Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 8 O Livro – Conteúdo. Uma pequena referência ao conteúdo do livro está em ordem. Há muitas semelhanças entre Jeremias e Ezequiel quanto à linguagem, figuras e idéias. G. Currey apresenta, em um quadro sinótico, uma comparação entre Ezequiel, Daniel, Zacarias e o Apocalipse (Ezekiel in The Speaker’s Commentary, págs, 12-16). Algumas da notáveis passagens deste livro, relacionadas por capítulos, são: 1; 2; 3:16-21 (cons. 33:1-9); 8 e 9; 11:19 e segs. (cons. 18:31; 24:7; 31:31; 32:39; 36:26); 14:14; 15; 16;17: 22-24; 18 (cons. 33); 21:8-17; 21:18 -27; 23; 27 e 28; 31; 32:17.22; 34; 36:16-38; 37; 38 e 39; 47. As principais passagens messiânicas são: 11:16-20, o Senhor, o santuário; 17:22-24, o maravilhoso renovo do cedro; 21:26, 27, o rei justo; 34:11-31, o pastor fiel: 36:25-35; a grande purificação; 37:1-14, a grande ressurreição; 37:21-28, a grande reunião; 38 e 39, a derrota de Gogue; 47:1-2, o rio da vida que sai do Templo. As doutrinas fundamentais de Ezequiel podem ser enumeradas assim: 1) Ideias relacionadas com Deus: Sua glória, capítulos 1; 10; 43; Seu nome; 20:8,9, 14, 22; 36:22-23; Sua santidade, 20: 41; 28 : 22-25. 2) Ênfase sobre a responsabilidade individual, 18:2, 5-9, 19, 20, uma extensão de Jr. 31: 29, 30. 3) O pecado de Israel no começo de sua história, 20:8,9; 23:3 e segs. 4) Promessas de restauração: julgamento das nações, 25-32; 38 e 39; concessão de extraordinária fertilidade à terra, 36:8, 9, 29, 30, 34, 35; uma regeneração espiritual, 36:25-27; restauração dos exilados, 37:1-14; o governador messiânico, 34:11-22, 23, 24; 37:22 e segs.; a volta do Senhor para o povo regenerado, 37:26, 27; 43: 1-12. 5) Organização da comunidade restaurada, 40-48. Ezequiel, escrevendo como um sacerdote sob a antiga aliança, descreve o Templo renovado, os sacerdotes e o sistema sacrificial como meio através dos quais Deus entra em relacionamento com o Seu povo redimido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
21 de abril de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de abril Dia 111
Leituras: Marcos 2:13-28; Romanos 14:14-23; Salmo 98; Provérbios 23:24-28; Josué
19-20.
Versículo Especial: “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da
edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).
Pensamento Bíblico: Consideração com
a Consciência de um Irmão (Romanos
14:14-23). É possível pecar ao fazer alguma coisa que em si é direita! Se,
despreocupadamente, desconsideramos os escrúpulos de um irmão e o levamos a
violar sua consciência, somos culpados. Devemos estar alertas para nossas
oportunidades de edificar o fraco. Os princípios descritos aqui envolvem
compaixão, paciência e uma aplicação da regra de Mateus 7:12 às
nossas relações espirituais.
Ação: Procure coisas que trazem paz e edificação. ( Estra Ido dos estudos da bíblia
que Deus abençoe a todos)
20 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 7 Oeder, em 1771, negou a autenticidade dos
capítulos 40-48, e Carrodi (1791) rejeitou também o 38 e 39. Zunz (1831)
colocou o livro dentro do período persa, em cerca de 440-400, com os capítulos
25-28 em 332 A.C. Seinecke (1876-1884) considerava Ezequiel como uma
pseudoepigrafia de 163 A.C. Kraetzchmar (1900) e Herman (1908) defendiam que
havia duas revisões do livro. Gustav Holscher, em 1924, propôs a teoria radical
de que só as mensagens de juízo escritas na métrica que podiam ser atribuídas a
Ezequiel com certeza. Portanto, seis sétimos da obra são editoriais, ele dizia,
só 170 versículos do total de 1273 foram escritos pelo profeta. C.C. Torrey
(1930) considerava o livro como uma pseudoepigrafia datada de 230 A.C., mas
dando a entender que era do período de Manassés. Para apoio de suas teorias ele
citava o Talmud Baba Bathra 14b-15a, do século quarto d.C., que trata o exílio babilônico
como sendo uma invenção (contrariando os descobrimentos da arqueologia; cons.
W.F. Albright, "The American Excavations at Tell Beit Mirsim", ZAW,
6, 1929, pág. 16), e encontrou muitos aramaicismos recentes no livro. Para uma
explicação, consulte Howie, "The Aramaic of the Book of Ezekiel" (op.
cit., págs. 47-68). W. A. Irwin (1943) só atribui 251 versículos em forma
poética dos capítulos 1-39 a Ezequiel. O restante da profecia, 80 por cento do
livro, ele diz, é "comentário falso", refletindo muitos acréscimos de
uma multidão de mãos por um longo período de tempo. É bom dar atenção à nota de
cautela proferida por H.G. May em seu comentário sobre Ezequiel : "A
crítica literária e histórica não é uma ciência exata . . . Entra nela o
elemento subjetivo, pois em um livro como Ezequiel, os mestres são
influenciados pelo seu conceito total de desenvolvimento e características da
religião e história hebraicas" (IB, VI, 45). As alegações históricas, a
natureza da linguagem usada, a evidência de que Ezequiel viveu antes do Templo
Salomônico ser destruído são todas evidências positivas de apoio à data
tradicional do livro (cons. Howie, "The Date of the Prophecy", op.
cit., págs. 2746). O Texto Massorético (MT, o texto hebraico recebido,
preservado e pontuado pelos escribas entre os anos 600 e 900 d.C.) tem muitas
corrupções textuais, conforme indicado no comentado. Os recorrem às versões,
particularmente à Septuaginta (LXX), tentando restaurar o texto. O Códice 967
do Papiro da Septuaginta, o papiro de Chester Beatty, contendo Ezequiel 11-17
com lacunas, e a coleção de John H. Scheide, contendo a maior parte de Ezequiel
19:12-39: 29, com data anterior ao Hexapla de Orígenes do terceiro século d.C.,
são especialmente úteis. É de se esperar que dos manuscritos e fragmentos dos
Rolos do Mar Morto logo brotará luz sobre o texto de Ezequiel.( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de abril Dia 110
Leituras: Marcos 2:1-12; Romanos
14:1-13; Salmo 97; Provérbios 23:19-23; Josué 17-18.
Versículo Especial: “Alegrai-vos
no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo
97:12).
Pensamento Bíblico: “Reina o Senhor” (Salmo 97). Leia este salmo
novamente e contemple a grandeza de Deus. Porque Jeová reina, a terra e toda a
humanidade têm razão para alegrar-se. Estamos sob o Deus correto,
justo e poderoso, que proteje e liberta aqueles que o servem. Quando
compreendemos que um tão poderoso ser cuida de nós, temos razão para louvá-lo e
sermos gratos.
Ação: Louve a Deus com suas
palavras e atos. Ele merece tanto sua adoração como sua devoção. ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 6 Durante a última
geração, mestres têm apresentado teorias muito diferentes em relação a
Ezequiel: que tal pessoa não existiu e que o livro é uma pseudoepigrafia de 230
A.C. (C.C. Torrey); que ele viveu no tempo de Manassés, era nativo do Israel do
Norte, e que se dirigiu à diáspora assíria (James Smith); que todo o seu
ministério foi na Palestina (Hemtrich, Harford); que ele exerceu parte do seu
ministério na Palestina, mas que, depois de 586 A.C., esteve na Babilônia
(Bertholet, Auvray, Van den Born, Oesterley e Robinson); que teve diversas
residências (I.G. Matthews, Fisher, Freedman); e que ele foi um israelita do
norte de 400 A.C. (Messel). A incapacidade dos mestres de apresentarem uma
teoria superior ao tradicional ponto de vista, mais as devidas evidências,
prova que não há necessidade de mudança com referência à residência de Ezequiel
(Cons. Carl G. Howie, "The Residence of Ezekiel", em The Date and
Composition of Ezekiel, págs. 5-26). Tem-se feito tentativas de provar que
Ezequiel era psicopata. E.C. Broome, escrevendo sobre "Ezekiel's Abnormal
personality" (JBL, 65, 1946, págs. 272-292), diagnosticou que ele sofria
de esquizofrenia catatônica ou paranóica! Howie comparou cuidadosamente as
pseudo[1]evidências da
esquizofrenia de Ezequiel com os paralelos entre Ezequiel e outros místicos
("Aspectos Psicológicos de Ezequiel e Sua Profecia", op, cit., págs.
69-84). Ele destaca o absurdo de um estudante de psiquiatria não profissional
reivindicar sucesso na psicanálise de uma pessoa que já morreu há 2500 anos!
Diz Howie: "Ezequiel . . , foi um místico por natureza com uma imaginação
sensível e artística que produziu algumas das mais conhecidas visões e figuras
de linguagem simbólicas na literatura bíblica . . . Ele se desviou
consideravelmente do "normal" mas não foi realmente um psicopata.
Nenhum profeta é "normal", pois se o fosse não seria profeta. A atitude
estranha ou anormalidade de Ezequiel poderia ser o segredo de sua
grandeza" (Ibid., pág. 84). O profeta Ezequiel tem sido chamado de "o
primeiro dogmático do Velho Testamento", "o Calvino do Velho
Testamento", "o mais influente homem em todo o curso da história
hebraica", "o pai do Judaísmo", "o profeta da
responsabilidade pessoal", etc. Alguém que estude com seriedade o livro de
Ezequiel pode ver facilmente que tais encômios podem se aplicar ao sacerdote,
profeta e pastor. O Livro – Autoria e Unidade. O livro, exceto quando
erroneamente interpretado, tem sido atribuído pela maioria dos mestres a
Ezequiel na Babilônia, entre os gôlân; mas mestres modernos frequentemente
desafiam a unidade e autoria única do livro.( Que a paz do Mestre Jesus esteja
sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de abril Dia 109
Leituras: Marcos 1:40-45; Romanos
13; Salmo 96; Provérbios 23:13-18; Josué 15-16.
Versículo Especial: “Mas
revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às
suas concupiscências” (Romanos 13:14).
Pensamento Bíblico: “. . . Nada Disponhais para
a Carne” (Romanos
13:14). Os esforços de Satanás continuam. Ele tenciona capturar sua presa
escolhida (veja 1 Pedro 5:8). Portanto temos que ficar em guarda. Temos que
deixar o pecado e queimar as pontes atrás de nós, não deixando facilidades para
um retorno aos trabalhos lascivos da carne. Satanás não é imbatível, mas não o
derrotaremos se cooperarmos com suas maquinações para nos agarrar.
Ação: Certifique-se de que sua parada com o pecado é
decisiva. “Destrua as pontes” que poderiam levá-lo de volta ao mal.( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
18 de abril de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de abril Dia 108
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 5 O Homem. Ezequiel (Deus fortalece), o filho de
Buzi, era de família sacerdotal, possivelmente da linha de Zadoque (1:3; 40:46;
44:15). Ele manifesta grande familiaridade com Jerusalém, onde passou os
primeiros anos de sua vida, e com o Templo. Em 597 A. C, foi exilado para
Babilônia por Nabucodonosor, junto ao Rei Joaquim e as classes superiores de
Jerusalém. Seu lar foi em Tel-abib, a principal colônia dos exilados, sobre o
rio Quedar ou "Grande Canal" (1:1; 3:15) perto da cidade de Nipur, a
sudeste da Babilônia. Ele tinha uma esposa muito amada, mas não trilha filhos
(24:16-18). Ao que parece, era uma pessoa respeitada e seu lar se tomou lugar
de reunião dos anciãos exilados (3:24; 8:1; 14:1; 20:1). Em conseqüência a uma
magnífico teofania (1:4-28), ele foi convocado a m o porta-voz e atalaia de
Deus junto aos exilados (caps. 2; 3). Seu ministério estendeu-se do ano quinto
do exílio de Joaquim, em 592 A.C., ao ano vigésimo sétimo, 570 A.C. (1: 2; 29:
17). Antes da queda de Jerusalém em 586 A.C., ele era principalmente um
pregador do arrependimento e juízo (caps. 1-24). A um povo rebelde, inclinado
para a idolatria, e susceptível ao ambiente pagão, ele trouxe constantes
advertências (2:3 e segs.; 3:4-11; 13; 14:1 e segs.; 18:2, 25; 20:1 e segs.).
Ele fez os exilados se lembrarem de que as pessoas que ainda viviam em
Jerusalém apegavam-se falsamente à inviolabilidade do Templo e da terra
(11:1-15), e protelavam indefinidamente o dia da retribuição (12:21-28 ). Aos
seus desesperados ouvintes, depois da queda de Jerusalém (24:21 e segs.; 33:10,
17; 37:11), ele veio a ser um consolador, um arauto da salvação, um expositor
da necessidade da religião interior, um profeta do reajuntamento e o que previa
a restauração divina do Templo, dos cultos e da terra para um Israel redimido e
purificado (33:11; 34; 36:25-31; 37; 40-48 ). Ele descrevia o juízo sobrevindo
às nações hostis lideradas por Gogue e Magogue (caps. 38; 39), mas dava a
entender que outros povos se convertiam, como, por exemplo, Sodoma e Samaria
(16:53 e segs.), e previa muitas nações Se abrigando, como aves, sob o cedro
piedoso, o Messias (17:22-24). Ezequiel transmitia sua mensagem por métodos
extraordinários tais como alegorias (caps. 15; 16; 17:1-21; 19; 21:1-17; 23;
24:1-14), atos simbólicos (4:1 - 5:4; 12:1-7, 17-20; 21:18-23; 24:3-5, 15 -24; 37:15-17)
e visões (1:4-28; 2:9 - 3:3; 3:22, 23; 8-11; 37:1-10; 40-48 ). Quanto a
Zacarias, e também Ezequiel, um anjo interpretador é elemento destacado de suas
visões (geralmente em 40-48; como, por exemplo, em 40:3-4; 43:6, 7; 47:1 e
segs.). Imagens apocalípticas aparecem freqüentemente (7:5-12; 20:33-44; 28:25,
26; 34:25-31; 36: 8-15, 33-36; 38; 39; 47:1-12). A maestria de Ezequiel em
dominar muitos estilos de prosa e poesia demonstra seu cuidadoso preparo e
reflexão.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus
abençoe a todos)
17 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 3 Joaquim (Jeconias ou Conias), o filho de
Jeoaquim, reinou três meses e então se rendeu a Nabucodonosor (II Reis 24:8-17;
Jeremias. 22:24-30; Ezequiel. 19:5.9). Depois de saquear Jerusalém, o monarca
caldeu deportou várias centenas de seus cidadãos aristocratas para a Babilônia.
Esses, Jeremias comparou a "figos bons", a esperança do futuro de
Israel, em contraste com os "filhos ruins", os mais pobres entre o
povo, que foram deixados (Jeremias. 24:29). Entre o grupo de exilados estava
Ezequiel, que data suas mensagens do ano do cativeiro de Joaquim (1:1, 2; 3:16;
8:1; 20:1; 24:1; 26:1; 29:1; 29:17; 30:20; 31:1; 32:17; 33:21; 40:1). As
"tabuinhas de Joaquim" publicadas em 1939, falam de um "Yaukin,
rei de Yahud" e seus filhos (cons. W. F. Albright, "Rei Joiakin no
Exílio", BA, V (Dec. 1942), págs. 49-55). Foi libertado de sua prisão por
Amel-Marduque, o filho de Nabucodonosor, em 560, o trigésimo sétimo do seu
exílio. O décimo nono e último rei de Judá foi Zedequias (597-506), o terceiro
filho de Josias (II Reis 24:17 - 25:7; Ezequiel. 19:11-14), um rei fraco (Jeremias.
37; 38), que logo quebrou o seu voto de fidelidade para com Nabucodonosor,
juntando-se a uma coligação de estados revoltosos (Ezequiel. 17:13-15; Jeremias.
27:1-11). Esta loucura logo trouxe os caldeus vingativos a Jerusalém. Depois de
um cerco de um ano e meio (II Reis 25:1-3), aliviado por pouco tempo pelos
rumores do exército egípcio de Faraó[1]Neco que se
aproximava (Jeremias. 34:3 e segs.; 37:5-8), a cidade foi destruída, o Templo
despojado e incendiado, Zedequias levado prisioneiro e uma multidão de exilados
deportados para a Babilônia (II Reis 25:1-21). Jeremias preferiu ficar na terra
com os sobreviventes desventurados sob o governo de Gedalias em Mispa. Após o
traiçoeiro assassinato deste último, o grupo, temendo represálias, migrou para
o Egito, contra os conselhos de Jeremias (Jeremias. 40-44). A Bíblia diz muito
pouco sobre os exilados e Ezequiel é especialmente reticente sobre eles. Alguns
sem dúvida vieram a ser servos ou escravos, enquanto outros prosperaram,
conforme indicam as tabuinhas contratuais de Nipur (veja com. referente a 1:1).
Líderes tais como Zorobabel, Esdras e Neemias saíram dos gôlâ (exilados).
Muitos exilados, ao que parece, viviam em suas próprias casas (Jr. 29:1-7), em
diversas colônias (Esdras. 2:59; Neemias. 7:61), e tinham uma organização de
anciãos (Ezequiel. 3:15, 24; 8:1; 14:1; 20:1; 33:31). Alguns perderam a sua fé;
mas para aqueles que permaneceram fiéis, Ezequiel se tornou uma torre de apoio.
Não devemos estranhar que, depois de serem arrancados de sua terra, templo e
sacrifícios, eles tenham enfatizado o jejum, o sábado e a circuncisão, e que a
oração, a leitura das Escrituras e o cântico dos salmos - precursores das
sinagogas – fossem enfatizados.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua
vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de abril Dia 107
Leituras: Marcos 1:21-28; Romanos 12:1-8; Salmo 94; Provérbios 23:1-5; Josué
11-12.
Versículo Especial: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela
renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e
perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
Pensamento Bíblico: Sacrificando-se (Romanos 12:1-8). Note as instruções de Paulo para:
Sacrificar-nos a Deus.
Sermos transformados, e não conformados com o mundo.
Examinar com seriedade e utilizar nossas capacidades. Arrogância é
errada. Achar-se inútil é também errado. Cada um de nós deve, humildemente,
utilizar o que Deus nos deu.
Ação: Use hoje sua capacidade, servindo a Deus.( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
16 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO A
Época. Os fatos contidos no livro de Ezequiel situam o ministério do profeta no
começo do exílio babilônico, entre 593/592 e 571/570 A. C. (1:1; 29:17). O
profeta Ezequiel, fazendo da Babilônia o seu palco de acontecimentos, analisou
a queda e a restauração da casa de Israel; enquanto que seu contemporâneo mais
velho, Jeremias, em Jerusalém, observou de perto os últimos suspiros do reino
de Judá (Jr. 1:1-3). Durante grande parte dos séculos oito e sete A. C., o
cruel poder assírio perturbou os reinas de Israel e Judá. O reino do norte
caíra em 721 A.C.; mas Judá, embora seriamente enfraquecido, conseguiu
sobreviver ao seu opressor. Como reinado de Assurbanipal (669-633 A.C.), o
império assírio começou a declinar. O Egito esquivou-se ao seu jugo em 655.
Dentro de poucos anos a Assíria estava lutando pela sobrevivência contra a
Babilônia e os medos. Assur, antiga capital da Assíria, sucumbiu em 614, e a
muito poderosa Nínive foi completamente destruída em 612. Por volta de 607 os
restos do império assírio desmoronaram. Aproveitando-se do declínio assírio,
Josias (640/639-609/608 A.C.), o último grande rei de Judá, fortaleceu o seu
reino. Sua brilhante carreira foi interrompida por um encontro com Faraó-Neco
II do Egito em Megido, que tentava escorar o império assírio como proteção
contra a Caldéia (II Reis 23:29). Salum ou Jeoacaz (Jeremias. 22; 10-12; Ezequiel.
19:2-4), que sucedeu a seu pai Josias, foi deportado para o Egito após um
reinado de três meses, e Jeoaquim, o filho mais velho de Josias, foi colocado
no trono por Neco(II Reis 23:31-35). Os egípcios sob as ordens de Neco foram
derrotados por Nabucodonosor (também chamado Nabucodonosor) em Carquemis sobre
o rio Eufrates em 605 A.C. (Jeremias. 46:2 e segs.). Os caldeus se tornaram os
novos senhores do mundo (II Reis 24:7), com Judá por estado vassalo. Jeoaquim
(608-597 A.C.) perseguiu os profetas (Jeremias. 7; 26; 36), degradou a vida
espiritual da nação (Jeremias. 7:1-15; 13:16-20; cons. Ezequiel. 8),
demonstrando ser um tirano fantoche (Jeremias. 22:13-15, 17-19). Ele se rebelou
contra Nabucodonosor em 602 A.C. e foi molestado pelos estados vizinhos (II
Reis 24:1 e seguintes.). Morreu em desgraça antes da invasão, punitiva de
Nabucodonosor chegar a Judá (Jeremias. 22: 19).( Que a paz do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de abril Dia 106
Leituras: Marcos 1:9-20; Romanos 11:25-36; Salmo 93; Provérbios 22:22-29; Josué
9-10.
Versículo Especial: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do
conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão
inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).
Pensamento Bíblico: A
Profundidade da Sabedoria de Deus (Romanos
11:33). Numa era em que se exalta a razão humana, há muitos que tentam escolher
quais partes das Escrituras deveriam ser acreditadas. Alguns dizem que
aceitarão o que entenderem, pensando que a verdade de Deus terá sentido para
eles. Outros tentam vislumbrar o significado escondido atrás da palavra de
Deus, assim tendo a pretensão de conhecer sua intenção, que
suplanta (assim dizem) sua palavra revelada. Tais abordagens
são arrogantes e mortais. Deus não revelou tudo o que poderíamos querer saber;
ele nos disse tudo o que precisamos saber. Nossa tarefa não é
aperfeiçoar, porém obedecer a sua palavra!
Ação: Obedeça a Deus, quer você entenda suas razões ou não! ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
15 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 15 Lamentações 5 V. As Súplicas da Sião
Penitente. 5:1-22. Este capítulo é realmente uma oração nacional feita a Jeová,
a única esperança e auxílio de Sião. A. Sião Roga a Jeová que Considere a Sua
Aflição e Desgraça. 5:1-18. O versículo 1 introduz o tema com a quinta
apóstrofe de Sião a Jeová. O desesperado pedido de Sião merece a atenção de
Jeová. 2-10. Este é um quadro do geral do povo com falta de víveres: perderam
os lares e os seus queridos; têm de pagar preços inflacionários (câmbio negro)
até mesmo pela água e lutam sem descanso; são forçados a implorar comida aos
seus inimigos do leste e oeste; sofrem as consequências dos pecados dos pais;
são escravizados pelos antigos servos; em busca de alimento ficam expostos aos
assaltos dos beduínos; e o tempo todo a febre da fome os consome. Esses
infortúnios são os costumeiros resultados da guerra. 11-13. Aqui estão os casos
específicos de sofrimento individual, tais como estupro, insulto e trabalho
além das forças. 14-18. O abatimento é geral. O júbilo . . . converteu-se em
lamentações (v. 15). Os anciãos abandonaram todas as reuniões sociais e de
negócios, enquanto os jovens deixaram de cantar e tocar. A alegria se
transformou em lamentos. A única coroa é a da desgraça pelos pecados cometidos.
Caiu doente o nosso coração (v. 17). A coragem e a visão desfalecem porque o
lugar do santuário está desolado e tomado pelos animais selvagens. B. Uma
Apóstrofe Final ao Soberano Eterno. 5:19-22. Nesta estrofe o livro chega ao seu
final. Observe aqui a sexta e a sétima apóstrofe a Jeová. 19. O teu trono. O
trono de Jeová permanece irremovível. 20. Por que? Por que, então, Ele se
esqueceria do Seu povo para sempre?.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre
sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de abril Dia 105
Leituras: Marcos 1:1-8; Romanos
11:11-24; Salmo 92; Provérbios 22:17-21; Josué 7-8.
Versículo Especial: “Plantados
na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo
92:13).
Pensamento Bíblico: “A Bondade e a Severidade de
Deus” (Romanos 11:22). Temos dificuldade em reconciliar a
misericórdia de Deus com a sua ira. Nossas mentes limitadas não podem
compreender facilmente como tais opostos aparentes existem lado a lado no
caráter de um ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado
e se agarram a outro. Porém a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra
que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se nos
voltamos para ele e continuamos em sua bondade, seremos recompensados.
Ação: Permaneça na bondade de
Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
14 de abril de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de abril Dia 104
Leituras: Mateus 28:11-20; Romanos 11:1-10; Salmo 91; Provérbios 22:11-16; Josué
4-6.
Versículo Especial: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi
dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).
Pensamento Bíblico: Fazendo
Discípulos (Mateus 28:18-20). Fazer
discípulos envolve duas ações:
Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e
Ensinar a observar tudo o que o Senhor mandou.
Este processo de conversão está apoiado
na total autoridade de Jesus (v. 18). Aqueles que não foram batizados ou não
tenham determinado obedecer a autoridade absoluta do Senhor, não são
verdadeiramente seus discípulos.
Ação:
Certifique-se de estar em submissão à autoridade de Cristo.( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 14 7. Seus príncipes. Como eram inocentes,
atraentes e saudáveis! 8-10. As vítimas da fome (v. 9). Agora toda a beleza se
tornou em negrume. Observe o inverso da situação no versículo 7. A pele antes
alva está enegrecida, seca e enrugada (uma figura dos corpos insepultos ao sol
do deserto). Antes a espada aguda do que as dores da fome. Algumas mães comem
seus próprios filhos durante a fome do cerco. 11. Sua indignação. A ira
consumidora de Jeová incendiou-se como um fogo atingindo até os alicerces de
Sião. B. As Causas e o Clímax da Catástrofe de Sião. 4:12-20. Aqui o escritor
luta com a explicação moral de tal infelicidade. Os versículos 12-16 destacam
que aquilo que os pagãos julgavam ser impossível de acontecer com Sião – que
ela pudesse ser invadida pelo inimigo – foi realizado em conseqüência dos
pecados dos seus profetas, sacerdotes e anciãos. Judá destruiu-se por causa do
pecado. 12. Não creram. Ninguém sobre a terra, nem mesmo os seus inimigos,
jamais imaginaram que os portões de Sião seriam derrubados pelo inimigo. 13-15.
Que se derramou . . . o sangue dos justos. Ai desses líderes culpados do
derramamento de sangue justo e inocente, agora contaminados pelo sangue dos
homens que antes evitavam. (Tocar em um cadáver era considerado como impureza
cerimonial.) 16. Não honra os sacerdotes. Agora, como fugitivos e vagabundos,
os sacerdotes ficaram sem honra e respeito. Se Jeová antes os considerava como
Sua herança, agora não lhes dá nenhum valor. 17-20. Conforme o fim se aproxima,
a esperança de ajuda estrangeira é malograda e as tentativas de fuga são
frustradas. Até o rei é aprisionado, e assim toda a esperança de viver em uma
terra estrangeira sob o seu governo desaparece. C. Uma Apóstrofe Dirigida a
Edom Arrogante e Jubilosa. 4:21-22. Edom era o "irmão" de Judá,
descendente de Esaú e Ismael. Geralmente as ironias que mais magoam vêm dos
parentes. Mas agora Jeová volta sua atenção para Edom e prediz a sua
humilhação.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus
abençoe a todos)
13 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 13 46- 48. O temor e a cova (v. 47). Na presença
dos seus inimigos que gritam, Sião está tomada de terror, como um animal
perseguido que não vê por onde escapar da armadilha (cova, arapuca), enquanto
torrentes de lágrimas fluem dos olhos do seu intercessor. Os versículos 49-54
compreendem a lamentação do poeta sobre a inimizade de seu próprio povo contra
ele. 49-51. Os meus olhos . . . não cessam. Suas lágrimas derramadas por causa
do destino deles fluirão incessantemente até que Jeová no céu tome conhecimento
de seu sofrimento . 52-54. Caçaram-me . . , sem motivo . . . meus inimigos. Sem
explicar seu ódio, eles o perseguiram como a uma ave e O lançaram em um poço,
amontoando pedras Sobre ele até que a água cobriu a sua cabeça. Nos versículos
55-66 temos a oração que levou Jeová a socorrê-lo. Segue-se um confiante pedido
de vingança contra os inimigos do poeta. 55-57. Invoquei . . . disseste: Não
temas. Sua oração desesperada trouxe a presença de Jeová e o seu confortador
preceito – Não temas. 58-60. Viste, Senhor (v. 59). Agora ele confia em que
Jeová, tendo examinado a sua causa, se transformará em seu Redentor, Advogado e
Vingador. 61-63. Ouviste. Ele também tem certeza de que Jeová ouviu os insultos
dos seus assaltantes, suas conspirações e murmurações diárias, sendo ele o
tópico de suas canções de escárnio. 64-66. Tu lhes darás a paga, isto é,
vingança de acordo com os seus feitos – cegueira de coração, a maldição de
Jeová, perseguição e exterminação de sob os céus. Lamentações 4 IV. O povo
Sofredor de Sião. 4:1-22. Neste capítulo temos algo da narrativa da testemunha
ocular tanto da culpa de Sião quanto do seu castigo. O inspirado poeta-profeta
primeiro descreve seu destino como povo, e então dá a explicação moral desse
destino. A. Os Horrores do Cerco e o Triste Destino da Nobreza de Sião. 4:1-11.
Os versículos 1-6 dão-nos a descrição do sofrimento dos descendentes da
realeza. 1, 2. Os nobres filhos de Sião (v. 2). Valendo o seu peso em ouro,
conto os preciosos tesouros de Sião, foram jogados fora como vasos quebrados e
jazem esparsos pelas ruas. 3-5. Os que se criaram entre escarlata se apegam aos
monturos (v. 5). Até os animais predatórios não tratam seus filhotes como Sião
foi forçada a tratar seus filhos. Crianças de peito morrem de sede e
criancinhas têm falta de pão, enquanto suas mães, como cruéis avestruzes do
deserto, ignoram seus gatos. A dieta e as vestes reais deram lugar à fome e ao
monte de lixo. Nos versículos 7-11 o poeta contrasta a antiga beleza dos
príncipes de Sião com o destino terrível que agora suportam.( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
13 de abril Dia 103
Leituras: Mateus 28:1-10; Romanos 10:14-21; Salmo 90; Provérbios 22:6-10; Josué
1-3.
Versículo Especial: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for
velho, não se desviará dele” (Provérbios
22:6).
Pensamento Bíblico: “. . . Ele
Ressuscitou” (Mateus 28:1-10). Não há
proclamação mais significativa na História, seja na Bíblia, ou em qualquer
outro lugar! Esta declaração trouxe espanto e alegria aos seguidores de Jesus.
Acima de tudo, o fato da ressurreição é a base de nossa salvação, nossa fé, e
nossa esperança (veja 1 Coríntios 15). Toda a Bíblia e toda nossa confiança
gira em torno deste milagre supremo. Jesus venceu a morte. Ele
ressuscitou!
Ação: Agradeça a Deus porque Jesus ressuscitou!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
12 de abril de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 12 22-24.
Suas misericórdias não têm fim. A benignidade (hesed "amor
imorredouro") de Jeová é infalível. Ele é diariamente renovado (como o
maná de antigamente); por isso Seu povo não é consumido, e um remanescente
permanece como semente para um novo começo. Grande é a tua fidelidade (v. 23).
"Jeová é meu tesouro mais precioso", declara minha alma, "por
isso confiarei nele" (v. 24). 25-27. Bom é aguardar a salvação do SENHOR,
e isso em silêncio (v. 26). A espera paciente em Jeová torna a pessoa participante
de Sua bondade. O jugo de sua mocidade (v. 27). A disciplina no começo da vida
produz maturidade digna de confiança. 28-30. Fique em silêncio. Que a alma
castigada se submeta silenciosa e humildemente, pois nisso há esperança. A sua
boca no pó (v. 29). Uma confissão de indignidade. 31-33. Porque não aflige ...
de bom grado (v. 33). No hebraico, de coração. Jeová não rejeitará para sempre,
nem há algum espírito de vingança em Seu coração. Ele não se deleita em
produzir dor e sofrimento. 34-36. Perverter o direito do homem (v. 35). O
Altíssimo não é como uma divindade pagã, volúvel e imperfeita. Ele não aprova a
opressão, a injustiça ou a subversão. (O favoritismo nas cortes era, então,
como ainda hoje, coisa comuníssima.) Deus é o Governador Moral sobre tudo e
todos. 37-39. Por que, pois, se queixa o homem vivente? (v. 39) Nada pode
acontecer sem a permissão do Altíssimo. Então por que deveria um homem se
queixar quando castigado pelos seus pecados? Não o sofrimento, mas o pecado
devia ser lamentado. Não murmuremos contra Deus por causa do que nós mesmos
provocamos. 40-42. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los. Uma
exortação ao exame do coração, ao arrependimento sincero. Que nossas mãos sejam
levantadas em súplicas e arrependimento e que o nosso coração se torne
submisso. Nós . . . tu (v. 42). Estas palavras fazem um contraste. Nós, de
nosso lado, pecamos e nos rebelamos; e tu, por causa disso, não nos perdoaste
(cons. o hebraico e a Alemã de Lutero). C. O Servo Ora por Vingança. 3:43-66. O
poeta e o seu povo falam das calamidades sofridas por causa da ira de Jeová.
43-45. E nos perseguiste. Envolto em Uma nuvem de ira que nenhuma oração pode
atravessar, Jeová perseguiu o povo de Judá, matando sem piedade, até que Sião
se tornou nada mais que lixo entre os povos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja
sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de abril Dia 102
Leituras: Mateus 27:57-66; Romanos 10:1-13; Salmo 89:38-52; Provérbios 22:1-5;
Deuteronômio 33-34.
Versículo Especial: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o
Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).
Pensamento Bíblico: Salvação em
Cristo (Romanos 10:1-13). Paulo desejava
ardentemente a salvação dos judeus, que eram seus parentes carnais. Mas ele
sabia que sua preocupação com suas almas não poderia mudar os termos da
salvação. Eles não poderiam ser salvos sem se voltarem para Cristo. Isso não
mudou. A salvação é oferecida aos judeus e aos gentios somente através de Jesus
Cristo. Precisamos proclamar corajosamente esta mensagem.
Ação: Confie em Jesus. A salvação não pode ser encontrada em mais
ninguém. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...