Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) Leis da Caridade. 24:19-22.O espírito de caridade, negativamente declarado no décimo mandamento, devia ser o espírito governante na vida teocrática. Novamente o pobre devia ser beneficiado. Cons. Levítico. 19:9, 10; 23:22.Deuteronômio 25 d) Santidade do Indivíduo. 25:1-19. Os versículos de 1 a 12, as leis finais sobre a santidade do reino (23:1 – 25:12), resguardavam a santidade do homem como portador individual da imagem de Deus. Os versículos 13-19 concluem as leis do respeito pelas ordens da natureza, da família e da teocracia (vs. 22-25), tal como foram começadas (cons. 22:1-4), com o princípio da regra de ouro. 1-12. O justo castigo dos culpados devia sei dispensado de maneira a preservar a dignidade humana individual (vs. 1-3). O princípio da santidade da criatura individual à semelhança divina foi assim reforçado nos pontos onde esse respeito poderia mais plausivelmente ser prejudicado. Contrariando a divisão de sentenças da E.R.A. e E.R.C., a conclusão não começa antes do versículo 2. Degradação pública inconveniente devia sei evitada através de medidas severas de precaução. O castigo do criminoso devia ser precedido por um julgamento e sentença, e devia sei pessoalmente supervisionado pelo juiz. 3. Quarenta açoites lhe fará dar, não más. Os açoites deviam ser escrupulosamente contados – e não deviam ser aplicados ao acaso, como se fora em um animal, ou sob o descontrole da ira, esquecido de que o juízo pertencia ao Senhor. A severidade dos açoites deviam ser proporcionados de acordo com a gravidade da ofensa, mas nunca exceder a quarenta golpes. 4. Não atarás a boca do boi. . . O complemento positivo da proibição de se desonrar um homem apesar de seus erros é a exigência de que ele devia receber toda a honra devida por suas boas obras. Este versículo, provavelmente, uma expressão proverbial, parece mesmo aqui ter a força que lhe deu Paulo em I Co. 9:9 e I Timóteo. 5:18-(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)
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