23 de janeiro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de janeiro   Dia 23  

Leituras: Mateus 8:1-13; Atos 8:14-25; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Gênesis 42-43.  

Versículo Especial“Exalta-te, Senhor, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder” (Salmo 21:13).  

Pensamento BíblicoPense na Formiga (Provérbios 6:6-11). Sem ser constantemente guiada por um supervisor, a formiga continua diligentemente no seu trabalho. O bom tempo é visto como a oportunidade para se preparar para tempos mais duros. Aqui há muito para aprendermos. Temos que ser esforçados e com iniciativa. Deveríamos aplicar este ensinamento à diligência nas tarefas diárias e ao trabalho de prepararmo-nos para a eternidade. Temos que usar nosso tempo e oportunidades sabiamente.  

Ação: Hoje o tempo voará e nunca mais poderá ser recuperado. As almas irão encontrar-se com Deus e nunca terão uma segunda chance para se prepararem. Trabalhe, pois a noite se aproxima! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Marcos (William Barclay) 105  Como isto aconteceu? Como é que Marcos apresenta estas frases de Jesus uma após outra e Mateus as reparte por todo o seu Evangelho? A razão é muito simples. Jesus tinha um domínio único sobre a linguagem. Podia dizer as coisas mais vívidas e expressivas. Podia dizer coisas que permaneciam na memória e o povo gente não as esquecia. Por outro lado, deve ter dito muitas destas coisas mais de uma vez. Viajava de um lado a outro e seus ouvintes eram outros; deve ter repetido uma boa parte de seus ensinos em cada lugar. Como resultado, os homens lembravam o que Jesus dizia, dizia-o de uma maneira tão vívida que não a podiam esquecer; mas, não lembravam quando o havia dito. O resultado é que existem uma quantidade do que poderia denominar-se ditos "órfãos" de Jesus. A própria frase se grava na mente das pessoas de maneira tal que a recordam para sempre, mas esquecem seu contexto, o momento em que ela foi pronunciada. Portanto, devemos tomar cada um destes ditos separadamente e analisá-los. Um dos ditos memoráveis de Jesus é que os homens não acendem um abajur e o põem debaixo do alqueire, que seria o mesmo que tampá-lo com um recipiente, nem a põem debaixo da cama. O objetivo do abajur é ser visto e capacitar aos homens a verem. Por isso deve ser posto em um lugar onde todos os homens possam vê-la. Esta frase nos ensina duas coisas. (1) O objetivo da verdade é que seja vista. O propósito da verdade não é permanecer escondida, e sim ser manifestar. Pode haver momentos em que resulta perigoso dizer a verdade. Em certas ocasiões, dizer a verdade é o caminho mais seguro para gerar perseguições e problemas. Mas o homem verdadeiro e o cristão autêntico defendem a verdade diante de todos. Quando Lutero decidiu enfrentar a Igreja Católica Romana se propôs atacar, em primeiro lugar, as indulgências. Para todos os efeitos práticos, as indulgências eram remissões de pecados que qualquer um podia comprar de um sacerdote se estivesse disposto a pagar seu preço. Lutero elaborou noventa e cinco teses contra estas indulgências. E o que fez com essas teses? Em Wittenberg havia uma igreja chamada a Igreja de Todos os Santos. Estava intimamente relacionada com a Universidade. Na porta da igreja se fixavam notícias da Universidade, assim como os temas das discussões acadêmicas. Era o único anúncio de notícias da cidade. Lutero fixou sua tese nessa porta. Quando o fez? O dia em que a maior quantidade de pessoas assistia à igreja era o de Todos os Santos, em primeiro de novembro, que coincidia com o aniversário da fundação dessa igreja; celebravam-se vários cultos e multidões assistiam. Lutero fixou sua noventa e cinco tese sobre a porta da igreja o dia de Todos os Santos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de janeiro   Dia 22  

Leituras: Mateus 7:21-29; Atos 8:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Gênesis 41.  

Versículo Especial“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (Atos 8:4).  

Pensamento BíblicoFazendo a Coisa Certa (Mateus 7:21-29). Ser aceito por Deus exige mais do que profissão de fé. Requer ação. Mas só “fazer alguma coisa” também não é suficiente. Temos que fazer as coisas que Jesus diz para fazermos.  Nosso amor e respeito a ele é demonstrado pela nossa obediência.  

Para ressaltar este ponto, Jesus oferece a ilustração bem viva das casas construídas sobre fundações diferentes. Se desejamos sobreviver às provações e tentações da vida, temos que ter certeza de que nossas vidas são construídas sobre a sólida fundação que é Jesus Cristo.  

Ação: Examine a fundação de sua casa espiritual. Está sobre a pedra ou sobre a areia? O edifício é sólido? Do mesmo modo que os edifícios físicos caem devido a negligência, sua casa espiritual permanecerá firme somente se você a mantiver edificando. Cresça no Senhor, hoje.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 104 (b) Devemos recebê-lo. Quando ouvimos a mensagem cristã devemos fazê-la penetrar em nossa mente. A mente humana é uma máquina estranha e perigosa. Estamos constituídos de modo tal que quando um corpo estranho trata de penetrar no olho, este se fecha automaticamente. É uma ação reflexa, instintiva. Quando a mente ouve alguma coisa que não quer escutar, automaticamente fecha suas portas e a esquece. Em alguns momentos, a verdade pode produzir dor; mas às vezes temos que aceitar uma droga desagradável ou um tratamento doloroso para conservar a saúde. Fechar a mente à verdade que não queremos ouvir é o caminho que nos levará diretamente à tragédia e ao desastre. (c) Devemos transformá-lo em ações concretas. A produção que se menciona na parábola foi de trinta, sessenta, e cem por um. É uma colheita abundante, mas o terreno vulcânico da Galileia era famoso por sua produção. A verdade cristã sempre deve traduzir-se em ações concretas. Em última instância~, o cristão recebe um desafio, não para especular, e sim para agir. Agora, tudo o que acabamos de ver é o sentido que encontramos na parábola quando sentamos para estudá-la com atenção. E nós a lemos com tempo para refletir sobre ela. Seria quase impossível para que quem a ouviu pela primeira vez ter pensado em todas estas coisas; e devemos recordar, como vimos antes, que originariamente a parábola foi pronunciada diante de uma multidão. Qual seria o elemento que apareceria nas mentes da multidão que a ouvia pela primeira vez? Sem dúvida seria o seguinte: que embora uma parte da semente jamais crescia, o certo era que no fim do dia se recolhia uma colheita esplêndida. Esta parábola põe fim ao desespero. Pode parecer que boa parte de nosso esforço não consiga nenhum resultado, ou que grande parte de nosso trabalho seja estéril. Isso era o que sentiam os discípulos quando viam que expulsavam a Jesus da sinagoga e o olhavam com suspeita. Em mais de um lugar, sua mensagem parecia ter fracassado, e eles se sentiam desalentados e deprimidos. Não obstante, esta parábola lhes dizia, e também nos diz: "Paciência! Faz tua tarefa. Semeia a semente. Deixa o resto a Deus. A colheita está garantida." A LUZ QUE DEVE SER VISTA Marcos 4:21 Os versículos 21-25 são interessantes porque nos mostram os problemas que os autores dos Evangelhos enfrentavam. Estes versículos apresentam quatro ditos diferentes do Jesus. No versículo 21 há um dito sobre o abajur. No versículo 22 se fala sobre a revelação das coisas secretas. No versículo 24 há uma frase que afirma que receberemos na mesma medida em que tenhamos dado. No 25 se afirmar que àquele que tem lhe será dado ainda mais. Agora, Marcos apresenta estes versículos um após o outro, mas o versículo 21 é repetido em Mateus 5:15; o versículo 22 é repetido em Mateus 10:26; o versículo 24 é repetido em Mateus 7:2 e o versículo 25 em Mateus 13:12 e também em Mateus 25:29. Isso quer dizer que quatro versículos consecutivos do Evangelho de Marcos aparecem espalhados por todo o Evangelho de Mateus. Ao ouvi-los, aparece um fato prático. Não devemos tentar achar alguma conexão entre eles porque é evidente que não há. São frases desconectadas entre si e devemos tomar uma por uma. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de janeiro   Dia 21  

Leituras: Mateus 7:13-20; Atos 7:51-60; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Gênesis 38-40.  

Versículo EspecialOs céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).  

Pensamento Bíblico: O Caminho Apertado e o Caminho Espaçoso (Mateus 7:13-20). Muitas coisas importantes estão contidas nesta passagem. Temos que reconhecer que poucos serão salvos, vendo assim a necessidade de cuidado em nosso serviço e pressa em nossos esforços, para resgatar os que estão perecendo. Temos que estar atentos para os falsos mestres, que atraem e convencem e que nos guiariam pelo caminho espaçoso. Temos que julgar os outros pelos seus frutos, comparando seu ensinamento com o padrão da Palavra de Deus.  

Ação: Continue persistindo na direção da meta celestial, e leve consigo um amigo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 102  (2) Fala-se do terreno pedregoso. Não se tratava de uma zona cheia de pedras, mas sim de um terreno de pedra calcária coberta por uma capa muito fina de terra. Esta era a composição de grande parte da Galileia. Em muitos campos a rocha aflorava à superfície. A semente que caía nesses terrenos germinava muito bem, mas como a terra era tão fina e continha tão pouca umidade e alimento, o calor do Sol não demorava para secar os brotos de maneira que morriam. Sempre resulta mais fácil começar algo que terminá-lo. Conta-se que um famoso evangelizador disse: "Aprendemos que se necessita cinco por cento de esforço para ganhar um homem para Cristo e um noventa e cinco por cento para mantê-lo a seu lado e para que cresça dentro da Igreja." São muitos os que empreendem o caminho cristão, e também são muitos os que ficam ao flanco do caminho. Há dois problemas que provocam esta deserção. O primeiro é a incapacidade de pensar a fundo no que significa o cristianismo, de dar-se conta de qual é seu conteúdo e o preço que terá que pagar por ele antes de começar. O outro fator é que há milhares de pessoas que se sentem atraídas pelo cristianismo, mas que jamais permitem que penetre além da superfície. O concreto é que o cristianismo é uma questão de tudo ou nada. O homem só está seguro quando se entrega por completo a Cristo. (3) O terceiro tipo de terreno era o que estava cheio de espinhos. O camponês da Palestina era ocioso. Cortava os ramos superiores dos espinhos fibrosos e os queimava, o campo podia parecer limpo, mas debaixo da superfície permaneciam as raízes. Dali a pouco, as ervas daninhas recuperavam sua força. Cresciam com tanta celeridade e com tanto vigor que afogavam a vida da semente. É muito fácil abarrotar a vida com tantos interesses que não sobra tempo para dedicar a Jesus. Como disse o poeta, as preocupações da vida podem ser como a terra acumulada até que "esquecemos porque temos que esquecer e não porque queiramos." quanto mais complexa seja a vida, mais importante resulta comprovar que nossa ordem de prioridades seja correta, pois são muitas as coisas que tentam de tirar Cristo do lugar principal. (4) Por último, menciona-se o terreno bom, limpo e profundo onde podia germinar a semente. Se tivermos que nos beneficiar realmente com a mensagem cristã, a parábola nos diz que devemos fazer três coisas. (a) Devemos escutá-lo. Não podemos ouvir se não escutarmos. Pode acontecer que muitos de nós estamos tão ocupados em falar que não temos tempo para escutar; estamos tão empenhados em discutir que não temos tempo para escutar; tão ocupados em manifestar nossas próprias opiniões e pontos de vista que não temos tempo para escutar os pontos de vista de Cristo; nos levando de um lado para o outro, que carecemos do tempo necessário para a quietude essencial.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de janeiro   Dia 20  

Leituras: Mateus 7:7-12; Atos 7:37-40; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Gênesis 37.  

Versículo Especial“Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).  

Pensamento BíblicoTratamento de Outros (Mateus 7:12). Jesus mostra, em poucas palavras, como o padrão de Deus ultrapassa a sabedoria humana da vingança e da retribuição. Nosso comportamento para com os outros não deve ser baseado nas suas ações para conosco. Temos que tratá-los como desejamos ser tratados. É um ensinamento fácil de recitar, mas difícil de cumprir!  

Ação: Meça, hoje, todas as suas ações por estas palavras de Jesus em Mateus 7:12. Você está demonstrando o amor e o respeito que você desejaria receber dos outros? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 101 Esta versão grega não diz que o propósito de Deus fora que esse povo fosse tão torpe que não pudesse entender. Diz que se entorpeceram a si mesmos de maneira tal que não podiam entender, coisa esta que é muito distinta. A explicação é que ninguém pode traduzir ou expressar com palavras um tom de voz. Quando Isaías falou ele o fez, em parte, com um tom irônico e em parte, com desespero, mas cheio de amor. Pensava o seguinte: "Deus me enviou para trazer a verdade a este povo e pelo resultado que obtenho, bem poderia ter sido enviado para fechar suas mentes. Poderia falar com uma parede, seria o mesmo. Dir-se-ia que Deus fechou suas mentes à verdade." Jesus pronunciava suas parábolas com a intenção de que penetrassem na mente dos homens e os iluminassem com a verdade de Deus. Mas via uma profunda incompreensão nos olhos de muitos. Via muita gente cegada pelo prejuízo, ensurdecida por seus próprios desejos, muito lentos para pensar. Voltou-se para seus discípulos e lhes perguntou: "Recordam o que Isaías disse uma vez? Disse que quando foi a Israel, o povo de Deus, com sua mensagem, estava tão pouco disposto a entender que se podia pensar que Deus tinha fechado suas mentes em lugar de abrir-lhe Isso é o que eu sinto hoje." Quando Jesus disse isto não o fez com raiva, irritação, amargura ou exasperação. Disse-o com o desejo do amor frustrado, com a aguda dor de alguém que trazia um grandioso dom que os homens não recebiam por sua cegueira. Se lermos esta passagem sem imaginar um tom de amarga exasperação, o tom do amor entristecido, nos parecerá muito distinto. Não nos falará de um Deus que cegava deliberadamente os homens e lhes ocultava sua verdade, mas sim de homens tão incompreensivos que parecia quase inútil que o mesmo Deus tratasse de penetrar a cortina de aço de sua incompreensão. Não permita Deus que escutemos sua verdade dessa maneira! A COLHEITA ESTÁ GARANTIDA Marcos 4:13-20 Para aqueles que ouviam a Jesus, cada detalhe desta parábola era algo real porque provinha da vida cotidiana. Mencionam-se quatro tipos de solos. (1) O solo duro à margem do caminho. A semente podia cair de duas maneiras neste tipo de terreno. Os campos da Palestina estavam dispostos em fatias largas e estreitas. Estas fatias estavam divididas por pequenos atalhos pelos quais se podia caminhar. Por causa disso se endureciam tanto como um pavimento de cimento dada a quantidade de gente que os transitava. Quando o semeador pulverizava a semente, uma parte dela podia cair nestes atalhos e ali não tinha nenhuma possibilidade de crescer. Mas havia outra forma de semear na Palestina. Às vezes se punha uma bolsa cheia de sementes sobre o lombo de um asno, se fazia um corte em um dos extremos da bolsa e logo se fazia o animal caminhar de uma ponta à outra do campo enquanto caía a semente. Era inevitável que parte da semente caísse sobre o caminho quando se conduzia o animal até o campo, e inevitavelmente as aves se equilibravam sobre ela e a comiam. Há alguns em cujo coração a verdade cristã não pode penetrar. Essa impossibilidade se deve à falta de interesse do ouvinte e essa falta de interesse, por sua vez, deve-se à incapacidade de perceber a importância da decisão cristã. O cristianismo não acha guarida em muita gente, não porque sejam hostis a ele, e sim porque são indiferentes. Creem que é algo irrelevante e que podem viver sem ele. Isso poderia ser certo se a vida fosse um caminho simples onde não existissem tensões nem lágrimas; mas a realidade concreta é que na vida de todos os homens chega um momento em que precisam de um poder distinto ao seu próprio. A tragédia da vida é que são muitos os que descobrem este fato muito tarde. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de janeiro   Dia 19  

Leituras: Mateus 7:1-6; Atos 7:17-36; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Gênesis 35-36.  

Versículo Especial“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas” (Salmo 18:29).  

Pensamento BíblicoEvitando o Julgamento Hipócrita (Mateus 7:1-5). Jesus não condena um julgamento justo, mas nos adverte para evitarmos a tendência comum de julgar segundo um padrão de duas medidas e de hipocrisia. Exigir a perfeição dos outros, enquanto toleramos e desculpamos nossos próprios erros, é evidencia de má atitude. E ainda Satanás, frequentemente, usa as deficiências dos outros para nos desviar da correção de nossos próprios pecados.  

Ação: Aplique este pensamento: “Tempo empregado em melhorar a nós mesmos encurta o tempo perdido em desaprovar os outros”.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 99 Agora, o que acontecia nas religiões de mistérios era o seguinte. O candidato passava por um longo período de purificação, jejum, ascetismo e instrução acerca do mais recôndito significado da história. Logo se teatralizava o relato com toda sua dor, sua tristeza, sua ressurreição e seu final triunfante como se se tratasse de um drama de paixão. Recorria-se à música, o incenso, as luzes e a uma liturgia esplêndida para realçar a atmosfera emocional. À medida que se desenvolvia a cena, o fiel se identificava com o deus tanto em seus sofrimentos como em sua vitória final. Passava da morte à imortalidade pela união com o deus. Agora, o fato que nos interessa é que tudo isto carecia de sentido para a pessoa que não estava iniciada; mas para os iniciados, estava carregado de todo o sentido que lhe tinham ensinado a encontrar nisso. Esse é o significado técnico da palavra grega mysterion. Quando o Novo Testamento fala do mistério do Reino, não quer indicar que este é algo remoto, obscuro, recôndito e difícil de compreender; o que quer dizer é que é totalmente incompreensível para aquele que não entregou seu coração a Jesus e que só o homem que tomou a Jesus como Mestre e Senhor pode entender o que significa o Reino de Deus. Não obstante, a dificuldade real da passagem se encontra no que segue. Se tomarmos em seu sentido literal pareceria que Jesus ensinava em parábolas para obscurecer o sentido de suas palavras com toda deliberação, para escondê-lo de todos os homens e mulheres simples. Fosse qual fosse o sentido original, a passagem não pode significar isso; e haja dito Jesus o que haja dito, não disse isso. Pois se houver algo claro como a água é que Jesus não empregava as parábolas para ocultar os sentidos de suas palavras e para encobrir sua verdade, e sim para levar os homens a reconhecer a verdade e para ajudá-los a vê-la. Então, como esta passagem chegou a adquirir a forma que tem? Trata-se de uma citação de Isaías 6:9-10, que tinha preocupado as pessoas do começo. Tinha estado preocupando as pessoas por mais de duzentos anos antes de que Jesus a usasse. A tradução literal do hebraico é a seguinte (as duas versões pertencem ao W. O. E. Oesterley): E disse, vá e diga a este povo: "Continuem ouvindo, mas não compreendam; continuem procurando, mas não percebam." Engrossa o coração deste povo, endurece seus ouvidos, cobre seus olhos; não seja que vejam com seus olhos, que escutem com seus ouvidos e que compreendam com seu coração, de modo que fique são outra vez. Em seu sentido literal, pareceria que Deus diz a Isaías que deve seguir um caminho pensado com deliberação para fazer com que as pessoas não possam entender. No século III a.C. as Escrituras hebraicas foram traduzidas ao grego e a versão neste último idioma, chamada Septuaginta, tornou-se um dos livros que exerceu maior influência no mundo porque levou o Antigo Testamento a todos aqueles lugares onde se falava grego. Os tradutores desta versão se sentiram preocupados com esta passagem estranha e mudaram a tradução: E disse, vá e diga a este povo: “Ouvirão, mas não entenderão; e vendo, verão, mas não perceberão." Porque o coração deste povo se endureceu, e com seus ouvidos não ouvem bem e seus olhos se fecharam. Para que não cheguem a ver com seus olhos, a ouvir com seus ouvidos e a compreender com seus corações e para que não se convertam e eu deva curá-los.(ESTUDANOD A BIBLIA LIVRO POR LIVRO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de janeiro   Dia 18  

Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34.  

Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).  

Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos.  

Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 98 (4) Isto nos traz para um elemento que sempre devemos recordar ao tratar de interpretar as parábolas. A intenção das mesmas não era em primeiro lugar que fossem lidas, e sim fossem ouvidas. Isso quer dizer que, em um primeiro momento, ninguém podia sentar para investigá-las e estudá-las frase por frase. Não as pronunciava para que alguém as estudasse em profundidade e com tempo, e sim para produzir uma impressão e uma reação imediatas. Isso quer dizer que nunca se deve ver as parábolas como alegorias. Numa alegoria, cada parte, cada ação e cada detalhe da história têm um significado e um sentido profundo. O Peregrino do Bunyan, é uma alegoria. Cada um dos acontecimentos, personagens e detalhes têm um sentido simbólico. Se for assim, resulta evidente que a alegoria deve ser estudada, analisada e investigada. A parábola, por outro lado, era algo que se ouvia uma só vez. Portanto, o que devemos procurar nela não é uma situação na qual cada detalhe represente outra coisa; devemos procurar uma situação na qual sai à luz uma grande ideia e brilha como um relâmpago. É sempre errado buscar dar um significado a cada detalhe de uma parábola. O correto quer dizer sempre: "Que ideia terá penetrado na mente de quem ouviu esta história pela primeira vez?". O MISTÉRIO DO REINO Marcos 4:10-12 Esta passagem sempre foi uma das mais difíceis de entender de todos os Evangelhos. Em grego, o mistério do Reino de Deus tem um sentido técnico: não significa um algo complicado e misterioso como acontece em nosso idioma. Refere-se a algo totalmente ininteligível para aqueles que não foram iniciados em seu significado, mas muito claro e simples para quem foi iniciado. Na época do Novo Testamento, uma das características mais importantes da religião popular do mundo pagão eram as Religiões de mistérios. Estas religiões prometiam a comunhão, a união, e até a identidade com algum deus, mediante o qual desapareceriam todos os temores e terrores da vida e da morte. Quase todas estas religiões de mistérios se apoiavam na história de algum deus que tinha sofrido, morto e ressuscitado. Quase todas pertenciam à linha de dramas de paixão. Uma das mais famosas era o Mistério de Isis. Osíris era um rei sábio e bom. Seth, seu irmão malvado, odiava-o. Junto com setenta e dois conspiradores convenceu-o a assistir a um banquete. Uma vez ali, persuadiu-o de que entrasse em um ataúde feito com muita astúcia, no qual se localizava com perfeição. Quando se achou dentro dele, fecharam a tampa e arrojaram o ataúde ao Nilo. Isis, sua fiel esposa, depois de uma busca longa e fatigante achou o ataúde e o levou à sua casa para fazer luto. Estando ela ausente, o cruel Seth voltou, roubou o corpo, o cortou em quatorze partes e as esparramou por todo o Egito. Uma vez mais saiu Isis em seu triste e fatigável busca. Por último, encontrou todas as partes e, graças a seus poderes mágicos, reuniu-as e restituiu a vida de Osíris. A partir desse momento se converteu no rei imortal dos vivos e dos mortos.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de janeiro   Dia 17 

Leituras: Mateus 6:16-24; Atos 6; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Gênesis 31.  

Versículo Especial“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (Provérbios 4:14).  

Pensamento Bíblico: Tesouros no Céu (Mateus 6:19-21). É tão fácil ficarmos acostumados com este mundo, que esquecemos onde nossos tesouros verdadeiros deveriam estar. Estamos rodeados por coisas que logo apodrecerão. Devemos nos lembrar de olhar para as posses e buscas materiais do ponto de vista de Deus. Se nossos tesouros estão na terra, nosso lar não estará no céu!  

Ação: Avalie seus planos para este dia. Você estará trabalhando para o avanço econômico, o progresso na carreira e a segurança para a aposentadoria? Estará você trabalhando para juntar tesouros eternos? Mantenha as prioridades em ordem correta!(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos.

16 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 96 (1) Jesus partiu do aqui e agora para chegar ao lá e então. Partiu de algo que acontecia nesse momento na Terra para conduzir o pensamento dos homens ao céu. Começou com algo que todos podiam ver para chegar às coisas invisíveis. Partiu de algo que todos conheciam para chegar a algo que ainda não tinham percebido. Essa era a própria essência do ensino de Jesus. Não confundia os homens começando com algo que implicava coisas complexas, estranhas e difíceis. Partia das coisas mais simples, que até um menino podia entender. (2) Jesus, ao fazer isso, mostrava que creia na existência de uma verdadeira relação entre o céu e a Terra. Do contrário, não teria estado de acordo com a opinião de que "a Terra é um deserto lúgubre". Cria que os homens podiam ver Deus nas coisas comuns, simples e cotidianas. Como disse William Temple: "Jesus ensinou os homens a ver a ação de Deus nas coisas normais e comuns: no nascer do Sol, na queda da chuva e no crescimento das plantas". Faz muito tempo que Paulo expressou a mesma ideia quando disse que o mundo visível está destinado a dar a conhecer as coisas invisíveis de Deus (Romanos 1:20). Para Jesus, este não era um lugar perdido e mau, era a veste do Deus vivo. Sir Christopher Wren está sepultado na Catedral de São Paulo, em Londres. É uma grande igreja que seu próprio gênio planejou e construiu. Sobre sua lápide há uma inscrição muito simples em latim que significa: "Se querem ver seu monumento, olhem a seu redor". Nas coisas simples da vida, Jesus encontra uma fonte infinita de sinais que conduzirão os homens a Deus se as interpretarem como corresponde. (3) A própria essência das parábolas consistia em que eram espontâneas, surgiam nesse momento e não foram ensaiadas antes. Jesus olha a seu redor em busca de um ponto de contato com a multidão. Vê o semeador e sob a urgência do momento esse semeador se converte em seu texto. As parábolas não eram relatos elaborados na tranquilidade de um estúdio; não eram cuidadosamente pensadas, polidas e ensaiadas. Sua grandeza suprema consiste em que Jesus pensava e compunha estas breves histórias imortais nesse mesmo momento. Surgiam a partir das necessidades do momento e no meio do calor da discussão. C. J. Cadoux disse a respeito delas: "Uma parábola é a arte disposta para o serviço e o conflito..." Nisso encontramos a razão pela qual as parábolas são tão escassas. Exige uma boa medida de capacidade artística, mas uma capacidade exercida em condições difíceis. Nas três parábolas típicas da Bíblia o relator arrisca a vida. Jotão (Juízes 9:8-15) contou a parábola das árvores aos homens de Siquém e depois escapou para salvar sua vida. Natã (2 Samuel 12:1-7), com a parábola do cordeirinho descreveu seu pecado a um déspota oriental. Na parábola dos lavradores maus, Jesus usou sua própria sentença de morte como uma arma a favor de sua causa. Em seu uso mais característico, a parábola é uma arma para a discussão que não foi elaborada em uma concentração tranquila, como um soneto, e sim improvisada em um momento difícil para enfrentar uma situação imprevista. Em seu emprego supremo, põe de manifesto a sensibilidade do poeta, a penetração, a rapidez e a riqueza conceptual do protagonista e a coragem que permite a essa mente trabalhar sem preocupar-se com o conflito e o perigo de uma luta mortal. Sempre admiramos as parábolas de Jesus, mas quando recordamos que se pronunciaram de maneira espontânea, sem preparação, sob a excitação de uma situação concreta, aumenta cem vezes nossa maravilha. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de janeiro   Dia 16  

Leituras: Mateus 6:5-15; Atos 5:33-42; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Gênesis 30.  

Versículo Especial“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14).  

Pensamento Bíblico: Oração Silenciosa e Reverente (Mateus 6:5-15). As ordens de Jesus, a respeito da oração, ressaltam a importância da comunicação sincera com Deus, em vez das demonstrações das próprias virtudes diante dos homens. Seu modelo de oração mostra que temos que nos aproximar de Deus com reverência e respeito pela sua vontade. Ele também mostra a inutilidade da oração, se não estamos procurando tratar os outros adequadamente. Se não perdoarmos, não seremos perdoados.  

Ação: Há pessoas que o prejudicaram, e você tem se recusado a perdoar? Se assim é, faça a correção hoje! Não esqueça de procurar humildemente a misericórdia de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 94 (3) Mais ainda, ao empregar esse método convertia em algo concreto a uma ideia abstrata. Há pouca gente que pode compreender as ideias abstratas. A maioria das pessoas pensam em imagens. Podemos falar sobre a beleza durante muito tempo e não entender do que se trata, mas se podemos assinalar a alguém e dizer: "Essa pessoa é bela" a ideia de beleza fica clara. Podemos falar durante horas a respeito da bondade sem chegar a defini-la; mas qualquer um reconhece uma boa ação quando a vê. Há certo sentido no qual toda palavra deve fazer-se carne; toda ideia deve atualizar-se em uma pessoa. Quando o Novo Testamento fala sobre a fé usa o exemplo do Abraão, de modo que a ideia da fé se faz carne na pessoa de Abraão. Jesus era um professor sábio. Sabia que era inútil pretender que as mentes simples compreendessem ideias abstratas; por isso, punha as ideias abstratas dentro de histórias concretas; mostrava-as em ação; convertia-as em pessoas para que os homens pudessem percebê-las e compreendê-las. (4) Por último, a grande virtude das parábolas é que levam os homens a pensar por sua própria conta. Não pensa por eles. Obriga-os a tirar suas próprias conclusões e a descobrir por si mesmos a verdade. A pior forma de ajudar um menino é fazer a sua tarefa. Não significa nenhuma ajuda fazer as suas contas, escrever suas composições, resolver seus problemas e traduzir seus textos. O que o beneficia é dar-lhe a ajuda necessária para que possa fazê-lo por si mesmo. Essa era a proposta de Jesus. A verdade sempre tem um duplo impacto quando ela é um descobrimento pessoal. Jesus não pretendia poupar os homens do esforço que impõe o pensar; queria fazê-los pensar. Não desejava obter mentes preguiçosas, queria que fossem mentes ativas. Não queria tirar-lhes a responsabilidade, e sim adjudicar-lhe. De modo que empregava o método das parábolas, não para pensar pelos homens, e sim para alentá-los a pensar por sua própria conta. Apresentava-lhes uma verdade que, se fizessem o esforço adequado, com a atitude mental correta, poderiam descobrir por si mesmos e desse modo chegar a possuí-la de maneira tal que fosse deles real e verdadeiramente. DA TERRA AO CÉU Marcos 4:3-9 Deixaremos a interpretação desta parábola para quando chegarmos a que nos dá Marcos. No momento, nos limitaremos a tomá-la como um exemplo do ensino de Jesus por meio de parábolas. O lugar é a margem do lago; Jesus está sentado em um barco, afastado da margem. A costa desce em um suave pendente até a margem da água e forma um anfiteatro natural onde as pessoas se podem se localizar. Enquanto fala, Jesus vê um semeador que trabalha com esforço no campo. "Olhem!" diz, "o saiu a semear". Essa é a essência do método de parábolas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de janeiro   Dia 15  

Leituras: Mateus 6:1-4; Atos 5:22-32; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Gênesis 28-29.  

Versículo Especial“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes” (Provérbios 4:5).  

Pensamento Bíblico: Caridade Silenciosa (Mateus 6:1-4). Por milhares de anos, tem-se abusado da ideia de caridade. Ainda há aqueles, como os hipócritas do tempo de Jesus, que usam a caridade como um meio de ganhar reconhecimento e respeito na comunidade. Há muitos que são ágeis para falar dos seus atos de bondade para com os outros.  

A caridade silenciosa é completamente diferente do tipo que é anunciado. Nada é mais grato ao coração do que ver os traços das boas obras, deixados pelas pessoas devotas.  Tais traços não são marcados por suas palavras de ostentação, mas por muitos relatos admirados feitos por aqueles que foram ajudados. Deus recompensará aqueles que compartilham porque se interessam pelos necessitados.  

Ação: Procure hoje uma ocasião para fazer algo de bom para alguém que realmente necessite disso e não conte a ninguém!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 93 (2) Por outro lado, quando Jesus usava o método das parábolas apelava a algo muito conhecido para os mestres judeus e seus ouvintes. O Antigo Testamento contém parábolas. A mais famosa delas é a que se refere ao cordeiro, que Natã relatou a David quando este tinha eliminado por traição a Urias, tomando posse do Bate-Seba (2 Samuel 12:1-7). Os rabinos costumavam usar parábolas quando ensinavam. Diz-se que o rabino Meir falava um terço em termos de decisões legais, um terço em termos expositivos, um terço em parábolas. Aqui temos dois exemplos de parábolas rabínicas. A primeiro pertence ao rabino Judá o Príncipe (190 D.C.). O imperador romano, antonino, perguntou-lhe como podia haver castigo mais adiante desde que, como o corpo e a alma não podiam cometer nenhum pecado depois de sua separação, podiam-se acusar mutuamente pelos pecados cometidos na Terra. O rabino respondeu com uma parábola: Certo rei tinha um belo jardim com fruta excelente. Nomeou dois guardas para cuidá-lo, um cego e o outro coxo. Ele disse ao cego: "Vejo fruta deliciosa no jardim. Leve-me até ali para que possa pegá-la e a comeremos juntos". O cego aceitou a proposta e ambos comeram a fruta. Depois de uns dias chegou o Senhor do jardim e interrogou aos guardas a respeito da fruta. O paralítico disse: "Como não tenho pernas não pude me aproximar dela de modo que não é minha culpa". E o cego afirmou: "Eu nem sequer pude vê-la, de maneira que não tenho a culpa". O que fez o senhor do jardim? Fez o cego carregar ao coxo e assim julgou a ambos. Do mesmo modo Deus voltará a pôr as almas em seus corpos e castigará a ambos. Quando Abin, o filho do rabino Chiyya, morreu aos vinte e oito anos, o rabino zera pronunciou a oração fúnebre e o fez em forma de uma parábola: Um rei tinha uma vinha para a qual contratou a muitos lavradores. Um deles era particularmente capaz e hábil. O que fez o rei? Tirou este lavrador de seu trabalho e caminhou com ele pelo jardim enquanto conversavam. Quando, ao cair da tarde, os outros se aproximaram para receber seu pagamento o hábil lavrador apareceu entre eles e recebeu o dinheiro correspondente ao dia inteiro de trabalho das mãos do rei. Os outros trabalhadores se zangaram muito por isso e disseram: "Nós trabalhamos todo o dia enquanto este homem só o fez durante duas horas. Por que o rei lhe dá o pagamento integral como a nós? O rei lhes respondeu: "Por que estão zangados? Devido à sua capacidade ele fez mais em duas horas que o que vocês fizeram durante o dia inteiro". O mesmo acontece com o rabino Abin Ben Chiyya. Em seus vinte e oito anos de vida aprendeu mais do que aprendem outros durante cem anos. Assim cumpriu com seu trabalho e tem direito de ser chamado ao Paraíso antes de outros, interrompendo seu trabalho na Terra. E não perderá um ápice de sua recompensa. Quando Jesus empregava o método de ensinar por meio de parábolas fazia uso de um método que os judeus conheciam e podiam compreender.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de janeiro   Dia 14  

Leituras: Mateus 5:43-48; Atos 5:12-21; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Gênesis 27.  

Versículo EspecialOs sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia” (Provérbios 3:35).  

Pensamento Bíblico: Amar aos Outros Como Filhos do Pai (Mateus 5:43-48). A base da ordem de Jesus para “amar seus inimigos” é que tal amor é uma imitação do Pai. É tão fácil para nós fugirmos deste dever, mostrando amor somente aos amigos e aos irmãos! Assim fazendo, somos apenas filhos dos cobradores de impostos! Se queremos que Deus nos ame, ainda que tenhamos estado em inimizade com ele, então precisamos amar aos nossos inimigos.  

Ação: Mostre hoje mesmo bondade para com alguém que não goste de você.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 92  Marcos 4 O ensino por meio de parábolas - Marcos. 4:1-2 Da terra ao céu - Marcos. 4:3-9 O mistério do reino - Mar. 4:10-12 A colheita está garantida - Marcos. 4:13-20 A luz que deve ser vista - Marcos. 4:21 A verdade que não se pode ocultar - Marcos. 4:22-23 O equilíbrio da vida - Marcos. 4:24 Lei dos lucros - Marcos. 4:25 O crescimento invisível e o fim certeiro - Marcos. 4:26-39 Do pequeno ao grande - Marcos. 4:30-32 O mestre e o discípulo sábio - Marcos. 4:33-34 A paz de sua presença - Marcos. 4:35-41 O ENSINO POR MEIO DE PARÁBOLAS Marcos 4:1-2 Nesta passagem vemos outra inovação de Jesus. Já não ensinava na sinagoga, e sim junto ao lago. Tinha-se aproximado das pessoas com o enfoque ortodoxo; agora tinha que empregar métodos inusitados. Convirá que notemos que Jesus estava disposto a usar novos métodos. Estava ansioso para tirar as multidões de homens e mulheres simples para fora de seu contexto convencional na sinagoga e levá-los ao ar livre, bem como a pregação e o ensino religioso. Durante muitos anos, João Wesley foi um servo leal e ortodoxo da Igreja da Inglaterra. Na cidade de Bristol, seu amigo George Whitefield pregava aos mineiros, fazendo isso diante de vinte mil pessoas ao mesmo tempo, e se convertiam por centenas. Mandou procurar João Wesley. "Eu gosto de ter uma habitação cômoda, um travesseiro suave, um bonito púlpito ", disse o próprio Wesley. Todo esse assunto de pregar ao ar livre lhe desagradava. "A princípio, quase não podia aceitar este método estranho pois toda minha vida (até muito recentemente) tinha sido tão estrito em todos os detalhes relacionados com a decência e a ordem que teria pensado que salvar uma alma fora de um templo era quase um pecado", afirmou. Mas ele via que a pregação ao ar livre ganhava almas – e como ele expressou – "não posso discutir contra um fato concreto". Devem ter sido muitos os judeus ortodoxos que consideraram que esta inovação de Jesus era uma demonstração de sensacionalismo; mas Jesus era o suficientemente sábio para saber quando se necessitavam novos métodos e era o suficientemente corajoso para fazer uso deles. Seria muito conveniente que sua igreja fosse igualmente sábia e corajosa. Agora, está inovação exigia um método novo. O método que Jesus escolheu foi falar às pessoas por meio de parábolas. O significado literal de parábolas é algo lançado ao lado de outra coisa; quer dizer que uma parábola é, basicamente, uma comparação, é um relato terrestre que tem um significado celestial. Algo que pertence à Terra é comparado com algo que pertence ao céu a fim de que se possa captar e entender melhor a verdade celestial à luz do exemplo terreno. Por que Jesus escolheu este método? E por que o usou tanto que se tornou uma de suas características a tal ponto de ser conhecido como o Mestre das parábolas? (1) Primeiro e sobretudo, Jesus escolheu o método das parábolas para levar as pessoas a ouvi-lo. Ele agora não se encontrava frente a um grupo de pessoas dentro de uma sinagoga quase obrigadas a permanecer ali até o final do culto. Enfrentava-se com uma multidão ao ar livre que tinha liberdade para afastar-se em qualquer momento. Em consequência, o primeiro ponto essencial era provocar interesse na multidão. A menos que despertasse seu interesse, as pessoas se afastariam. Sir Philip Sidney se refere ao segredo do poeta nestes termos: "Aproxima-se de um relato que afasta os meninos do jogo e os anciãos do lado do fogo". A forma mais segura de despertar o interesse dos homens é contar-lhes histórias e Jesus o sabia. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de janeiro   Dia 13  

Leituras: Mateus 5:33-42; Atos 5:1-11; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Gênesis 25-26.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento Bíblico: Palavra Digna de Confiança (Mateus 5:37). Quando Jesus nos instrui para rejeitar as promessas vãs, ele diz que a nossa palavra deve ser honesta e confiável. Devemos ser pessoas de palavra, em quem se pode confiar, que cumprirão qualquer compromisso que tomarem. Este princípio deverá governar nossas promessas aos homens e a Deus!  

Ação: Resolva-se hoje a sempre manter sua palavra. “Faça promessas raramente, depois cumpra-as a qualquer custo”. Pense bem nas suas promessas a Deus. Você está vivendo de acordo com seus compromissos como seguidor de Cristo?(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 90 (2) O verdadeiro parentesco consiste em um interesse comum. A. M. Chirgwin nos diz algo muito interessante em seu livro The Bible in World Evangelism. Uma das maiores dificuldades que enfrentam os vendedores e distribuidores das Escrituras não é tanto a venda de seus livros quanto fazer com que as pessoas os vejam. Continua: "Durante anos, um vendedor da China pré-comunista tinha tido o costume de ir de loja em loja e de casa em casa. Mas se sentia desiludido porque muitos de seus flamejantes leitores da Bíblia perdiam o entusiasmo, até que lhe ocorreu um plano: pô-los em contato entre si e os reuniu em um grupo de adoração que com o tempo se converteu em uma igreja organizada". Só quando aquelas unidades isoladas chegaram a formar parte de um grupo unido por um interesse comum, surgiu a verdadeira comunidade e o parentesco autêntico. O interesse comum os uniu em parentesco. O cristão tem esse interesse comum porque todos os cristãos desejam saber mais a respeito de Jesus. (3) O verdadeiro parentesco radica em uma obediência comum. Os discípulos formavam um grupo muito díspar. Entre eles existiam todo tipo de crenças e opiniões. Um coletor de impostos, como Mateus, e um nacionalista fanático, como Simão Zelote, deveriam ter um ódio mortal, e sem dúvida em algum tempo o tinham manifesto. Mas estavam unidos porque ambos tinham aceito a Jesus Cristo como Mestre e Senhor. Qualquer pelotão de soldados está composto por homens de diferentes meios e estratos sociais e sustentarão opiniões muito distintas. Entretanto, se permanecerem juntos durante bastante tempo, se converterão em um grupo de camaradas devido à obediência comum ao exército que todos compartilham. Os homens podem tornar-se amigos quando compartilham o mesmo Senhor. Só podem amar-se uns aos outros quando todos amam a Jesus Cristo. (4) O verdadeiro parentesco radica em uma meta comum. Não há nada que possa unir tanto aos homens como uma meta comum. Esta é uma lição muito importante para a Igreja. Ao referir-se ao interesse renovado na Bíblia, A. M. Chirgwin se pergunta se "indica a possibilidade de um novo enfoque do problema ecumênico que se apoie sobre considerações bíblicas em vez de em imposições eclesiásticas". As Igrejas não se unirão jamais se seguem discutindo sobre a ordenação de seus ministros, a forma de governo da Igreja, a administração dos sacramentos e coisas pelo estilo. A única coisa que pode uni-las é o fato de que todas procuram ganhar homens para Jesus Cristo. Se o parentesco radicar em um objetivo comum, os cristãos são os que possuem o segredo em maior medida do que todos os outros homens, porque todos procuramos conhecer melhor a Cristo e trazer outros a seu Reino. Podemos dissentir sobre qualquer outra coisa, mas nisso estamos de acordo.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de janeiro   Dia 12  

Leituras: Mateus 5:27-32; Atos 4:32-37; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Gênesis 24.  

Versículo Especial“As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Salmo 12:6).  

Pensamento Bíblico: A Importância da Pureza Sexual (Mateus 5:27-32). Em uma sociedade que está sobrecarregada de provocações sexuais, é importante para nós sermos, frequentemente, relembrados das instruções de Deus a respeito da pureza sexual. Não só o adultério é errado, mas os maus pensamentos também. O casamento, que tem sido desvalorizado em nossa sociedade muito mais do que tinha sido no tempo de Jesus, tem que voltar ao lugar de honra e permanência que Deus quer.  

Ação: Medite em coisas puras, descartando todos os pensamentos impuros.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de janeiro de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 88 Uma das lendas sobre Lúcifer conta que uma vez um sacerdote notou que em sua congregação havia um jovem muito formoso. Depois do culto, o jovem ficou para confessar-se. Confessou tantos pecados e tão terríveis que o sacerdote ficou com os cabelos de pé. "Deve ter vivido muitos anos para fazer todas essas coisas", disse o sacerdote. "Meu nome é Lúcifer e caí do céu no princípio do tempo", respondeu o jovem. "Mesmo assim", prosseguiu o sacerdote, "diga que sente muito, que está arrependido e até você pode ser perdoado". O jovem olhou ao sacerdote durante um momento, e logo deu meia-volta e se afastou. Não queria e não podia dizê-lo; e portanto, tinha que continuar desolado e condenado. Há uma só condição para ser perdoado: o arrependimento. Mas se alguém, por seus contínuos rechaços da direção de Deus, perdeu a capacidade de reconhecer a bondade quando a tem diante de seus olhos, se seus valores morais foram mudados até o ponto de o mal parecer-lhe como bem e o bem como mal, então, inclusive quando se confronta com Jesus, não é consciente de pecado. Não pode arrepender-se, e, portanto, nunca pode ser perdoado. Esse é o pecado contra o Espírito Santo. Enquanto o homem vê o encanto de Cristo, enquanto odeia seu pecado embora não o possa abandonar, mesmo que esteja no fundo do poço, pode ser perdoado. Só quando chegou a um estado tal que a visão de Cristo não significa nada para ele, aparta-se para sempre do amor de Deus porque nesse caso, até a mesma Encarnação foi incapaz de comover seu coração. AS CONDIÇÕES DO PARENTESCO Marcos 3:31-35 Aqui Jesus estabelece as condições do verdadeiro parentesco. Não se trata só de uma questão de carne e sangue. Pode acontecer que uma pessoa se sinta mais perto de alguém que não é um parente carnal do que daqueles com quem está unido pelos laços mais íntimos de sangue e parentesco. No que consiste este parentesco autêntico? (1) O verdadeiro parentesco reside em uma experiência comum. Em especial quando se trata de uma experiência na qual duas pessoas passaram juntas por determinadas situações. Tem-se dito que duas pessoas se tornam amigas, em realidade, quando podem perguntar-se, "Você se lembra?" e logo passam a conversar sobre as coisas que viveram juntas Alguém se encontrou uma vez com uma anciã negra. Uma conhecida sua havia falecido. "Você terá saudade", disse-lhe, "pela morte da senhora Tal?" "Sim", respondeu, mas sem dar amostras de muito pesar. "Eu vi vocês na semana passada", continuou o interlocutor, "rindo e conversando juntas. Devem ter sido grandes amigas". "Sim", disse a anciã, "eu era amiga dela. Estávamos acostumadas a rir juntas; mas para ser verdadeiros amigos temos que chorar juntos". É uma verdade muito profunda. A base do autêntico parentesco radica em uma experiência comum e a experiência comum dos cristãos é o ser pecadores perdoados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de janeiro Dia 11  

Leituras: Mateus 5:21-26; Atos 4:23-31; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Gênesis 22-23.  

Versículo Especial“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra” (Atos 4:29).  

Pensamento Bíblico: Convivendo Com a Irmandade (Mateus 5:21-26). Jesus oferece algumas orientações sobre o relacionamento adequado com os outros. Ele mostra que a atitude — não só a ação — é importante. A ira sem motivo é errada, mesmo quando não conduz ao assassinato. Amaldiçoar os outros é errado. Permitir que conflitos permaneçam sem solução é perigoso. Para resumir, as boas relações com os outros têm que começar dentro de nós.  

Ação: Há algum irmão que tenha qualquer coisa contra você? Tome a iniciativa, hoje, de resolver o conflito.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...