2 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 144  G. Acontecimentos nos Tribunais Romanos. 27:11-31. Mateus seleciona certos aspectos do julgamento, mas para se obter uma sequência deve-se consultar as narrativas paralelas. Entretanto, só Mateus registra os interessantes detalhes de 27:19, 24. 11. Estava em pé ante o governador. Reatamento da narrativa interrompida em 27:2. És tu o Rei dos judeus? Uma pergunta provocada pelas acusações formais apresentadas a Pilatos pelos judeus (Lucas. 23:2; João. 18:28-33). Tu o dizes. À resposta, que certamente indicava concordância, Jesus acrescentou uma explicação sobre a natureza do seu reino. (João. 18:34-38). Esta entrevista aconteceu dentro do Pretório, enquanto os judeus ficaram do lado de fora. 12-14. Aos vociferantes judeus, entretanto, que o acusavam quando reapareceu diante deles, nada respondeu. Mas esse silêncio não foi reconhecido por Pilatos como admissão de culpa, achando seu comportamento fora do comum e provocando o seu empenho em soltar Jesus sem antagonizar o Sinédrio. 15. Costumava o governador soltar ao povo um preso. Não se sabe a origem desse costume, se é romano ou judeu. 16. Um preso muito conhecido, chamado Barrabás. Alguém que era culpado de insurreição, assaltos e homicídio (João. 18:40; Marcos. 15:7). Broadus sugere que, considerando que os dois crucificados com Jesus eram salteadores, podem ter sido seguidores de Barrabás, e assim Jesus tomou literalmente o lugar de Barrabás (Comm. on Matt. págs. 562, 563). A exegese que brinca com a etimologia do nome Barrabás ("filho de um pai"), ou que adota a tradução muitíssimo inferior de "Jesus Barrabás" para fazer alegoria, ou com propósitos homiléticos, não tem justificativa. 18. Por inveja. O caráter ridículo das acusações era evidente a Pilatos, e as atitudes apaixonadas dos acusadores indicava que ressentimentos pessoais estavam envolvidos. Era óbvio que um mestre tão espiritual (João. 18:36, 37) recebesse a oposição desses religionistas materialistas e inescrupulosos. 19. Estando ele no tribunal. Enquanto Pilatos esperava que os judeus respondessem as perguntas referentes a Barrabás, sua mulher enviou-lhe uma mensagem que interrompeu o processo. O presságio do sonho mencionado na mensagem perturbou Pilatos e fê-lo atrasar o julgamento. Não sabemos se o sonho foi enviado diretamente por Deus, ou se deve ser explicado psicologicamente como a operação de uma mente perturbada por causa da conspiração contra Jesus. (Pilatos devia conhecer a conspiração, pois ele deu permissão a um quiliarca e aos soldados romanos que participassem dela, e sua esposa deve ter sido informada por ele; João. 18: 12.) O apócrifo Evangelho de Nicodemos cita os judeus respondendo: "Não lhe dissemos que ele é um feiticeiro? Eis que fez a sua esposa sonhar" (2:3). 20, 21. Durante esse intervalo os principais sacerdotes e os anciãos influenciaram o povo que exigisse a soltura de Barrabás em vez de Jesus. O grau de depravação moral e espiritual evidenciado com tal escolha é quase incrível. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de novembro Dia 306  

Leituras: João 8:1-12; Tiago 2:14-26; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:13-19; Miquéias 6-7. 

Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  

Pensamento Bíblico: “A Fé Sem Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a salvação é pela fé somente, independentemente de qualquer ação por parte daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).  

Ação: Continue trabalhando! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

1 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 143  Chorou amargamente. Contraste com Judas, cheio de remorsos mas sem arrependimento (27:5). Mateus 27 27:1, 2. Segundo julgamento diante do Sinédrio. Ao romper do dia. A lei judaica proibia julgamentos noturnos e especificava que os casos capitais deviam ter pelo menos dois julgamentos, em dias diferentes. Essa sessão ao despertar do dia foi um esforço para dar uma aparência de legalidade a todo aquele procedimento sórdido. Pilatos. O procurador romano na Judéia, que estava em Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa. Sua residência oficial era em Cesaréia. Roma reservava-se a decisão final nos processos que envolviam a pena capital e a execução das sentenças de morte. F. Remorso de Judas. 27:3-10. 3. Vendo que . . . fora condenado. Era evidente pelo fato de Jesus estar sendo levado a Pilatos. Tocado de remorso (metamelêtheis). Não a palavra costumeira do N.T, para indicar o arrependimento para a salvação. Indica aqui o remorso, sem qualquer aparente submissão a Deus. Sua "mudança de pensamento" era principalmente por causa do dinheiro, o qual ele passou a odiar. Encontrando-se com os principais sacerdotes e os anciãos (talvez ainda na casa de Caifás, ou a caminho da casa de Pilatos), tentou devolver a prata. 5. Sua recusa fê-lo (talvez depois de um intervalo de demorada reflexão) arremessá-lo para o santuário (naos) do templo. Foi enforcar-se. Este detalhe e os seguintes não contradizem Atos 1:18, 19. São possíveis diversos modos de harmonização. 6. Não é lícito. (Conf. Dt. 23:18). Esse dinheiro desonroso não podia entrar para o cofre das ofertas (korbanas), embora esses sacerdotes não sentissem a impropriedade de pagá-lo (26:15). 7,8. O campo do oleiro. Aparentemente um bem conhecido pedaço de terra. O uso desse "preço de sangue" deu-lhe o seu nome ao campo (conf. Atos 1:19 para outro detalhe que tornou o nome apropriado). Até ao dia de hoje. Uma indicação de que Mateus escreveu algum tempo depois do acontecimento, embora não depois de 70 A.D., quando os romanos eliminaram a maior parte desses limites. 9, 10. O profeta Jeremias. Esta referência de Mateus a uma profecia aparentemente pronunciada por Zacarias (11:12, 13) tem provocado uma coleção de explicações. Alguns defendem que Jeremias, o nome do primeiro livro dos Profetas do V.T, foi usado aqui representando toda a parte que contém inclusive Zacarias (exatamente como o nome "Salmos" se aplica a toda a parte dos Escritos porque é o seu primeiro livro; Lucas. 24:44). Uma passagem do Talmude (baba Bathra 14b) defende esta ordem, colocando Jeremias em primeiro lugar, mas deve-se reconhecer que Isaías costuma ocupar esse lugar. Outra possibilidade é que Mateus amalgamou Zacarias. 11:12, 13 com Jeremias. 18:2-12 e 19:1-15, e simplesmente citou uma das fontes.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de novembro Dia 305  

Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12; Miquéias 4-5.  

Versículo Especial“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).  

Pensamento BíblicoVivendo Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.  

Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

31 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 141  65, 66. Rasgou as suas vestes. Uma indicação de horror justificado, sem dúvida sincero (embora errado). A tradição judia especificava com alguns detalhes como esse ato tinha de ser praticado. Blasfemou. Acusação do mais grave ultraje religioso. Tendo Jesus abertamente confessado aquilo de que há muito o acusavam (João. 5:18) e tendo aplicado Daniel. 7:13, 14 a si mesmo, foi declarado réu de morte (isto é, merecedor da morte), provavelmente por aclamação nesse julgamento noturno, e não por votação secreta formal.  67, 68. A violência física aplicada a Jesus pelos seus capturadores (provavelmente oficiais inferiores, Lucas. 22:63), incluiu cuspir em sua face, esmurrá-lo, bater nele com varas ou mãos (isto é, esbofeteá-lo) e venda-lhe os olhos (Lucas. 22:64) a fim de zombar do seu ofício de profeta. 69-75. A negação de Pedro. As três negativas ocorreram através dos estágios dos julgamentos judeus e são diversamente agrupados pelos evangelistas. As diferenças entre as narrativas defendem fortemente a independência essencial, e os detalhes admitem várias maneiras de harmonizá-los (Veja quadros em Alford, NT for English Readers, pág, 199; S. J. Andrews, Life of Our Lord, pág. 518.) 69. O pátio. Aproximando-se uma criada. Identificada por João como a porteira que deixou Pedro entrar (João. 18:16, 17). 71, 72. Para o alpendre. Provavelmente o vestíbulo ou passagem que dava para a rua. Outra criada. "A criada" de Marcos dá a entender que é a mesma anteriormente mencionada (embora ele talvez se refira simplesmente à criada que estava no vestíbulo); Lucas diz que o interrogante era um homem. Assim parece que a segunda negativa foi induzida pelo interrogatório de diversos indivíduos. Com juramento. Esquecendo-se das advertências de Jesus contra tais juramentos para se estabelecer a sinceridade de uma pessoa (5:34). 73. Logo depois. Cerca de uma hora (Lucas. 22:59). Os que ali estavam. Particularmente, um parente de Malco (João. 18:26). O teu modo de falar o denuncia. Acento e pronúncia da Galileia. 74. Começou ele a praguejar. Rogando pragas a si mesmo, caso estivesse mentindo. E a jurar. Invocando os céus como testemunha às suas palavras (conf. 5:34--37). Cantou o galo. A segunda vez nessa noite (Marcos. 14:72). 75. Pedro se lembrou (conf. Mateus. 26:34). Embora a dependência da carne causasse a lembrança das advertências de Cristo, o simples cantar de um galo despertou Pedro para a enormidade do seu pecado de zombar da graciosa tentativa de Jesus de impedi-lo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de outubro Dia 304  


Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.  


Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  


Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  


 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


30 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 140  57. Sumo sacerdote Caifás. Genro do deposto Anás. Parece provável que Caifás e Anás morassem no mesmo edifício, talvez separados por um pátio. A esta altura dos acontecimentos, os escribas, os anciãos e os principais sacerdotes estavam reunidos para essa sessão extraordinária. 58. E Pedro o seguia, conseguindo entrar no pátio (não no palácio) com a ajuda de João (João. 18:15, 16). 59. Procuravam algum testemunho falso. Aqueles judeus sabiam que não tinham um processo legal contra Jesus; por isso tinham de usar acusações forjadas. 60, 61. As acusações, entretanto, eram tão vagas e inconsistentes que não puderam encontrar nem mesmo duas testemunhas – o mínimo especificado por lei (Deuteronômio. 17:6) – que concordassem entre si. Finalmente arranjaram duas que deturparam uma declaração de Jesus pronunciada três anos antes (João. 2:19). Eu posso destruir este santuário de Deus. A declaração propriamente dita atribuía a destruição aos judeus; e a referência foi ao seu corpo, não ao edifício herodiano (João. 2:21). Talvez algumas das declarações de Jesus no discurso do Monte das Oliveiras (24:2) foram grosseiramente deturpadas por Judas e combinadas com esta declaração (João. 2:19). 62. Não respondes ao que estes depõem contra ti? Caifás esperava forçar o prisioneiro a fazer alguma declaração imprudente. Mas as ferozes acusações proferidas com veemência contra Jesus foram muito bem respondidas com o seu digno silêncio (conf. Isaias. 53:7). 63. Eu te conjuro. Uma fórmula que informava Jesus de que a sua resposta seria considerada sob juramento. O Cristo, o Filho de Deus. Embora alguns disputem a importância plena de Filho de Deus, parece claro que Caifás empregou a expressão no seu único sentido da deidade, uma vez que a confirmação provocou a acusação de blasfêmia. Essa foi a causa real da condenação de Cristo (João. 19:7), e fora a base de anteriores conspirações contra ele (João. 5:18). Notícias de outros incidentes que sustentavam essa reivindicação devem certamente ter alcançado os ouvidos do sumo sacerdote (João. 1:34, 49; 9:35-37; 11:27; Mateus. 14:33; 8:29, e outras.) 64. Tu o disseste. Uma confissão inequívoca de que ele era o Messias divino (a declaração de Jesus sob juramento não invalida o ensinamento de 5:34, onde ele dá leis aos seus discípulos. Nessa posição única de Filho de Deus, os fatores que tornariam o juramento objetável diante dos homens não são relevantes diante dele.) O Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu (conf. Daniel. 7:13, 14; Salmos. 110:1). Um pronunciamento sobre as posições de Jesus e seus juízes que finalmente seria invertida. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de outubro Dia 303  

Leituras: João 7:25-31; Tiago 1:12-18; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:21-28; Jonas 3-4. 

Versículo Especial: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).  

Pensamento BíblicoUm Pregador com Má Atitude (Jonas 3-4). Levando em conta o número dos que aceitaram, Jonas foi um dos mais bem sucedidos pregadores de todos os tempos. A grande cidade de Nínive, do rei ao servo, arrependeu-se quando ele pregou. Mas Jonas de tal maneira desprezava os ninivitas, que ele estava aborrecido porque Deus não os destruía. A repreensão que Deus deu a Jonas mostra que ele cuida dos perdidos em volta de nós. Nós cuidamos deles?  

Ação: Partilhe o evangelho, porque você ama a Deus e às pessoas.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 139  Para que vieste? Essas palavras de Jesus seriam elípticas, às quais deveríamos acrescentar algum verbo, como por exemplo, "Faça aquilo a que vieste"? Ou uma pergunta, "Por que vieste?" Ou uma triste exclamação, "Por que motivo vieste!" Seja qual for a precisa intenção, Judas e os soldados continuaram executando o seu plano. 51. Um dos que estavam. Identificado por João como sendo Pedro. Sacou da espada. Os discípulos tinham duas dessas curtas espadas (Lucas. 22: 38). Golpeando o servo. João, conhecendo bem a família do sumo sacerdote, registra o nome do servo, Malco (João. 18:10, 15). A orelha. Conf. Lucas. 22:51. A atitude impetuosa de Pedro, ainda que bem-intencionada, comprometia seriamente a posição de nosso Senhor, e tornou necessário uma cura milagrosa para desfazer os desastrosos efeitos que provocaria no tribunal (conf. João. 18:36). E tão completo foi o milagre que o caso da mutilação nunca foi levantado pelos acusadores de Cristo. 52. Todos os que lançam mão da espada, à espada, perecerão. Cristo e sua mensagem não deveriam ser defendidos nem proclamados com armas carnais. Este princípio geral declarado por Jesus tem sido confirmado na experiência humana. "A espada é visitada pela espada na guerra; a espada da retribuição se opõe à espada arbitrária da sedição rebelde; e a espada levantada sem espiritualidade em uma causa espiritual, é vingada na certa pela espada da vingança histórica", embora talvez bastante atrasada (J. P. Longe, Matthew, pág. 486 ). 53, 54. Doze legiões de anjos. Cada legião romana completa era composta de 6.000 homens. Cristo absteve-se de invocar as forças incomparavelmente superiores que estavam às suas ordens, para que as Escrituras que prediziam seu sofrimento pudessem ser cumpridas. 55, 56. Como a um salteador. A presença de armas sugere que eles esperavam uma defesa violenta, como a de um valente salteador (não a fuga apressada de um "ladrão"). Mas toda a experiência passada com Jesus deveria ter desfeito essa noção. Será que (conforme Plummer e outros sugerem) essa espantosa reação de Jesus em atribuir esses acontecimentos ao cumprimento de profecias demarcou o ponto no qual Judas afastou-se da demoníaca conspiração e acabou no remorso que o levou ao suicídio? E. Acontecimentos nos Tribunais Judeus. 26:57 - 27:2. Primeiro Jesus foi conduzido à presença de Anás, o ex-sumo sacerdote, que ainda tinha muito prestígio (João. 18:12-23). Depois do interrogatório preliminar, que deu tempo para o Sinédrio se reunir para essa sessão noturna altamente irregular, Jesus foi levado à presença do Sinédrio. De madrugada, uma segunda sessão do Sinédrio formalmente convocada condenou-o (Mateus. 27:1). 57-68. Primeira sessão do Sinédrio. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de outubro Dia 302  

Leituras: João 7:10-24; Tiago 1:1-11; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:15-20; Jonas 1-2.

Versículo EspecialOra, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).  

Pensamento BíblicoAproveitando o Melhor Possível as Provações (Tiago 1:2-8). Muitas pessoas veem os golpes da sorte como ocasiões para se queixarem e resmungarem. Não contentes com sentir pena de si mesmas, tais pessoas frequentemente procurarão despertar a piedade de outros. “A vida não é justa”, eles nos lembrarão, e tal fato parece justificar o seu pessimismo.  

Tiago nos diz para vermos tais provações de modo diferente. Ele não diz para enfrentarmos as provações com resmungos pessimistas. Ele nem sequer diz para olharmos para trás, para nossas passadas aflições, com sensação de alegria. Ele diz “tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações” (v.2). Note que ele não ensina aplicação de sofrimento a si mesmo. A vida tem sua parcela de tempos duros e Tiago diz para vermos a oportunidade positiva, quando acontece conosco. Podemos ter tal confiança de que a dureza nos ajudará a crescer espiritualmente que poderemos dar as boas-vindas quando ela vier.  

Ação: Enfrente as dificuldades de hoje com a alegria da verdadeira fé.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos

28 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 137  Essa experiência na qual Deus ficaria por algum tempo separado do seu Filho, deu lugar ao horrível grito de Mateus. 27:46. Se o pecado de um só homem pode fazê-lo sentir amarga tristeza quando experimenta a separação de Deus, quão incomparável deve ter sido a angústia de Jesus, que sabia o que significava assumir a culpa de todos os homens. Não seja como eu quero e sim, como tu queres. Desde o começo até o fim, a oração de Cristo foi perfeitamente submissa ao Pai. E a oração foi atendida, não removendo o cálice, mas concedendo forças para bebê-lo (Lucas. 22:43), e finalmente a ressurreição "da morte" (Hebreus. 5:7). 40, 41. Encontrando os discípulos dormindo em consequência do efeito extenuante da fadiga e da emoção prolongada, Jesus escolheu Pedro para uma entrevista particular (talvez à vista de sua recente jactância), insistindo com ele a continuar alerta e orando para que os acontecimentos não viessem surpreender entregando-se a tentação. O espírito, na verdade, está pronto. A natureza espiritual do homem iluminada pelo Espírito Santo. Mas a carne é fraca. Alguns pensam que a carne aqui indica uma parte da constituição do ser humano que não é pecadora se controlada pelo espírito (e assim o provérbio poderia se aplicar também a Jesus); outros, que indica a natureza pecadora que todos os homens possuem (exceto Jesus). 42-45. Substancialmente, esta oração foi proferida três vezes; em todas elas a submissão do Filho foi completa. Mas é claro que Jesus sabia qual seria o resultado. Ainda dormis. Provavelmente não era ironia, mas uma simples declaração de que a sua oportunidade de serem úteis em uma crise já tinha passado. 46. Neste momento, entretanto, Jesus percebeu que o inimigo se aproximava. Levantai-vos. Não para fugir, mas para ir ao encontro dele (João. 18:4). 47-56. A prisão. 47. Grande turba. Um destacamento de soldados romanos, com suas costumeiras espadas, sob as ordens de um quiliarca (João. 18:12); a polícia do templo judeu sob as ordens dos principais sacerdotes e dos anciãos, armada de varapaus (João. 18:12); alguns dos príncipes dos sacerdotes e os anciãos (Lucas. 22:52). 48. Havia dado um sinal. A maior parte dos soldados romanos não conhecia Jesus. 49. E o beijou. A forma composta aqui (katephilêsen) sugere um abraço forte e caloroso (em contraste com a forma simples mencionada no versículo 48). 50. Amigo. Camarada, companheiro (hetaire). O termo reconhece sua associação anterior, sem a conotação de afeição. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de outubro Dia 301  

Leituras: João 7:1-9; Hebreus 13:17-25; Salmo 104:1-15; Provérbios 25:8-14; Obadias.  

Versículo Especial“Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor” (Obadias 4).  

Pensamento Bíblico: “De Lá Te Derribarei” (Obadias 2-4). O livro de Obadias é um anúncio breve e direto do julgamento da nação de Edom. Esta vizinha de Israel foi condenada por diversas razões, a principal das quais foi sua orgulhosa glorificação de si mesma. Deus sempre desprezou a arrogância e o orgulho, seja este mostrado por indivíduos ou nações inteiras.  

Ação: Não se deixe enganar pelo orgulho. Tente ver-se como Deus o vê.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 136 30. Tendo cantado um hino, saíram. Antes disso deve ter sido apresentado o discurso de João 14. C. A Predição da Negação de Pedro. 26:31-35. Isto aconteceu antes que deixassem o cenáculo (João. 13:36-38; Lucas. 22:31-34) ou depois (Marcos. 14:27-31; Mateus)? Considerando que parece impossível harmonizar estas narrativas sem violentar duas delas, é mais exequível entender duas advertências distintas feitas a Pedro. 31. Todos vos escandalizareis. Embora só Pedro tenha negado Jesus, todos os onze o abandonaram e fugiram (v. 56). Jesus encarou o fato como cumprimento de Zacarias. 13:7. 32. Irei adiante de vós para a Galileia. Era a grande reunião pós ressurreição mencionada diversas vezes (28:7, 10, 16). Ela não impossibilita outras aparições, algumas delas anteriormente na Judéia. 33-35. A presunção de Pedro em colocar a sua devoção acima da dos outros (ainda que venhas a ser tropeço para todos) foi uma censura para eles e fê-los também dar os seus votos de lealdade. Essa experiência estava sem dúvida na mente de Jesus quando ele perguntou a Pedro mais tarde, "Amas-me mais do que estes?" (João. 21:15). D. Acontecimentos no Getsêmani. 26:36-56. 36-46. A oração. 36. Getsêmani. O nome significa "prensa de azeite", e descreve aqui um jardim frequentado por Jesus e os discípulos. Ficava do outro lado do Cedrom, no Monte das Oliveiras (Lucas. 22:39; João. 18:1, 2), e sem dúvida continha oliveiras e uma prensa para a extração do seu azeite. O lugar que hoje em dia se mostra aos visitantes deve ficar perto daquele lugar, embora as velhas árvores não possam ser as originais (Jos. Wars, vi. 1.1 .). 37, 38. Deixando oito discípulos reunidos, Jesus levou Pedro, Tiago e João mais adiante e entraram no jardim. Finalmente ele se afastou até mesmo deles para ficar sozinho em oração. A agonia da alma que ele experimentou foi descrita como profundamente triste até a morte. Ordenou aos três que se encontravam mais perto (como também aos demais de um modo geral) que velassem, isto é, que lhe emprestassem força através de sua presença alerta e simpática. 39. Se possível, isto é, moralmente possível, consistente com a vontade do Pai. Passe de mim este cálice. A chave para se compreender a agonia de Cristo está em se identificar o cálice. Embora qualquer ser humano normal trema diante dos horrores da crucificação, os mártires muitas vezes têm enfrentado a morte cruel sem tal desespero extremo (conf. Lucas. 22:44). Não podemos também aceitar a opinião de que Cristo temesse a morte prematura nas mãos de Satanás, pois o cálice vinha do Pai, não de Satanás (João. 18:11). Além disso, a vida de Cristo só podia ser entregue voluntariamente (João. 10:17,18). Cálice foi usado figuradamente nas Escrituras em se referindo à bênção de Deus (conf. Salmos. 23:5), ou à sua ira (conf. Salmos. 75:8). Portanto, a explicação mais satisfatória do cálice é que se relaciona com a ira divina em que Cristo incorreria na cruz ao tomar sobre si o pecado do homem. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de outubro Dia 300  

Leituras: João 6:60-71; Hebreus 13:1-16; Salmo 103; Provérbios 25:1-7; Amós 8-9.  

Versículo Especial: “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68).  

Pensamento Bíblico“Senhor, Para Quem Iremos?” (João 6:68). Quando Jesus ensinava a respeito da natureza espiritual de sua missão e a dedicação que ele exigiria de seus seguidores, a maioria se afastou. Tal ensinamento era demais para eles. Jesus dirigiu-se aos doze e perguntou se eles também desejavam deixá-lo. A resposta de Pedro afirmou importantes verdades sobre Jesus:  Ele é o Cristo, o Filho de Deus e  Ninguém mais pode prover o que ele dá: a vida eterna.  

Ação: Não permita que “as duras palavras” de Jesus o façam voltar atrás.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 134  22. O fato de que onze discípulos tenham perguntado inocentemente, Porventura sou eu, senhor?, mostra que eles reconheciam sua própria fraqueza, embora sua pergunta fosse feita esperando uma resposta negativa – "Não sou eu, ou sou?" 23. O que mete comigo a mão. Considerando que o grupo provavelmente comia de um prato comum, esta declaração não identificou o traidor, mas apenas enfatizou a natureza vil da traição, pois ocorria entre companheiros íntimos. 24. Está escrito. A morte de Cristo estava se desenrolando conforme predito em diversas passagens do V.T. Entretanto, a soberania de Deus sobre todos os acontecimentos não livra o homem da responsabilidade ou culpa. 25. Quando Judas viu que o seu silêncio era causa de suspeitas, também perguntou, Acaso sou eu, Mestre? A ele Jesus responde, Tu o disseste. Parece que os demais não ouviram esta resposta no meio do burburinho da conversação geral. Não se pode afirmar se a explicação de Cristo a João (e Pedro) ocorreu antes ou depois da indicação de Judas (João. 13:23-26). Quando Judas saiu logo depois, ninguém sabia que Satanás o capacitara a imediatamente pôr em ação a conspiração (João. 13:27-30). 26. A narrativa que Mateus faz da consagração do pão e do vinho é semelhante à de Marcos; à de Lucas parece com I Coríntios. 11:23-26. Isto é o meu corpo. Para um comentário completo dos pontos de vista contrários do Romanismo, Lutero, Calvino e Zuínglio, consulte dicionários bíblicos. O significado óbvio da passagem não permite que entendamos que o pão fosse mais do que simbólico sob qualquer aspecto, pois seu corpo real também estava presente. (Conf. metáforas semelhantes: João. 10:7; 15:1). Estes símbolos deviam ser lembretes para os discípulos (Lucas. 22:19) do Senhor ausente, e um memorial do custo de sua redenção. 27, 28. Bebei dele todos, isto é, todos vocês. O Novo Testamento ou aliança foi posto em vigor com a morte de Cristo. A velha aliança dada por Deus a Israel exigia sacrifícios contínuos pelo pecado. Mas a morte de Cristo forneceu um sacrifício perfeito, e tornou possível ambas, a justificação e a regeneração (Hebreus. 8:6-13). Derramado em favor de muitos. (Conf. 20:28) A morte de Cristo, embora suficiente em si mesma para resolver a questão da remissão dos pecados de todos, aqui foi considerada realmente eficiente só para os crentes. 29. Desta hora em diante, não beberei. Esta declaração dirigiu o olhar dos discípulos para o futuro reino do Pai (o reino de Deus, messiânico, Marcos. 14:25) e para o momento de alegria e comunhão na grande Ceia das Bodas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de outubro Dia 299  

Leituras: João 6:52-59; Hebreus 12:18-29; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:28-34; Amós 6-7.  

Versículo Especial: “Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos” (Salmo 102:25).  

Pensamento Bíblico“Imaginais Estar Longe o Dia Mau” (Amós 6:1-7). O povo de Israel vivia no luxo, despreocupadamente, esquecido do fato de que sua nação estava decaindo espiritualmente. Recusando-se a admitir a profundidade de seus problemas, eles os tornavam piores. Eles recusaram as advertências de Amós e de outros, dizendo: “Não vai acontecer comigo”. Eles estavam errados.  

Ação: Olhe para a condição corrompida de nossa sociedade. Faça alguma coisa por ela: compartilhe o evangelho! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 133 B. A Refeição Final. 26:17-30. Provavelmente nenhum problema de harmonia dos Evangelhos tem sido tão desconcertante quanto este. Esta refeição final foi na Páscoa dos Judeus? Os sinóticos dão a entender que foi. João, entretanto, dá a entender com muita clareza que a Páscoa ainda estava no futuro por ocasião do lava-pés (João. 13:1), refeição (13:29), julgamento (18:28) e crucificação (19:14, 31). Alguns mestres estão prontos a admitir um conflito irreconciliável. Outros insistem que uma das narrativas deve estar errada. Também já se argumentou que Jesus comeu uma Páscoa antecipada um dia antes do costume legal. Reforços a esta opinião recentemente vieram à luz no Qumran, onde se descobriu que a seita Qumran sempre observou a Páscoa na terça-feira. Assim, dá a impressão de que Jesus comeu a Páscoa na terça-feira (como está implícito nos sinóticos), enquanto os judeus ortodoxos observavam a Páscoa na sextafeira. (Veja J. A. Walther, "Chronology of Passion Week", JBL, June, 1958, pág. 116 e segs.) Contra essa opinião levanta-se a grande improbabilidade que um tão notável desvio do judaísmo ortodoxo pudesse passar despercebido nos Evangelhos, ou que a ceia da Páscoa pudesse ser devidamente observada em Jerusalém antes da ocasião tradicional (por exemplo, os cordeiros tinham de ser mortos no Templo um pouco antes da ceia da Páscoa; conf. I Coríntios. 5:7). Uma proposição mais digna de crédito explica João e os sinóticos, um à luz do outro. As duas possibilidades foram experimentadas, embora se admita dificuldades com ambos os métodos. O autor prefere explicar os sinóticos pelo explícito testemunho de João, o qual talvez tivesse parcialmente a intenção de esclarecer pontos ambíguos na cronologia. De acordo com este ponto de vista a última ceia não foi de maneira nenhuma a refeição da Páscoa; antes, Jesus morreu exatamente na hora em que os cordeiros da Páscoa estavam sendo mortos no Templo (conf. I Coríntios. 5:7). Não obstante, Jesus deu a seus discípulos orientação no sentido de preparar a festa, por dois motivos: 1) os discípulos a comeriam; 2) Jesus não quis na ocasião predizer o momento exato de sua morte. 17-19. Preparativos para a Páscoa. 17. No primeiro dia dos pães asmos. Quatorze de Nisã, no qual o fermento era retirado de dentro das casas em preparação para as festas da Páscoa e dos Pães Asmos (conf. Marcos. 14:12; Lucas. 22:7). Esse dia começava ao pôr-do-sol do décimo terceiro dia e foi às primeiras horas desse dia que se fez referência. 18,19. Em resposta à pergunta dos discípulos, Jesus enviou-os a falar com um homem em cuja casa o grupo se reuniria. Celebrarei a páscoa. A esta declaração de propósito geral deve-se acrescentar as palavras de Lucas. 22:16, "não a comerei", na qual ele indica posteriormente que o plano geral será interrompido. Talvez não quisesse que Judas soubesse dos seus planos tão especificamente com tanta antecedência. 20-30. A Última Ceia. 20. Chegada a tarde. Mais tarde naquela mesma tarde (primeiras horas do décimo-quarto dia), Jesus juntou-se aos discípulos na hora do jantar (Lucas. 22:14). 21. Um dentre vós me trairá. Primeiro aviso de que o "entregar" do Filho do homem: (17:22; 20:18; 26:2) seria através de um dos Doze. Que choque essa declaração deve ter causado! (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de outubro Dia 298  

Leituras: João 6:41-51; Hebreus 12:1-17; Salmo 102:1-17; Provérbios 24:23-27; Amós 4-5.  

Versículo Especial: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e de pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).  

Pensamento Bíblico: “Desembaraçando-nos De Todo Peso” (Hebreus 12:1). Antigos exemplos de fé estão registrados para nos desafiar e encorajar. Eles nos relembram que podemos vencer obstáculos, quando corremos para a vitória em Jesus. Para gozarmos a vitória, temos que abandonar o pecado e mostrar esforço e resistência.  

Ação: Não desista. Corra com perseverança.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 131  7. Uma mulher. Maria, a irmã de Marta e Lázaro (João. 12:9; 11:1,2). Alabastro cheio de precioso bálsamo. Narrativas paralelas descrevem o unguento como sendo nardo, com valor superior a 300 denários (um denário correspondia a um dia de salário de um trabalhador no campo). 8, 9. Quando os discípulos viram o generoso derramamento desse unguento sobre o corpo (v. 12) de Jesus (cabeça, v. 7, e pés, João. 12: 3), indignaram-se, achando que era um desperdício. Mateus não aponta ninguém particularmente nessa murmuração (talvez envergonhado de sua participação). Mas João menciona Judas como o instigador, e mostra a hipocrisia dele em demonstrar preocupação pelos pobres 10-13. Jesus explicou que é preciso discernimento espiritual para não desperdiçar uma oportunidade irrecuperável. Atos de benevolência sempre são oportunos (Marcos. 14:7). Mas não haveria nunca mais outra oportunidade de fazer o que Maria fez. Ela o fez para meu sepultamento. Não temos autorização para sugerir que Jesus estivesse inventando desculpas para Maria. Ele já tinha anunciado sua morte iminente (João. 10:11, 17, 18; Mateus. 16:21; 17:22; 20:18). Em vez de fechar a mente à predição, como os discípulos pareciam fazer (conf. Mateus. 16:22), Maria creu nela. Parece que ela compreendeu que, por ocasião da tragédia, não haveria tempo para as cortesias costumeiras. Se encararmos o ato de Maria como nascido de sua compreensão espiritual, só então poderemos entender devidamente o tremendo elogio que partiu de Jesus. Quando isso aconteceu, foi a única unção que o seu corpo recebeu. As mulheres que vieram mais tarde para realizar essa tarefa, encontraram a sepultura vazia. 14-16. Conspiração de Judas. Não se pode determinar até que ponto o então liga o parágrafo seguinte ao precedente (Marcos diz simplesmente "e"). Se 26:6-13 deve ser considerado um parêntese, para explicar uma das raízes da traição, então a conspiração de Judas pode ter começado nos versículos 1-5. Sob esse ponto de vista, a indignação na casa de Simão seis Dias antes da Páscoa (João. 12:1, 2) desenvolveu-se em uma conspiração amadurecida durante os próximos quatro dias. Iscariotes. Homem de Queriote, uma cidade da Judéia. E pagaram-lhe. Mateus emprega a mesma palavra da Septuaginta em Zacarias. 11:12 à qual parece estar conscientemente aludindo. A Septuaginta usa histêmi ao traduzir shakal, "pesar dinheiro" (outro exemplo é I Reis 20:39 - Septuaginta, III Reis 21: 39). Assim Judas foi pago nessa ocasião, um fato que as outras narrativas não observam nem contradizem. Trinta moedas de prata. Provavelmente siclos. Uma quantia comparativamente pequena, o preço de um escravo (Êxodo. 21:32).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de outubro Dia 297  

Leituras: João 6:28-40; Hebreus 11:30-40; Salmo 101; Provérbios 24:19-22; Amós 1-3.  

Versículo Especial“Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Salmo 101:4).  

Pensamento Bíblico: “Não Porei Cousa Injusta Diante dos Meus Olhos” (Salmo 101). As palavras de Davi refletem a determinação do rei de Israel em ser puro e justo na execução de seus deveres. Elas também nos convidam a sustentar o bem e a opor-nos ao mal. Quando escolhemos nossas associações e divertimentos, precisamos rejeitar a impiedade e a perversidade tão comuns nesta sociedade corrupta. Temos que determinar sermos puros: não pôr nada injusto diante de nossos olhos.  

Ação: Medite em coisas que são boas e puras.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Marcos (William Barclay) 7 Tanto Mateus como Lucas seguem, em geral, a ordem dos acontecimentos que encontramos em Marcos. Às vezes Mateus...