Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 40 Onde estava colocada a imagem dos ciúmes, não
os "ciúmes" propriamente ditos, mas (aquilo) "que prova o
ciúme" (cons. 5:13; 16:38, 42; 36:6; 38:19; Deuteronômio. 32:21). Talvez
fosse uma imagem de Asera, a deusa[1]mãe dos cananeus,
entronizada por Manassés (II Reis 21:7) e subseqüentemente destruída por Josias
(lI Reis 23:6). Albright defende que a limagem ou um altar esculpido (heb.,
semel; só usado aqui e em Ezequiel. 8:5; Deuteronomio. 4:16; II Crônicas. 33:7,
15). Semelhantes aos que foram encontrados na Síria, na Ásia Menor e
Mesopotâmia, eram colocados em nichos na parede (veja Archaeology and Religion
of Israel, págs. 105, 166, 221). Estariam as mulheres chorando por Tamuz porque
o nicho estava vazio (v. 14)? 4. A glória do Deus de Israel. Veja comentário
referente a 1:28. 5. Eis que da banda do norte, à porta do altar, estava esta
imagem dos ciúmes. A porta do norte era a mais freqüentemente usada, pois os
edifícios do palácio ficavam ao sul e a leste. 6. Abominações . . . de Israel
estavam causando o afastamento de Jeová do santuário (cons. 11:1, 22, 23).
Verás ainda maiores abominações. Veja versículos 13, 15. b) A Idolatria Secreta
dos Anciãos. 8:7-13. 7. À porta do átrio é ao que parece a entrada externa da
porta que dava para o pátio interno (cons. v. 3). 8, 9. Ele viu um buraco na
parede, foi ordenado a que cavasse através da parede e ali viu uma porta,
através da qual recebeu ordem de passar. 10. Pintados (lit. , esculpidos;
23:14) na parede em todo o redor (enfático, em todo o redor, em todo o redor)
havia "toda forma" de répteis. Albright (op. cit., pág. 166) vê aqui
um culto sincretista de origem egípcia, enquanto que outros acham que é de
influência babilônica, ou um primitivo culto cananita. Ídolos. Os ídolos de
6:4.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e Família que Deus a
bençoe a todos)