos escatológicos. 34. Não passará esta geração. Para explicar geração (genea) aqui como sendo o período da vida dos discípulos obriga a pessoa a buscar o cumprimento de todos estes acontecimentos em 70 A.D. Mas isto é manifestamente impossível a não ser que se espiritualize a segunda vinda de Cristo. Entretanto, genea também pode significar "raça" ou "família", isto concede um bom sentido a esta passagem. Apesar da terrível perseguição, a nação judia não será exterminada, mas continuará existindo a fim de participar dar bênçãos do reino milenar. Sustentando este ponto de vista, Alford destaca que os cristãos de antigamente continuaram esperando a vinda do Senhor mesmo depois dos apóstolos e seus contemporâneos terem morrido (New Testament for English Readers, pág. 169). 35. Passará o céu e a terra. Conf. Romanos. 8:19-22; I Coríntios. 7:31; Apocalipse. 21:1. A verdade dessas solenes profecias de Cristo não sofrerá a mínima alteração. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de outubro Dia 290  

Leituras: João 5:1-15; Hebreus 9:23-28; Salmo 94:12-23; Provérbios 23:13-18; Daniel 11-12.  

Versículo Especial: “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).  

Pensamento BíblicoCópias das Coisas Celestiais (Hebreus 9:23-28). Os móveis do tabernáculo do Velho Testamento eram cópias das coisas do céu. O propiciatório e seus querubins representavam o trono de Deus e seus querubins (veja Ezequiel 1, 10). O incenso representava as orações oferecidas a Deus (veja Apocalipse 5:8). Hoje em dia, a igreja é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17). Quando outras pessoas nos veem, deveriam estar tendo um vislumbre do céu!  

Ação: Ofereça o “incenso” de suas orações a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 141  65, 66. Rasgou as suas vestes. Uma indicação de horror justificado, sem dúvida sincero (embor...