Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 25 e) A Responsabilidade do Profeta. 3:16-21. 17.
Eu te dei por atalaia; isto é, um espia, ou sentinela (cons. Jeremias. 6:17; Isaias.
57:10). A vocação do profeta para ser um pastor, um atalaia das almas dos
indivíduos como também da nação, está mais extensamente exposta em 18:1-32 e
33:1-20. No presente parágrafo, quatro casos são considerados – o pecador
habitual que não foi advertido (v. 18), o pecador que é advertido mas não se
arrepende (v. 19), o homem justo que cai mas não é advertido (v. 20), e o justo
que é advertido e permanece justo (v. 21). Ezequiel é responsável pela
transmissão fiel da mensagem de Deus, não por seu sucesso ou fracasso (vs.
17-19). Morrerás (v. 18) e viverás (v. 21) não foi usado no sentido mais
elevado do N. T. , mas se refere respectivamente 1) a perecer na destruição do
estado e ser excluído do restaurado reino de Deus, e 2) a ser preservado e
entrar na bem-aventurança do reino. 20. Eu puser diante dele um tropeço. Isto
só pode significar que as "tentações dos justos estão sob o controle providencial
de Deus" (Dummelow's Commentary). Os hebreus atribuíam as tentações a Deus
reconhecendo que o próprio Satanás está sujeito à vontade divina (cons. Gênesis.
22:1; Êxodo. 4:21; Jeremias. 6:21 ; compare II Samuel. 24:1 com I Crônicas.
21:1). 21. Se tu avisares o justo. Isto está mais de acordo com as versões do
que com o T.M., se tu o avisares, o homem justo. A segunda vez em que
"homem justo"'aparece no T.M. não se encontra na LXX, nem na Antiga
Latina e Siríaca. f) A Coibição do Profeta. 3:22-27. Alguns mestres entendem
que esta seção indica um elemento patológico em Ezequiel: que sofresse de
catalepsia ou afasia (vs. 23, 26) e que seus conterrâneos o ataram com cordas
depois que enlouqueceu (v. 25). Contudo, é melhor considerar as diversas
expressões de coibição como figuras de um período de silêncio e inatividade da
parte do profeta. Possivelmente Ezequiel profetizava publicamente aos exilados
depois de sua chamada e encontrou oposição. Será que esta oposição foi
ocasionada por hostilidade depois da execução de certos falsos profetas que
incitaram o povo à rebelião? (Cons. Jeremias. 29:21-23; H. L. Ellison, Ezekiel:
The Man and His Message, pág. 31). Ele foi convocado por Deus para ir ao vale
(v. 22), onde em gloriosa teofania o Senhor o instruiu a que deixasse de ser um
acusador público por algum tempo (v. 2b). Ele só devia abrir a sua boca em sua
própria casa àqueles que o consultassem em particular (v. 24; 26:8). Este
silêncio intermitente prevaleceu desde o começo do cerco de Jerusalém (24:1,
27) até que a notícia da queda da cidade foi levada ao profeta por um fugitivo
dois anos mais tarde. Então Ezequiel falou abertamente e o povo compreendeu que
Deus tinha falado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que
Deus abençoe a todos)