Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 28 b) Símbolo da Duração
do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com
referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à
esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gn. 14:15; Salmos. 121:5).
Levarás sobre ti a iniquidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui
Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniquidade e não suportando-a
substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu
castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu
lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta
dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão
este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com
cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a
coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que
aguardava o povo. Alguns mestres defendem que uma catalepsia ou uma doença
prolongada foi usada por trás desse segundo símbolo. Parece-nos melhor aceitar
os comentários feitos em 3:25 e descobrir aqui uma referência semelhante a um
impedimento espiritual e físico. Quando se deitou na intimidade do seu lar,
deitou-se sobre o seu lado esquerdo e direito, de acordo com as instruções
divinas. Desde a queda de Jerusalém em 586 A.C. até o primeiro retorno dos
exilados em 538 A.C. passaram-se 48 anos, que em números redondos representam a
duração da iniquidade da casa de Judá (v. 6). Sobre os 390 (ou 190) dias há um
grande desacordo. As penalidades de Israel e Judá poderiam ter sido
coincidentes nos últimos quarenta anos, mas qual é o terminus a quo? Desde a
queda da monarquia em 922 A. C. até a volta em 538 são 384 anos, que se
aproximam muito dos 390 anos. Talvez isto pudesse ser considerado como um
período de iniquidade e castigo para o Reino do Norte. No livro dos Reis a
duração total dos reinados dos reis de Judá desde Roboão até Zedequias é de 394
anos e meio; mas isto dificilmente poderia ser igualado à iniquidade ou castigo
de Israel. Outros encontram alguma semelhança mística com os 430 anos da
escravidão no Egito somando os 390 aos 40! Calculando a partir de 734 A.C., os
ataques de Tiglate-Pileser (II Reis 15:29), até o exílio, temos 148 anos, o que
se aproximaria muito dos 150 anos da LXX na frase que foi acrescentada a 4:5.
Da queda de Samaria em 721 até 538 temos 183 anos, que se aproxima da figura de
190 anos na Septuaginta em 4:5, 9. Talvez os números devam ser aceitos
teoricamente e não literalmente. Com o material que temos à disposição,
parece-nos pouco sábio dogmatizar sobre o como os 40 e os 390 (ou 190) anos
devem ser computados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família
que Deus abençoe a todos)