Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 100 1. (Bíblia Hebreus. 28:69). Embora alguns, seguindo o arranjo hebraico, considerem esta parte como uma subscrição, e ela poderia realmente ser uma descrição exata do que a precede, provavelmente é melhor entendê-la como um sobrescrito. Em relação aos versículos 1 e 2, compare a seqüência semelhante de 4:45 a 5:1. Há uma continuidade essencial da divina Aliança da Redenção desde o Gênesis até o Apocalipse. Contudo, as sucessivas administrações dessa Aliança devem ser notadas em sua repetida renovação da divina graça. A aliança feita em Moabe renovou a que foi feita no Sinai, e esta renovou a aliança feita por Deus com Abraão, a qual renovou a aliança que Ele fez com Adão (cons. Gênesis. 3:15 – Deuteronômio.. 5:2, 3). 2-9. A misericórdia e o milagre do livramento no Egito e a passagem pelo deserto deveriam ter aberto os olhos desta geração para a suprema sabedoria de se entregarem com amor sincero a um Senhor tão grande e tão cheio de graça. (Com referência aos vs. 5, 6 veja 8: 2 e segs.; sobre os vs. 7, 8, veja 2:30 e segs.; 3:1 e segs.).4. Não vos deu coração para entender. Mas a mais simples percepção espiritual está além do entendimento do homem pecador, a não ser que o Espírito de Deus conceda-lhe compreensão como presente soberano da graça. Este povo, tão favorecido com sinais, como por exemplo os quarenta anos vividos em atmosfera de providência sobrenatural, não possuía este dom tão necessário (cons. 9:7, 24). 9. Guardai . . . as palavras desta aliança. A responsabilidade deste embotamento espiritual era de Israel e através desta reprovação o povo foi incitado a reagir melhor para com o seu Senhor. O meio imperceptível pelo qual este apelo de Moisés se transformou em apelo direto do Senhor (v. 5 e segs.; cons. 7:4; 11:15; 17:3; 28:20) evidencia a realidade da revelação sobrenatural que vinha por intermédio de Moisés, o mediador de Deus..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)
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